Instruções detalhadas para o uso de ivermectina em medicina veterinária

instruções para o uso de ivermectina em medicina veterinária A ivermectina é um medicamento antiparasitário moderno usado para tratar animais domésticos e de fazenda. As instruções para o uso da ivermectina em medicina veterinária recomendam seu uso contra nematóides nos pulmões e órgãos do trato gastrointestinal, moscas, piolhos e carrapatos. O método de administração e dosagem do medicamento veterinário dependem do tipo e peso corporal do animal.

Composição e características da ivermectina

composição da ivermectina

De acordo com as instruções de uso da Ivermectina em medicina veterinária, esse medicamento pertence ao grupo das avermectinas. Seu princípio ativo é obtido por fermentação a partir do fungo japonês Streptomyces avermitilis, que libera neurotoxinas com efeito inseticida e acaricida. É por isso que a ivermectina é igualmente eficaz contra helmintos e parasitas da pele.

Dependendo da finalidade de uso, o medicamento está disponível em diversas formas.:

  1. Ivermec - este medicamento contém ivermectina em combinação com tocoferol. Disponível na forma de solução injetável límpida ou amarelada.
  2. A ivermectina 10 é produzida na forma de um líquido oleoso transparente para injeção. A concentração da substância ativa é de 10 mg em 1 ml.
  3. Otodectina é uma solução injetável de baixa concentração contendo 1 mg de ivermectina em 1 ml.

Formas de liberação de ivermectinaTambém na medicina veterinária, são apresentadas outras formas de ivermectina - na forma de spray, gel, pasta e comprimidos para uso oral. A otodectina é mais comumente usada em coelhos, porquinhos-da-índia e outros pequenos animais.

Para os grandes, utiliza-se a ivermectina 10, por conter a concentração máxima da substância ativa.

Principais indicações de uso

principais indicações de usoAs instruções de uso da ivermectina em medicina veterinária relacionam as principais indicações de uso do medicamento.

Esses incluem:

  • bovinos - estenose, telaziose, habertiose, tricocefalose, mulleriose;
  • pequenos ruminantes - sifunculatose, melofagose, hipodermatose, corioptose, psoroptose, sarna sarcóptica;
  • porcos - estrongiloidose, ascaridíase, tricocefalia, sarna sarcóptica, hematopinose;
  • cavalos - gastrofilíase, rinestrose, oncocercose, estrongiloidose;
  • galinhas e outras aves - capilaríase, ascaridíase, heterocitose.

A ivermectina é considerada uma droga versátil no combate a ectoparasitas e infestações de helmintos. A essência de seu efeito farmacológico baseia-se na estimulação da produção de GABA no nível neuronal. Isso causa uma violação e, em seguida, uma parada completa dos impulsos vitais, levando à paralisia e morte rápida do parasita.

A ivermectina tem ação rápida, que começa 1 hora após a injeção. O resultado antiparasitário dura de 10 a 15 dias.

Instruções para o uso de ivermectina em medicina veterinária

instruções para o uso de ivermectina em medicina veterináriaPara humanos, o medicamento antiparasitário é mais frequentemente prescrito como comprimido oral. A dosagem de ivermectina para uma pessoa é de 10-12 mg, mas também depende do peso corporal. Deve haver um intervalo de pelo menos 7-15 dias entre a ingestão do medicamento.

Na medicina veterinária, a ivermectina é mais frequentemente usada na forma de soluções injetáveis. Antes do uso em massa da droga, um teste experimental deve ser realizado em um grupo de animais de 5 a 8 animais.

Por 3 dias, você precisa monitorar de perto a condição dos animais - na ausência de reações adversas, você pode injetar o resto do gado.

Para gado e pequenos ruminantes

injeções de ovelhaPara ruminantes grandes e pequenos, a ivermectina é mais frequentemente injetada por via intramuscular, muito menos frequentemente - por via subcutânea. A injeção é aplicada uma vez; no caso de uma forma grave de sarcopticoidose, são permitidas duas injeções com intervalo de 7 a 10 dias. Uma injeção do medicamento é feita no pescoço ou na garupa.

Para bovinos e pequenos ruminantes, é utilizada uma dosagem de 1 ml por 50 kg de peso corporal. Se o animal pesar mais de 400-500 kg, a ivermectina deve ser dividida em várias doses e injetada em diferentes partes do corpo.

O gado pode ser tratado com ivermectina para prevenir a nematodose. Nesse caso, o medicamento é administrado no outono, antes de os animais irem para o estábulo, e também na primavera, antes de serem soltos no pasto. O tratamento para carrapatos é realizado conforme necessário.

Para cavalos

pasta de tratamento de cavaloPara o tratamento de cavalos, uma forma especial de ivermectina é produzida na forma de uma pasta. Tem aroma e sabor de maçã, por isso os animais não recusam tal medicamento. Um antiparasitário é prescrito na dosagem de 2 ml para cada 100 kg de peso corporal.

A ivermectina não deve ser usada para tratar cavalos jovens com peso inferior a 100 kg.

Os veterinários aconselham dar o medicamento aos animais de 3 a 4 vezes ao ano, de preferência na primavera e no final do verão, após o fim do verão das moscas.

Para porcos

tratamento de leitãoAs instruções da ivermectina para porcos são idênticas às para bovinos e pequenos ruminantes. Mas a injeção é feita no pescoço ou na parte interna da coxa.

A dosagem recomendada do medicamento é de 1 ml para cada 33 kg de peso corporal do porco.

Para aves

Para o tratamento de frangos, patos e outras aves, é adicionada solução de ivermectina à bebida. O medicamento é calculado na dosagem de 0,4 ml por 1 litro de líquido.

As aves não devem receber mais do que 400 μg de ingrediente ativo por kg de peso corporal.

É aconselhável parar de beber a ave 2-3 horas antes de tomar ivermectina. Na nematodose, o medicamento é administrado ao rebanho uma vez, no tratamento da aracnoentomose - três vezes (a segunda após 24 horas, a terceira após 14 dias).

Para coelhos

injeções para coelhosIvermectina 10 para coelhos muito raramente utilizado, uma vez que esta forma do medicamento apresenta elevada concentração da substância ativa. Por isso é muito difícil calcular a dosagem correta do medicamento.

O mais utilizado é a Otodectina, que apresenta menor concentração do princípio ativo. Para o tratamento, a ivermectina para coelhos é usada na dosagem de 0,2 ml por 1 kg de peso corporal do animal.

Para gatos e cachorros

ivermectina para gatosA instrução de ivermectina para gatos recomenda o uso deste medicamento no tratamento de lesões por moscas, nematóides, piolhos, pulgas e carrapatos. O agente é eficaz contra as larvas de vermes subcutâneos e nasofaríngeos. O antiparasitário é prescrito na dosagem de 0,2 ml por 1 de peso vivo do gato.

Os comprimidos de ivermectina para cães são administrados na dosagem padrão de 200 mcg por kg de peso corporal.

Esta norma é usada apenas para cães adultos. Filhotes não devem receber medicamentos antiparasitários. Em nenhum caso a dosagem indicada deve ser ultrapassada, pois a ivermectina pode causar efeitos colaterais.

Overdose e efeitos colaterais

dosagem deve ser observadaSujeito à dosagem indicada nas instruções, a ivermectina é bem tolerada pelo organismo do animal. Mas deve-se ter em mente que a droga pode causar uma reação alérgica.

A ivermectina pode causar efeitos colaterais:

  • aumento da salivação;
  • fezes perturbadas;
  • violação da coordenação de movimentos;
  • vômito;
  • distúrbios no funcionamento do sistema digestivo;
  • letargia e apatia.

Em caso de sobredosagem, o animal pode apresentar sinais como pupilas dilatadas, tremores nos membros, perda de consciência e coma. Em tais casos, o tratamento sintomático é prescrito ao animal.

A ivermectina é um medicamento antiparasitário eficaz usado em fazendas e animais domésticos. Quando usado corretamente e de acordo com as instruções, o produto ajuda a se livrar de moscas, piolhos e pulgas.

Vídeo de instrução sobre o uso de ivermectina em medicina veterinária

Jardim

casa

Equipamento