Cultivar yoshta: qual é o segredo da popularidade de um arbusto híbrido despretensioso

crescendo yoshta O sonho de qualquer jardineiro é obter uma safra “independente” que, com manutenção mínima, dê uma safra estável. Se você também não tem aversão a ter essa planta, sugerimos que domine o cultivo de yoshta. Este arbusto de baga único não é apenas despretensioso, mas também muito resistente. Ele não tem medo de doenças ou pragas, além disso, formas grandes e curvas também servirão como decoração do local.

O que é Yoshta

Yoshta é uma cultura obtida artificialmente como resultado do cruzamento de groselhas e groselha... O objetivo dos criadores era melhorar a qualidade da groselha. Foi planejado para aumentar o tamanho dos bagos, aumentar a produtividade e a resistência a doenças. E eles fizeram tudo: yoshta agrada os jardineiros com frutas grandes, embora não exija cuidados especiais.

A Joshta foi criada na Alemanha nos anos 80. Deve seu nome à fusão das primeiras sílabas dos nomes alemães dos pais da cultura, groselhas e groselhas ("johannesbier" e "shtachelbir").

A cultura da groselha contornou não só em rendimento, mas também em tamanho: o diâmetro do arbusto chega a 2 m com o mesmo comprimento de brotos. A propósito, não há espinhos neles. Mas as folhas são semelhantes às da groselha, mas sem cheiro característico e duram até o final do outono. Isso torna o arbusto uma excelente planta ornamental, especialmente durante a floração, quando muitos botões amarelos brilhantes estão florescendo. O arbusto não fica menos bonito durante o período de maturação. No lugar das flores, grandes frutos são derramados, mudando gradualmente de cor de verde para roxo escuro. Eles têm uma acidez pronunciada. Ao mesmo tempo, quase não cheiram a groselha e não têm uma cobertura felpuda como a groselha.

Uma das principais vantagens do yoshta é sua maior estabilidade. Ela não tem medo das doenças que padecem groselhas e groselhas. O mato também não atrai pragas.

Cultivar yoshta: segredos simples de uma boa colheita

É melhor escolher um local de cultura que seja claro, sem correntes de ar. Ao plantar em uma cova, é aconselhável adicionar fertilizantes, orgânicos ou minerais. Isso tornará possível prescindir da fertilização adicional do arbusto até os próximos 3 anos.

O sistema radicular do yoshta encontra-se a 40 cm de profundidade, o que deve ser levado em consideração no plantio e no cuidado com as mudas. Deve-se deixar muito espaço entre os arbustos, pois eles crescem fortemente para os lados. Para obter uma boa colheita, a distância entre as plantas em um plantio em grupo deve ser de no mínimo 1,5 m.

Se a yoshta for plantada como uma sebe, basta manter uma distância de cerca de 40 cm entre as mudas, então a cerca será densa e alta.

Não é à toa que Yoshta é chamado de planta para um jardim de "baixa manutenção". Pode crescer com pouco ou nenhum envolvimento do jardineiro. Em geral, cuidar da cultura consiste em vários procedimentos simples, a saber:

  1. Regar abundantemente no momento do plantio, e depois conforme necessário.
  2. Mulching o círculo do tronco para reter a umidade.
  3. Poda. Quando o arbusto atinge 5 anos de idade, é necessário rejuvenescê-lo anualmente, cortando 3-4 galhos velhos e deixando em troca o mesmo número de novos brotos. Uma planta deve ter ramos de idades diferentes, mas não mais do que 15 peças.

Já as pulverizações preventivas, que demoram muito, não são importantes para a cultura. A planta não precisa desses procedimentos, pois raramente adoece.Portanto, cultivar yoshta não causará muitos problemas, mas lhe agradará com uma colheita abundante.

Vídeo sobre como plantar yoshta e cuidar de um arbusto

Jardim

casa

Equipamento