As doenças da beterraba e a luta contra elas: fotos e descrições

Colha beterrabas de seu jardim A beterraba é justificadamente considerada uma cultura de jardim despretensiosa, que até mesmo um iniciante pode cultivar. Mas às vezes as copas fortes e saudáveis ​​são cobertas com manchas avermelhadas e marrons, as folhas se curvam e secam e o desenvolvimento das raízes é suspenso. Nesse caso, até mesmo os melhoristas experientes têm dúvidas. Por que as folhas ficam amarelas, mas as beterrabas crescem mal?

De acordo com especialistas, pelos topos é possível avaliar o estado de toda a planta. Pode haver várias razões para a deterioração da saúde das beterrabas de jardim. Entre eles estão solos excessivamente ácidos ou saturados de umidade, falta de minerais e nutrientes e interrupções na irrigação. Infelizmente, é possível que as plantas tenham sido atacadas por fungos causadores de doenças na beterraba, cujas folhas foram as primeiras a reagir à infecção. Ao mesmo tempo, o aparecimento de raízes antes de entrarem no armazenamento pode não ser afetado, mas no inverno você pode perder toda a colheita.

Descrições e fotos de doenças da beterraba, bem como métodos para combatê-las, ajudarão você a perceber sintomas perigosos a tempo, começar a tratar as plantas e dominar as formas mais simples de prevenção.

Fomose: doença das folhas da beterraba e suas raízes

Fomose de folhas de beterraba

Doença da folha da beterraba, acompanhada pelo aparecimento de manchas arredondadas amareladas ou marrons, muitas vezes de padrão concêntrico, nas placas foliares, denomino fomose, podridão da medula ou mancha zonal. A doença se espalha a partir das folhas inferiores, que morrem devido ao rápido desenvolvimento de focos de infecção. Se a doença ultrapassar as beterrabas no segundo ano de vida, o pedúnculo também morre e a própria raiz, se armazenada, logo se decompõe.

Por que as folhas da beterraba ficam amarelas e o que fazer para interromper o processo e não perder a safra?

O clima frio e chuvoso contribui para o desenvolvimento da doença, assim como o orvalho abundante na segunda metade do verão, quando as temperaturas noturnas já são bastante baixas. Com rajadas de chuva e vento, os esporos do fungo nocivo espalham-se pela plantação, e o agente causador de uma doença perigosa das folhas de beterraba aguarda o inverno na folhagem morta deixada no jardim, nas raízes afetadas e até nas sementes.

Percebe-se que a falta de boro no solo contribui para o surgimento da doença, sendo que a introdução oportuna deste microelemento, por exemplo na forma de bórax, servirá tanto como uma boa medida preventiva quanto como meio de combate à doença. .

Métodos de controle e prevenção:

  • O tratamento de sementes e tubérculos com Fundazol ajuda a proteger os canteiros do agente causador da fomose.
  • Na última estação de crescimento, as plantas de beterraba são fertilizadas com produtos que contêm potássio.
  • Não devemos esquecer de seguir as regras rotação de colheitas, remoção oportuna de linhas de beterraba e desbaste de brotos.
  • Todos os resíduos de plantas caídos das cristas são removidos e queimados.

Se a doença já se fez sentir no local, as plantações devem ser tratadas com Fundazol ou outros fungicidas sistêmicos. As beterrabas enviadas para o armazenamento são separadas regularmente, rejeitando as raízes podres e moles, após o que os recipientes para vegetais são desinfetados e secos.

Cercosporose da beterraba: o que fazer se as folhas ficarem vermelhas?

Cercosporose de folhas de beterrabaJardineiros em busca de resposta para a pergunta: "Por que as folhas da beterraba ficam vermelhas e como lidar com esse problema?", Na maioria das vezes enfrentam a manifestação de cercospora.A doença é causada por patógenos fúngicos e é detectada primeiro pelas manchas avermelhadas e depois claras no centro, com uma borda roxa ou cor de vinho que aparecem na folhagem. Se você olhar para a parte de trás da folha afetada, notará um desabrochar cinza claro.

As folhas adultas inferiores na saída são atacadas. Gradualmente, o número de manchas aumenta. O tamanho dos focos desta doença nas folhas da beterraba aumenta e o tecido que seca no centro é destruído.

As plantas suscetíveis à cercosporose enfraquecem, pois as folhas doentes morrem, e a beterraba gasta energia não na formação de uma raiz, mas na renovação da parte verde acima do solo.

Sem medidas eficazes para controlar a doença da beterraba, a propagação de um fungo nocivo reduz a produção quase pela metade. A forragem e a beterraba sacarina são particularmente afetadas. O agente causador da cercosporose é mais ativo em clima chuvoso em temperaturas de +16 ° C, enquanto os esporos do fungo invertem nos caules e na zona radicular de ervas daninhas perenes, bem como na serapilheira não limpa dos canteiros.

Uma necessidade urgente de economizar beterrabaComo medidas de combate ao desenvolvimento da doença, realizar:

  • tratamento preliminar de sementes;
  • seleção de variedades e híbridos resistentes à doença das folhas de beterraba;
  • em intervalos de 7–10 dias, pulverização com produtos contendo preparações de cobre;
  • desbaste de mudas no estágio de 2-3 folhas;
  • capina regular de canteiros e remoção de folhas mortas;
  • seleção do local de semeadura, considerando os plantios anteriores;
  • pulverizando plantações existentes com um fungicida.

Ramularia de beterraba

Ramularia de beterrabaA mancha das folhas da beterraba, que ocorre quando as plantas estão doentes com ramularíase, assemelha-se à que se desenvolve com cercospora. No entanto, ainda existem diferenças nesta doença da folha da beterraba. Os focos da doença, neste caso, são mais claros, a princípio até verde-acastanhados, e pequenos, atingindo no máximo 1,5 cm de diâmetro, mas mesmo dentro dessas pequenas manchas, o tecido da lâmina foliar seca, morre e desmorona. A borda carmesim ou marrom é vaga.

A doença com ramularíase faz-se sentir na segunda metade do verão. As primeiras manchas podem ser vistas nas folhas inferiores e, em seguida, a doença se espalha tanto para os topos jovens quanto para os pecíolos.

O que fazer se as folhas da beterraba ficarem vermelhas e aparecerem nas placas manchas que sinalizam ramularíase? Como o patógeno pode até hibernar em raízes e sementes, a ramularíase é observada em mudas, bem como em pedúnculos. O fungo se desenvolve em ambiente úmido, com baixas temperaturas positivas, causando grandes perdas na produção da beterraba forrageira, assim como de outros tipos de plantas cultivadas. O combate à doença da beterraba inclui tanto medidas preventivas quanto tratamento com medicamentos fungicidas de ação sistêmica, como no caso da cercospora.

Peronosporose: o que fazer e por que as folhas da beterraba ficam amarelas

Peronosporose de topos de beterrabaO míldio ou míldio também afeta a beterraba em tempo chuvoso e é acompanhado pelo amarelecimento e, em seguida, por torção e morte das lâminas das folhas. Por que as folhas da beterraba ficam amarelas e o que fazer se essa doença atingiu os canteiros do jardim? A causa da morte da folhagem é um fungo nocivo, cuja dispersão e reprodução podem ser vistas em copas cobertas por manchas castanhas ressecadas ou em decomposição. A flor cinza ou roxa é claramente visível no verso. Estes são esporos de um fungo pronto para reassentamento posterior.

Você pode salvar culturas de peronosporose:

  • decapagem das sementes desta cultura antes de plantar no solo;
  • remoção de resíduos de plantas durante a estação de crescimento e após a colheita;
  • pulverização de plantas com fungicidas.

Uma medida eficaz no combate à doença da folha da beterraba pode ser considerada o tratamento periódico das plantações com o líquido bordalês.

Fusarium: uma doença das folhas de beterraba e raízes

Beterraba FusariumSe o jardineiro perceber que as folhas inferiores das plantas jovens ficam amarelas sem motivo aparente, descolorem e murcham junto com os pecíolos, isso não pode deixar de alertar. Por que as folhas são amarelas e as beterrabas crescem mal neste caso? Talvez as beterrabas do jardim estejam infectadas com fusarium. A doença que começa com as folhas da beterraba atinge não apenas a copa, mas também as raízes. No processo de desenvolvimento da doença, a folhagem se apodrece ou seca, o fungo também penetra no tecido do rizoma, conforme evidenciado pelo micélio visível no corte da raiz.

Por que as folhas ficam amarelas e o que fazer com as beterrabas já afetadas pela doença? Ao contrário de outras doenças da beterraba, o Fusarium se espalha da raiz até a planta e pode levar à sua morte.

O maior prejuízo para a doença da beterraba, como na foto, provoca plantações sem irrigação, assim como beterrabas danificadas durante o amontoamento ou capina.

As medidas de proteção contra a beterraba fusarium incluem:

  • alimentação com fertilizantes minerais e orgânicos, com atenção aos produtos que contenham boro;
  • calagem de solos ácidos;
  • conformidade com as regras de alternância de culturas de jardim durante a rotação de culturas;
  • soltura profunda do solo nos corredores;
  • regular e suficiente rega;
  • controle de ervas daninhas e pragas.

As plantas de beterraba afetadas pelo apodrecimento são removidas e destruídas para que a infecção não afete as plantas vizinhas.

Medidas de prevenção da doença da beterraba

É hora de começar a prevenir doenças da beterrabaO perigo das doenças da beterraba e a necessidade de medidas eficazes para as combater deve-se ao facto de as manifestações externas destas doenças sob a forma de vermelhidão ou amarelecimento das folhas nem sempre equivalerem a danos verdadeiros. As cáries e a podridão no interior dos vegetais de raiz só são encontradas durante o armazenamento, quando a maioria das beterrabas é jogada fora.

As medidas preventivas são extremamente importantes, pois não conferem aos agentes fungos causadores de doenças das folhas de beterraba e das raízes, nem a menor chance de consolidação e desenvolvimento.

Para este fim:

  • selecionar híbridos e variedades resistentes a doenças fúngicas;
  • observar técnicas agrícolas para o cultivo de beterraba, incluindo capina, desbaste de mudas espessadas e manutenção da limpeza do solo sob o plantio;
  • realizar alimentação planejada da cultura do jardim;
  • as safras são examinadas regularmente para detectar doenças em um estágio inicial;
  • colher as raízes em tempo hábil;
  • examine cuidadosamente as raízes que vão para o armazenamento de inverno.

É importante lembrar que as doenças das folhas da beterraba e de suas raízes, assim como as pragas, afetam com mais frequência as plantas enfraquecidas que são deficientes em nutrientes, umidade, luz e oxigênio.

Como cultivar beterrabas grandes e saudáveis ​​- vídeo

Comentários
  1. Nikolay

    Uma boa seleção de doenças da beterraba e um vídeo maravilhoso de Natalia Petrenko. Obrigado!

  2. Nikolay

    Portanto, tenho os primeiros sinais de Cerkosporose de beterraba. Por favor, diga-me quais são os medicamentos que contêm cobre ideais e outras medidas para combater esta doença. Obrigado!

Jardim

casa

Equipamento