Como e onde a planta misteriosa das lendas cresce acônito de lobo

onde cresce acônito de lobo Poucos jardineiros e aldeões sabem onde o acônito lobo cresce e quais propriedades a planta possui. Embora, talvez, eles tenham ouvido falar dela como uma lutadora de lobos, lutadora de raízes, a morte de uma cabra ou uma grama de lumbago. Essa opinião popular não augura nada de bom, a planta é considerada venenosa.

O que é acônito, como é

como é o acônito de lobo

Qualquer uma das cem plantas pertencentes ao gênero Borets é chamada de acônito. Wolf acônito é um perene herbáceo espetacular com caules característicos e eretos, pequenas flores bonitas e folhas semelhantes a palmeiras. É por causa das flores zigomórficas que o acônito lobo não se parece com outros representantes da família do botão-de-ouro, à qual realmente pertence. E é muito semelhante ao tremoço (feijão-de-lobo), uma cultura agrícola comum da família das leguminosas. No entanto, a inflorescência do tremoço comum, que consiste em flores azuis ou roxas, é mais compacta.

Wolf acônito tem dois tipos de sistema radicular:

  1. As raízes dos tubérculos, que com o tempo formam um sistema completo de 12-15 raízes, alongadas em uma cadeia, ou raízes de tubérculos individuais, morrendo anualmente junto com a parte do solo.
  2. Raiz-raiz composta de muitas raízes finas, em forma de cordão, fortemente entrelaçadas.

A altura do acônito pode chegar a 1 m, suas folhas são muito ricas, verdes, arredondadas, palmas. O racemo apical é composto por flores com cálice de cinco folhas, que podem ser amarelas, azuis, brancas ou lilases. Ela começa a florescer em meados de julho e termina em outubro. Os frutos são folíolos secos.

As abelhas coletam pequenas quantidades de néctar e pólen das flores de acônito. Mas apenas se não houver outras plantas com flores na área. Os acônitos podem envenená-los.

Quão perigosa é a raiz do lobo

planta venenosa perigosaO aparecimento do acônito na Terra está associado a um dos antigos mitos gregos sobre Hércules. O grande guerreiro trouxe do submundo o cão infernal Cérbero, de cuja saliva venenosa nasceu uma raiz negra. Isso indica que há vários milhares de anos as pessoas sabiam que a planta é venenosa, não pode ser usada de nenhuma forma. Nas lendas da Escandinávia, o lutador (acônito) cresceu onde Thor matou uma cobra venenosa, mas ele próprio morreu de suas picadas.

flores de acônito de loboO fato de o acônito ser venenoso não suscita dúvidas há muito tempo. No Nepal, iscas e água foram envenenadas em fontes de onde animais predadores bebiam ou os inimigos matavam a sede. Na China e na Grécia, com muito cuidado, fizeram veneno para flechas de acônito, veneno para lobos. Não admira que os antigos argumentassem que não apenas a planta inteira é venenosa, até mesmo seu cheiro é venenoso.

Uma planta recém-cortada é especialmente venenosa. O alcolóide tóxico aconitina é encontrado em qualquer parte da planta, até mesmo no pólen, mas é especialmente abundante nas raízes e sementes.

Os sintomas de envenenamento são os seguintes:

  • dormência rápida da língua e da boca, sensação de formigamento;
  • falta de ar, outros distúrbios respiratórios;
  • pulso fraco, aumentando gradualmente, arritmia;
  • tontura, um estado de atordoamento;
  • salivação, náusea e vômito;
  • pele pegajosa e muito fria;
  • edema pulmonar, convulsões.

Após a paralisia do centro respiratório, ocorre a morte. Portanto, mesmo com uma leve suspeita de intoxicação por acônito, é necessário chamar uma ambulância com urgência, e antes de sua chegada, agir de acordo com as instruções do despachante ou do médico de plantão.

Onde cresce acônito de lobo

onde cresce acônito de loboUma planta despretensiosa comum na região asiática, Europa, América do Norte. Ocorre ao longo das margens dos rios, em prados alpinos, ao longo de estradas. Freqüentemente, escolhe solos nutritivos com alto teor de húmus. Pode ser vista tanto em encostas rochosas quanto próximo a rios de montanha, na tundra.

No hemisfério norte, 330 espécies de plantas pertencem ao gênero lutador. Na parte europeia da Rússia, 4 tipos de acônito crescem em condições naturais, todos eles são bastante venenosos.

Lutador antídoto (carvalho)

carvalho de acônitoEla cresce principalmente na zona de chernozem, em bordas de floresta, prados alagados e secos, em florestas decíduas e arbustos. Ele difere de outras espécies em flores amarelo claro. É encontrado na Crimeia, Ucrânia, Cáucaso e Altai e é distribuído na Sibéria Ocidental e Oriental.

Sua composição química é muito diferente das demais plantas desse gênero. De acordo com as informações fornecidas pelo Acadêmico A.P. Orekhov, na parte aérea da planta existem dois alcalóides - antorino e pseudoantorina. Raízes não venenosas. Em sua composição, outro alcolóide especial foi encontrado, com estrutura semelhante à atisina, um antagonista das aconitinas. A planta, principalmente as raízes, é usada na medicina popular e na homeopatia. Usado como inseticida para matar o besouro da framboesa e o besouro da estupro. O lutador antídoto tem formas e variedades decorativas.

Lutador do norte (alto)

lutador do norteEla cresce na China, Europa, Ásia, Sibéria, parte europeia da Federação Russa, especialmente nas regiões do norte e nas florestas do Nordeste de Altai. É encontrado não só entre as árvores, mas também em matagais densos arbustos... As flores são roxo-acinzentadas, de saturação tonal diferente. Sua parte superior é mais alongada do que a de outras espécies. A planta está listada nos Red Data Books de muitas regiões e regiões da Rússia.

O caule do lutador do norte alcança 2–2,5 m. As raízes e a grama da planta são usadas na medicina popular no Tibete, Mongólia, Sibéria e Altai. No entanto, é considerado venenoso para os animais em qualquer forma. Em Altai, era usado anteriormente para combater moscas e baratas. Alguns criadores de gado na Mongólia envenenam predadores com um pó da raiz de um lutador alto, misturado com sangue animal.

As formas culturais do lutador do norte são cultivadas na sombra e sombra parcial. Não toleram bem o transplante, por isso devem ser plantados imediatamente em local permanente.

Lutador lanoso

lutador de lã

Esta planta pode ser encontrada em alguns lugares na parte europeia da Rússia. Portanto, é endêmico onde o acônito-lobo dessa espécie cresce, é difícil dizer. Mas às vezes pode ser visto na floresta ou em uma clareira. O caule atinge uma altura de 1,5 m, é bastante largo e ligeiramente estriado na base. O comprimento dos pecíolos das folhas basais é de 10 a 25 cm, enquanto os pecíolos das folhas do caule são muito curtos. A inflorescência, com flores grandes e amarelas claras, é um racemo bastante denso com cerca de 30 cm de comprimento, que pode ramificar abaixo.

Lutador baikal

Lutador baikalUm perene, crescendo em Transbaikalia, Sibéria Oriental, Mongólia e China. A maioria das plantas está na zona da floresta, bem como nas estepes, vales, prados. A altura do caule não ultrapassa 1 m, na maioria das vezes é curto, cerca de 40 cm.O rizoma é composto por dois tubérculos alongados. As flores são azuis brilhantes, cada uma com 3 cm de comprimento.

Lutador de Flerov

Lutador de FlerovUma espécie muito rara, pois a área onde este tipo de acônito lobo cresce é muito pequena. Distribuído na bacia do rio Sherna, fluindo pelo território da região de Vladimirovsk. É uma endemia estritamente local, listada no Livro Vermelho da Federação Russa. Ocorre em áreas pantanosas, prados de várzea, vales de pequenos rios. As flores são de um roxo profundo, com um capacete cilíndrico.

Como e onde cresce o acônito lobo - vídeo

Jardim

casa

Equipamento