Barberry blanks para o inverno

A bérberis amadureceu Um arbusto despretensioso, nativo da Ásia Menor, o bérberis hoje em forma selvagem é encontrado nos países da Europa Central e Meridional e do Norte da África, no Oriente Médio e Cáucaso, no Afeganistão, Paquistão e Índia. Foi aqui que o arbusto começou a crescer como planta cultivada e se transformou em fonte de especiarias insubstituíveis - bagas azedas secas, que desde tempos imemoriais melhoravam o sabor dos pratos de carne e serviam para fazer bebidas que matam a sede.

Os frutos da bérberis, que persistem nos ramos do arbusto do outono à primavera e não perdem as suas propriedades benéficas mesmo nas geadas mais severas, são razoavelmente considerados no Oriente como um símbolo de longevidade e resistência.

Desde os tempos antigos, os curandeiros árabes e indianos usavam bérberis no tratamento de doenças dos órgãos internos, as bagas eram usadas como remédio para curar feridas e desinfetar. Barberry blanks para o inverno retêm totalmente as substâncias ativas presentes nos frutos.

Tempo de coleta e composição de bagas de bérberis

Barberry começa a amadurecer

Os estudos modernos da composição dos frutos da bérberis confirmaram o valor das matérias-primas naturais como agente medicinal e vitamínico. Cem gramas de bérberis, além de trinta calorias, contêm vitaminas C e E, beta-caroteno e antocianinas, pectinas, taninos e ácidos orgânicos. Mas todos esses recursos naturais só podem ser benéficos quando se consumem frutos maduros, pois os frutos verdes contêm o alcalóide berberina, tóxico para o corpo, em uma concentração perigosa para o corpo.

Não apenas isso bérberis tornou-se uma decoração espetacular de jardins e áreas de parque, seus frutos são uma dádiva de Deus para os especialistas culinários. O que pode ser feito de bérberis para que suas qualidades úteis possam ser usadas no inverno?

Os frutos silvestres frescos são usados ​​para preparar molhos picantes, marmeladas e compotas; à base de bérberis, licores e licores originais obtêm-se conservas e temperos para pratos de carne e cereais.

Bagas Barberry SecasAfinal, não é à toa no Oriente que há uma opinião de que o pilaf se torna tal quando bagas roxas de bérberis caem nele. A época de colher frutas silvestres picantes só começa no final do outono, quando o teor de vitaminas, minerais e outras substâncias úteis para os humanos se torna máximo. Ao mesmo tempo, não adianta adiar a colheita, pois com as primeiras geadas fortes os frutos amolecem e fica mais difícil mantê-los.

Como secar bérberis em casa?

Bérberis devidamente secosA maneira mais popular de colher bérberis para o inverno é secar a fruta. Pode ser realizado ao ar livre, em forno doméstico ou em secador especial para legumes e frutas. Antes de secar a bérberis, os frutos maduros após a colheita são separados, limpando de frutas danificadas e inclusões estranhas, lavados e completamente secos em guardanapos limpos e, em seguida, colocados em peneiras, paletes ou assadeiras:

  • Se a bérberis for seca em um forno ou secador especial, as matérias-primas vegetais no primeiro estágio não devem sofrer aquecimento acima de 50 ºC. Quando apenas as bagas param de produzir suco, a temperatura na câmara sobe para 60 ºC.
  • É melhor cobrir a bérberis que fica para secar ao ar livre com gaze ou uma malha fina para protegê-la do vento, dos pássaros e dos insetos. Não permita que as frutas fiquem expostas à luz solar direta.

Durante a secagem, os frutos devem ser virados, tentando não danificar os bagos e evitando que fiquem grudados.

O fim do processo é determinado apertando um punhado de frutas vermelhas na palma da sua mão.Se a bérberis permanecer quebradiça, não engasgar e não deixar vestígios de suco nas palmas, a secagem é concluída e os frutos resfriados são colocados em recipientes limpos e secos, equipados com tampas apertadas. A bérberis seca de alta qualidade, como na foto, pode ser distinguida por:

  • cheiro agradável, cultural;
  • cor púrpura uniforme, sem escurecimento, bolor, queimadura e sujeira;
  • superfície densa brilhante.

Bagas secas podem ser armazenadas por até um ano e servir não apenas para dar sabor a alimentos e bebidas, mas também para melhorar a saúde.

É possível preparar bérberis para o inverno de outras maneiras? Claro, a massa de vários preparados ajudará a repor a dieta na estação fria. Um exemplo é uma baga esterilizada, sem quaisquer aditivos ou processamento. Se uma baga limpa e seca for bem acondicionada em potes de vidro, esterilizada e fechada, a bérberis permanece praticamente fresca e pode posteriormente ser usada tanto como tempero quanto para fazer pratos independentes.

Suco de bérberis, geléia e marmelada

Compota de bagas de bérberisUm concentrado pode ser feito de bérberis para o preparo de compotas, suco, geléia e bebida de frutas. Para isso, os bagos, descascados das folhas, galhos e outras impurezas, são despejados com uma pequena quantidade de água para cobrir uma camada de bérberis. Em seguida, o recipiente com as frutas é levado ao fogo, levado para ferver e a bérberis amolecida é passada por uma prensa. O suco resultante pode ser despejado em recipientes limpos, esterilizados e usados ​​durante o inverno para acidificar marinadas e molhos.

Interessado no que se pode fazer a partir de bagas de bérberis, não se esqueça que, depois de adicionar uma certa quantidade de açúcar ao suco concentrado, ele se torna uma excelente base para geléias, compotas e outras bebidas. Se, sobre um quilo de frutas silvestres raladas ou suco, colocar de 750 a 1000 gramas de açúcar e ferver a composição, as pectinas naturais da bérberis transformarão a massa resfriada em marmelada ou geleia caseira.

Geléia de Barberry para o inverno

Geléia de bérberisAo contrário da geléia de barberry do inverno e preparações para o suco, o engarrafamento de bagas azedas deste arbusto não deve moer e apertar. Para 1 kg de bagas, tome 1,5 kg de açúcar e a mesma quantidade de água:

  • Os frutos são separados e lavados e, em seguida, despejados com água para que a casca amoleça e os frutos comecem a dar suco.
  • Após 8-10 horas, a bérberis é despejada com xarope de açúcar e colocada no fogo pequeno.
  • Após 30-40 minutos de fervura, os bagos amolecem e, quando a calda deixa uma gota redonda no pires, a geleia é retirada do fogo, despejada em potes e guardada em local fresco.

Preparações incomuns de bérberis para o inverno: picles e molho para pratos de carne

Decorar o prato com frutas vermelhas salgadasUm litro de água e 120-150 gramas de sal são usados ​​para salgar bagas de bérberis por quilo de fruta. Se desejar, você pode adicionar ervas como alecrim, manjericão ou orégano à salmoura, ou pode colocar especiarias orientais como canela, cardamomo e pimenta no manjericão para o inverno. As frutas secas e limpas são empilhadas em potes e colocadas em salmoura gelada. Após a esterilização, as aves ou temperos de caça originais podem ser mantidos resfriados durante o inverno. O que mais pode ser feito de bérberis?

Molho de frutas ácidas ajudará os gourmets em sua própria cozinha a se sentirem como na Índia ou no Norte da África. É um ótimo complemento para arroz, cuscuz e pato assado.

Molho de bérberisUm quilo de bagas de bérberis descascadas requer 250 gramas. Primeiro, os frutos embebidos em água são fervidos até amolecerem, moídos, libertando-se das sementes e das partículas densas da casca, e depois o açúcar é adicionado ao puré e levado à fervura. Agora é hora de adicionar verdadeiras especiarias orientais: cravo, gengibre ralado, canela e pimenta em pó, além de outras especiarias de sua escolha. O molho é retirado do fogo quando fica mais espesso, mas não perde sua cor e aroma inicialmente brilhantes. Após despejar o produto em recipientes de vidro, o molho deve ser esterilizado e fechado.

As tinturas de álcool e vinho também são preparadas à base de bérberis.

Molho picante de bérberisMas não apenas as bagas são benéficas. Esta planta incrível também tem raízes e folhas úteis, portanto, essas matérias-primas da bérberis são dignas de serem preparadas para o inverno.

Colheita para o inverno de folhas de bérberis e rizomas

BérberisAs folhas, além de quase todos os componentes encontrados nos frutos da bérberis, são ricas em óleos essenciais e substâncias resinosas.Na medicina popular, também são utilizadas as raízes do arbusto e até mesmo a casca da bérberis. O que pode ser feito com folhas de bérberis? Essas matérias-primas são secas para serem usadas durante a decapagem durante o verão e o outono. pepinos, abóbora e tomate. Juntamente com os frutos secos, as folhas picadas podem ser adicionadas como tempero à carne assada.

Você pode coletar bérberis para a colheita no invernoMas se a época de colher os frutos é no meio ou na segunda metade do outono, as folhas acumulam a maior quantidade de substâncias valiosas em maio ou junho. As melhores matérias-primas são os rebentos jovens, com cerca de 10 cm de comprimento, e folhagens. Como secar folhas de bérberis na secadora e no forno? As matérias-primas coletadas são lavadas, secas, embebidas em um guardanapo e dispostas em uma camada fina em assadeiras. Durante a secagem em estufa, a temperatura não deve ultrapassar 45-50 ºC.

Se a bérberis for colhida corretamente para o inverno, as folhas, raízes e frutos não escurecem e retêm todas as propriedades úteis.

É mais conveniente secar as folhas ao ar livre em pequenos cachos, cobertos com gaze e localizados em local ventilado e protegido da luz solar. Nessas condições, a matéria-prima dura de 5 a 7 dias, após os quais as folhas ficam prontas para consumo e armazenamento em sacos de papel ou recipientes lacrados de vidro. Da mesma forma, as raízes da bérberis são secas, colhidas para o inverno no final do outono e retiradas de arbustos adultos, que podem tolerar a perda de uma pequena parte do sistema radicular. As matérias-primas são limpas do solo, das áreas danificadas e de pequenos rizomas filamentosos e depois secas. Um produto de qualidade utilizado para fins medicinais deve ser amarelo claro ou creme no corte.

Vídeo sobre bérberis

Jardim

casa

Equipamento