Por que o mel de tília é útil: argumentos e fatos

Por que o mel de tília é útil?

Há um grande número de remédios naturais no mundo que visam fortalecer o sistema imunológico do corpo. No entanto, o conhecimento do que o mel de tília é útil leva as pessoas a usá-lo cada vez com mais frequência. Eles gostam de espalhar o líquido doce no pão ou adicionar ao chá. Algumas pessoas gostam de saborear seu sabor incrível direto de uma colher. O produto é um dos principais ingredientes na criação de medicamentos na medicina tradicional. É utilizado para fricção, no tratamento de queimaduras e até mesmo em cosmetologia. Vejamos em detalhes porque o mel de tília é útil para fazer amizade com este produto único. Para começar, vamos descobrir suas características externas, sabor e composição química.

Vista lateral do líquido âmbar

mel perfumado de âmbar

Quando um perfume inebriante aparece nos parques da cidade ao pôr do sol no verão, significa que é hora de a majestosa tília florescer. Eles se aglomeram com o cheiro abelhaspara coletar o néctar doce dos botões amarelos pálidos. Graças ao seu trabalho árduo, surge um líquido âmbar único. Considere uma descrição simples do mel de tília para apreciar o produto.

Freqüentemente, é de natureza transparente. No entanto, ele é reconhecido por tais sombras:

  • luz amarela;
  • verde suave;
  • âmbar acinzentado.
mel de tília natural

Se o mel for real, cerca de 6 meses após o derramamento, ele se cristaliza, adquirindo uma estrutura de grão grosso. Além disso, sua tonalidade muda. O líquido fica branco ou amarelo claro.

Apesar da consistência, o aroma do produto permanece praticamente inalterado. Para alguns, exala cheiro de hortelã, para outros lembra um bálsamo curativo ou remédio. Curiosamente, o sabor do mel de tília possui um leve amargor inerente a este produto específico.

abelha coleta néctar

Como essa guloseima para abelhas tem muitas propriedades positivas, às vezes é vendida uma falsificação no mercado. Portanto, é importante saber quando o mel de limão é colhido para não cair na armadilha do engano. A árvore floresce no final ou início de julho e é totalmente dependente das condições climáticas. Durante este período, as abelhas são especialmente ativas e trabalham de manhã cedo até tarde da noite. Curiosamente, eles permanecem na colmeia por cerca de 3 minutos. Portanto, todos os favos são preenchidos “instantaneamente” com um produto doce. A colheita leva cerca de 2 semanas - o período de floração ideal da árvore.

De uma planta de meia-idade, as abelhas coletam cerca de 16 kg de um produto líquido de alta qualidade.

Por que o mel de tília é útil: fatos convincentes

mel contém muitos componentes úteis

Durante séculos, o líquido adocicado viscoso obtido das flores de tília chamou a atenção dos cientistas. Eles tentaram desvendar suas propriedades curativas para usá-lo ativamente para tratamento e suporte de saúde. Usando um microscópio, eles foram capazes de discernir a composição única do mel de tília, que contém cerca de 400 substâncias e compostos diferentes.

Vamos citar apenas alguns deles:

  • frutose;
  • vitaminas dos grupos C, B, PP, H;
  • um ácido nicotínico;
  • glicose;
  • cálcio;
  • cobalto;
  • enxofre;
  • manganês;
  • fósforo;
  • um grande número de enzimas.

Com base nisso, fica claro por que o mel de tília é útil se consumido regularmente. O produto tem um efeito benéfico no sistema digestivo. Estimula a secreção de suco gástrico e bile. Para isso, recomenda-se guardar o mel pela bochecha até que seja completamente absorvido.

Para o tratamento do trato gastrointestinal, fígado e vesícula biliar, é aconselhável beber uma xícara de chá com mel de tília uma vez ao dia.

O produto remove milagrosamente o excesso de líquido do corpo, por isso é usado como diurético. Além disso, o mel de tília branca é usado para soltar os intestinos, em caso de prisão de ventre.

Bálsamo para os olhos confiável

mel de tília é bom para os olhos

No século 21, um grande número de pessoas passou muito tempo com gadgets. Portanto, eles têm problemas de visão. A prática mostra que aqueles que regularmente colocam mel nos olhos se sentem muito melhor. Em pouco tempo, a fadiga, a vermelhidão e até a inflamação são removidas.

Caminho doce para o rejuvenescimento e a beleza

mel para beleza da pele

As propriedades únicas do mel de tília também se manifestam na cosmetologia. A presença de muitos oligoelementos, minerais, óleos essenciais e vitaminas contribui para o rejuvenescimento da pele. Se o produto for usado diariamente para procedimentos cosméticos, a epiderme adquire um caráter aveludado. Não é isso que as verdadeiras mulheres da moda querem?

A presença de várias vitaminas e aminoácidos estimula o metabolismo e a circulação sanguínea. Na estação fria, muitos apresentam lábios rachados e rachados. O mel perfumado de tília, que é aplicado em camada fina na área danificada, ajuda a livrar-se de sensações desagradáveis. Para se livrar da celulite, o líquido âmbar é usado como auxiliar em massagens especiais.

Um estimulante de emoções positivas

mel é bom para crianças e adultos

O ritmo de vida moderno costuma perturbar as pessoas. Isso leva ao estresse, frustração e desânimo.

As evidências mostram que o consumo de mel de limão pode ajudar a combater transtornos mentais:

  • depressão (forma leve);
  • fadiga crônica;
  • mudanças de humor frequentes.

Assim como o chocolate induz sentimentos de felicidade, a doçura do mel acalma os nervos.

Como cada pessoa é diferente, você não deve esperar um efeito instantâneo de um produto. Em caso de transtornos mentais graves, é melhor recorrer a um especialista.

Óleo único para o coração

mel para o trabalho do coração

O doce "remédio" tem um efeito positivo nos vasos e paredes do músculo cardíaco. Graças a isso, a pressão arterial é normalizada. Uma colher do produto é dissolvida em água morna e bebida 30 minutos antes das refeições. Esta fórmula simples ajuda você a manter a forma.

Para evitar que o mel perca suas propriedades medicinais, não deve ser colocado na água quente. Além disso, com essa combinação, são formadas toxinas que se acumulam e envenenam o corpo.

Argumentos sérios e possíveis perigos

mel de tília tem contra-indicações para uso

Infelizmente, o produto não é adequado para todos. A prática mostra que as propriedades medicinais do mel de tília e as contra-indicações podem se manifestar da maneira mais inesperada.

A ocorrência de certas doenças leva à rejeição de guloseimas. Isso se aplica á:

  • obesidade;
  • diabetes;
  • aumento da acidez do estômago;
  • periodontite;
  • intolerância alérgica;
  • urolitíase;
  • pancreatite;
  • gastrite.

Além disso, é estritamente proibido às pessoas que sofrem de asma brônquica fazer a inalação de mel de tília. E para as pessoas que têm uma malha capilar no rosto, é melhor evitar máscaras baseadas em produtos apícolas. É aconselhável que a gestante controle a quantidade de alimentos consumidos para não causar alergia no bebê.

É difícil listar todos os fatores de risco. Portanto, em caso de deterioração da saúde após o consumo do produto, é melhor consultar o seu médico. Além disso, o mel de tília é contra-indicado em crianças de um ano. Causa diátese, da qual é difícil se livrar nessa idade.

consumo moderado de mel de limão

Para que o produto beneficie o organismo, os nutricionistas aconselham consumi-lo com moderação. Dado o conteúdo calórico do mel de tília, existe uma taxa diária de líquido doce. É aproximadamente 100 g para um adulto e 30 g para crianças com mais de 2 anos. É aconselhável comer uma guloseima 15 minutos antes das refeições ou 3 horas após uma refeição. Durante o tratamento, o produto apícola é diluído em água, chá ou leite.

mel em potes de plástico

Para preservar as propriedades benéficas do mel de tília, ele deve ser armazenado em recipientes de vidro, cerâmica ou plástico.

Fatos indiscutíveis mostram a utilidade deste produto. Eles podem ser verificados apenas pelo consumo ativo de mel de limão na comida, levando em conta as contra-indicações. E que as doenças fiquem fora do nosso "navio da vida".

Vídeo sobre as propriedades únicas do mel de tília

Jardim

casa

Equipamento