Poda de damasco na primavera

poda de damasco na primavera Os damascos precisam de uma "tosquia" regular, talvez mais do que todas as árvores frutíferas. Afinal, eles anualmente dão mais crescimento aos jovens. Por exemplo, em uma macieira, esse processo não é tão ativo e os ramos jovens crescem muito menos. Se você não aparar, não corte a coroa, com o tempo ela ficará mais espessa. Isso impedirá o livre acesso de luz e ar e, como resultado, a árvore começará a doer. Além disso, a qualidade e a quantidade da colheita irão diminuir significativamente, os frutos são esmagados, amadurecem por muito tempo e não será muito conveniente colhê-los.

Como podar damascos?

Prossiga para poda necessário no início da primavera, antes que os botões comecem a florescer. O início de março é a hora certa. No entanto, os damascos não têm medo da poda e toleram-na bem mesmo no verão.

A principal tarefa do jardineiro na primavera é desbastar e dar forma à copa. As árvores velhas, desta forma, também rejuvenescem, estimulando o aparecimento de novos rebentos e removendo os secos.

Para fazer isso, você precisa cortar os damascos:

  • ramos que crescem dentro da copa;
  • ramos se cruzando;
  • pequeno crescimento jovem em um tronco de árvore;
  • tops;
  • ramos danificados, secos e doentes.

Os galhos devem ser retirados junto ao tronco, sem deixar o cânhamo.

Se os galhos mais baixos da árvore estiverem muito próximos ao solo e obstruírem a passagem livre sob eles, eles também podem ser cortados.

Para rejuvenescer uma árvore velha, os galhos velhos de frutas devem ser removidos a cada 5 anos. Mas isso deve ser feito aos poucos, alongando o processo por três anos, pois com a poda simultânea de todos os ramos, o damasco pode morrer.

Poda primaveril de damascos jovens

As mudas novas devem ser podadas pela primeira vez um ano após o plantio. No primeiro ano, não é recomendável fazer isso, para que a muda cresça um sistema radicular forte. Além disso, em um ano a copa da árvore simplesmente não tem tempo para crescer demais.

No ano seguinte, você já pode começar a formar uma coroa em forma de bola, cortando os novos galhos que se formaram. Depois de mais um ano, os brotos jovens devem ser cortados uniformemente para que não se destaquem da copa e recebam a mesma nutrição. Se os ramos laterais forem fracos, podem ser beliscados para permitir a fruta. No futuro, em damascos jovens, você deve remover regularmente galhos que crescem mais rápido do que outros, bem como com uma disposição incorreta.

Poda de damasco na primavera - vídeo

 

Jardim

casa

Equipamento