Quatro erros comuns que os jardineiros iniciantes cometem

jardim no campo Mesmo que o seu terreno tenha solo fértil e luz solar suficiente, isso ainda não é suficiente para criar o jardim perfeito com que você sonha. Jardineiros novatos muitas vezes não levam em consideração muitos fatores e cometem erros comuns.

Por exemplo, meu jardim tem solo rochoso e arenoso e mais áreas sombreadas do que ensolaradas. Quando comecei a jardinar, nos primeiros anos cometi erros, não considerando essas e muitas outras características.

É bom que eu não dependa tanto das minhas plantações como, por exemplo, agricultores ou apenas residentes rurais, para quem a colheita é a principal fonte de rendimento e alimentação. No entanto, é agradável ver o resultado do seu trabalho na forma de uma quantidade suficiente de vegetais, frutas e bagas, bem como belos canteiros de flores e gramados bem cuidados.

grande colheita

Eu ainda cometo alguns erros às vezes. Não passo muito tempo preparando o solo, o que é extremamente importante. E nos meses de verão especialmente quentes e úmidos, tenho momentos de completo desespero - quando preciso começar a capinar, simplesmente não o faço.

E, no entanto, posso dizer que nos últimos anos ganhei alguma experiência e tive muito sucesso na jardinagem. Claro, é muito cedo para ganhar prêmios pelos maiores espécimes de vegetais e frutas ou pelo jardim mais bonito e bem cuidado, mas agora meu quintal, pelo menos, parece muito melhor do que antes.

Contarei a você quatro dos erros mais comuns que os jardineiros iniciantes cometem. Espero que meu conselho seja útil para aqueles que estão apenas começando a trabalhar em sua trama pessoal - evitando erros, eles terão uma chance melhor de sucesso!

Plantando muitas espécies de plantas

planejamento de plantioQuando você é novo na jardinagem, não se empolgue no primeiro ano com uma variedade de plantações. Eu entendo que seja uma ideia tentadora plantar um pouco de tudo, mas você terá uma chance maior de sucesso se se limitar a apenas algumas variedades e adicionar novos tipos de plantas no próximo ano.

Quando encomendei sementes não híbridas pela primeira vez em uma loja online, fui um pouco exagerado com o número de variedades - eu queria tentar cultivar todas elas. Mas, como descobrimos mais tarde, leva muito tempo para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento de um grande número de espécies de plantas e aprender o máximo possível sobre cada uma delas - como plantá-las corretamente, quais condições são necessárias para cultivá-las , e assim por diante.

Agora, com bastante experiência, sei exatamente quais tipos de plantas são mais adequadas para o cultivo em meu jardim e quais não são. E se eu pudesse voltar alguns anos - durante minhas primeiras plantações - preferiria plantar alguns vegetais fáceis de cultivar, como ervilhas e feijão.

Plantar plantas muito próximas umas das outras

sem plantações densasEste erro dos jardineiros novatos está intimamente ligado ao que foi descrito acima. Se você quiser plantar o máximo de tipos de plantas possível, tente encher sua área com mudas e sementes ao máximo.

Quando comecei a trabalhar no jardim, sonhava com uma rica colheita e tentei, tanto quanto possível, plantar sementes próximas umas das outras. Pareceu-me que quanto mais eu semear, mais rica será a minha colheita.Além disso, não desbastei as mudas das sementes, porque odiava arrancar plantas perfeitamente saudáveis.

compatibilidade das colheitas nas camasPor causa dos meus erros, em vez de uma colheita rica, obtive plantas fracas e de crescimento lento. Além disso, era difícil chegar às plantações sem pisoteá-las, pois esqueci completamente de deixar espaço suficiente ao redor das plantas.

A lição da minha triste experiência é que quanto menos lotado, melhor será a colheita. Um número menor de plantas localizadas a uma distância suficiente umas das outras é a chave para mudas mais fortes e saudáveis ​​e uma boa colheita de vegetais, frutas ou bagas.

Rega errada - muito frequente ou na hora errada

rega corretaJá cometi esse erro muitas vezes. Jardineiros novatos estão muito preocupados em conseguir água suficiente para suas plantas, então muitas vezes as inundam por engano. Certas espécies de plantas, sem dúvida, requerem regas mais frequentes, mas em geral respondem melhor a moderadas rega ou irrigação (como na chuva) do que regar abundantemente com uma mangueira - quando cada vez que passa pelas plantas, sente que não têm água suficiente.

rega matinalAlém disso, o tempo de rega das plantas é muito importante. O melhor período é o início do dia, não à noite. A umidade excessiva à noite pode causar doenças fúngicas, especialmente para aquelas plantas que não toleram condições de muita umidade.

Plantio incorreto de plantas incompatíveis

nós observamos a rotação de culturasSe você acha que corrigiu todos os erros, mas o jardim ainda não floresce, preste atenção nas plantas que são plantadas umas com as outras. A incompatibilidade de plantas pode ser a causa raiz de suas falhas.

A proximidade de algumas espécies de plantas é muito útil - ajuda a protegê-las de insetos e pragas, além de contribuir para o enriquecimento do solo. No entanto, existem espécies que podem inibir o crescimento das plantas vizinhas.

planejamento de jardimPlanejar seu plantio corretamente com a compatibilidade de espécies em mente lhe dará uma chance melhor de ter sucesso na jardinagem e possuir o canteiro de jardim perfeito dos seus sonhos.

Como conseguir uma boa colheita - vídeo

Jardim

casa

Equipamento