O mais importante sobre o plantio e o cuidado ao ar livre para a delicada frésia

frésia em sua casa de verão Graças às flores perfumadas de várias cores, a frésia tornou-se um dos rebentos mais valiosos para o corte. Não é surpreendente que a frésia, o plantio e o cuidado em campo aberto sejam semelhantes a cuidar de gladíolos e lírios, aparece cada vez com mais frequência em chalés de verão.

Características do cultivo de frésia em campo aberto

crescendo frésia em campo aberto

Freesia, originária do continente africano, adora luz, calor, precisa de solo solto e rega regular. O desenvolvimento e a floração estáveis ​​podem ser esperados:

  • com um dia de luz durando pelo menos 12-14 horas;
  • na presença de proteção contra luz solar direta e vento;
  • a uma temperatura do ar entre 18-22 ºC.

Violações das condições de luz e temperatura, longos períodos de calor e seca, levam à formação de botões vazios e que não se abrem na frésia ou à rejeição total da floração.

O local de plantio é escolhido de forma que os caules quebradiços da planta não sofram com o vento, e as delicadas flores não queimem o sol do verão. Já com uma temperatura do ar acima de +22 ºC, o ritmo biológico da planta é interrompido, e isso afeta a qualidade da floração.

Quando cultivadas ao ar livre, as frésias são melhor aclimatadas em solo com reações neutras ou ligeiramente ácidas. Em áreas com solo pesado e denso, é desacidificado e misturado com areia, turfa... Solos pobres em matéria orgânica e minerais devem ser fertilizados.

As plantas não são resistentes. Na Rússia, eles devem ser desenterrados para o inverno e retirados para o solo quando a ameaça de retorno do frio e da geada tiver passado. Se o plantio no solo ocorrer em maio ou no início de junho, o florescimento da frésia começa da segunda quinzena de julho até o final de agosto. No entanto, isso só é válido para a faixa do meio. Para ver flores de freesia ao plantar e amamentar na Sibéria, não os bulbos são transplantados para o solo, mas as plantas já cultivadas em uma sala ou estufa.

Preparando um local para o plantio de frésia em terreno aberto na primavera

flores de freesia

O local para o plantio de frésias é escolhido em sombra parcial ou sob proteção, plantado na parte sul de arbustos altos ou árvores. Essa barreira natural protegerá as flores do vento e do sol do meio-dia.

No outono, o solo para o plantio de frésia é escavado em uma baioneta completa, selecionando cuidadosamente as ervas daninhas de rizoma perenes. Ao mesmo tempo, fertilizantes orgânicos são aplicados nas cristas ou no jardim de flores. Na primavera, o solo é desenterrado novamente, quebrando torrões. Covas de plantio ou trincheiras para bulbos são feitas com cerca de 30-40 cm de profundidade e largura. Embora a profundidade de plantio seja muito menor, preenchida com uma cova solta, consistindo de partes iguais de solo de jardim, turfa, húmus e areia, permitirá o sistema radicular e toda a planta para se desenvolver ativamente.

Preparando bulbos de frésia para cultivo ao ar livre

lâmpadas de frésiaOs bulbos comprados ou armazenados após a escavação de outono começam a ser preparados para o plantio no início de abril. Eles removem a superfície dura da pele e a mergulham em uma solução de fitosporina ou outro fungicida por meia hora. Essa precaução irá manter os bulbos livres de bactérias e fungos podres no solo.

30–45 dias antes do momento certo para o plantio de frésia ao ar livre na primavera, os bulbos são colocados em vasos de turfa profundos com solo nutritivo. A profundidade de plantio é de 5 cm, o substrato é levemente calcado e regado.Com alta umidade, a frésia logo acorda e forma os primeiros brotos. Agora é a hora de transferir as lâmpadas para a luz.

É importante que os rebentos não se estiquem antes de entrarem no solo, são densos e saudáveis. Portanto, se necessário, as plantas são fornecidas com iluminação adicional.

Plantando sementes de frésia

mudas de frésiaComo muitas espécies relacionadas, as frésias podem ser propagadas por sementes. Devem decorrer pelo menos 8-9 meses desde o momento da sementeira até ao aparecimento dos primeiros botões. Se você planta frésias no solo no outono, na primavera, as plantas que já ganharam força são levadas para o jardim.

A semeadura é realizada com sementes pré-tratadas com permanganato de potássio ou fitossporina a uma profundidade de 3-4 mm. Os melhores resultados podem ser obtidos em uma estufa doméstica, onde é mais fácil manter o solo e a umidade do ar aumentados. Até aparecerem os brotos, o solo é umedecido com um borrifador. Então, a rega precisa é possível e insubstituível no período outono-inverno luz de fundo... Plantar e cuidar de frésias ao ar livre não é diferente de cuidar de plantas de bulbos adultos.

Plantando frésia e cuidados ao ar livre

cuidar da frésia em campo abertoAs condições para o plantio de frésia em canteiro de flores em regiões com excelentes características climáticas se desenvolvem em épocas diferentes. Na faixa do meio e na região de Moscou, o plantio de frésia no solo e o cuidado com as plantas começam em meados de maio.

Se houver possibilidade de geada, é melhor deixar as plantas delicadas em casa por algumas semanas.

Os bulbos são plantados a uma distância de 3-5 cm um do outro. As frésias não formam um arbusto exuberante, portanto, para um maior efeito decorativo em um jardim de flores, podem ser plantadas em pequenas touceiras de 10 a 15 peças, não esquecendo de dar um suporte confiável aos caules.

Para simplificar o cuidado ao ar livre ao plantar frésias para o corte, deixe pelo menos 15 cm entre as linhas.

plantando bulbos de frésiaA profundidade de plantio dos bulbos depende de seu tamanho e propriedades do solo.

  1. Em franco arenoso claro, frésia são enterrados 10-12 cm.
  2. Em solo fértil de jardim solto, a parte inferior do bulbo deve estar a uma profundidade de 7-9 cm.
  3. Em solo denso, a frésia é mais difícil de enraizar e brotar. Aqui, os bulbos são plantados a uma profundidade de 5–6 cm.

Cuidado para frésia quando cultivada ao ar livre

freesia adora umidadeDo momento do plantio até a escavação dos bulbos no outono, as flores precisam ser regadas, afrouxando o solo, retirando o mato e uma fertilização complexa.

Devido à fragilidade dos caules nus carregando uma massa de botões, devem ser fornecidos suportes para frésias.

Parece que esse cuidado é praticamente indistinguível de cuidar de lírios, íris, gladíolos. Mas cultivar frésia, assim como cuidar dela em campo aberto, apresenta algumas dificuldades.

O fato é que a frésia só floresce em temperaturas abaixo de +22 ºC. Para que as folhas e flores não sofram com a falta de umidade, o ar deve estar constantemente úmido, é extremamente difícil para as plantas tolerar oscilações bruscas de temperatura diurna e noturna. Por causa dessas características, a flor é mais frequentemente cultivada em estufas ou sob estufas.

Em campo aberto, a frésia é regularmente irrigada com água morna à noite, tentando não atingir as flores e botões que ainda não se abriram. A rega começa imediatamente após a emergência e termina 2 semanas antes de os bulbos serem escavados.

Para fertilizar flores, você pode usar fertilizantes complexos para plantas com flores ornamentais ou, antes da floração, adicionar uma mistura com predominância de nitrogênio e usá-la mais perto do meio do verão potássio-fósforo instalações.

Para que os bulbos amadureçam melhor e a planta volte a florir, os murchas são cortados um a um ou em grupos. Para o corte do buquê, inflorescências com duas ou mais corolas abertas são adequadas. As folhas danificadas por fungos ou pragas podem ser reduzidas ou removidas. Os bulbos são colhidos no outono, de setembro a outubro, antes da chegada das geadas noturnas.

Preparando bulbos de frésia para o plantio - vídeo

Jardim

casa

Equipamento