Alcachofras são iguarias que podem ser cultivadas no jardim

alcachofras são iguarias Alcachofras são plantas perenes que pertencem à família Aster. Juntamente com os aspargos e o ruibarbo, eles pertencem aos tipos de legumes de sobremesa. Seus botões comestíveis não abertos têm gosto de nozes e, portanto, são muito apreciados pelos gourmets. Alguns deles têm muitos espinhos nas folhas externas. Veja neste artigo como descascar e cozinhar alcachofras adequadamente, bem como cultivar você mesmo.

cortar alcachofra

Existem alguns tipos diferentes de alcachofras no mundo. Via de regra, a planta é alta, seu caule chega a dois metros. Esverdeadas, com um tom cinza, as folhas penugentas são grandes e fortemente dissecadas. Sua parte inferior é completamente cinza. As inflorescências ou cestos, principal valor para o qual essas plantas são cultivadas, são grandes, podem atingir 20 cm de diâmetro. As cabeças são esféricas, planas ou cônicas. Eles são cobertos por escamas - folhas, verdes ou roxas. As flores são pequenas.cestos de alcachofra

Externamente, a planta da alcachofra não é muito diferente do cardo crespo e ambas pertencem à mesma família. Você pode identificá-los pela cor e tamanho dos botões.

Propriedades valiosas da alcachofra

propriedades valiosas de alcachofrasNem todas as pessoas sabem o que são alcachofras. Sua composição química é incrivelmente rica.

Existem muitos no receptáculo:

  • fibra;
  • substâncias nitrogenadas;
  • açúcares;
  • amargura;
  • caroteno;
  • taninos;
  • manganês;
  • fósforo;
  • vitaminas C e grupo B.

Existem sais minerais de potássio e ferro, os flanóides estão presentes. O maior valor é a presença de inulina de fácil assimilação (polissacarídeo de reserva), necessária no diabetes mellitus e previne o desenvolvimento de aterosclerose.

As alcachofras são muito populares na França e na Itália. Nesses países, eles podem ser adquiridos em supermercados de outubro a junho, pois algumas variedades frutificam várias vezes ao ano.

As alcachofras compradas devem ser frescas, sem abrir e sem pontas secas. As inflorescências velhas são praticamente intragáveis. Se uma parte do caule é cortada junto com o botão, ela é jogada fora, assim como as escamas superiores e mais rígidas.

A alcachofra é um produto não nutritivo, utilizada na alimentação dietética de pessoas para as quais o excesso de peso torna-se perigoso. Graças à inulina, bactérias benéficas são produzidas no intestino humano e o nível de açúcar no sangue é reduzido. O valor do cenarin contido na alcachofra é melhorar a circulação cerebral.

As preparações à base de alcachofra são utilizadas no tratamento da obesidade e da anorexia. As substâncias benéficas nele contidas melhoram a absorção e absorção das gorduras no corpo humano. Tinturas curativas, sucos e decocções são preparados a partir das folhas e raízes da alcachofra.

Além disso, a alcachofra é um bom agente diurético e colerético. Mas mesmo uma planta tão útil pode ter contra-indicações.

Nem todos podem usá-lo para alimentação ou para fins medicinais; as pessoas que pertencem aos seguintes grupos devem recusar uma iguaria saborosa:

  • crianças menores de 12 anos;
  • mulheres grávidas e lactantes;
  • bloqueio existente do trato biliar;
  • a presença de intolerância individual a componentes individuais da planta, a manifestação de reações alérgicas;
  • forma grave de insuficiência hepática.

Pessoas com gastrite, complicada pela baixa acidez, que sofrem de hipertensão, não devem comer alcachofras sem antes consultar o médico.

Uso culinário

alcachofras sãoEm uma alcachofra real ou espinhosa, apenas os botões são comidos. Já a sua parente próxima, a alcachofra espanhola, pode deliciar os seus admiradores com partes comestíveis de raízes e caules de rebentos. Só que agora seus cones têm quase metade do tamanho.

Os botões de alcachofra podem ser comidos crus. Também são cozidos, fritos, cozidos e enlatados. Adicione saladas, salteados, molhos. As sopas preparadas com eles adquirem um aroma extraordinário e um sabor requintado.

Os botões de alcachofra são bastante espinhosos e não totalmente comestíveis. Você precisa comprá-los apenas frescos, senão escurecem com o tempo, seu cheiro agradável desaparece.

Os jovens botões apicais da alcachofra são adequados para fazer todos os tipos de petiscos, enquanto os de tamanho médio podem ser cozidos e fritos. O miolo cortado em fatias finas é adicionado às saladas. Alcachofras preparadas dessa forma são um ótimo complemento para pratos de arroz.

Como descascar alcachofras

como descascar alcachofrasVocê pode comprar corações de alcachofra (corações) enlatados ou congelados na loja. Mas os botões frescos têm um sabor melhor. É verdade que eles precisam ser capazes de selecionar e limpar. Além disso, as alcachofras processadas não são armazenadas. Quando crus, devem ser consumidos imediatamente. E se foram adicionados aos pratos e ao mesmo tempo submetidos a tratamento térmico, então no dia da preparação.

Guarde as alcachofras com casca na geladeira por no máximo duas semanas. Os núcleos descascados são preparados imediatamente. Durante o armazenamento, eles escurecem e azedam. Você também não pode congelá-los. Para evitar o escurecimento das alcachofras, elas são mergulhadas em água com adição de uma pequena quantidade de ácido cítrico ou vinagre de mesa.

Limpe as alcachofras com luvas. São necessários para não serem picados com espinhos e, no processo de trabalho, não aparecem manchas escuras nos dedos. Você também precisará de uma faca e um recipiente adequado com água e limão.

Trabalho em fases:

  • a água é colocada no recipiente e rodelas de limão são adicionadas a ele;limonada
  • o caule é cortado da alcachofra;corte o caule
  • retire a ponta do botão, cerca de um terço, e mergulhe-o imediatamente em água com limão, caso contrário ele escurecerá;mergulhe alcachofras em água com limão
  • todas as folhas duras são cortadas, deixando-as jovens e delicadas, de cor ocre clara;remova as folhas duras
  • o botão é cortado em duas metades e a penugem de dentro é retirada, junto com uma pequena quantidade de folhagem, e a alcachofra é colocada de volta na água.corte o botão em dois

A perna não deve ser jogada fora. Ainda pode ser útil. É bastante fácil remover uma superfície dura com um descascador de vegetais. E o caroço light pode ser usado da mesma forma que o botão: é assado no forno, frito, adicionado em saladas e sopas.

Alcachofras são o melhor complemento para qualquer prato

O sabor e as propriedades benéficas das alcachofras enfraquecem gradualmente durante o armazenamento a longo prazo. Após a primeira semana, eles começam a absorver umidade e todos os tipos de odores do ambiente. Portanto, eles são imediatamente processados ​​e enlatados, ou vários pratos são preparados com eles.

Uma das receitas mais famosas para fazer deliciosos botões na cozinha italiana é “Alcachofras Romanas”.

Os seguintes ingredientes são necessários:

  • 4 alcachofras frescas e firmes ao toque, com pétalas externas verdes;
  • um pequeno ramo de salsa, só um poucoerva-cidreira;
  • azeite virgem extra de qualidade;
  • suco de limão;
  • 1 dente de alho;
  • cerca de 2 colheres de sopa de biscoitos moídos;
  • Sal e pimenta a gosto.

Método de cozimento:

  1. As alcachofras são limpas, as fibras são extraídas do núcleo. Também limpam a perna da alcachofra, deixam um comprimento de uns 5 cm, não precisa cortar.limpe a perna de alcachofra
  2. As alcachofras são colocadas em uma tigela com água com o suco de limão diluído.coloque a alcachofra na água com limão
  3. Prepare a mistura. Pique o alho, a salsa e as folhas de erva-cidreira. Misture com sal, pimenta e pão ralado. Adicione o azeite.preparação de mistura aromática
  4. Separe as folhas de alcachofra restantes. Abaixe e drene toda a água. Não apenas a parte central livre é preenchida com a massa resultante, mas também as lacunas entre as pétalas.Encha a alcachofra com ervas
  5. Recheie todos os botões, coloque-os firmemente em uma frigideira funda, com as pernas para cima. Seus lados devem ser ligeiramente mais altos do que as alcachofras.Despeje com uma mistura de água e azeite na proporção de 1: 1.alcachofra recheada
  6. Leve ao fogo médio e cozinhe por 10 minutos. Em seguida, reduza o fogo e, dependendo do tamanho dos botões, deixe-o pronto por mais 15-20 minutos.

Frutos cozidos são servidos junto com o molho em que foram cozidos. São deliciosos pratos quentes, mas muitos conhecedores preferem comê-los frios.

Como cultivar uma alcachofra

alcachofra é uma planta termofílicaA alcachofra é uma planta termofílica. Suas flores são danificadas a uma temperatura de -1 ° C e, se cair mais um grau, um desastre está chegando - elas finalmente morrem. Portanto, na Região da Terra Não Negra, como em muitas regiões da Rússia, a alcachofra deve ser cultivada por mudas. A única exceção podem ser as regiões do sul com clima quente estável no início da primavera.

Existem muitas variedades estrangeiras. Mas em nosso país, Laonsky e Violet são populares. Das variedades de seleção doméstica, Maikop-41, Krasavets, Gurman são conhecidas. Criar uma alcachofra não é tão difícil. Você pode usar diferentes métodos: por sementes, divisão de rizomas ou camadas de raízes. Em média, um arbusto de alcachofra cresce no jardim há cerca de 5 anos.

O local ou canteiros de plantação de alcachofra devem ser localizados na encosta sul, se a paisagem permitir, e protegidos dos ventos frios.

O solo deve ser preparado com antecedência. Leve, com acidez neutra. No final do outono, a área alocada é desenterrada. Ao mesmo tempo, adicione podre estrume, composto, cinzas, fertilizantes contendo potássio, bem como superfosfato duplo.

Os melhores predecessores são batatas, legumes e raízes. Você não pode plantar uma alcachofra em uma área onde anteriormente eram cultivados alcachofra de Jerusalém ou vários tipos de saladas.

Preparação de sementes para semeadura

sementes de alcachofraEsta é a maneira usual que é usada em todos os lugares:

  1. As sementes são retiradas da sacola e colocadas em um frasco de vidro ou pequeno frasco com água. Deixe agir por 10 horas e depois embrulhe em um pano úmido e filme para manter a umidade por mais tempo. Em um local quente, eles eclodirão após cerca de 5 dias.sementes de alcachofra em germinação
  2. Um pedaço de papel ou vermiculita é dobrado em um pequeno saco plástico com um prendedor para melhor germinação. Passe a ferro a bolsa com a palma da mão, retire o excesso de ar e feche-a. Em seguida, coloque na geladeira. Resfriar as sementes por 15 dias aumentará o rendimento da alcachofra no primeiro ano após o plantio.
  3. As sementes são plantadas em caixas cheias de solo de turfa, areia e húmus, tomadas em proporções iguais. Para isso, são feitos sulcos, cuja profundidade deve chegar a 1,5 cm, e as sementes são colocadas a cada 3 cm. Isso deve ser feito com cuidado para não quebrar os brotos.plantando alcachofra em caixas
  4. As sementes são borrifadas com terra, regadas com borrifador e as caixas colocadas no parapeito da janela. Não os cubra com vidro. É importante apenas garantir que o solo não seque.

Após o aparecimento da primeira folha verdadeira, as mudas devem ser mergulhadas, arrancadas da ponta da raiz, para a formação de um sistema radicular mais desenvolvido. As plantas cultivadas gradualmente começam a endurecer e, com o início do clima quente, são plantadas nos canteiros.

Método de muda

plantando mudas de alcachofra em terreno abertoO cultivo de plantas dessa forma permite que você obtenha botões carnudos no primeiro ano. Desde o início de fevereiro, as sementes de alcachofra são germinadas em serragem especialmente preparada em temperatura ambiente. Aqueles que germinaram estão sujeitos à vernalização. Colocado no refrigerador na prateleira inferior por duas semanas ou levado para uma sala com temperatura constante de cerca de + 2 ° C. Pequenas flutuações para cima são permitidas.

Em seguida, as sementes com brotos escurecidos são plantadas em vasos separados e colocadas em um local quente e claro. Uma estufa é considerada a mais adequada para este fim. Cuidar das plantas durante este período não é difícil. É necessário regar e soltar o solo a tempo, eliminar as ervas daninhas emergentes. O bom estado das plantas contribui para a produção de cestas comestíveis já no primeiro ano.

Mudas de alcachofra devem ser plantadas nos canteiros somente após a ameaça de geadas recorrentes. As plantas não sofrem de pequenas ondas de frio.

Jardineiros experientes recomendam parar de regar alguns dias antes de plantar alcachofras em terreno aberto. O turgor das folhas diminuirá e elas parecerão letárgicas. Mas você não pode levá-los a um estado seco! A criação de tal seca artificial causa um aumento da haste do arbusto, o que por sua vez tem um efeito positivo na produção das cabeças.

O método de obtenção de botões no segundo ano de cultivo é a divisão de rizomas

colheitaNem sempre é possível esperar a colheita da alcachofra em áreas de clima frio no primeiro ano após o plantio no solo. Mas você pode tentar cultivar cestos perfumados no segundo ano. Além disso, eles acabam sendo maiores.

No final do outono, as alcachofras são arrancadas do solo, todas as folhas são removidas e algumas das mais novas permanecem. Faça isso em tempo seco. Guarde em prateleiras no porão durante todo o inverno. Na primavera, cada raiz é cortada em duas ou três partes para que cada uma delas tenha um rim vivo.

Em um canteiro de três metros de comprimento e pelo menos um de largura, 10 mudas de alcachofra são plantadas em duas fileiras. Instale arcos de metal e cubra toda a estrutura com um filme. Além de regar e soltar, as plantas precisam de ventilação. Assim que as alcachofras crescem para o filme e descansam contra ele com suas pontas, elas recebem uma saída - um buraco é cortado no filme. Depois disso, as alcachofras continuam a crescer para cima, sem falta de ar fresco e luz solar. No entanto, suas raízes deixadas na estufa são mantidas aquecidas e fornecem às plantas nutrientes suficientes.

Cuidado de alcachofra

cuidado de alcachofra em chalés de verãoDepois disso, a planta sofreu adaptação e começou a desenvolver folhagem, sendo necessário alimentá-la. Slurry é perfeito para este negócio. Depois de algumas semanas, o fertilizante mineral será necessário, posteriormente a fertilização é necessária a cada 14 dias até o final da estação de crescimento. Também é necessário afrouxar o solo nas primeiras semanas. Se a planta estiver infectada com um parasita, como pulgões, é necessário tratamento foliar cinza de madeira... Se você adicionar cloreto de potássio a ele, obterá um excelente remédio que afugentará os pulgões por um longo tempo.

Regue a alcachofra generosamente, mas não com muita frequência. Isso evitará que o solo fique muito molhado. A floração começa em agosto-setembro. Depois disso, a rega deve ser reduzida. Se você planeja colher sementes, é necessário deixar 2-3 inflorescências no arbusto, mas não as deixe amadurecer completamente. Antes de congelar, você precisará aparar a haste central. A cama pode ser coberta com turfa ou solo por 20 cm.

Colheita

alcachofra é um produto alimentar dietéticoO principal sinal de maturidade são as balanças móveis. A montagem das inflorescências é possível dentro de algumas semanas após a sua formação. Visto que não amadurecem ao mesmo tempo, é necessária uma coleta em fases. É importante considerar que os frutos maduros demais são impróprios para a alimentação, enquanto os frutos verdes ainda não apresentam saturação.

Os cones devem ser cortados junto com parte do caule, bastam 3-4 cm. Colhida na hora tem o sabor mais rico, mas a alcachofra pode ser mantida na geladeira por até um mês. Também pode ser salgado, em conserva ou congelado para mantê-lo armazenado por um período mais longo.

Vídeo de uso de alcachofra

Jardim

casa

Equipamento