A verdadeira beleza e graça do cavalo Frísio

Raça de cavalos frísios Pelagem sedosa, crina e cauda luxuosas e graça incrível. É por essas características que a raça de cavalos Frísios é tão valorizada. Além disso, cabelos cacheados e cascos enormes são a marca registrada do friso, e seu olhar penetrante é simplesmente hipnotizante. Além disso, possui uma resistência incrível, embora não seja destinado a competições esportivas. A atenção e engenhosidade desta espécie só podem ser invejadas.

Das páginas da história

cavalo forte e resistente

As primeiras menções a esses cavalos são encontradas nos manuscritos de historiadores romanos que datam de 150 DC. e., ao descrever a cavalaria britânica. No entanto, eles ganharam verdadeira popularidade na Idade Média. Foram esses cavalos de ossos largos e musculosos que resistiram livremente aos pesados ​​cavaleiros com seu equipamento. A pátria da raça de cavalos da Frísia é a Holanda, ou melhor, a província do norte da Frísia. No século 16, os espanhóis, que conquistaram a Holanda, começaram a seleção seletiva de indivíduos para o serviço militar.

Como resultado do cruzamento dos grupos andaluz, berbere e frisão, uma "versão melhorada" foi lançada, que diferia:

  • graça maravilhosa;
  • resistência;
  • alto crescimento;
  • potência;
  • agilidade e agilidade incomuns.

a graça e o poder do cavalo FrísioNo entanto, no século XVII, a necessidade de tais cavalos de serviço caiu drasticamente, o que levou ao seu uso em carruagens. Desde aquela época, a raça de cavalos Frísios gostava muito da nobreza, principalmente dos monarcas. Mas depois da Revolução Francesa, que levou à derrubada do sistema monárquico, os frísios ficaram sob a proteção dos camponeses. O progresso tecnológico contribuiu para o fato de que muitos se esqueceram completamente dessas montagens. Portanto, na década de 50-60 do século XX, não havia mais de 500 indivíduos. O renascimento começou com a popularização dos esportes olímpicos.

Os frisos são flexíveis para o treino. Eles aprendem rapidamente novos truques e manobras. Junto com sua aparência deslumbrante, saltos dramáticos, saudações ou poses precipitantes parecem especiais.

A raça do cavalo frisão conquista com seus dados externos

Traje PretoDe constituição forte, proporções corretas e pescoço volumoso, destaca-se no contraste entre todos os parentes. A altura padrão do animal é 150-165 cm. Uma característica distintiva dos frisos é a cor preta (preta), sem manchas ou manchas. A pelagem espessa é geralmente sedosa e brilhante. A crina, a franja, assim como a cauda são tão volumosas e longas quanto possível. juba onduladaSua estrutura ondulada é uma reminiscência do estilo hafre da moda. Além disso, os cavalos da raça Frísia são distinguidos por cascos peludos (escovas). O cabelo esvoaçante alongado na parte inferior das pernas altas é chamado de Frísio. Isso dá aos cavalos uma expressividade especial.

Ao mesmo tempo, outras características desses cavalos são enfatizadas.:

  • grande físico;
  • corpo amplo e profundo;
  • costas longas com uma curva suave;
  • abertura do pescoço alta e esticada;
  • cabeça alongada com perfil reto;
  • orelhas agudas severas;
  • olhos grandes com um olhar encantador.aparência incrível de cavalo frisão

Ao longo de suas vidas, os animais não são aparados. Aos 5 anos, seu cabelo se torna um adorno elegante para cavalos negros.

Como exceção, uma pequena mancha, às vezes em forma de estrela, pode estar presente no rosto da mulher. Apesar da ossatura da raça, o dorso do animal é geralmente macio e a cernelha baixa. As costelas desta espécie são redondas.Pernas esticadas fazem o corpo maciço parecer mais refinado.

Habilidades e caráter

caráter energéticoA passada da raça frísia pura é frequentemente de quatro pancadas (existem 4 pancadas seguidas) e o trote é duplo. O cavalo é adepto de acrobacias acrobáticas, já que suas patas traseiras estão perfeitamente dobradas sob a barriga e se erguem. Esta característica confere aos frisos graça e grandeza incomparáveis.

Mas durante uma corrida ou caminhada, o passo se torna:

  • fácil;
  • suave;
  • uniforme.

Ao mover-se em terreno plano, a velocidade do cavalo é perdida devido à grande amplitude dos movimentos circulares. Porém, ao correr na areia ou neve (outro solo macio e profundo), os custos físicos do animal são minimizados.

o cavalo responde bem ao treinamentoApesar da sua natureza enérgica, a raça distingue-se pela sua postura e calma. A este respeito, é ideal para treinamento, bem como eventos cerimoniais em que uma grande multidão de pessoas e música alta. Seus passos suaves agradarão a muitos cavaleiros profissionais. Devido à sua boa resistência e obediência única, esses cavalos são usados ​​no ensino de iniciantes. O bom caráter é complementado por uma dedicação especial. Portanto, alguns indivíduos permaneceram leais a seus mestres ao longo de suas vidas.

Como resultado de muitos anos de experimentos de seleção, 3 tipos principais desta raça foram criados: barroco, moderno e desportivo. Eles diferem uns dos outros nas características externas, bem como nos andamentos (tipos de andamentos).

Dieta em detalhe

cavalo no pastoO principal requisito para cavalos reprodutores é três refeições por dia e água potável. Assim, cada refeição deve ter uma composição diferente, mas obedecendo a todas as normas.

Para determinar a taxa de alimentação diária, os seguintes fatores são sempre levados em consideração:

  • O peso;
  • idade;
  • o tamanho;
  • atividade física;
  • caracteristicas individuais.

Feno podre, úmido, mofado ou congelado pode causar problemas digestivos graves. Além disso, a transição para a alimentação do pasto é feita gradativamente.

feno e farelo na nutrição de cavalosDe manhã, um adulto (450-500 kg) geralmente recebe feno de prado / leguminosas (até 10-13 kg / cabeça) ou palha de primavera, na hora do almoço - vegetais (por exemplo, cenoura até 2-3 kg), e à noite - cereais (cevada até 2 kg). Farelo (1,5 kg) e aveia (5 kg) devem ser adicionados ao menu do cavalo. Também dá acesso ao sal de mesa, apresentado na forma de briquete de limo. A alimentação é realizada ao mesmo tempo, o que promove uma boa absorção dos alimentos. É proibido o uso de misturas de leguminosas desidratadas, pois, ao entrarem no trato gastrointestinal, começam a fermentar, causando cólicas no animal. Pela mesma razão, o trevo cru e a alfafa não são recomendados para eles.

A necessidade diária de água para um garanhão é de 60 a 80 litros, ou seja, cerca de 8 baldes. Ao mesmo tempo, o líquido nos recipientes muda constantemente. Então, ele permanece o mais limpo possível.

Filhote de cavalo frisãoOs animais jovens precisam de alimentos com alto teor de vitamina B, fósforo e cálcio. As fêmeas em lactação precisarão de alimentos proteicos para uma boa produção de leite. Junto com isso, a matéria orgânica ajuda a construir a massa muscular.

Condições de detenção

mantendo o cavalo frisãoA desvantagem dos garanhões puro-sangue Frísio é o caráter caprichoso. Não são mantidos em rebanhos, portanto, baias especiais são preparadas para esta variedade. A temperatura ideal nesses estábulos não deve cair abaixo de 16 ° C e subir acima de 20 ° C. Isso requer uma boa ventilação do local, mas sem a formação de correntes de ar. A serragem é selecionada como cama para secar as escovas felpudas dos cascos. No entanto, isso não isenta o noivo de limpar os frisos depois de uma caminhada.

Cuidado adequado também é fornecido:

  • cascos;
  • crina e cauda;
  • lã.

cavalo bem tratadoO cabelo é lavado regularmente com shampoo e borrifado com condicionador 1-2 vezes por semana. Os fios são trançados por vários dias ou penteados diariamente.Os cascos são lubrificados regularmente com óleo especial e aparados uma vez a cada 6 semanas. O terno preto é escovado todos os dias.

O comedouro, assim como o bebedor, são colocados em um nível adequado para o cavalo - onde termina o pescoço e começa o peito.

Com uma dieta equilibrada e cuidado profissional, cavalos frísios luxuosos podem ser mantidos com sucesso.

O mais belo esboço da raça de cavalos da Frísia - vídeo

Jardim

casa

Equipamento