Nós estudamos doenças violetas e métodos de seu tratamento

A violeta esta doente As violetas uzambara, tão apreciadas por muitos floricultores em nosso país, como outras plantas de interior, infelizmente, são suscetíveis ao ataque de pragas, sofrem de cuidados inadequados e são bastante difíceis de tolerar doenças de natureza fúngica, bacteriana e viral.

Para não perder as plantas que decoram o peitoril da janela, é importante reconhecer o problema o mais cedo possível. Descrições de doenças de violetas, suas fotografias e tratamentos que podem salvar Saintpaulia da morte, ajudarão você a navegar rapidamente pela situação, cuidar das plantas e devolver saúde e beleza aos pontos de venda.

Leia também o artigo: Intavir - instruções de uso para morangos!

Por que as violetas não florescem em casa?

Violet precisa de ajuda com urgência

Enfrentando problemas com o crescimento de Saintpaulias, uma longa ausência de floração ou uma violação do desenvolvimento da roseta, os floricultores amadores devem procurar os motivos:

  • no cuidado impróprio de plantas de interior;
  • em pragas que se instalaram em violetas ou no solo;
  • nas doenças das violetas, que têm uma natureza diferente e são perigosas para as plantas.

Animais de estimação de iniciantes inexperientes na maioria das vezes sofrem precisamente de cuidados organizados de maneira analfabeta. Principalmente em breve, traços de rega inadequada, falta de iluminação e fertilização de violetas tornam-se visíveis na folhagem.

Com a falta de luz, as novas gerações de folhagens parecem mais escuras e menores em comparação com as antigas. Os pecíolos são alongados, as bordas das placas das folhas são dobradas para cima. A planta rapidamente se recupera se colocada em uma janela iluminada, protegida de correntes de ar.

A umidade excessiva do solo leva à morte da plantaUm dos motivos pelos quais as violetas não florescem em casa pode ser a acidez ou salinidade excessiva do solo, seleção inadequada da composição do solo. Nesse caso, não apenas a formação de pedúnculos diminui ou pára completamente, mas também se observa a torção das folhas. Sintomas semelhantes podem ser vistos com um desequilíbrio na composição mineral, por exemplo, com uma falta de azoto, ou com rega excessiva.

As violetas Uzambara são excepcionalmente sensíveis não apenas à quantidade de umidade que entra no solo, mas também à sua temperatura.

Pontos claros nas placas das folhas parecem lembrar ao florista como regar adequadamente as violetas. Essa reação da planta sinaliza água excessivamente fria ou uma queimadura causada pela exposição ao sol na superfície molhada da folha. É por isso que os floricultores experientes recomendam usar apenas água morna e regar Saintpaulias apenas à noite, quando a probabilidade de queimaduras é mínima.

Doenças da violeta: podridão de folhas e raízes

Decadência de caules e folhasO maior risco de apodrecimento do caule de violetas é ao dividir as plantas, cortar e replantar a parte apical da roseta ou separar os filhos. A causa deste problema pode ser pragas e excesso rega após um longo período de relativa secura do solo. Bactérias putrefativas se instalam nos tecidos danificados de maneira especialmente rápida, e os danos às raízes e ao caule se tornam os mais destrutivos.

Os sintomas desta doença violeta podem ser considerados:

  • perda do turgor da folha;
  • perda da cor natural da roseta;
  • murcha de pecíolos e placas de folhas.

Com a natureza abrangente da doença da violeta, como na fotografia, o tratamento só pode ser urgente e fundamental. O tecido danificado é removido, a saintpaulia é enraizada com uma folha sã que pode dar novas rosetas.

Rosetas muito jovens, bebês e folhas com raízes estão sujeitos à podridão parda. Neste último caso, o caule na base torna-se marrom-amarronzado, amolece e fica mais fino.No solo, sob a saída, encontram-se fios de micélio esbranquiçados. E se você não tomar medidas urgentes, a doença da violeta se espalha para as plantas vizinhas.

Como medida preventiva, as plantas enraizadas são tratadas com fungicida de contato, não aprofundam e, em seguida, a área sob o caule é irrigada com fitosporina ou um produto químico semelhante em efeito.

Decadência de raízesO murchamento e a cor opaca das folhas também são observados com o desenvolvimento da podridão radicular. Quando as plantas são removidas do solo, encontram-se raízes amarronzadas amolecidas, afetadas por esporos de um fungo nocivo, que rapidamente se multiplicam e se espalham em um ambiente úmido. Ao mesmo tempo, a baixa acidez do solo contribui para o desenvolvimento de uma infecção tão perigosa para Saintpaulias.

Uma das medidas eficazes para combater esta doença violeta pode ser considerada para reduzir a frequência de rega. Enquanto as plantas raramente ficam úmidas, as porções devem ser abundantes. Para a prevenção e tratamento da doença da violeta, como na foto, é utilizado o tratamento de raiz fitosporina... Você pode reduzir o risco de propagação usando um solo que não retenha muito bem a umidade.

A podridão cinzenta também leva à liquefação e enfraquecimento das partes verdes da planta, enquanto uma flor cinza fofa é claramente visível na superfície afetada. Todas as folhas com sinais de doença violácea, bem como lâminas de folhas mortas e estacas são removidas, evitando que caiam ao solo. Para reduzir o risco de infecção durante a estação mais fria, é imperativo:

  • evitar umidade excessiva do ar;
  • recusar-se a pulverizar saídas;
  • regar as violetas corretamente, evitando a umidade estagnada e a condensação.

Dos produtos químicos para o tratamento de escoamentos e sua proteção, são escolhidos os rápidos e a base.

Oídio em Saintpaulias

OídioUma das doenças mais comuns causadas por fungos nocivos também atinge as violetas uzambara. Externamente, a manifestação dessa doença das violetas assemelha-se à farinha espalhada nas placas das folhas e nas corolas das flores, e a infecção de Saintpaulias ocorre com a ajuda de esporos de fungos no solo.

Os mais suscetíveis à doença são as violetas, enfraquecidas após o transplante, espécimes recém-desbotados, plantas jovens e, inversamente, velhas.

Como medida preventiva, as tomadas são protegidas das oscilações de temperatura, as violetas são regadas corretamente e é usado um revestimento de cobertura. Se a infecção ocorrer, o Saintpaulia precisa de tratamento fungicida.

Fusarium como doença das violetas

Violetas FusariumA doença mais perigosa das violetas atinge primeiro as raízes da planta, que apodrecem e amolecem, e então a infecção se espalha pelos vasos para o caule, pecíolos e placas das folhas das folhas inferiores. Com uma doença neste estágio, a maior parte da folhagem velha no nível inferior murcha, os caules e as bordas tornam-se aquosos e depois morrem completamente.

A morte rápida da planta é facilitada pelo seu enfraquecimento após a floração, pela falta de fertilizante para as violetas e também pela temperatura abaixo de 16 ° C.

A luta contra o fusarium é a remoção urgente da planta doente do peitoril da janela, que contém outras violetas. É melhor destruir o espécime afetado junto com o solo e desinfetar o pote com sulfato de cobre ou um fungicida disponível. Como medida preventiva, estabelecem um regime de irrigação e, também neste caso, regam corretamente as violetas com uma solução de fitosporina. Este procedimento é realizado mensalmente.

Peste tardia de rosetas de Saintpaulias

Morte tardia de violetasA requeima nas plantas Saintpaulia aparece na forma de manchas marrons e secas nas folhas. À medida que a doença progride nas violetas, esses pontos se espalham, o tecido afetado sofre necrose e a roseta murcha. É impossível restaurar a elasticidade da folhagem mesmo após a rega.

Você pode salvar a planta selecionando folhas saudáveis ​​para enraizar.Se a parte apical da roseta estiver intacta, ela pode ser cortada e o enraizamento pode ser tentado por pré-tratamento com um agente antifúngico e remoção de qualquer tecido afetado pela doença. Um corte saudável deve ter uma tonalidade verde clara. Para enraizar, você pode pegar folhas saudáveis.

O resto da roseta é destruído, todas as violetas adjacentes ao espécime doente são submetidas a tratamento preventivo.

Vírus de manchas de bronze e folha

Doenças de natureza viral alteram a aparência das placas foliares, o suprimento de tecidos e o desenvolvimento das plantas. Essas doenças podem ser a razão pela qual as violetas não florescem em casa e, em seguida, param completamente de se desenvolver.

O vírus do bronze, por exemplo, resulta em folhas feias e descoloridas. Essas plantas às vezes se revelam inviáveis ​​e são destruídas. E as pragas encontradas em apartamentos podem espalhar a doença das violetas. Nesse caso, são tripes.

Pragas em plantas de violetas uzambares

As pragas que afetam Saintpaulia podem causar sérios danos à cultura de interior, uma vez que tanto as partes verdes das plantas quanto as raízes caem em sua esfera de interesse. Além disso, espalham as doenças violetas mais conhecidas.

A planta é afetada por ácaros ciclâmenOs ácaros em casa se tornam as pragas mais perigosas das plantas de interior. Nas violetas, os ácaros do ciclâmen são especialmente comuns e nocivos, cuja infecção nos estágios iniciais é praticamente invisível. Somente quando novas folhas aparecem, torna-se óbvio que a roseta é habitada por insetos microscópicos, levando à cessação do crescimento de Saintpaulia, à recusa da violeta de florescer em casa e ao esmagamento e ondulação das folhas no centro de a roseta.

O combate à praga é feito com fitoverm ou outros inseticidas, após o isolamento da planta doente.

Folha do nematóide danificadaNenhum inimigo menos traiçoeiro das violetas é nematóide... Do solo, os vermes penetram no sistema radicular das plantas e nos vasos que alimentam a saída. Eles sugam sucos, envenenam a planta com toxinas e interrompem o suprimento de tecidos. Como resultado, a violeta parece enfraquecida, recusa-se a florescer, cresce mal. Na parte verde da planta, os danos do nematóide parecem um espessamento do caule, esmagamento e alteração da forma da folhagem e a formação de massa de crianças.

Nematoda nas raízes das plantasAo mesmo tempo, nódulos e espessamentos vesiculares são claramente visíveis nas raízes, onde se desenvolvem cistos de vermes.

É razoável separar-se de tal violeta, mas se você quiser propagar uma variedade rara, em nenhum caso deve tirar folhas das camadas inferiores, onde os nematóides podem já viver. A planta afetada é destruída junto com o solo. O palete, a panela e os potes são completamente desinfetados.

Mealybug dano
Os pulgões são encontrados mais facilmente por secreções pegajosas na folhagem e pelos próprios insetos no dorso das folhas e nos pecíolos em sua base. Pode-se lavar a praga com água e sabão, tentando não umedecer demais o solo, bem como com antitlin, fitoverm ou pó de tabaco.

Tripes que se movem facilmente de uma planta para outra são os mais perigosos para os Saintpaulias que vivem em casa. Além disso, uma praga que se alimenta de sucos vegetais se multiplica rapidamente e é capaz de transferir para os alvéolos patógenos de todos os tipos de doenças violetas. Você pode destruir tripes com Aktara ou outra solução de uma droga semelhante. Durante o processamento, o caroço de terra também é necessariamente afetado e, além disso, os pedúnculos são cortados para privar a praga de alimento - o pólen de Saintpaulia.

Mealybug danoA presença de cochonilhas produz flocos brancos nas folhas, caules e pecíolos onde se unem ao caule. No coma do solo da planta afetada, protuberâncias esbranquiçadas são visíveis. Esses são os locais de acúmulo de vermes que se alimentam de sucos vegetais. A violeta infectada murcha rapidamente, as folhas tornam-se opacas, amareladas.

Se medidas urgentes não forem tomadas, não apenas uma violeta doente pode morrer, mas também as órbitas vizinhas podem sofrer. O tratamento é feito regando violetas com Mospilan ou Regent, as partes murchas devem ser removidas e destruídas.

Sciarids em violetasOs ciarídeos são bem conhecidos por todos os cultivadores de interior. Pequenas moscas pretas acima dos vasos também são perigosas porque se alimentam de sucos Saintpaulia e, na forma de larvas, podem causar sérios danos às partes subterrâneas das plantas.

O combate à praga da saintpaulias consiste em derramar no solo um inseticida sistêmico, além de estabelecer cuidados com as plantas. Nesse caso, mais do que nunca, a rega adequada das violetas é importante, pois o excesso de umidade do solo contribui para a reprodução e ativação de insetos nocivos.

Leia também o artigo: cuidados e cultivo de streptocarpus a partir de sementes!

Medidas preventivas de proteção contra doenças de violetas e suas pragas

Você pode reduzir o risco de infecção de violetas uzambara com doenças perigosas desta cultura e proteger os animais de estimação do ataque de pragas, aderindo a regras de segurança simples e estabelecendo a prevenção.

Nas plantas compradas, os pedúnculos são removidos para reduzir o risco de infestação de tripesComo testemunham floristas experientes, o maior perigo para a coleção é apresentado por novas rosetas adquiridas em uma estufa ou loja. Essas plantas nunca são colocadas ao lado de violetas existentes antes de 3-4 semanas. Essa quarentena é necessária para observar o violeta e sua aclimatação.

Se a planta estiver em floração, é melhor remover os pedúnculos. Isso reduzirá o risco de infecção por tripes. Antes de plantar, desinfete não só a terra, mas também os vasos. Desde o primeiro dia, as plantas recebem iluminação, nutrição e condições de rega aceitáveis. Não devemos esquecer o uso e fertilização de violetas, especialmente necessária após a floração, quando a planta está esgotada.

Neste tópico:violeta como cuidar para florescer?

Vídeo sobre doenças de violetas

Comentários
  1. Amar

    Na minha opinião, decadência das raízes. Tente cortar o violeta de volta ao tecido saudável, se o caule não estiver apodrecido. Ou corte uma folha mais forte e enraíze-a.

  2. Alexandre

    Por favor, me diga o nome da flor. Agradeço antecipadamente.

  3. Helena

    Olá! Minha violeta tem folhas ondulantes, algumas têm áreas claras:

    • Olga

      Provavelmente, os carrapatos vivem dentro das folhas dobradas, que sugam o suco delas. Todas essas folhas devem ser cortadas e o que sobrar deve ser tratado com Agravertine (várias vezes). As folhas também podem girar devido ao excesso de nitrogênio no solo, então em ambos os casos é melhor transplantar a flor.

      • Helena

        obrigado

  4. Lena

    O que fazer. obrigado

  5. Lena

    Foto para o comentário anterior

    • Olga

      Infelizmente, o problema não é claramente visível na foto. Se houver raízes vivas, remova todas as raízes podres e terra velha, enxágue em uma solução de permanganato de potássio e mergulhe em um fungicida. Em seguida, plante em solo fresco. Se o sistema radicular morreu completamente, é melhor cortar a cabeça e enraizá-la - assim o arbusto pode ser rejuvenescido e evitar a morte.

  6. Raisa

    Perdi todas as violetas, mesmo as que floresceram abundantemente e jovens (cultivo violetas toda a minha vida sei cuidar) - comprei um terreno na loja - "violeta" e peguei todas as doenças sobre as quais você escreve (o solo congelou varanda) todas as violetas na nova terra morreram e onde eu derramei a terra é de até 200 peças. Você não pode comprar terreno na loja !!!!! No entanto, as variedades estrangeiras sobreviveram para mim, nesta terra e no mesmo peitoril da janela e até mesmo em um grande vaso, as variedades nacionais morreram, e as mini estão vivas e florescendo (por exemplo, irmã Secci) .O que você acha?

  7. Lena

    Crescimentos semelhantes a sementes de gergelim se formaram nas raízes, embora o arbusto em si pareça normal, mas cresça lentamente. O que tem ele? obrigado

    • Olga

      O crescimento nas raízes das violetas é um nematóide, um dos resultados da doença é o crescimento lento. É muito difícil curar uma flor, as drogas são praticamente impotentes aqui. É melhor procurar uma folha saudável e enraizá-la, mas certifique-se de mantê-la separadamente em quarentena até ter certeza de que a nova violeta está saudável. Caso contrário, todos ficarão doentes.

  8. Lena

    O que há com ela? obrigado

    • Olga

      Gostaria de remover todos os pedúnculos para que a violeta não desperdice energia com eles, mas construa uma exuberante roseta de folhas.Então não custa verificar se as raízes estão apodrecidas e mudar o solo, tratando simultaneamente a flor com um fungicida. Algumas semanas após o transplante, comece a alimentar com um fertilizante composto para construir uma massa decídua.

  9. Amar

    Foto difusa, o ponto de crescimento não é visível. Se os botões não abrirem amarronzados, então este é um ácaro. Cortaria os pedúnculos e as folhas laterais, processados ​​com fitoverm. e então verifiquei as raízes e troquei o solo por um mais solto. Não está claro se as folhas laterais são aquosas? Se o ponto de crescimento for o mesmo, duvido que a planta possa ser salva. Isole o violeta.

  10. Renata

    Por favor me diga o que há de errado com minha violeta

    • Olga

      Parece oídio. Trate a violeta duas vezes com um intervalo de uma semana com Fundazol ou Topázio (spray + água). Até que ele se recupere, isole-se de outras flores. Dos remédios populares, você pode tentar infusão de alho ou sabão com a adição de sulfato de cobre por último. O esquema de tratamento é o mesmo.

  11. Inga

    Socorro, por favor, passamos bem o inverno, mas agora os problemas começaram. Em alguns, as pontas começam a secar, depois a folha inteira. O outro seca do tronco. As crianças se acostumaram muito bem e agora estão começando a morrer. ajude-me, por favor

  12. Inga

    Este é do porta-malas

  13. Inga

    Aqui

    • Olga

      Talvez seja apenas uma queimadura de sol? Ou procure um carrapato. O tratamento com Fitoverm ajuda nisso.

  14. Amar

    Primeira foto. Verifique as raízes, substitua o solo por solto. Provavelmente apodrecimento da perna violeta e reenraizamento é necessário.
    Segunda foto. Substitua o solo e ajuste a rega.

  15. Inga

    Olá. Verifiquei o porta-malas do primeiro hoje, está podre. Que pena! Eu a amei tanto pela flor exuberante. Tirei as folhas dela hoje, espero que estejam saudáveis ​​e que surjam filhos. E o segundo foi plantado em uma nova terra, três semanas atrás. O terreno foi comprado pelo autor, especial

  16. Olga

    Diga-me, o que há de errado com minha violeta? Manchas secas apareceram nas flores após o transplante. Fica na janela oeste

    • Olga

      Parece queimaduras. Talvez houvesse gotas de água nas folhas e flores, e essas manchas surgiram ao sol. Vá para outra janela e veja se eles crescem mais.

  17. Amar

    Na minha opinião isso é uma queimadura, observe os novos botões.

  18. Renata

    O que há com minhas violetas? Na foto, um violeta cresceu normalmente e depois dobrou as folhas e já existe um memyat. A segunda já está crescendo com isso e as folhas. Estas são crianças de uma folha

  19. Renata

    Foto 1

    • Olga

      As folhas violetas começam a ondular para baixo devido ao excesso de umidade ou fertilizante no solo. Caso contrário, procure um ácaro nas flores - esse fenômeno é típico dessa praga. Depois, você precisa transplantar as violetas para um novo substrato e tratá-las com preparações especiais contra pragas.

  20. Renata

    Obrigado. Tratei do carrapato e mudei o solo, mas a violeta não responde à minha preocupação por um mês

  21. Inna

    Boa tarde, por favor me diga o que está acontecendo com a violeta e como ajudar. Ela floresce pela primeira vez.

    • Olga

      Parece uma queimadura. Tente afastá-lo da luz direta ou sombreamento para manter o sol longe das folhas e observe se as manchas crescem mais. Se o rearranjo não ajudar, você terá que tratar a violeta com um fungicida.

  22. Irina

    Boa tarde, diga-me, por favor, e as violetas?
    Em todas as violetas (têm cerca de um ano) e mesmo em uma criança de 4 meses, existem faixas ao longo do contorno da folha, como na foto? Percebi que eles aparecem quando as folhas amadurecem.

    • Olga

      Parece-me que é assim que se manifesta a variegação espontânea, porque o arbusto é absolutamente sadio à primeira vista, e as manchas não apodrecem e não têm a forma de placa. E a variegação é um fenômeno imprevisível, pode ser tanto em todo o arbusto, quanto em várias folhas, depois aparecem, depois desaparecem.

      • Irina

        Obrigado por sua opinião. Tem razão, o mato é saudável, acho que se tivesse alguma praga ou infecção, então as violetas já teriam desaparecido ou pelo menos se manifestaram de alguma forma

      • Amar

        Na minha opinião, são locais de recrutamento.

  23. Irina

    Por favor me diga o que acontece com peperomia? Crescendo bem, as folhas não caem, já atingiu um bom tamanho? O que pode ser? (Anexo uma foto) Talvez a planta precise ser atualizada? Já tem 3,5 anos

    • Olga

      E você não percebeu os insetos, talvez eles comessem as folhas? Se não houver ninguém, então, provavelmente, é o resultado de enchimento excessivo ou frio. Apesar do amor pela umidade, a peperomia é muito sensível ao seu excesso, e muitas vezes reage com o aparecimento de manchas. Ajuste a rega. Se você quiser, pode tratá-lo com um fungicida, para prevenção.

      • Irina

        Olga, obrigada) Não enchi demais, não há insetos visíveis, só no caso de tratar com fungicida.

  24. Svetlana

    Olá!
    Eu tenho lidado com violetas há muito tempo. Nunca tive um problema. Eu até mesmo as considerei uma flor despretensiosa, se você seguir algumas regras simples. Mas aqui me deparei com algo incompreensível. O violeta é grande, bonito, mas sempre há poucos botões. Isso é o que acontece com eles. Ainda havia folhas no centro. Eu os cortei. Acho que talvez os botões embaixo deles não possam sair e se quebrar. Ou o problema é outra coisa?

    • Olga

      E na minha opinião há sinais de podridão nos pedúnculos - aquelas manchas marrons ali. Verifique as raízes, talvez nem tudo esteja em ordem lá também. Trate com fungicida e transplante em solo fresco, apesar da floração.

      • Svetlana

        Não, ela sempre floresce assim. Brown é apenas o local das fraturas do pedúnculo. A foto mostra que cortei várias folhas. As folhas eram jovens, muito fortes, não totalmente desdobradas. E desde os botões crescem mais rápido, então eles não podem rastejar para fora dessas folhas e quebrar. Algo parecido. Não tenho certeza de como consertar isso. Desta vez tive a ideia de retirar totalmente as folhas, para não atrapalhar a floração. Talvez essa variedade tenha tal característica? Ou estou abaixo do padrão?

  25. Svetlana

    Foto adicional

  26. Helena

    A violeta floresceu pela primeira vez depois de muito bem transplantada, agora no ponto de crescimento as folhas pequenas se enrolaram e não crescem.

    • Olga

      Este carrapato começou. Trate com fungicidas.

  27. Alina

    Por favor, me diga o que há de errado com a violeta. Comprei há 1,5 meses e recentemente apareceu algum tipo de raid ou que não consigo entender. Também havia folhas, mas eu as mando e elas se foram. Mas as flores murcham muito rapidamente em poucos dias e são cobertas por algum tipo de flor branca. Manchas apareceram nas folhas. Não existem insetos na terra.

    • Olga

      Parece oídio. Trate com fungicida. É aconselhável substituir a terra por um vaso ou pelo menos desinfetar o vaso.

  28. Alina

    Aqui está outra foto

  29. Evgeniya

    Bom Dia! Quase todas as violetas morreram. Por favor me diga se há uma chance e o que fazer?

    • Amar

      Também tenho as bordas das folhas na mesma condição. Eu corto as raízes e coloco na água.

    • Olga

      Se você está prestes a enraizar esta folha, então algo que eu não gosto da ponta do pecíolo no corte. Na minha opinião, ele já começou a apodrecer. Experimente cortar um pouco mais e tratar com um estimulante de crescimento. Embora a folha já esteja doente, pode não criar raízes.

      • Amar

        Não há uma folha doente, não há como enraizar, quero dizer que a própria violeta pode ser salva se você notar uma ou duas folhas no momento.

        • Olga

          De qualquer forma, você pode tentar. Se as raízes ainda estiverem vivas, você pode cortar as folhas afetadas e tratar a violeta com um fungicida.

  30. Irina

    Por favor me diga o que há de errado com minha violeta

    • Olga

      Definitivamente, não são queimaduras solares. Se não houver sinais de decadência, pode ser uma manifestação de variegação nas violetas.

  31. Olga

    Olá! Diga-me o que há de errado com a violeta. Deram no dia 8 de março, as flores ficaram assim imediatamente, com ferrugem, transplantaram para outro solo, ela achou que estava superalimentada para destilação, mas aí pegou os botões de novo e de novo essa ferrugem, já nos botões. O resto das violetas são mais ou menos saudáveis, não existe tal coisa. Receio que seja algum tipo de vírus incurável

    • Olga

      Provavelmente, isso é ferrugem. A violeta deve ser separada das outras flores para que não adoeçam. Se o arbusto estiver doente há muito tempo e as lesões forem visíveis nas flores e nas folhas, será difícil salvar. Você pode tentar tratar com Fitosporin-M ou Topázio, de repente ele vai sobreviver.

      • Olga

        Obrigado! Mas como você salva? Basta atualizar com mudas de folhas para manter esta variedade na coleção?

        • Olga

          Você pode, é claro, com folhas, mas você precisa escolher apenas as saudáveis.

          • Olga

            Obrigado, homônimo!

  32. Amar

    Talvez sejam tripes, os botões são muito pequenos ... ..

  33. Evgeniya

    Olá. Me diga o que fazer. Recentemente eu vi em algumas violetas claras manchas brancas nas folhas, flores, percebi que o oídio. Tratei com uma solução de sabonete e refrigerante, escrevem com ajuda, queimaram todas as folhas, com o tempo as queimaduras viraram manchas marrons. Depois disso, borrifei e reguei com fitosporina, o orvalho não é mais visível. Mas agora, em algumas violetas nas folhas jovens centrais, buracos apareceram nitidamente, em algum lugar através. Recentemente apareceu mais uma violeta, o que você aconselha a fazer? posso entrar em pânico em vão? Violetas florescem, não pareça doente

    • Olga

      Os buracos podem roer as pragas. Inspecione bem o arbusto, especialmente a parte de trás das folhas, em busca de pequenos insetos. E a maneira mais eficaz é mudar o solo, porque ali podem viver pragas. Você também pode tratá-la alterando o fungicida.

  34. Amar

    Talvez sejam queimaduras de gotículas de água e sol. Observe como serão as novas folhas

  35. Marina

    Olá! Diga-me, é possível transplantar / recarregar uma violeta florescendo?
    Posso plantar 2 ou mais plantas em 1 vaso?
    Como distinguir as raízes podres das saudáveis, castanhas e podres?

    • Olga

      Durante a floração, não é aconselhável tocar em todas as plantas de interior, a menos que adoeçam ou surjam insetos, caso contrário, podem perder os botões. É melhor plantar em vasos separados - as violetas são muito sensíveis à umidade. Para 2-3 violetas e o vaso será mais espaçoso, havendo o risco de inundar as flores, porque o solo vai secar por muito tempo. Com relação às raízes, as sadias serão elásticas, marrom-rosadas. Os podres são mais escuros e mais macios ao toque, ou claros, aquosos. Na maioria das vezes eles nem existem - eles caem bem no chão.

  36. Marina

    Olá de novo! Olha que tipo de violetas eu tenho, elas têm esse problema a vida toda, florescem constantemente e esse tipo de mofo ou cogumelo também está sempre no solo (na foto 5, amarelado). Na foto 4, as folhas parecem totalmente pretas, na verdade são marrom-escuras. Talvez eu não esteja regando direito, mas a água não entra nas folhas, talvez eu não regue muito no caule, resolvi voltar ao normal. Existem drogas glicoladina, fitoverm, aktara. Os mosquitos negros voam, derramados há uma semana, enquanto ainda estão voando.

    • Olga

      Parece que todas as suas violetas estão sofrendo de queimaduras solares. Além disso, as violetas nº 3 e 4 estão apodrecendo lentamente. O número 1 é muito longo, e a placa no solo do número 5 pode ser não apenas fúngica, mas também pela qualidade da água. Eu os transplantaria todos para solo fresco, com uma inspeção completa da raiz e tratamento com fungicida. Amostras podres são melhor tratadas com Glyocladin. Proteja as folhas dos raios diretos e é preferível regar no pallet para que as flores não apodreçam. E ainda - é melhor tratar as pragas de pragas duas vezes, com um intervalo de duas semanas.

      • Marina

        Muito obrigado pela sua resposta! A glicoladina também é um fungicida? Sobre o transplante de violetas em flor, portanto, perguntei acima, porque Eu queria transplantar, mas eles florescem constantemente, percebi que em casos de emergência isso pode ser feito. Eles ficam no parapeito da janela, então é bem possível, como você escreveu, queimaduras solares. Olha a foto, se eu cortar esse violeta assim (marquei com uma linha amarela), aí vai ficar bom (botar na água com uma raiz), senão o caule não fica lindo, porque arranco o de baixo folhas, porque ficam marrons.

        • Olga

          Sim, o Glyocladin também é um fungicida, mas biológico, destinado à prevenção e destruição de doenças radiculares putrefativas. Quanto às violetas, é assim, depois de tiradas a cabeça, que podem ser rejuvenescidas. Então corte isso.

          • Marina

            Olga, muito obrigada pelas respostas!

  37. Marina

    2ª foto

    • Marina

      foto 3

  38. Marina

    foto 4

  39. Marina

    foto 5 é um molde ou bolor.

  40. Ludmila

    Bom Dia. Você pode me dizer por que o meio das violetas está ficando mais espesso? Quase em muitas violetas, depois e durante a floração, o meio começa a engrossar, fica muito difícil a flor sair de baixo das folhas. O tratamento três vezes com phytoverm, actofit e outros remédios contra carrapatos não ajuda. Tentei transplantá-lo para um novo solo, cortar todas as folhas inferiores e colocá-lo em uma estufa, também não deu resultado. Diga-me como ajudar violetas.

    • Olga

      A causa mais comum de espessamento do centro da roseta em violetas é o ácaro ciclâmen. Se o tratamento com medicamentos e o transplante não deram nada, uma coisa fica - a flor incomoda. As folhas no centro da violeta tornam-se pequenas e ondulam quando quentes, secas e com muita luz. Além disso, a água pode não caber (muito difícil).

  41. Sofia

    E a violeta? As folhas primeiro amolecem e depois murcham. O que há de errado com ela e como tratar?

    • Olga

      Muito provavelmente, é a requeima. A doença é agressiva, espalhando-se rapidamente por toda a planta, incluindo o sistema radicular. Infelizmente, dificilmente será possível salvar. Se no começo, quando apenas uma folha murcha, você pode tentar retirá-la e derramar com Fitosporina. Mas não o fato de que ajudaria. E assim resta apenas procurar a folha saudável sobrevivente e enraizá-la para preservar a variedade.

  42. Marina

    Olá! Ela tirou a cabeça das violetas, colocou em copos d'água com raiz, colocou os copos em um recipiente transparente, mas pode ser fechado com tampa opaca ou deve ser transparente? E você vai ter que abrir todo dia ou dia sim, dia não e colocar um pouco de água nos copos, se evaporar, pode?

    • Olga

      As violetas são colocadas em uma estufa (recipiente) para manter a temperatura e a umidade ideais, e não para ocultá-las da luz. A tampa deve ser transparente. É melhor enraizar no substrato - as violetas muitas vezes apodrecem na água. Na estufa, a flor passa 2 semanas, tempo durante o qual a cobertura deve ser removida diariamente por 15-20 minutos para arejar.

  43. Marina

    E eu li na internet e assisti um vídeo que é no verão que eles não fincam imediatamente no chão, mas primeiro colocam na água, não é?

    • Olga

      Eu não disse que você não pode enraizar na água. É que minhas violetas quase sempre apodrecem na água, porque o caule é bem suculento. Você pode adicionar musgo, mas não muito. A porcentagem depende da composição total da mistura. Por exemplo, se você tiver 4 partes de solo de turfa, pegue apenas 1 parte de musgo. Quanto à água fervente, o esfagno vivo não é tratado com nada para não matá-lo, mas seco - pode-se cozinhar no vapor.

      • Marina

        Olga, obrigada pelas respostas! Eu adicionei um pouco de musgo (seco. Escaldado com água fervente), provavelmente até menos de 1/4, e plantei no solo. Fiz uma capa transparente de filme, arejo cada um. dia. É normal regar na estufa ou não regar durante 2 semanas?

        • Olga

          É impossível sem regar, basta observar que a terra não seca completamente e umedece periodicamente.

  44. Marina

    Vale a pena adicionar esfagno ao solo e quanto em%, é suficiente despejar água fervente sobre o esfagno comprado?

  45. Oksana

    Bom Dia! Diga-me, tenho oídio em minhas violetas (olhei suas descrições). Em flores e folhas, as manchas são brancas, como farinha ou mofo. Não há nenhuma foto agora. Eu os coloquei no outro peitoril da janela. Mas, até certo ponto, eles estavam juntos com a coleção principal. Eu entendi, é preciso processar com topázio 2 vezes. O resto das violetas precisa ser borrifado com algo para prevenção ou não? Há crianças florescendo e muito pequenas. Obrigado.

    • Natali

      Sim, o processamento é simplesmente necessário.

  46. lírio

    olá. diga-me o que há de errado com minhas violetas. essas manchas aparecem e desaparecem. as folhas são cruéis e lindas

  47. Vera

    Por favor me diga qual é o nome da variedade desta violeta

    • Olga

      A cor das folhas é muito semelhante à variedade Blue Fog.

  48. Christina

    Por favor, me diga o que há de errado com nossa violeta. Flor branca nas folhas e no meio da saída, dá sensação de algodão. As flores também foram manchadas e removidas. As folhas inferiores são macias, sem vida, como um trapo. E também há feridas nas folhas, como de queimaduras, só com a sensação de terem sido comidas. E a flor também balançava. Violeta jovem, adquirida em maio, plantada no início de junho.

    • Olga

      Isso é oídio. É necessário lavar as folhas com uma solução de sabão em pó (amarelo) e refrigerante. Substitua o solo. Trate o mato com Topaz duas vezes com uma pausa de uma semana. Corte todas as folhas que faltam.

  49. Victoria

    Bom Dia. Diga-me, o que há de errado com minha violeta e como posso salvá-la? Foi apresentada dia 8 de março, já faz 6 meses de floração, estava tudo ótimo, mas eu estava saindo e um vizinho cuidou da violeta. As pontas das folhas começaram a secar nela, o corte das folhas, como as próprias folhas, são de uma cor verde suculenta com brilho. Como a situação pode ser corrigida? Obrigado.

    • Olga

      Provavelmente foi transfundido. Mude o substrato, se notar raízes podres durante o transplante - trate com um fungicida.

  50. Victoria

    É assim que a minha violeta se parece ((

Jardim

casa

Equipamento