Estilo japonês em paisagismo: como fazer um jardim japonês

Estilo japonês em paisagismo O estilo japonês no projeto paisagístico é um exemplo notável da tendência étnica no projeto de lotes de jardins e quintais. Os japoneses são muito práticos. A redundância de decoração ou objetos é inaceitável para eles. Por isso, gostam da natureza, pois sempre a consideraram sagrada e até viva. Ao contrário dos jardins europeus, criados para o relaxamento, os asiáticos, por assim dizer, convidam seus visitantes a pensar sobre seus objetivos espirituais, para alcançar a harmonia interior.

Jardins japoneses incomuns estão aparecendo cada vez mais nas cidades europeias, nos territórios de casas de campo e dachas comuns. Eles exigem um planejamento muito cuidadoso. Os visitantes do jardim japonês melhoram o estado de espírito e até a saúde. Eles estão menos preocupados com a ansiedade, e não ameaçados pelo estresse. Uma vez em um lugar tão pacífico, as pessoas ganham força, parecem mais enérgicas e se sentem completamente renovadas.

Características da paisagem japonesa

unidade com a natureza

É preciso muito trabalho para criar um jardim japonês original. Afinal, uma bela paisagem é uma forma peculiar de compreender o mundo. Os mestres japoneses da arte do jardim nunca mudam radicalmente a paisagem natural circundante, mas apenas se esforçam para encaixar sua criação nela da maneira mais natural possível.

À primeira vista, criar um jardim de estilo japonês com as próprias mãos não é tão difícil. Mas o mais difícil é seguir as leis da Natureza, encontrar a interpretação filosófica correta de todo o ambiente característico de uma determinada área. Não há coincidências em jardins de infância japoneses. Todos os detalhes, seja uma pedra, um toco de árvore comum ou uma pequena lanterna, são carregados de significado e são vários símbolos, por exemplo, boa sorte ou bem-estar financeiro.

Cinco elementos são necessários para criar um projeto paisagístico de estilo japonês. O primeiro é espiritual. Esta é a base e o principal componente conceitual do futuro jardim.

Os outros quatro são materiais:

  • água (energia yin) - significa fluidez, variabilidade;
  • pedras (energia yang) - um símbolo de fortaleza e coragem;
  • árvores, arbustos, ervas - desenvolvimento, prosperidade;
  • pequenas formas arquitetônicas.

As pedras são de extrema importância para o jardim japonês. Este é o seu fundamento. Sute-ishi - a habilidade de escolher as pedras certas. Existem até jardins feitos apenas de pedras, mas isso não diminui sua importância para as pessoas da cultura oriental.

Enredo de estilo japonês em paisagismoPara decorar um site de estilo japonês em paisagismo, você precisará de todos os componentes de uma vez. E então a composição será preenchida com o espírito genuíno do Japão. Talvez por isso, os jardins japoneses sejam os menos parecidos com a criação de mãos humanas. Eles parecem bastante naturais em qualquer época do ano. Portanto, cuidar deles é muito simples.

Como fazer um jardim no estilo japonês com suas próprias mãos

Os jardins japoneses são apenas para o prazer visual. Ninguém anda sobre eles ou pratica esportes em seu território. Não organizam festas barulhentas ou discussões com namoradas de marcas da moda, a única coisa que pode ser feita em um jardim assim além de pensar e meditar é falar calma e devagar, absorvendo todo o poder natural concentrado nele.

Antes de começar a criar um jardim japonês no país com as próprias mãos, veja a foto abaixo, você precisa decidir o seu tamanho, pois são bem diferentes.Dependendo da localização, existem pequenos jardins (em pequenos pátios ou apartamentos em geral) e grandes (planos ou acidentados).

Um jardim japonês é geralmente localizado no local, na maioria das vezes entre a casa e a cerca, pelo menos o vento em tal lugar não incomoda. E então você precisa fazer o seguinte:

  1. Faça um esboço do futuro jardim e delineie seu centro de composição. Deve ser assimétrico e apenas um, você precisa posicionar na lateral. Geralmente é o item maior ou original. Por exemplo, uma pedra vertical ou mesmo um único grupo de pedras.esboço do futuro jardim em estilo japonês
  2. Escolha pedras, plantas e itens decorativos. Marque sua localização no papel. A distância entre eles deve ser diferente. Caso contrário, o jardim não parecerá natural.arranjo de elementos no jardim
  3. É necessário colocar os objetos no território seguindo dois princípios: reduzir o tamanho dos objetos na direção do centro e formar a partir deles uma espécie de grupos de ilhas. Às vezes, uma das pedras é colocada em ângulo.o princípio de colocar objetos no jardim
  4. Deixe um espaço vazio perto do objeto central, para que pareça mais monumental. No resto do território, trace as áreas que serão cobertas com musgo ou seixos. Suas bordas devem ser arbitrariamente curvas, o mais próximo possível das naturais.objeto central em um jardim japonês
  5. Se você planeja cavar um lago em um jardim, ele não deve ter a forma geométrica correta.lagoa do jardim

Se o jardim japonês for plano, sua composição deve ser totalmente visível de qualquer ponto de vista. Um jardim montanhoso é caracterizado por uma mudança perceptível na composição dependendo do local escolhido.

Estilo japonês em paisagismo: elementos auxiliares

delimitação do espaço por trilhaNo Japão, é costume delimitar o espaço. Incluindo no site. Até os caminhos possuem cercas próprias, além de reservatórios, pontes, casas de chá e qualquer tipo de playground. Os japoneses evitam cercas altas em branco, e suas áreas costumam ser cercadas com paliçadas baixas. Uma das cercas populares de estilo japonês é cerca de vime.

Uma cerca para um jardim japonês deve ser simples, sem babados e com decoração clara. Acredita-se que a cerca não deve contrastar com o fundo, ser matizada.

Se for planejado para ser feito de pedra, os blocos são fixados com uma solução especial. As treliças e as ripas de madeira são tradicionalmente amarradas com cordas de fibra vegetal. O principal objetivo é tornar a construção mais leve e facilitar a reposição de componentes.

Os caminhos de estilo japonês ganharam relevância no século XVII, quando começaram a surgir jardins de chá no Japão, com casas de chá que se tornaram famosas em todo o mundo. Devido ao facto de os convidados estarem imbuídos de uma atmosfera de calma e concentração, os caminhos foram feitos muito sinuosos e longos, sendo apenas permitido pisar em pedras assentadas no solo. Esses são tobiishi - caminhos passo a passo. Eles podem se transformar em pavimentação de pedra em certas áreas. Mais tarde, apareceram caminhos de cascalho e alguns jardins passaram a funcionar como caminhos pedonais.

Um canteiro de flores no estilo japonês não deve ser cheio de cores brilhantes e diferentes variedades de plantas. Os japoneses preferem tons esverdeados calmos e flores incomuns. Eles são plantados em jardins de infância salgueiro-chorão, bordo, pinheiro, ameixa. Às vezes, as árvores crescem na forma de bonsai. Mas os mais famosos foram os canteiros de flores feitos inteiramente de pedras.

Estilo japonês em paisagismo para jardim - vídeo

Comentários
  1. Andrei

    Gramado muito íngreme. Recentemente, peguei um gorgazon para mim.

  2. Anastasia

    A foto com certeza está linda! O estilo japonês é muito bonito! Parece muito, muito digno!

Jardim

casa

Equipamento