Como resolver o problema quando seu thuja favorito ficou amarelo após o inverno

thuja ficou amarelo após o inverno Indo para o local no início da primavera, o residente de verão espera ver sinais do despertar da natureza e as agulhas frescas das plantações sempre-verdes, mas às vezes ficará desapontado. Por que o thuja ficou amarelo após o inverno, o que fazer em uma situação semelhante? Como restaurar a beleza de uma planta?

As agulhas podem mudar de cor por vários motivos. Portanto, ao examinar o thuja, você precisa prestar atenção não apenas à cor não natural, mas também à condição da éfedra.

Se as agulhas estão vivas, mas mudaram de cor para dourado ou bronze, ou o amarelecimento afetou apenas uma pequena parte dos ramos dentro da coroa, é possível Thuja vai se recuperar sem intervenção humana. E o motivo do amarelecimento são os processos naturais de renovação das agulhas e mudanças na sua cor com a mudança das estações. Mas o que fazer na primavera, se o thuja ficou amarelo, seus brotos têm uma aparência deprimida e as agulhas perderam a elasticidade, ficaram frágeis, secas?

O escurecimento maciço, o amarelecimento e a morte do verde em grandes áreas são um motivo para soar o alarme e tomar medidas sérias para salvar a planta.

Causas naturais de amarelecimento de thuja

amarelecimento natural das agulhas thuja

Thuja é chamada de perene não por causa da vida infinita de sua vegetação, mas por causa de sua mudança sutil. O tempo alocado para as agulhas depende da espécie, variedade da planta e é medido em 3-6 anos. Então as agulhas perdem força, elasticidade e cor, depois caem, dando lugar a uma nova.

Neste caso, o amarelecimento do thuja vai do tronco e ramos esqueléticos para a parte externa da coroa, é quase imperceptível e nunca é maciço.

mudança sazonal na cor das agulhas thujaMuitas espécies e variedades de thuja para o inverno, embora não percam as agulhas, mudam sua cor para dourado, avermelhado-cobre, bronze, marrom. Thuja Smaragd é praticamente a única exceção, que permanece verde esmeralda mesmo nas condições climáticas mais severas.

Se o thuja ficou amarelo por motivos naturais, nenhuma medida especial será tomada. Com a chegada do calor, a planta vai acordar e recuperar seu aspecto atraente, e a fácil aplicação e poda higiênica vão ajudá-la fertilizantes de nitrogênio.

Por que thuja ficou amarelo após o inverno: erros de cuidado

as agulhas ficam amarelas com irrigação insuficienteA razão mais comum para o amarelecimento e a necrose das agulhas na primavera são as queimaduras solares, o que não é terrível para um número limitado de espécies. Para proteger a planta, até que a copa esteja completamente descongelada, a copa fica frouxa, deixando acesso ao ar, coberta com material não tecido.

Em regiões com invernos rigorosos, principalmente sem neve, e também uma primavera longa, acompanhada de degelos e geadas severas, thuja nesta época precisa de proteção adicional, que irá proteger não só das queimaduras de agulhas que agravam o efeito decorativo, mas também das rachaduras de geada que afetam a casca e madeira do tronco e ramos esqueléticos.

O que fazer se o thuja ficar amarelo após o inverno e tiver secado visivelmente, mesmo com uma cobertura adequada?

Jardineiros experientes consideram a irrigação insuficiente no outono-primavera uma razão comum para a mudança da cor das agulhas.

Deixada sem umidade no outono, a éfedra entrou no inverno mal preparada, e com a chegada do calor fica difícil para ela crescer imediatamente. Você pode devolver essa beleza:

  • ter ajustado o regime de irrigação, observando para não transbordar a safra perene;
  • podando galhos danificados;
  • alimentando o arbusto com uma mistura de fertilizantes para coníferas.

Uma dose adicional de fertilizante de nitrogênio e uma tosquia ajudará as plantas que são plantadas como uma parede viva ou meio-fio ao longo da pista, trilha ou na área por onde andam animais de estimação... Embora os thuja sejam muito persistentes e possam sofrer com a exposição a:

  • reagentes concebidos para acelerar o derretimento da neve e do gelo;
  • de exaustão intensiva de carros e compostos agressivos e sais de metais pesados ​​entrando no solo com a água do degelo;
  • de fezes sistemáticas e marcas de gatos e cães.

o resultado de cuidado impróprioErros de cuidado podem ser corrigidos, mas e se o thuja ficasse amarelo logo após o plantio?

O que fazer quando o thuja fica amarelo após o plantio

resultado de ajuste impróprioOs arbustos plantados no outono podem ficar cobertos de manchas marrons e amarelas feias já na primeira primavera. O que acontece com a planta e como você pode ajudar?

A razão mais provável para o amarelecimento de thuja no primeiro ano de vida em campo aberto é considerada plantação incorreta.

Jardineiros novatos não levam em consideração que as coníferas são muito negativas sobre:

  • à proximidade de lençóis freáticos, cuja estagnação provoca apodrecimento do sistema radicular, amarelecimento das agulhas e ressecamento dos ramos;
  • ao aprofundamento ou exposição do colo da raiz, o que leva à inibição do crescimento, risco de apodrecimento do caule na base do caule;
  • plantio muito frequente de plantas isoladas, que provoca contato dos ramos, perturbação do seu crescimento, ressecamento e queda de agulhas;
  • para solo indevidamente selecionado, muito denso, pobre ou saturado de água.

Thuja precisa ser transplantadoInfelizmente, se esses erros forem cometidos, é melhor transplantar, proporcionando à planta tudo o que é necessário para o crescimento, incluindo drenagem, uma distância de pelo menos um metro dos vizinhos mais próximos e um solo de gramado com adição de areia e turfa baixa.

Amarelecimento de thuja por pragas e doenças

agulhas amarelas como resultado de doenças

As coníferas, como outras plantas de jardim, são suscetíveis a doenças bacterianas e fúngicas. Seus traços podem ser vistos tanto no verão quanto na primavera.

Thuja ficou amarelo depois do inverno, o que fazer e como identificar o inimigo com quem você tem que lutar?

Após o derretimento da neve, principalmente nos arbustos jovens, podem ser encontrados sintomas de multiplicação de fungos nocivos, parasitando não só na superfície, mas também no interior dos tecidos. Espalhando-se em uma copa densa, provocam uma mudança na cor das agulhas, ressecando as primeiras ralas, e depois os brotos principais. Além de fungos microscópicos, as plantas são prejudicadas por fungos tinder e todos os tipos de podridão.

Como profilaxia de murcha e necrose, thuja é pulverizado com líquido Bordeaux ou outros fungicidas contendo cobre na primavera e antes do inverno. Na zona de risco, o tratamento se repete no verão.

A pulverização é realizada após a poda sanitária e higienização de todos os danos deixados no inverno:

  • rachaduras na casca;
  • Queimadura por frio;
  • cortes de grandes ramos.

Se houver plantas mortas, velhas ou muito apodrecidas ou fúngicas no local, elas são removidas e os tocos são arrancados e queimados.

Junto com os patógenos, insetos sugadores perigosos podem se estabelecer em thuja, causando amarelecimento das agulhas e a morte de partes individuais da planta. Um estudo cuidadoso da coroa e das áreas infectadas ajudará a identificar os inimigos. E livrar-se deles ajudará nos inseticidas sistêmicos, que são usados ​​tanto para fins medicinais quanto para prevenção.

Vídeo sobre as causas do amarelecimento de thuja e cuidados com as plantas

Jardim

casa

Equipamento