Árvore tília, única em suas qualidades

tília A tília em nossas praças e parques é encontrada com tanta frequência que bordos, bétulas e choupos. É apreciado por sua despretensão, longevidade excepcional, coroa espessa e sedosa. A planta inteira, das flores à madeira, é de grande benefício. Inflorescências, cascas, botões e brácteas são valiosas matérias-primas medicinais, nenhuma sala de vapor russa pode passar sem uma vassoura de tília, pratos ecológicos, bast e estopa são feitos de bastão durável.

Bem entre as árvores, essa beleza verde é considerada um verdadeiro tesouro. Além disso, é fácil cultivá-lo sozinho. Em suma, a própria tília pede por debaixo de nossas janelas. Resta aprender os meandros de plantar e cuidar desta planta incrível.

Antigamente, as vedações eram feitas de metal, que era caro e difícil de processar. Os artesãos começaram a forjá-los, esculpindo espaços em branco na tília macia e flexível. Desde então, um rótulo falso foi firmemente colado em todas as falsificações.

Descrição da árvore

conhecimento de uma tília

Na Rússia, a tília é encontrada em todo o território, com exceção das regiões mais ao norte. Algumas de suas variedades dominaram o Extremo Oriente e o Sul da Sibéria. Linden parece maravilhoso tanto em plantações individuais quanto em cerca, becos, túneis verdes.

A tília pertence às plantas lenhosas da família Malvaceae. As folhas novas têm estípulas que caem rapidamente. As folhas abertas são em forma de coração ou ovais, com bordas recortadas. As flores são coletadas em inflorescências em forma de guarda-chuva que se estendem das brácteas, ao contrário de todas as outras. Após a floração, amadurece um fruto semelhante a uma noz com sementes.

No espaço aberto, a tília é formada como uma árvore extensa de caule único ou multi-caule. Em sombreamento, parece mais um arbusto alto. A expectativa de vida chega a 600 anos.

Espécies de tília

tília em forma de coraçãoO gênero da árvore Linden descreve cerca de 45 espécies. Na Europa Oriental, várias variedades são comuns - tília em forma de coração (de folhas pequenas ou inverno). Distingue-se pelo lado inferior azulado das folhas, que apresentam tufos de cerdas castanhas claras.

tília de folhas grandesA segunda variedade é a tília de folhas grandes (folhas planas ou verão). Ela acorda no início da primavera, tem folhas maiores sem floração azulada.

tília prateadaNo Cáucaso, na Crimeia e na parte centro-europeia da Rússia, também existe um feltro ou tília prateada. Suas folhas fortemente pubescentes parecem feltro ao toque. Esta variedade atinge 35 m de altura, possui uma copa larga piramidal.

Tília caucasianaA tília caucasiana distingue-se por uma altura ainda mais elevada, uma coroa esférica que se espalha e rebentos castanho-avermelhados.

Manchu lindenA tília manchu é uma árvore baixa com boa robustez no inverno. Muitas vezes é multilateral. Muito difundido no sul do Extremo Oriente.

Linden é fácil de propagar por meio de brotos de raízes, camadas de caule, sementes e mudas.

Como cultivar tília a partir de sementes

semente de tíliaA propagação de sementes é o método de cultivo mais longo. A partir do momento em que as mudas virarem uma árvore jovem, pelo menos 10 anos se passarão.

Para uma boa germinação, as sementes de tília devem ser estratificadas. Eles são colocados em um recipiente com um substrato úmido e colocados em local fresco e escuro por 5-6 meses, umedecendo periodicamente.

Na primavera, as sementes estratificadas são semeadas em terreno aberto. As mudas são protegidas do vento e das chuvas fortes, desbastadas.No início do verão, as mudas são alimentadas com fertilizantes contendo nitrogênio, na segunda metade do verão passam para misturas de fósforo e potássio.

Para o inverno, os brotos jovens precisam de abrigo. No ano seguinte, as plantas são plantadas em local permanente, que é desejável encerrar.

Reprodução por camadas

corte de tíliaPara obter um corte do caule na primavera, antes que a folhagem apareça, os galhos inferiores devem ser dobrados ao solo, colocados em sulcos rasos e cavados. Aproximadamente da mesma maneira, são obtidas camadas de groselhas e groselhas. Após 1–2 anos, os ramos brotarão e uma nova planta aparecerá acima do solo. Ele é cortado da raiz materna com uma pá afiada e transplantado para um local permanente.

A reprodução da tília por camadas de raízes é ainda mais fácil. As plantas maduras produzem um crescimento abundante que é cuidadosamente removido da árvore-mãe e transplantado para um novo local.

A tília é recomendada para cultivo em áreas próximas a apiários, pois é uma excelente planta para mel. Graças a ela, a produtividade das abelhas e a qualidade do mel aumentam significativamente.

Como plantar corretamente uma muda de tília

mudas de tília no viveiroLinden é pouco exigente com os solos, mas prefere um solo arenoso leve com alto teor de húmus. Não tolera níveis elevados de água subterrânea.

Ao plantar mudas de tília para criar uma sebe, você deve saber que elas atingirão o pleno desenvolvimento somente por volta dos 25-40 anos.

As tílias jovens toleram facilmente pequenos danos nas raízes, mas mesmo assim, ao plantar, deve-se ter cuidado para deixar a bola de terra intacta. Ao comprar uma muda em viveiro, é aconselhável escolher espécimes com sistema radicular fechado.

A cova de plantio para uma muda de tília padrão deve ter pelo menos meio metro de diâmetro e profundidade. Uma camada de drenagem é derramada no fundo - seixos, pedra triturada, argila expandida ou tijolo quebrado. Uma camada de composto maduro misturado com superfosfato é colocada no topo da drenagem a uma taxa de 50-60 g para cada muda. Em seguida, uma muda é colocada na cova e coberta com solo com a seguinte composição:

  • 1 parte do gramado;
  • 2 partes de húmus;
  • 2 pedaços de areia.

fixação de uma árvore jovemSão necessárias estacas para fortalecer as mudas. Ao longo das bordas da cova de plantio, 2-3 estacas são cravadas e amarradas ao tronco com laços macios.

O colar da raiz é colocado ao nível do solo. Se o solo na cova assentar um pouco e o colo ficar um pouco mais baixo, isso não é assustador para a tília.

Depois do plantio, cuidar de uma tília consiste em regar abundantemente. As árvores crescidas são alimentadas duas vezes por ano. Na primavera, adicione a um balde de água:

  • 1 kg de estrume;
  • 20 g de carbamida;
  • 25 g de nitrato de amônio.

Tudo é misturado e despejado no círculo do tronco após regar com água limpa. No outono, adicione 20 g a um balde de água nitroammofos.

Cuidado e formação da coroa

tipos de guarniçãoApenas as plantas jovens precisam de umidade regular. Os espécimes adultos toleram a seca sem problemas. Eles são regados apenas no período mais seco, a uma taxa de 20 litros de água por 1 sq. m do círculo do tronco.

O afrouxamento do solo sob uma tília é realizado várias vezes por temporada, ao mesmo tempo em que remove ervas daninhas. Antes do inverno, as mudas são cobertas com palha de folhas, serragem, lascas de madeira ou turfa com 10–12 cm de espessura.

Linden é cortada duas vezes por ano. A poda higiênica de primavera é realizada antes da abertura dos botões. A árvore é examinada cuidadosamente e ramos secos, quebrados e doentes são cortados. Na poda formativa de outono, as copas que crescem para dentro e os ramos fortemente espessados ​​são removidos.

Logo na primeira poda, os ramos são encurtados em não mais do que 1/3 parte.

Com tanto cuidado, a tília rapidamente se tornará uma beleza luxuosa e espalhadora. O descanso à sua sombra será sereno, e o perfume das flores ao meio-dia de julho irá refrescar e trazer de volta as melhores memórias.

Plantando uma tília em uma casa de verão - vídeo

Jardim

casa

Equipamento