O que é um núcleo e características de seu uso em um apiário

o que é núcleo O núcleo é muito importante na apicultura, porque não é usado com menos frequência do que as colmeias comuns. Mas nem todo apicultor novato sabe exatamente o que é um núcleo, que variedades existem e para que é usado em um apiário.

O que é um núcleo - as principais características

características principais

Muitos apicultores inexperientes estão interessados ​​em saber o que é um núcleo e para que é utilizado. O termo núcleo é traduzido do latim como "núcleo". Na verdade, é uma pequena colmeia, contendo apenas alguns quadros.

As colmeias nucleares podem acomodar apenas uma pequena colônia de abelhas com uma rainha fertilizada ou infértil. Normalmente, uma colônia de abelhas para um núcleo consiste em 500-1000 operárias.

Essas colmeias têm várias diferenças em relação ao projeto padrão.:

  1. A colônia de abelhas no núcleo da colmeia é suscetível a ataques de outros insetos.
  2. A família contém poucas operárias que não podem fornecer a quantidade necessária de mel para o inverno de todo o enxame de abelhas.
  3. Pelas suas características e pelas condições de vida criadas, o núcleo aumenta a viabilidade das abelhas, que são obrigadas a ativar-se para sobreviver.

construção do núcleoOs apicultores precisam considerar não apenas o que são os núcleos, mas também como usá-los corretamente no apiário.

Objetivos de usar o núcleo

para que servem as colmeias de núcleoAs colmeias nucleares simplificam muito o trabalho dos apicultores e são utilizadas nos apiários para diversos fins.

Por que você precisa de um núcleo:

  1. Criação industrial de jovens rainhas e seu voo por drones.
  2. Fertilização de rainhas - em colmeias comuns em apiários de grande escala, este processo não é lucrativo. Isso requer um grande número de drones, que não trazem muitos benefícios. É por isso que muitos apicultores fazem um núcleo de abelhas para obter novas, incluindo rainhas fertilizadas.
  3. Aumento no número de operárias - no núcleo, seu número aumenta muito mais rápido do que nas colmeias completas.

A colmeia de núcleo torna a formação de novas famílias mais fácil e rápida. Isso pode ser feito em uma colmeia comum - mas, neste caso, é necessário o monitoramento constante das abelhas, sua condição e localização. Com o uso de um núcleo, essa necessidade desaparece.

Tipos de núcleos

Núcleo urticária você pode comprar em lojas especializadas para apicultores ou você mesmo pode fazer. Não leva muito tempo, este desenho é simples, por isso mesmo um apicultor novato pode fazê-lo.

Mas antes de fazer seu próprio núcleo, você precisa se familiarizar com seus principais tipos.:

  1. Mininúcleo - tal construção de poliestireno expandido é mais frequentemente feita em 6 quadros. Eles podem ser comprados nas lojas dos apicultores ou feitos pelas próprias mãos - por exemplo, um núcleo prismático feito de espuma de poliestireno.mininúcleo
  2. Micronúcleo - este tipo de colmeia com fundo duplo é usado para voar ao redor de rainhas. A construção em si consiste em 4 sítios uterinos com pequenas estruturas medindo não mais do que 75 mm.micronúcleo
  3. Núcleo múltiplo - usado para manter rainhas inférteis. As dimensões de seus quadros são metade do tamanho do quadro padrão.núcleo multi-assento

A colmeia de 12 assentos se destaca separadamente - ela é cercada com amortecedores que equipam os orifícios de passagem. Isso evita a fuga das abelhas de uma parte da estrutura para outra.

Colmeia de núcleo de 12 assentos

Núcleo self-made

core self-madeVocê mesmo pode fazer uma colmeia nuclear - seu design é simples, então até um apicultor novato pode lidar com ela.

Em primeiro lugar, você precisa preparar todos os materiais necessários - os núcleos podem ser feitos dos mesmos materiais que os projetos padrão. O painel de fibra mais comumente usado, poliestireno expandido, espuma.uso de materiais ecológicos

Materiais necessarios:

  • uma barra de madeira para criar uma moldura;
  • Fibra para a fabricação de paredes da estrutura;
  • uma folha de madeira compensada para separar a colmeia por dentro;
  • chapas galvanizadas para a cobertura da colmeia.

Todos os materiais utilizados devem ser ecologicamente corretos e seguros para a colônia de abelhas.

Núcleo fazendo passo a passo

desenho centralPara a confecção da estrutura, é necessário elaborar desenhos das colmeias do núcleo - devem indicar as dimensões gerais da estrutura, marcar os locais para instalação de entradas, alimentadores e pórticos. Esquemas de colmeias prontos podem ser encontrados na Internet ou na literatura especializada.

Como fazer um núcleo de acordo com as instruções:

  1. Em uma folha de poliestireno expandido, papelão ou outro material utilizado, faça marcações de acordo com os desenhos. Faça os recortes de acordo com o diagrama.
  2. Montar o corpo - fixar as pontas para chapas de fibra com pregos, reforçar com parafusos auto-roscantes, para poliestireno expandido - pré-engraxar com cola e fixar.
  3. Faça orifícios que serão usados ​​para a entrada.
  4. Divida o interior da colmeia com partições de tamanhos iguais. Prenda-os com parafusos auto-roscantes nas paredes laterais da caixa.
  5. No espaço interno da caixa, coloque fixadores para o alimentador e armações.
  6. Faça uma tampa. Anexe uma folha de metal galvanizada a ele - é necessário para proteger a colônia de abelhas da penetração de umidade na colmeia. A tampa pode ser fixada ao corpo com dobradiças ou pode ser removível.
  7. Corte separadamente um orifício de torneira para cada compartimento. O tamanho máximo permitido do orifício deve ser de 15 mm.
  8. Pregue a parte inferior na parte inferior da caixa. O fundo da estrutura deve ser dotado de pés - o mais cómodo é fazê-los a partir de quatro barras, fixando-as ao corpo com parafusos auto-roscantes.

Teste a força da colmeia de núcleo acabada. Se a estrutura for estável, você pode prosseguir para a etapa final - pintá-la.

Regras de formação do núcleo

formação do núcleoA formação do núcleo é realizada a partir de uma colônia de abelhas forte, grande e robusta. É melhor colonizar a colmeia nuclear no momento em que os insetos estão fervilhando ou durante o período principal de coleta de mel. É desejável fazer a seleção de manhã cedo, quando a maioria das operárias está voando e as colmeias estão praticamente vazias.

Para preencher o núcleo, uma estrutura de alimentação com ninhada e duas com pergoy e mel. Você também precisará de pelo menos 300 abelhas operárias. Nas regiões setentrionais, o melhor é levar dois quadros com ninhada, mel e pão de abelha. Nesses casos, o número de operárias aumenta para 600 abelhas.

Para formar uma colônia de abelhas, uma ninhada selada é tomada, a quantidade de alimento é de pelo menos 2 kg.

Dentro da colmeia nuclear existe uma planta-mãe em maturação. Caso o útero ainda não tenha sido fecundado, deve ser colocado em gaiola isolada por 5 dias. Depois disso, é deixado um lugar no local de alimentação e levada a ninhada para dentro da colmeia principal, que é preenchida com favos de mel com fundação.

Invernando no neúcleo

anos de abelhas após o inverno no núcleo

Se uma colônia de abelhas hiberna em uma colmeia nuclear, várias regras devem ser levadas em consideração.:

  1. A família deve ganhar forças para o início do inverno. Para isso, o útero deve ser plantado pela última vez, o mais tardar no final de julho.
  2. Em caso de conclusão antecipada da coleta de mel, a colônia de abelhas precisa de alimentação adicional. Para isso, usa-se xarope de açúcar - pelo menos 300 g para cada colmeia.
  3. Nas colmeias padrão, você precisa selecionar três meios-quadros com mel selado e reorganizá-los em núcleos.

O Núcleo simplifica muito o trabalho do apicultor, ajuda a fortalecer o próprio apiário e aumentar sua produtividade.Esse projeto pode ser feito de forma independente, usando os materiais disponíveis e desenhos simples.

O que é um núcleo e como fazê-lo você mesmo - vídeo

Jardim

casa

Equipamento