Damasco resistente ao inverno Kichiginsky: descrição da variedade, plantio e cuidados

variedade de damasco Kichiginsky Entre a variedade de árvores de jardim, vale destacar o damasco - seus frutos perfumados e suculentos há muito são amados por adultos e crianças. É sabido que esta fruta não cresce em todas as zonas climáticas, porque adora o calor. No entanto, no final dos anos 90, cientistas do Instituto de Horticultura de Chelyabinsk (nomeadamente Pankratova e Mulloyanov) desenvolveram um novo tipo de damasco - o Kichiginsky, que, de acordo com a descrição da variedade, tem maior resistência invernal. Esta variedade foi obtida a partir da seleção de espécies de alperces da Sibéria e da Manchúria.

Características da variedade

floração abundante

Apricot Kichiginsky pertence a árvores frutíferas de tamanho médio. Uma muda jovem cresce muito rápido e logo já tem uma bela copa, embora não muito espessa. Os brotos de damasco são retos, de cor vermelha intensa. As folhas de tamanho médio são de cor verde escuro e redondas.

A variedade de damasco Kichiginsky começa a dar frutos a partir do quinto ano de plantio. Durante a floração (início de maio), os ramos ficam literalmente recobertos por pequenas inflorescências rosadas e, no futuro, a folhagem fica praticamente invisível devido à abundância de frutos. Os próprios frutos são redondos, têm um peso médio de cerca de 13 g A polpa do damasco é doce e azeda, enquanto a casca é fina e não amarga. O pequeno caroço separa-se bem da polpa, tornando esta variedade ideal para uso em conservação.

Em termos de amadurecimento dos frutos, a variedade descrita de damasco Kichiginsky pertence ao tipo médio-tardio - a colheita é feita no final do verão (primeira quinzena de agosto). É uma variedade muito produtiva, desde uma árvore adulta jovem, com os devidos cuidados, podem ser colhidos até 15 kg de frutos.

Características da variedade: vantagens e desvantagens

As principais vantagens desta variedade incluem:

  • o aumento da robustez do inverno, devido ao qual o damasco Kichiginsky é popular nas regiões da região de Moscou;
  • alta produtividade;
  • transportabilidade.

A variedade não tem como tal, a única coisa que se nota é o tamanho reduzido dos frutos.

A variedade é autofértil, então você não deve plantá-la sozinho. Os melhores polinizadores para ele serão as variedades de damasco Pikantny e Chelyabinsk cedo.

Sujeito às recomendações sobre o plantio e cuidados com o damasco Kichiginsky, é perfeitamente possível obter um jardim frutífero saudável em poucos anos.

Tecnologia de plantio de damasco

muda de damasco da variedade KichiginskyNa hora de escolher um local para o assentamento de um pomar de damasco, vale destacar uma área bem iluminada para as mudas, é desejável que seja em terreno plano ou com leve declive. O damasco é muito sensível às correntes de ar, por isso é melhor plantá-lo perto de um abrigo, por exemplo, perto de edifícios agrícolas.

Para não colocar a árvore em risco de contrair verticiliose, não se deve plantar na área onde se cultivava erva-moura, morangos e tabaco.

Plantar um damasco é melhor no início da primavera, mas o plantio na primavera também é permitido. O poço de pouso deve ser preparado com antecedência:

  • para o plantio na primavera - a partir do outono;
  • para o plantio de outono - em 2 semanas.

plantando damascoDesenterrar o solo na área selecionada, tendo previamente introduzido fertilizantes nas seguintes proporções por 1 sq. m.:

  • estrume (10 kg);
  • superfosfato (60 g);
  • sal de potássio (35 g).

Se o solo em que os damascos crescerão for arenoso, adicione matéria orgânica com turfa e fertilize com preparações minerais.O solo ácido precisa ser corrigido e, se o local for de solo argiloso, adicione areia de rio e serragem.

Ao plantar um grande número de mudas, a distância entre elas deve ser de pelo menos 3 metros, e nos corredores - pelo menos 5 metros.

É imperativo colocar uma camada de drenagem na cova de plantio - isso irá prevenir o apodrecimento do sistema radicular. Cascalho grosso ou tijolo quebrado podem ser usados ​​como drenagem.

Regue bem as mudas plantadas e cubra o círculo do tronco da árvore para evitar a rápida evaporação da umidade.

Abaixo estão as fotos da variedade de damasco Kichiginsky:colheita de damasco Kichiginskyamadurece o damasco Kichiginskyé hora de colherfrutas suculentasprimeira colheitafrutas verdes de damasco Kichiginsky

Mais cuidados com as mudas

Cuidar de damascos plantados inclui:

  1. Rega regular. Durante o período de crescimento dos rebentos jovens e maturação dos frutos, principalmente nos verões secos, os damascos devem ser regados, não permitindo que o solo seque completamente. No outono, a árvore não precisa desse regime.regando a muda
  2. Top dress. A fertilização adicional pode ser feita a partir do segundo ano de vida da muda, trazendo-a para os círculos do tronco. Na primavera (quando os botões se abrem), aplique fertilizantes minerais sob as árvores jovens (não mais do que 8 g de nitrato de amônio ou uréia). Repita o curativo superior em junho. Em vez de fertilizantes minerais, você pode usar fertilizantes orgânicos (infusão de verbasco 1:20 ou fezes de pássaros 1:10).fertilização
  3. Poda. As mudas devem ser podadas se necessário (se houver brotos secos) e para formar uma coroa em forma de tigela. Obra a ser realizada em março, até o início do fluxo de seiva.formação de coroa
  4. Preparação para o inverno. No final do outono, amarre os jovens damascos com juncos para protegê-los de pragas. Para evitar queimaduras solares, cal com argamassa de calproteção para o inverno

A variedade de damasco Kichiginsky descrita acima irá satisfazer plenamente até mesmo os mais altos requisitos dos jardineiros. Afinal, é uma das melhores opções de cultivo nas regiões norte do país. A variedade tolera muito bem invernos gelados e dá uma grande colheita, e essas são as qualidades mais importantes que as árvores frutíferas devem ter, e você não pode contestar isso.

Vídeo sobre damascos da seleção de Chelyabinsk

Jardim

casa

Equipamento