O besouro de esterco vive no campo

benefícios do besouro de esterco O besouro de esterco é um inseto bastante útil e considerado prejudicial sem merecimento. Pode ser distinguido pelo seu peito largo, corpo pesado e a clássica bola de esterco incluída. O inseto pertence à família dos escavadores, passa a maior parte de sua vida sob ele.

Aparência

brilho metálico de elytra de besouro de esterco

De todos os animais lamelares, esta espécie se distingue pela força física especial e resistência, o corpo oval é coberto por uma concha. Dependendo da espécie, eles diferem em parâmetros, o comprimento do inseto varia de 3 a 7 mm. O escaravelho da foto está muito bonito, pois seu éltra tem um brilho metálico com cores diferentes (marrom, amarelo, verde ou preto).

A cor do abdômen é constante - azul-violeta. A mandíbula superior do besouro de esterco tem uma forma arredondada. As antenas de um inseto com onze segmentos são cobertas por um penugem curto. Suas pontas são torcidas em cabeças com três ramificações. O escudo abdominal é coberto por vários pontos. Cada elytron individual possui quatorze ranhuras. O besouro pesa cerca de dois gramas.

Comportamento do escaravelho

besouro de esterco rastejando para sua tocaEste inseto benéfico é de grande benefício para a terra, soltando-a e saturando-a com oxigênio. Em processo de processamento estrume o besouro o enrola em bolas e o envia para suas tocas, onde se decompõe em componentes orgânicos, o que também contribui para fertilizar o solo, aumentando a produtividade e melhorando as condições sanitárias.

Este tipo de besouro prefere clima temperado, sendo raros os indivíduos que se adaptaram a condições áridas. A principal coisa para os insetos é comida suficiente para besouros e larvas adultos. As únicas áreas inadequadas para o assentamento de besouros de esterco são os territórios do Extremo Norte.

Variedades de besouros de esterco

escaravelho de escaravelhoAtualmente, existem duas variedades predominantes de besouros de esterco:

  1. Coprophaga. Este grupo inclui besouros com uma grande placa torácica e canelas poderosas nas patas frontais, que permitem que os besouros realizem totalmente sua atividade de cavar. Existem espécies com características sexuais distintamente destacadas.
  2. Ateuchus (Scarabaeus). A característica distintiva mais significativa desse grupo é que seus olhos são bifurcados e o escudo da cabeça é um semicírculo. As dimensões dos indivíduos maiores não ultrapassam os 4 cm. São mais comuns no sul da Europa e no norte da África.

A diferença entre o primeiro e o segundo grupo é que os escaravelhos do primeiro grupo possuem uma concha tipo couro fechada no lábio superior e na mandíbula, enquanto no segundo são duros e abertos.

Reprodução e larvas

estágios de desenvolvimento do escaravelhoDe acordo com o ciclo de desenvolvimento, o besouro de esterco dificilmente difere de outros análogos. A larva se parece com um verme com pernas; um inseto adulto aparece como resultado da pupação. Para alimentar as larvas, o besouro enrola o estrume em bolas, coloca cada uma em uma câmara separada e coloca um ovo nela. Isso fornece comida ao bebê durante todo o período de desenvolvimento.

As larvas se alimentam de esterco de 3 meses a um ano, que é preparado pelos pais, enquanto suas fezes se acumulam em uma espécie de saco. Na primavera, as larvas crescem e se transformam em pupas, e depois de um tempo, os adultos emergem delas. A aparência das larvas é um corpo grosso e desajeitado com mandíbulas poderosas.

Benefícios do besouro

besouro de esterco recicla estercoA utilidade do besouro de esterco é contada por uma história instrutiva que ocorreu na Austrália durante o reinado dos colonos europeus.Com a importação de grande quantidade de gado doméstico para o país, as pastagens onde pastava perderam rapidamente o seu valor nutritivo. Os especialistas descobriram que, devido à camada de esterco, a grama não chegou à superfície.

No processo de beneficiamento do esterco, o besouro os enrola em bolas e os envia para suas tocas, onde se decompõem em componentes orgânicos, o que também contribui para fertilizar o solo, saturando-o de oxigênio, aumentando a produtividade e melhorando as condições sanitárias.

Não havia besouros de esterco nessas terras naquela época. Cientistas-entomologistas selecionaram várias espécies de besouros de esterco e os lançaram no continente. Desastre ambiental, problema econômico e tragédia nacional foram evitados.

O despejo é útil, não o confunda com besouro.

Alimentação de escaravelho

besouro de esterco se alimenta de esterco de cavaloA formação da larva do besouro de esterco pode levar de 3 meses a vários anos, porque o esterco contém uma grande quantidade de nutrientes e úteis. Alguns indivíduos continuam a ser uma bola de esterco, até mesmo na forma de um besouro, até que o desenvolvimento de um organismo completo termine.

Depois disso, o besouro de esterco rasteja para o chão e começa a procurar por comida por conta própria. O dunger favorece esterco de cavalo ou excremento de gado, se o primeiro não estiver disponível. Movimenta-se em busca de comida principalmente à noite. Junto com isso, certas espécies de besouros podem se alimentar não só de esterco, mas também de fungos com detritos, e há também aqueles que nem se alimentam.

Mais vida de besouros adultos

A vida de um besouro adulto para assim que um local adequado para procriação é encontrado. Dois besouros fecham a entrada com força e começam a pôr ovos, com os quais existirão durante todo o segmento da vida restante. O macho e a fêmea morrem cerca de um mês depois de começarem a botar ovos e proteger sua prole, pois se sentam na toca sem a oportunidade de obter comida e se alimentar.

Fatos interessantes sobre o besouro - vídeo

Jardim

casa

Equipamento