Por que os damascos não dão frutos

damasco acorda Freqüentemente, os jardineiros se deparam com tal problema que um damasco saudável e forte não produz uma safra. Externamente, não há sinais de doenças na árvore, ela está crescendo ativamente sua copa, mas por algum motivo não há frutos. Qual é a razão deste comportamento do damasco e como ajudá-lo a entrar na frutificação, sabem os especialistas experientes. Pode haver vários motivos para a falta de uma safra, dependendo da situação específica.

Damasco cai do ovário

O damasco floresce abundantemente e até um ovário é amarrado. No entanto, em um futuro próximo, ele se desintegra e apenas as folhas permanecem nos galhos. É claro que, neste caso, a colheita não pode ser esperada. Mas, desta forma, a árvore dá um sinal de perigo de que tem uma falta aguda de nutrientes. É simplesmente tentar sobreviver, mesmo em detrimento da futura colheita. Uma situação semelhante ocorre no caso de insuficiência Esmalte ou nenhum.

Para evitar a queda do ovário, é necessário regar e alimentar regularmente o damasco durante todo o período vegetativo, combinando estas duas medidas:

  1. A primeira rega deve ser feita antes da floração, principalmente em tempo seco. Ao mesmo tempo, a árvore deve ser alimentada com fertilizantes nitrogenados (uréia, matéria orgânica).
  2. A segunda fertilização com nitrogênio e rega - duas semanas após o final da floração.
  3. A próxima rega e fertilização do damasco é melhor realizada um mês após a formação do ovário, quando os frutos já se formaram e começam a amadurecer. Agora você precisa de medicamentos que contenham não apenas nitrogênio, mas também potássio com fósforo.
  4. A quarta cobertura com rega deve ser feita após a colheita, quando os botões das flores do ano seguinte são colocados nos ramos. Aplique apenas fertilizantes de fósforo e potássio, a árvore não precisa de nitrogênio agora.

Não é recomendado alimentar o damasco diretamente durante a floração. Ele não gosta disso e o ovário pode não ser nada.

A rega adicional é necessária se o verão for quente e seco. A última vez que o damasco é regado antes do inverno, essa rega é chamada de carga de umidade.

Flores de damasco

Se uma árvore floresce profusamente, mas depois se desintegra sem nem mesmo formar um ovário, a razão para esse fenômeno pode ser a falta de polinização. Os damascos são, em sua maioria, árvores autoférteis e precisam de polinizadores, portanto, é recomendável plantar pelo menos duas variedades diferentes no local.

Para a polinização, ramos de outras variedades podem ser enxertados na coroa de um damasco.

No caso em que a queda das inflorescências ocorreu após uma onda de frio noturno, não há necessidade de procurar o motivo. O damasco amante do calor, que floresce cedo, simplesmente não aguentava as baixas temperaturas. Infelizmente, este ano não é mais possível ajudar a árvore, mas é possível adiar a floração na próxima primavera para 2 semanas depois, se você cortar os brotos novos pela metade em junho. Eles formam novos ramos que florescerão mais tarde.

Por que o damasco não dá frutos - vídeo

Comentários
  1. Henri

    Tenho florido há cerca de 4-5 anos, mas o damasco não dá frutos. Já duvidei se é um damasco. Mas talvez o clima não seja o mesmo, o lençol freático está próximo ou você precisa de outro damasco para fertilizar? E o que fica estagnado - que com o passar dos anos a muda já cresceu bastante - e há muito crescimento no lugar do tronco, ou seja, o crescimento se afasta do próprio damasco, e não das raízes laterais. Mas o damasco não parece ter crescido demais ?? Talvez estes, pelo menos meio metro, devam ser plantados por exemplo em ameixa cereja ?? Li recentemente que ele pode ser enxertado de ameixas e damascos a cerejas e cerejas.Minha ameixa cereja é velha - mas cortada, ou seja, há muito espaço para vacinação ?? Então o novo damasco enxertado estará a 5 metros desse damasco já plantado ?! Embora eu tenha lido alguns minutos atrás - que para a polinização é suficiente enxertar um ramo de uma variedade diferente - então esse broto pode ser enxertado no mesmo damasco, se for como uma caça selvagem e não reter as propriedades do variedade que é plantada?

  2. Henri

    Com base no que li sobre os damascos, fica claro que autoférteis são frutas asiáticas e autoférteis são europeias. Existem todas as condições para que eu tenha a última opção - por que então não há frutas ?? Mas mesmo os ovários auto-inférteis devem produzir uma quantidade muito pequena. Já está florescendo - pelo que entendi, posso comprar uma muda nova de um tipo diferente de damasco para que floresça nesta primavera, se possível, porque floresce por uma ou duas semanas. E assim posso conseguir algum tipo de polinização cruzada? !!
    É também claro que o damasco floresce primeiro porque geadas, frio e falta de serragem natural prejudicam a floração. Portanto, mesmo a ideia de plantar um pêssego perto dele também não é ideal - porque mesmo um pêssego mais termofílico floresce mais tarde do que um damasco, portanto, a sincronização da floração e, consequentemente, a polinização não funcionarão.
    Mas não está claro à custa do crescimento excessivo da raiz - é óbvio que esta é uma caça selvagem (vara) porque pode ser visto a partir dela e de seus botões que se trata de uma variedade diferente (brotos mais jovens e verde-cinza ) É óbvio enxertar nele, mas é possível cortar sua parte moída e enraizá-la usando meios como a raiz, etc. ??
    Embora a cor desse crescimento selvagem ainda seja interessante, se algum dia for, ele pode resolver o problema da polinização cruzada?
    Seria bom receber conselhos de jardineiros!

  3. Henri

    Eu estava esperando conselhos da mesma forma e espero.
    Agora - depois de comprar uma variedade de damasco autofértil em zonas,
    que florescerá talvez no próximo ano - tenho apenas uma tarefa.
    Meu "velho" damasco está florescendo - as abelhas voam "sobre o damasco" como se fossem selvagens - e também perto da ameixa cereja, que fica a 7 a 9 metros de distância. Mas se o fruto for infrutífero, então ele florescerá e será como nos anos anteriores, ainda mais - o tabuleiro passou e as flores de damasco estão suficientemente congeladas.
    O que posso fazer agora - posso de alguma forma polinizar manualmente - de uma flor de damasco para outra ou, por exemplo, de uma flor de ameixa cereja? Ou esperam que seja possível a polinização mútua, por exemplo, com maçã, ameixa ou ameixa cereja, como me disseram no mercado, o que dificilmente acredito? E a distância de 10 m é bem grande e a ameixa-cereja-guia começa a florescer também.

    • Olga

      Para polinizar um damasco, é necessário mais um damasco, enquanto eles devem corresponder em termos de variedade e época de floração. A ameixa cereja não é adequada para isso. E não adianta enxertar um galho de damasco que não dá fruto, porque uma árvore jovem também não dá fruto. É necessário plantar uma variedade autofértil. Se o seu damasco antigo e o novo tiverem a mesma floração e variedade, ocorrerá a polinização.

  4. Henri

    Já escrevi muito - mas agora é um problema diferente.
    O damasco floresceu, um dia as abelhas voaram, a esquiva passou, e a cor desbotou em alguns dias (bagunça marrom) e obviamente não vai sair nada.
    Mas o pior é que as folhas não desabrocham, só a metade, aparecem alguns rudimentos das distas e dificilmente desabrocham, senão ficarão imaturas. Outros ramos ou partes deles geralmente estão nus.
    Como já escrevi - havia chiclete, há rachaduras ou formação, então acho que a árvore pode não sobreviver nesta estação e no próximo inverno.
    O que pode ser feito para despertar a árvore de alguma forma antes que seja tarde demais. Que tipo de aditivos devo usar na raiz em algum fórum antes de lê-lo? O solo pode ser refeito?
    Também cortei os brotos - embora os dois maiores brotos (2-3 anos) tenham ficado, que estavam cobertos com folhas muito verdes -
    deles algo pode ser? Ou é um selvagem (pólo)?

  5. Henri

    Aliás - tentei plantar mudas (pedaços) que recebi do vendedor de mudas, mas ele mesmo disse que começaram a acordar,
    isso é obviamente de pouca utilidade. E ele enxertou em uma árvore que não dava frutos, e não de tal árvore. Eu não acho que deveria
    para enxertar uma variedade autofértil, é necessário inocular uma variedade diferente para que a polinização cruzada ocorra se meu velho damasco for autofértil. E se as variedades forem iguais, então a polinização não acontecerá - afinal, isso não acontece a partir de uma árvore, de uma variedade em caso de auto infertilidade.

    • Olga

      Para ajudar o damasco a crescer mais rápido, ele pode ser alimentado com fertilizantes contendo nitrogênio. Quanto ao crescimento excessivo, não dará um damasco "de verdade", é apenas selvagem. Mas raramente vi que o damasco deu brotos de raiz. Talvez sejam suas mudas?

  6. Henri

    Já se passou mais de um mês desde que as folhas começaram a florescer e apenas 5% das folhas floresceu em algum lugar. Eles são virtualmente inexistentes.
    Quer dizer, este ano pouco vai adiantar, secou? Se qualquer fertilização com nitrogênio é possível, como e em que quantidade.
    Quanto ao crescimento, parece brotar do tronco do damasco, ou seja, do solo, mas não dos ramos laterais.
    Bem, completamente verde, embora eu tenha excluído a maior parte, deixei dois ramos.

  7. Henri

    Já agora, posso cortar alguns ramos deste damasco já seco? Não podei desde a compra da muda,
    portanto, cresceu o suficiente.
    Ou este damasco, se tiver uma dúzia de folhas nas pontas superiores de alguns ramos,
    não será capaz de dissolver as folhas nem no próximo ano?
    Eu ainda gostaria de ouvir a opinião dos jardineiros que encontraram esses casos na prática!
    Embora eu não ache que o motivo desse estado da árvore seja a falta de poda,
    ou, por exemplo, o fato de no início de abril em três lugares eu ter tentado plantar circuncidados
    estacas de outro abricó (que já começava a inchar, portanto já era um procedimento tardio).

    • Natali

      Sua árvore está definitivamente morrendo e não é mais possível salvá-la. Qual é o sentido de enxertar estacas ou botões em uma árvore doente? A árvore foi infectada com doença ou foi plantada de forma inadequada, resultando em sua morte. Remova a planta completamente. Trate o solo com fungicida, aplique fertilizante e no outono será possível plantar uma muda de maçã ou pêra neste local, pode-se plantar um marmelo. Os frutos com caroço não podem ser plantados num raio de 3 metros, também morrerão ou não darão frutos.

  8. Henri

    É assim que sai - acabei de levantar o assunto aqui que floresce e não dá frutos,
    floresceu este ano - a flor morreu e as folhas nem sequer floresceram.
    e de uma vez - como li em outro recurso, isso é apoplexia -
    e isso está em quase toda parte, na Ucrânia este ano.
    E aí também li a recomendação - o que plantar
    de uma pedra, e não replantando, a árvore será resistente a condições adversas -
    mas então será selvagem? Inocular chtoli nele.
    E por falar nisso - eu plantei uma variedade zoneada local por não mais de um mês e meio,
    de 3m do seco.

  9. Henri

    À custa de fertilizantes, encontrei micro-embalagens como Master +, Radipharm no mercado de jardinagem,
    mas não há mais do que 10-15% de nitrogênio. E eles têm tarefas específicas quando usados ​​na horticultura.
    Ainda existem opções mais dimensionais como ureia, nitrato, amônio ??
    E eu quero escrever novamente - eu não enxerguei em uma árvore já morta,
    era antes da floração, mas depois de uma ou duas semanas a árvore já estava
    sinais de secagem e morte da árvore apareceram.

Jardim

casa

Equipamento