Nós estudamos doenças violetas e métodos de seu tratamento

A violeta esta doente As violetas uzambara, tão apreciadas por muitos floricultores em nosso país, como outras plantas de interior, infelizmente, são suscetíveis ao ataque de pragas, sofrem de cuidados inadequados e toleram doenças fúngicas, bacterianas e virais bastante duras.

Para não perder as plantas que enfeitam o peitoril da janela, é importante reconhecer o problema o mais cedo possível. Descrições de doenças de violetas, suas fotografias e tratamentos que podem salvar Saintpaulia da morte, irão ajudá-lo a navegar rapidamente pela situação, cuidar das plantas e devolver saúde e beleza aos pontos de venda.

Leia também o artigo: Intavir - instruções de uso para morangos!

Por que as violetas não florescem em casa?

Violet precisa de ajuda com urgência

Enfrentando problemas com o crescimento de Saintpaulias, uma longa ausência de floração ou uma violação do desenvolvimento da roseta, os floricultores amadores devem procurar os motivos:

  • no cuidado impróprio de plantas de interior;
  • em pragas que se instalaram em violetas ou no solo;
  • nas doenças das violetas, que têm uma natureza diferente e são perigosas para as plantas.

Animais de estimação de iniciantes inexperientes na maioria das vezes sofrem precisamente de cuidados organizados analfabetos. Principalmente em breve, traços de rega inadequada, falta de iluminação e fertilização de violetas tornam-se visíveis na folhagem.

Com a falta de luz, as novas gerações de folhagens parecem mais escuras e menores em comparação com as antigas. Os pecíolos são alongados, as bordas das placas das folhas são dobradas para cima. A planta rapidamente se recupera se colocada em uma janela iluminada, protegida de correntes de ar.

A umidade excessiva do solo leva à morte da plantaUm dos motivos pelos quais as violetas não florescem em casa pode ser a acidez ou salinidade excessiva do solo, seleção inadequada da composição do solo. Nesse caso, não apenas a formação de pedúnculos diminui ou pára completamente, mas também se observa a torção das folhas. Sintomas semelhantes podem ser vistos com um desequilíbrio na composição mineral, por exemplo, com uma falta de azoto, ou com rega excessiva.

As violetas Uzambara são excepcionalmente sensíveis não apenas à quantidade de umidade que entra no solo, mas também à sua temperatura.

Pontos claros nas placas das folhas parecem lembrar ao florista como regar adequadamente as violetas. Essa reação da planta sinaliza água excessivamente fria ou uma queimadura causada pela exposição ao sol na superfície molhada da folha. É por isso que os floricultores experientes recomendam usar apenas água morna e regar Saintpaulias apenas à noite, quando a probabilidade de queimar é mínima.

Doenças violetas: podridão de folhas e raízes

Decadência de caules e folhasO maior risco de apodrecimento do caule de violetas é ao dividir as plantas, cortar e replantar a parte apical da roseta ou separar os filhos. A causa deste problema pode ser pragas e excesso rega após um longo período de relativa secura do solo. Bactérias putrefativas se instalam nos tecidos danificados de maneira especialmente rápida, e os danos às raízes e ao caule tornam-se os mais destrutivos.

Os sintomas desta doença violeta podem ser considerados:

  • perda do turgor da folha;
  • perda da cor natural da roseta;
  • murcha de pecíolos e placas de folhas.

Com a natureza abrangente da doença da violeta, como na fotografia, o tratamento só pode ser urgente e fundamental. O tecido danificado é removido, a saintpaulia é enraizada com uma folha sã que pode dar novas rosetas.

Rosetas muito jovens, bebês e folhas com raízes estão sujeitos à podridão parda. Neste último caso, o caule na base torna-se marrom-amarronzado, amolece e fica mais fino.No solo, sob a saída, encontram-se fios de micélio esbranquiçados. E se você não tomar medidas urgentes, a doença da violeta se espalha para as plantas vizinhas.

Como medida preventiva, as plantas enraizadas são tratadas com fungicida de contato, não aprofundam e, em seguida, a área sob o caule é irrigada com fitosporina ou um produto químico semelhante em efeito.

Decadência de raízesSecagem e coloração opaca das folhas também é observada com o desenvolvimento da podridão radicular. Quando as plantas são removidas do solo, encontram-se raízes amarronzadas amolecidas, afetadas pelos esporos de um fungo nocivo, que rapidamente se multiplicam e se espalham em um ambiente úmido. Ao mesmo tempo, a baixa acidez do solo contribui para o desenvolvimento de uma infecção tão perigosa para Saintpaulias.

Uma das medidas eficazes para combater esta doença violeta pode ser considerada para reduzir a frequência de rega. Embora as plantas raramente fiquem úmidas, as porções devem ser abundantes. Para a prevenção e tratamento da doença da violeta, como na foto, é utilizado o tratamento de raiz fitosporina... Você pode reduzir o risco de propagação usando um solo que não retenha muito bem a umidade.

A podridão cinza também leva à liquefação e enfraquecimento das partes verdes da planta, enquanto uma flor cinza fofa é claramente visível na superfície afetada. Todas as folhas com sinais de doença violácea, bem como lâminas de folhas mortas e estacas são removidas, evitando que caiam ao solo. Para reduzir o risco de infecção durante a estação fria, é imperativo:

  • evitar umidade excessiva do ar;
  • recusar-se a pulverizar saídas;
  • regar as violetas corretamente, evitando a umidade estagnada e a condensação.

Dos produtos químicos para o tratamento de escoamentos e sua proteção, são escolhidos o rápido e o básico.

Oídio em Saintpaulias

OídioUma das doenças mais comuns causadas por fungos nocivos também atinge as violetas uzambara. Externamente, a manifestação dessa doença das violetas assemelha-se à farinha espalhada nas placas das folhas e nas corolas das flores, e a infecção de Saintpaulias ocorre com a ajuda de esporos de fungos no solo.

Os mais suscetíveis à doença são as violetas, enfraquecidas após o transplante, espécimes recentemente desbotados, plantas jovens e, inversamente, velhas.

Como medida preventiva, as tomadas são protegidas das oscilações de temperatura, as violetas são regadas corretamente e é usado um revestimento de cobertura. Se a infecção ocorrer, o Saintpaulia precisa de tratamento fungicida.

Fusarium como uma doença das violetas

Violetas FusariumA doença mais perigosa das violetas atinge primeiro as raízes da planta, que apodrecem e amolecem, e então a infecção se espalha pelos vasos para o caule, pecíolos e placas das folhas das folhas inferiores. Com uma doença neste estágio, a maior parte da folhagem velha no nível inferior murcha, os caules e as bordas tornam-se aquosos e então morrem completamente.

A morte rápida da planta é facilitada por seu enfraquecimento após a floração, a falta de fertilizante para as violetas e a temperatura abaixo de 16 ° C.

A luta contra o fusarium é a remoção urgente da planta doente do peitoril da janela, que contém outras violetas. É melhor destruir o espécime afetado junto com o solo e desinfetar o pote com sulfato de cobre ou um fungicida disponível. Como medida preventiva, estabelecem um regime de irrigação, também neste caso é correcto regar as violetas com uma solução de fitosporina. Este procedimento é realizado mensalmente.

Peste tardia de rosetas de Saintpaulias

Morte tardia de violetasA requeima em plantas Saintpaulia aparece na forma de manchas marrons e secas nas folhas. À medida que a doença progride nas violetas, essas manchas se espalham, o tecido afetado sofre necrose e a roseta murcha. É impossível restaurar a elasticidade da folhagem mesmo após a rega.

Você pode salvar a planta selecionando folhas saudáveis ​​para enraizar.Se a parte apical da roseta estiver intacta, ela pode ser cortada e o enraizamento pode ser tentado por pré-tratamento com um agente antifúngico e remoção de qualquer tecido afetado pela doença. Um corte saudável deve ter uma tonalidade verde clara. Para enraizar, você pode pegar folhas saudáveis.

O resto da saída é destruída, todas as violetas adjacentes ao espécime doente são submetidas a tratamento preventivo.

Vírus de manchas de bronze e folha

Doenças de natureza viral alteram a aparência das placas foliares, o suprimento de tecidos e o desenvolvimento das plantas. Essas doenças podem ser a razão pela qual as violetas não florescem em casa e então param de se desenvolver.

O vírus do bronze, por exemplo, resulta em folhas feias e descoloridas. Essas plantas às vezes se revelam inviáveis ​​e são destruídas. E as pragas encontradas em apartamentos podem espalhar a doença das violetas. Nesse caso, são tripes.

Pragas em plantas de violetas uzambares

As pragas que afetam Saintpaulia podem causar sérios danos às plantações de interior, uma vez que tanto as partes verdes das plantas quanto as raízes caem em sua esfera de interesse. Além disso, espalham as doenças violetas mais conhecidas.

A planta é afetada por ácaros ciclâmenOs ácaros em casa tornam-se as pragas mais perigosas das plantas de interior. Nas violetas, os ácaros do ciclâmen são especialmente comuns e nocivos, cuja infecção nos estágios iniciais é praticamente invisível. Somente quando aparecem novas folhas, torna-se óbvio que a roseta é habitada por insetos microscópicos, levando à cessação do crescimento de Saintpaulia, a recusa da violeta a florescer em casa, esmagamento e enrolamento das folhas no centro da roseta .

O combate à praga é feito com fitoverm ou outros inseticidas, após o isolamento da planta doente.

Folha do nematóide danificadaNão menos insidioso inimigo das violetas é nematóide... Do solo, os vermes penetram no sistema radicular das plantas e nos vasos que alimentam a saída. Eles sugam sucos, envenenam a planta com toxinas e interrompem o suprimento de tecido. Como resultado, a violeta parece enfraquecida, recusa-se a florescer, cresce mal. Na parte verde da planta, os danos do nematóide parecem um espessamento do caule, esmagando e mudando a forma da folhagem, e a formação de massa de crianças.

Nematoda nas raízes das plantasAo mesmo tempo, nódulos e espessamentos vesiculares são claramente visíveis nas raízes, onde se desenvolvem cistos de vermes.

É razoável separar-se de tal violeta, mas se você quiser propagar uma variedade rara, em nenhum caso deve tirar folhas das camadas inferiores, onde os nematóides podem já viver. A planta afetada é destruída junto com o solo. O palete, a panela e os potes são completamente desinfetados.

Mealybug dano
Os pulgões são encontrados mais facilmente por secreções pegajosas na folhagem e pelos próprios insetos no dorso das folhas e nos pecíolos em sua base. Pode-se lavar a praga com água e sabão, tentando não umedecer demais o solo, bem como com antitlin, fitoverm ou pó de tabaco.

Tripes que se movem facilmente de uma planta para outra são os mais perigosos para os Saintpaulias que vivem em casa. Além disso, uma praga que se alimenta de sucos de plantas se multiplica rapidamente e é capaz de transferir para os alvéolos patógenos de todos os tipos de doenças violetas. Você pode destruir tripes com Aktara ou outra solução de uma droga semelhante. Durante o processamento, o caroço de terra é necessariamente afetado e, além disso, os pedúnculos são cortados para privar a praga de alimento - o pólen de Saintpaulia.

Mealybug danoA presença de cochonilhas produz flocos brancos nas folhas, caules e pecíolos onde se unem ao caule. No coma do solo da planta afetada, protuberâncias esbranquiçadas são visíveis. São locais de acúmulo de vermes que se alimentam de sucos vegetais. A violeta infectada murcha rapidamente, as folhas tornam-se opacas, amareladas.

Se medidas urgentes não forem tomadas, não apenas uma violeta doente pode morrer, mas também as órbitas vizinhas podem sofrer. O tratamento é realizado regando violetas com Mospilan ou Regent, as partes murchas devem ser removidas e destruídas.

Sciarids em violetasOs sciarídeos são bem conhecidos por todos os jardineiros que cultivam plantas de interior. As pequenas moscas pretas acima dos vasos também são perigosas porque se alimentam do suco de Saintpaulias e, na forma de larvas, podem causar sérios danos ao subsolo das plantas.

O combate à praga de Saintpaulias consiste na eliminação do solo com um inseticida sistêmico, bem como no estabelecimento de cuidados com as plantas. Nesse caso, mais do que nunca, a rega adequada das violetas é importante, já que o excesso de umidade no solo contribui para a reprodução e ativação de insetos nocivos.

Leia também o artigo: cuidados e cultivo de streptocarpus a partir de sementes!

Medidas preventivas de proteção contra doenças de violetas e suas pragas

Você pode reduzir o risco de infecção de violetas uzambara com doenças perigosas desta cultura e proteger os animais de estimação do ataque de pragas, aderindo a regras de segurança simples e estabelecendo a prevenção.

Nas plantas compradas, os pedúnculos são removidos para reduzir o risco de infestação de tripesComo testemunham floristas experientes, o maior perigo para a coleção é apresentado por novas rosetas adquiridas em uma estufa ou loja. Essas plantas nunca são colocadas ao lado de violetas existentes antes de 3-4 semanas. Essa quarentena é necessária para observar o violeta e sua aclimatação.

Se a planta estiver em floração, é melhor remover os pedúnculos. Isso reduzirá o risco de infecção por tripes. Antes de plantar, desinfete não só o solo, mas também os vasos. Desde o primeiro dia, as plantas recebem iluminação, nutrição e condições de rega aceitáveis. Não devemos esquecer o uso e fertilização de violetas, especialmente necessária após a floração, quando a planta está esgotada.

Neste tópico:violeta como cuidar para florescer?

Vídeo sobre doenças de violetas

Comentários
  1. Helena

    Diga-me, por favor, que tipo de doença é a violeta?

    • Natali

      Por que você decidiu que sua violeta está doente? Esta é uma variedade com uma folha de cor incomum. se você colocar a planta em uma área sombreada, as folhas vão escurecer.

      • Helena

        O fato é que outras violetas próximas também começaram a adquirir essa cor. Será que esta janela ligeiramente aberta age assim sobre eles?

        • Natali

          Nesse caso, é um ponto falso. Violetas não gostam de rascunhos. As flores são geralmente colocadas em janelas que não podem ser abertas.

          • Helena

            Muito obrigado pela dica !!!

  2. tamara

    Olá. Diga-me como você pode enraizar uma folha de violeta no musgo

    • Natali

      O musgo deve ficar úmido e fazer uma tampa transparente sobre a planta. Corte previamente a folha com a raiz da raiz ou outra preparação semelhante.

  3. Ulyana

    Olá! Socorro por favor, as folhas das mudas estão cobertas de estrias castanhas depois de me parecer que coloquei fósforos no chão e reguei com água com sabão para me livrar dos mosquitos. Eu li esse método na Internet. As plantas maduras não se surpreenderam. Existe alguma maneira de corrigir isso?

    • Olga

      As violetas jovens ainda têm um sistema radicular frágil e, portanto, são mais sensíveis a quaisquer mudanças no solo ou distúrbios na manutenção. Além disso, nem todas as drogas, incluindo remédios populares, são adequadas para plantas jovens. Se as flores adultas suportassem firmemente o uso de fósforos, então pequenos arbustos com raízes delicadas não resistiriam a tal acúmulo de enxofre no solo. Com isso, foram as folhas novas as primeiras a sinalizar o excesso do oligoelemento, perdendo a cor verde.
      Manchas nas folhas das violetas também podem aparecer como resultado de queimaduras solares, se durante e após os procedimentos de irrigação o vaso foi exposto à luz solar direta. Além disso, o aumento do teor de umidade do substrato contribui para danos ao sistema do sarampo. As raízes enfraquecidas não são mais capazes de fornecer nutrição adequada ao topo da planta e, como resultado, as folhas começam a ficar cobertas de manchas.
      Para retornar o violeta à sua aparência anterior, você pode remover o solo com uma solução de permanganato de potássio rosa. Para isso, deite cuidadosamente o líquido no vaso, evitando que caia na saída, e deixe escorrer completamente do vaso. Certifique-se de drenar a solução restante da panela. Melhor ainda, substitua completamente o substrato, transplantando a planta para um novo solo estéril. O pote com violeta deve ser colocado no peitoril da janela com iluminação difusa, longe do vidro e da janela que se abre. Nas correntes de ar, manchas também aparecem nas folhas.
      Quanto aos mosquitos, rega muito frequente e água estagnada contribuem para o seu aparecimento.Em solo úmido, os mosquitos se multiplicam rapidamente, especialmente se o ambiente também for muito úmido. As pragas também podem ser introduzidas por meio de solo contaminado.
      Os mosquitos se alimentam de restos de vegetação, portanto, as folhas e inflorescências “mortas” das violetas devem ser removidas imediatamente. Pelo mesmo motivo, é melhor evitar o uso de métodos tradicionais de fertilização de flores, como infusão de banana, cascas de ovo, preparo de chá ou café. Os métodos mais eficazes de combate aos mosquitos são a substituição do solo por um esterilizado, bem como o tratamento com inseticidas (Aktara, Vermiculita, Grom-2).

  4. Anna

    As folhas estão secando

    • Natali

      As folhas de suas violetas não secam, mas os caules das folhas apodrecem. ajustar a rega. Talvez a umidade tenha penetrado nos pecíolos e o processo de decomposição tenha começado.

  5. Ksenia

    Olá. Por favor me diga qual é o problema? A cor das folhas mudou, antes de ficarem saturadas e o violeta parecer maior.

  6. Olga

    Talvez sua violeta seja afetada pela podridão da raiz. É necessário remover a planta, examinar o sistema radicular e transplantá-la para um novo solo estéril. Se a área afetada for pequena, trate a zona da raiz com fitossporina. Para lesões extensas, produtos químicos como o Foundationazol podem ser usados. No futuro, evite irrigação excessiva e estagnação de umidade.

  7. Helena

    Olá. Transplantei uma violeta já florescendo. Poucos dias depois, manchas claras apareceram nas flores. Fica na janela sudeste, protegida por cortina. Diga-me, por favor, o que pode ser?

    • Olga

      Talvez, ao transplantar, gotas d'água tenham caído nas flores. Na janela sudeste, mesmo escurecida, há luz suficiente para transformar um ponto úmido nas pétalas em uma queimadura. A natureza das manchas é muito semelhante aos fragmentos queimados.

  8. Svetlana

    Boa tarde, por favor me diga o que há de errado com ela (((((

    • Olga

      Manchas brancas nas folhas de violetas de várias formas aparecem frequentemente como resultado da exposição a uma corrente de ar, da qual a flor tem muito medo. Se a violeta estiver em um local isolado, as manchas podem indicar a presença de clorose. Isso ocorre devido à má nutrição, ou melhor, ao esgotamento do solo. Lembra há quanto tempo você transplantou a planta? Se já passou muito tempo desde o último transplante, é necessário substituir completamente o substrato e transplantar a violeta. No caso de o solo ser novo o suficiente, experimente alimentar a flor com um fertilizante complexo, que contém magnésio, ferro, potássio, nitrogênio e fósforo.
      Para prevenir a manifestação de clorose durante o transplante de violetas, deve-se adicionar cinzas de madeira à mistura de solo.

  9. Akgul

    Hotela sprosit moyi fialki zabolivayut no mogu kak pomoc

    • Olga

      Examine sua violeta cuidadosamente em busca de pragas, em particular carrapatos. Danos nas folhas são muito semelhantes a buracos roídos. Se forem encontrados insetos, trate a planta com acaricida três vezes em intervalos de 7 dias. Se você não encontrar ninguém, talvez a flor tenha ficado presa em uma corrente de ar e essas são suas consequências.

  10. Svetlana

    Minha violeta está florindo há cerca de um mês, e as flores estão sempre com as pontas secas. Por favor me diga o que fazer. Todas as minhas violetas estão na varanda envidraçada norte há anos. O resto das violetas são saudáveis. Esta violeta é jovem, floresce pela primeira vez, só há duas rosetas no vaso.

    • Olga

      A secagem prematura de flores em violetas pode ser causada principalmente por ar interior muito seco. Além disso, isso geralmente acontece se uma corrente de ar fresco (corrente de ar) entrar na planta durante a aeração. As flores também podem secar como resultado do excesso de nitrogênio no solo ou do aumento da acidez do solo.
      Como sua violeta é jovem, ela poderia reagir de forma mais aguda a possíveis fatores que a levaram ao ressecamento. Além disso, a flor pode ficar enfraquecida devido ao espessamento da roseta. Para duas violetas, o espaço em uma panela, se também for pequeno em volume, ainda não é suficiente.
      Você pode tentar plantar os arbustos em vasos de flores diferentes, arrancando os botões para que a violeta fique um pouco mais forte. Esse procedimento costuma ser feito no verão quente, quando a temperatura do ar (na sala) ultrapassa os 20 graus Celsius - os indicadores mais adequados para violetas. No outono, a flor jovem ganha força e pode florescer completamente.

  11. Svetlana

    Obrigado, vou tentar acomodá-lo.

  12. Munira

    Por favor, diga-me que com a minha violeta há manchas no verso da folha e não há insetos no meio da roseta.

    • Olga

      Manchas semelhantes nas folhas das violetas aparecem como resultado de correntes de ar. Além disso, essas áreas queimadas podem ter se formado por queimaduras solares. Você fez a coisa certa ao remover as folhas afetadas, pois elas não vão mais se recuperar e só vão estragar a aparência da violeta. Fornece iluminação difusa para a flor e elimina correntes de ar para que esta situação não volte a acontecer.

  13. Munira

    E isso é com outra violeta, o que há de errado com ela? Nenhum inseto é visível.

    • Olga

      Algumas variedades de violetas mostram assim sua insatisfação com o excesso de iluminação e a alta temperatura do conteúdo. Tente reorganizar a flor em sombra parcial e aumentar a umidade colocando um copo d'água próximo a ela.
      As folhas violetas também podem ondular para cima devido à alimentação excessiva com fertilizantes de nitrogênio. Nesse caso, é preciso lançar bem o solo para que toda a substância saia, drenar a água da panela e abandonar a alimentação por um tempo, para que a planta se recupere.
      Além disso, a violeta foi transplantada recentemente? Se isso ocorreu, é possível que o sistema radicular tenha sido severamente danificado durante o transplante ou o substrato não seja adequado.

  14. Munira

    O que há com esta violeta? Não há insetos visíveis

  15. Munira

    Muito obrigado, senão fiquei preocupado. Transplantado na primavera. Mas em um deles havia uma teia de aranha, então alguém pensou em começar.

  16. Munira

    Eu pensei que poderia haver carrapatos

  17. Munira

    Por favor me diga, faça meu orchi em um

    dos potes dentro do substrato formou um revestimento, como sal branco? Diga-me o que fazer enquanto os frutos amadurecem? Obrigado.

    • Olga

      A orquídea sofre com o excesso de umidade, resultando em mofo no vaso. Para que a flor não apodreça, retire-a imediatamente do substrato úmido e seque bem, deixando por 3 horas. Se você encontrar raízes danificadas, elas devem ser cortadas e as restantes lavadas com uma solução de permanganato de potássio. É aconselhável mudar o solo por fresco, mas caso não seja possível, pode-se utilizar também o substrato antigo, lavando-o previamente com água fervente com adição de permanganato de potássio e secando-o. O próprio pote também é completamente desinfetado.

      • Munira

        Tirei o vaso de orquídea, o substrato não está molhado, mas tem mofo nas raízes. O tronco é preto, talvez por causa do substrato? Eu preciso cortar algo? Obrigado.

        • Natali

          A orquídea não é jovem e com problemas óbvios. Corte com cuidado a parte inferior do tronco, ele apodrecerá. Trate as raízes com uma solução de manganês ou fungicida. Deixe secar. substitua o pote ou esterilize o recipiente antigo. Use uma solução de refrigerante para esterilização. O solo deve ser substituído ou o antigo deve ser esterilizado com água fervente de uma solução de manganês. Seco. Plante uma orquídea e não regue por vários dias. Para obter umidade pela planta, limpe as folhas com uma solução de ácido succínico ou apenas água.

      • Munira

        Mais uma foto

      • Munira

        uma foto

  18. Munira

    Me diga por favor, eu queria rejuvenescer o violeta, cortar o falik vi que o tronco é branco, não verde, isso é normal ou doentio?

    • Olga

      Sua violeta está apodrecendo. Para preservar a planta, arranque as folhas de baixo e tente cortar o caule aos poucos. Se a área afetada, neste caso o núcleo branco, diminuir a cada corte, há uma chance de salvar o encaixe de corte. Obtenha tecido saudável e enraíze o topo restante da flor, tratando-o antes deste fungicida. Se o tronco estiver completamente podre, até o topo, tente enraizar as folhas. A julgar pela foto, eles ainda estão saudáveis.

      • Munira

        Tem um pouco menos, ainda precisa cortar? Obrigado.

        • Natali

          Trate com fungicida. Seco. Trate com um estimulante de enraizamento. Raiz.

  19. Olga

    Por favor, me diga o que é essa doença. Ela morreu toda a coleção, comprei uma flor nova, começou a se desenvolver bem e floresceu e adoeceu

    • Natali

      Verifique as folhas na parte inferior e perto do colo da raiz. Muito provavelmente você encontrará um mosquito lá. Você precisa lutar contra insetos. Você também precisa ajustar a rega.

  20. Marie

    Olá, por favor me diga o que fazer com a violeta, estava tudo bem, até que descobri que surgiram buracos nas flores das violetas, como se tivessem sido feitos por alguém e depois totalmente comidos, então encontrei mosquitos no solo, larvas e vermes nas próprias flores, primeiro uma flor adoeceu e depois mudou para outras violetas. O que fazer? Obrigado!

    • Olga

      Todas as violetas danificadas terão de ser transplantadas para solo fresco, tendo previamente tratado o solo e as plantas com uma solução de permanganato de potássio. Durante o transplante, preste atenção nas raízes para que não haja larvas e vermes entre elas e, em seguida, derrame as flores com Aktara. Se as inflorescências forem danificadas por pragas, elas terão que ser sacrificadas para salvar as violetas (cortadas).

  21. Marie

    Continuação

  22. Marie

    Adicionado

  23. Irina

    Boa noite! Por favor, me diga o que há de errado com minhas violetas. Obrigado!

    • Natali

      A julgar pela foto, há um claro excesso de umidade. Suas plantas apodrecem. Transplante, desinfecção de raiz é necessário. Analise a situação e mude seu atendimento.

  24. Irina

    Continuação

  25. Helena

    Por favor, me diga o que há de errado com minha violeta e como ajudá-la?

    • Natali

      Reveja o regime de rega da planta. Verifique também a parte inferior das folhas. Se houver transbordamento, os pecíolos na saída serão marrons, e isso é podridão. A planta precisará ser transplantada para um solo diferente. Ao transplantar, desinfete a raiz e remova as raízes podres.

  26. Gul

    Olá, diga-me, por favor, o que há de errado com a violeta. Saímos de férias, demos água à minha nora, mas na primeira semana não pude dar água. Chegamos, as folhas de baixo estão enroladas e um pouco moles, as de cima são mais densas. Por favor, ajude com conselhos. obrigado

    • Olga

      Esta situação pode muito bem ter ocorrido devido a uma violação do regime de irrigação. As folhas novas da violeta começam a enrolar e as velhas murcham, se após um longo intervalo a planta for regada abundantemente. Corte com cuidado as duas folhas flácidas inferiores que mudaram de cor e ajuste o regime de rega. Também não faria mal nenhum verificar se a flor estava podre.

  27. Amar

    Diga-me por que existem pontos secos no caule da folha de violeta?

    • Olga

      Você examinou sua violeta em busca de pragas? Ou isso é um defeito na fotografia, ou uma marca de mordida também é visível na foto na própria lâmina da folha à esquerda. É melhor separar a flor do resto das plantas para a quarentena.Remova as folhas afetadas. Em caso de "captura de vilões", trate a violeta com Aktofit de acordo com as instruções.

  28. Anna

    Olá! Por favor, me diga qual é a infecção em minhas violetas. Borrifei veneno, mas nada adiantou. Por favor, me diga pelo que você pode orar.

    • Olga

      Parece tripes. Normalmente, regar com solução de Aktara e borrifar simultaneamente com Fitoverm ajuda deles (e não só). Quantas vezes você processou sua violeta? Uma vez que não é suficiente, você precisa fazer pelo menos 3 tratamentos em intervalos de uma semana. Além disso, você também pode remover as pragas mecanicamente (usei uma escova de dentes velha, varrendo suavemente os insetos das folhas, inclusive do dorso).

      • Anna

        Olá Olga! Tenho regado há mais de dois, com um intervalo de três a quatro dias, mas sem resultado. Vou tentar o seu método. Muito Obrigado?

  29. Ter esperança

    nas minhas violetas, os tripes danificaram as flores. e sentaram-se no chão. e nas flores tuberosas, eles não permitem que uma flor desabroche. Observe que Aktara é a química mais venenosa. Eu agora uso uma decocção segura e eficaz de flores de calêndula . tripes não agüentam. Eu semeio em todos os lugares. onde os bulbos crescem, eles desinfetam o solo. decocção, colocam as flores em um frasco até o topo. despejei água fervente. durou um dia. alguns dias depois eu verifiquei, limpe !

  30. Irina

    Novos brotos secos, qual é o problema

    • Olga

      Parece que sua violeta tem uma doença fúngica. Experimente olhar as raízes. Se eles não forem muito afetados, enxágue com permanganato de potássio e transplante em um novo solo. Trate com Fitosporin. Mas eu apenas pegaria folhas saudáveis ​​e as enraizaria.

  31. namorados

    Diga-me que com o meu violeta, o meio é engrossado e a roseta é tão dura quanto uma escamosa

    • Olga

      É difícil dizer sem uma foto o que há com sua violeta. O centro da roseta pode ficar mais denso devido ao excesso de iluminação ou superalimentação da flor com fertilizantes. E a deformação da roseta também ocorre se a violeta for afetada por um carrapato de ciclâmen - ele arranca as folhas novas, elas começam a girar. Com o tempo, o centro de crescimento pode até secar. Além disso, a presença do carrapato é evidenciada por uma flor cinza na base das folhas, encurtamento do caule, aumento da pubescência das placas foliares e sua fragilidade.

      • Victoria

        Diga-me o que ficou doente e como lutar. comprei, cores de novembro a abril. depois houve uma queimadura, mudaram de local de residência, agora aqui é outra coisa, já perdi muitas folhas

  32. namorados

    Ajude a salvar as violetas, o meio fica muito grosso e muito duro

  33. namorados

    muito obrigado, adoro violetas, vou tentar lutar

  34. Helena

    Diga-me, por favor, minha violeta não floresce há muito tempo. O que há com as folhas. Fica na mesa perto da janela

    • Olga

      Freqüentemente, a ausência de violetas em flor é provocada pela derrota da planta pelos nematóides. Vivem no solo e sugam o suco das raízes da violeta, impedindo que ela se desenvolva totalmente e matando-a gradativamente, conforme evidenciado pela área morta na lâmina foliar. Retire o arbusto e examine cuidadosamente as raízes - existem formações nelas? Se o "diagnóstico" for confirmado, a flor terá que ser jogada fora para evitar a contaminação de outras plantas. Embora alguns cultivadores enraízem folhas intactas.

  35. Amar

    Na minha opinião, é necessário verificar as raízes, essas bordas da violeta estão associadas à rega inadequada, muito provavelmente as raízes começam a apodrecer.

  36. Irina

    Bom Dia! Ajude-me, por favor! Em algumas violetas, esses recortes aparecem nas folhas inferiores. O que poderia ser? Obrigado!

    • Olga

      Pode ser tripes. Trate a violeta com Fitoverm ou Aktara.

      • Irina

        Este é um corpo plano, não um tripes.

  37. Irina

    Os insetos, ao que parece, não são visíveis ..

  38. Irina

    Insetos, ao que parece, não são observados. Talvez sejam muito pequenos ...

  39. Munira

    Olá, quero perguntar, em uma folha de violetas notei um ponto vermelho, quando vi sob uma lupa era um carrapato, percebendo apenas uma, processei todas as violetas com uma fitovermelha uma vez. Eu preciso repetir o processamento novamente? Se os carrapatos não estiverem visíveis. Obrigado,

    • Natali

      Observe a planta. O processamento de controle pode ser necessário.

  40. Lírio

    Fale-me sobre a violeta e como tratá-la As folhas novas pararam de crescer e estão descoloridas no início da folha.

    • Natali

      A planta é danificada por pragas. É necessário tratamento com inseticida. Se houver outras fábricas por perto, você também precisará processá-las. Verifique também o sistema raiz. Talvez a planta tenha sido derramada e o processo de decomposição tenha começado.

  41. Lírio

    Você pode me dizer como se chama esta flor

    • Natali

      Este é Reo.

  42. Júlia

    Não consigo entender o que há de errado com a violeta! As folhas na roseta ficam pequenas e não crescem. Naturalmente e não floresce. Li muito, pensei um carrapato, mas não encontrei manchas, picadas ou outros sinais característicos. Por favor, me diga o que poderia ser !?

    • Olga

      A compactação da roseta e o esmagamento das folhas das violetas costumam ocorrer se forem superalimentadas. Também pode acontecer com excesso de iluminação. Experimente trocar o substrato por um fresco, que ainda não tenha um suprimento excessivamente grande de nutrientes, ajuste a alimentação e reorganize o vaso. Se as folhas, além disso, também começarem a girar e os caules ficarem curtos, procure um carrapato de ciclame no arbusto.

      • Júlia

        Muito obrigado pela sua resposta. Vou tentar mudar o substrato, mas não alimento nada. Eu apenas transplantei em um novo solo uma vez por ano. E se for descoberto que ainda é um carrapato, é possível tratá-lo com um medicamento universal contra todas as pragas, ou apenas procurar um especial contra carrapatos?

        • Olga

          Como os carrapatos não são insetos por natureza, as preparações convencionais de inseticidas não funcionam com eles. Carrapatos são artrópodes para os quais existem agentes acaricidas especiais. Actofit, Akarin, Fitoverm, Nissoran, Sunmayt, Judo provaram-se bem na luta contra os carrapatos nas violetas.

  43. Ludmila

    Olá. Você pode me dizer o que é a doença das violetas? Restam menos de 40 das 200 variedades da coleção. Manchas lacrimejantes aparecem tanto na própria folha, como na conjugação da folha com o cabo, ou espalhados ao longo do cabo. Na frente da folha, a mancha tem uma coloração marrom dourado, na face traseira é como se a folha fosse prensada, aquosa. Após a infecção, o alvéolo se desintegra. A infecção de Bush ocorre muito rapidamente. Quase todas as crianças plantadas no solo e com folhas enraizadas, plantadas no solo com raízes ou para enraizar em esfagno, foram infectadas com a doença). Como tratar o que resta? Como manusear pratos violetas (xícaras, bandejas)?

    • Olga

      Parece-me que as plantas estão ao mesmo tempo doentes com uma doença fúngica que causa apodrecimento e sofrem de pragas. Corpos brancos de alienígenas são claramente visíveis em pelo menos uma foto, possivelmente um verme. Em qualquer caso, tente salvar as plantas restantes - trate com Fitoverm e troque o solo.Remova todas as partes afetadas dos arbustos, incluindo folhas e raízes, deixando apenas o tecido saudável. Lave todos os pratos em uma solução de permanganato de potássio. Eles também podem derramar violetas transplantadas.

  44. Ludmila

    Para a foto da postagem anterior: Essa foto na luz.

  45. florista

    Por favor, me diga o que está acontecendo com nossas flores e elas ainda podem ser salvas?

    • Olga

      Parece que suas violetas pegaram uma infecção fúngica, parece podridão de raiz. Possivelmente por enchimento excessivo ou solo contaminado. Você pode tentar salvar as plantas saudáveis ​​restantes. Corte rosetas saudáveis ​​(topos) dos arbustos onde a lesão ainda não se espalhou para toda a planta, bem como folhas verdes sem manchas. Trate-os com Fundazole e root. É melhor recusar a pulverização, também tente não inundar as violetas para que a situação não se repita.

  46. florista

    continuação

  47. florista

    outras flores

  48. florista

    Foto da postagem anterior

  49. florista

    esta é uma terra

  50. florista

    e mais

Jardim

casa

Equipamento