Criação descomplicada de mangalitsa húngara em um pátio privado

cultivo de mangalica downy húngara O húngaro felpudo mangalica é uma das raças mais incomuns de porcos domésticos. Os "porcos ovelhas", como também são chamados, são cobertos por uma espessa pelagem crespa e parecem um adorável peluche. Junto com a alta decoratividade, os animais são famosos por sua boa imunidade e despretensão na nutrição, portanto, o cultivo de mangalitsa felpudo húngaro não é difícil e qualquer agricultor pode fazê-lo.

História de criação

mangalitsa húngaro no pátio

Os mangalitsa brancos foram criados 170 anos atrás através do cruzamento das raças romena e húngara com o shumadiano sérvio e o javali europeu comum. De um ancestral selvagem, os porcos receberam um cabelo espesso, um físico poderoso e um maior teor de gordura.

hungarian down mangalicaApesar do alto teor de gordura, a carne de porco é considerada uma iguaria. A banha é contida no filé mignon na forma de camadas finas. Durante o cozimento, o bacon se dissolve, dando ao prato uma suculência e maciez extraordinárias. São esses tipos de carne que são usados ​​para fazer o famoso jamon espanhol.

A carne de porco felpuda é utilizada na produção de enchidos de excelente qualidade em tripas naturais, fiambre e outras iguarias. A maior parte da carne é vendida resfriada e congelada.

Atualmente, os mangalitsa brancos são criados na União Européia, Grã-Bretanha, Canadá e Estados Unidos. Noutros países, os suínos de lã não são oficialmente fornecidos, portanto, fora da área de reprodução dos mangalitsa felpudos húngaros, encontram-se principalmente mestiços.

Características distintivas da raça

cultivo de mangalica downy húngaraOs mangalits húngaros são difíceis de confundir com qualquer outra raça. Além deles, apenas os porcos da extinta raça inglesa de pêlo encaracolado de Lincolnshire tinham pêlos abundantes.

A mangalitsa húngara de raça pura tem as seguintes características da raça:

  • pelagem espessa e crespa, marrom-amarelada no inverno e amarelo-areia reto no verão;
  • a forma das orelhas é reta, as pontas são abaixadas, perto da base há uma “mancha de Wellman” preta com 3–5 cm de tamanho;
  • as pernas são fortes, inseridas retas;
  • torso encurtado;
  • o focinho é curto, o remendo é direcionado ligeiramente para cima;
  • o peito é largo, poderoso, o ventre é volumoso;
  • as costas são retas, quase sem deflexão;
  • a pele do focinho, cauda interna, cascos e mamilos é preta;
  • produção de leite insuficiente, mas mamilos uniformemente desenvolvidos em rainhas grávidas.

Os agricultores que se comprometem a criar mangalitsa felpudos húngaros devem conhecer outra importante característica distintiva da raça.

No primeiro parto as porcas trazem 6 leitões, nas subseqüentes - 10. Qualquer outro número de leitões na ninhada indica a presença de cruzamento com outras raças. Além disso, um sinal de mestiçagem é a presença de "cachos" no porco no verão.

Variedades de cores da raça

uma espécie de mangalica húngaraDe acordo com a cor da pele, existem 3 variedades de mangalitsa - branca, vermelha e "andorinha". O porco felpudo vermelho foi obtido através do cruzamento do branco com a raça Zalonta húngara. "Andorinha" foi criada pelo cruzamento de mangalitsa branco e agora extinto. "Andorinha" tem dorso, flancos e ventre cinza claro.

Os tipos de mangalitsa "lobo" e "baris" são extremamente raros. Atualmente, a Hungria está tentando restaurá-los a partir de porcos híbridos.

Cultivo da mangalica downy húngara

mantendo porquinhosCuidar de "suínos ovinos" praticamente não difere das condições de criação de qualquer outra raça, mas ainda possui características próprias que um criador novato deve conhecer.

Chiqueiro ou pastagem livre

conteúdo gratuito da down mangalica húngaraComo já foi observado, os porcos felpudos são insensíveis ao frio. Portanto, a maioria dos fazendeiros cultiva mangalits húngaros em pastejo livre. Alimentadores e currais com muita palha são dispostos sob os galpões. Neles, os animais cavam buracos, descansam e reproduzem seus filhotes. As canetas não precisam de isolamento, mas certifique-se de que não há correntes de ar.

Uma característica interessante desta raça é a tendência dos mangalits de arranjar uma latrina longe das camas e comedouros. Portanto, os criadores de porcos não precisam ter medo de que os currais se transformem em um poço fétido e não dêem concreto ao chão.

Dieta suína

dieta de porcoDada a predisposição dessa raça em acumular gordura rapidamente, o criador deve escolher com cuidado o que alimentar a mangalitsa húngara. A base dieta de porco é uma mistura triturada de grãos e legumes. Além de grãos, os animais devem receber muitos vegetais, frutas e grama verde. Com a criação gratuita, os próprios porcos encontram uma quantidade suficiente de alimento verde.

A água deve estar sempre disponível gratuitamente. Para evitar distúrbios gastrointestinais, a água deve ser trocada com frequência e as tigelas devem ser enxaguadas.

mantendo porcas com leitõesOs leitões Mangalitsa são alimentados por até seis meses com um purê úmido ou semilíquido cozido no vapor com água fervente. Em seguida, eles gradualmente se acostumam a alimentos secos. Com a idade de 1 mês, frutas, vegetais, suplementos minerais, cereais e farinha de ossos são introduzidos na dieta dos leitões. No segundo mês de vida, as listras características dos bebês desaparecem. Neste momento, os porcos de pêlo encaracolado são transferidos para um alojamento separado.

Com bons cuidados e alimentação, os porcos de um ano pesam em média 140–160 kg e um porco de dois anos pesa 300 kg.

Doenças de mangalits

Mangalitsa felpudo húngaro também está doenteHá uma opinião entre os agricultores que, ao criar mangalitsa felpudo húngaro, você não deve se preocupar com a saúde deles. Uma vez que os animais estão endurecidos, eles vivem o ano todo em pastejo livre, então sua imunidade é excelente. Na verdade, não é esse o caso. Os porcos felpudos adoecem não menos do que os seus homólogos habituais. Eles sofrem especialmente com as correntes de ar, então as rachaduras nos currais devem ser cuidadosamente reparadas e uma quantidade suficiente de palha para os canteiros deve ser colocada.

Mangalis são vulneráveis ​​a infecções comuns - Caneca, disenteria, pasteurelose. Susceptível à febre aftosa viral e à peste. Com cuidados inadequados, eles sofrem de várias doenças parasitárias e bacterianas. Se o proprietário não cumprir os requisitos dietéticos, ele terá problemas no trato gastrointestinal, poderá pegar pneumonia, anemia e várias avitaminose.alimentando leitões de mangalica húngara

A maioria dessas "feridas" é mais fácil de prevenir do que tratar constantemente. Medidas mais necessárias:

  • cumprimento das recomendações para alimentação de suínos;
  • manter as instalações limpas;
  • troca regular de água;
  • quartos espaçosos para manter.

É indesejável negligenciar a vacinação contra doenças que ocorrem constantemente em sua área.

Na verdade, depois de muitas doenças, a imunidade persiste por muito tempo, mas os leitões doentes estão muito atrasados ​​no desenvolvimento, o ganho de peso pára até ficarem mais fortes. Considerando que os porcos são abatidos para a carne não depois de dois anos de idade, é mais lucrativo para um criador de suínos vacinar um leitão a tempo do que abater uma criatura frágil e raquítica.

manutenção de invernoO cultivo da mangalica penugenta húngara é um negócio bastante lucrativo. A carne desses animais é muito valorizada, por isso não há problemas de venda. Se o criador de porcos conseguir encontrar animais jovens de raça pura e seguir as recomendações de especialistas em gado para manutenção, todos os custos de compra de produtores, edifícios e ração caros serão rapidamente compensados.

Criação bem-sucedida de mangalitsa húngara - vídeo

Jardim

casa

Equipamento