Como cultivar cogumelos ostra em casa, recomendações e dicas úteis

como cultivar cogumelos ostra em casa Há muito que os cogumelos passaram de habitantes da floresta a plantas cultivadas, por isso muitos jardineiros querem aprender a cultivar cogumelos ostra em casa. Por que exatamente cogumelos ostra? Porque eles são os mais despretensiosos e os mais produtivos dos cogumelos cultivados. O rendimento dos cogumelos ostra é de cerca de dez kg por metro quadrado por mês, eles começam a ser colhidos apenas um mês e meio após o plantio. Portanto, é com esses cogumelos que você precisa começar.

Como cultivar cogumelos ostra em casa, onde obter micélio

micélio de cogumelo ostra

Quaisquer cogumelos crescem de micélio - isto é, micélio, que consiste em finos fios brancos. O micélio pode se desenvolver a partir de esporos de fungos que caíram em um substrato úmido ou superfície úmida em condições ideais para seu crescimento. No ambiente natural, essas condições ocorrem na floresta, onde costumavam coletar micélio para o cultivo de cogumelos em casa. Mais tarde, eles aprenderam a remover o micélio (micélio) em condições de laboratório e colocá-lo à venda.

Você deve comprar micélio em lojas especializadas ou de empresas que cultivam esses cogumelos. A segunda opção é preferível, porque as empresas produtoras de cogumelos profissionais são obrigadas a mudar o micélio todos os anos e vendem o usado. Esse micélio é muito mais barato que um novo, embora seja bastante capaz de reproduzir fungos.

Na compra de micélio, certifique-se de que sua cor é branca, pequenas inclusões do substrato são permitidas. Apenas os cogumelos da floresta podem cheirar bem a micélio. Para começar, basta comprar um quilo de micélio, que deve ser guardado na geladeira.

crescimento de micélioAo comprar micélio pronto, o jardineiro corre o risco de obter um produto de baixa qualidade, o que atrapalha todo o empreendimento. Faz sentido aprender você mesmo a cultivar micélio de cogumelo ostra. Isso é feito desta maneira:

  1. Um cogumelo fresco e saudável é retirado, cortado em dois e um pedaço da tampa é destacado com uma pinça.
  2. Este fragmento é tratado com água oxigenada para desinfecção e é colocado um tubo de ensaio com grãos de milho triturados ou outro substrato.
  3. O tubo fechado é deixado por 14 dias em local aquecido e livre de correntes de ar e luz solar.

Essas operações requerem esterilidade! Pratos e instrumentos devem ser esterilizados, excluindo-se o contato do substrato com o meio ambiente.

Se muitos esporos entrarem no tubo, ou se a temperatura da sala estiver acima do normal, uma crosta micelial pode aparecer, então a operação deve ser repetida. Além disso, tudo terá que ser refeito caso apareça um cheiro estranho e a superfície seja coberta com umidade, o que indica que o substrato está infectado com bactérias.

O micélio acabado parece uma flor branca e fofa e tem cheiro de cogumelos frescos.

Preparação do substrato

preparação de substratoAo contrário de outras culturas caseiras de verão, os cogumelos não crescem no solo, portanto, com qualquer método de cultivo, é necessário preparar um substrato para cogumelos ostra em casa. Os amadores que não levam a sério a preparação do substrato ficam desiludidos com o empreendimento, não vendo a colheita esperada. Na verdade, fazer um substrato normal não é nada difícil, basta estudar as regras para a sua preparação. Freqüentemente usado como substrato:

  • cascas de sementes de girassol;
  • palha de trigo, cevada, trigo sarraceno e outros cereais;
  • serragem de madeira dura;
  • Farelo;
  • topos de milho, juncos.

substrato para o cultivo de cogumelosCada um destes materiais pode ser utilizado separadamente, ou pode ser misturado em qualquer proporção, após trituração dos fragmentos até 0,5 a 3 cm, sendo necessário que o material esteja seco, sem sinais de mofo e sem odores desagradáveis. Para iniciantes, 10 kg de substrato são suficientes. É elaborado com a seguinte tecnologia:

  1. A mistura, esmagada até o tamanho desejado, é derramada com água fervente para destruir a microflora prejudicial. Para maior confiabilidade, alguns especialistas recomendam ferver essa massa por duas horas.
  2. O substrato vaporizado e misturado é compactado em recipientes, como barris, e deixado para inchar por 12 horas.
  3. A massa inchada é espalhada em um filme com uma camada fina para resfriamento.

Você pode verificar se a umidade do substrato é suficiente, você pode fazer isso: aperte-o em sua mão. Se, ao mesmo tempo, não pinga água e o caroço mantém a forma, a umidade é normal.

Onde é o melhor lugar para cultivar cogumelos ostra

cultivo de cogumelos ostra no porãoÉ possível criar cogumelos ostra em casa tanto em caves como em estufas, galinheiros, galinheiros e outras salas de serviço, desde que aí sejam criadas as condições necessárias.

As condições adequadas para o cultivo de cogumelos ostra são:

  • umidade não inferior a 70%;
  • temperatura do ar de 20 a 30 graus;
  • excelente ventilação é necessária;
  • iluminação artificial.

na adegaEm seguida, você precisa entender como os cogumelos ostra crescem em casa. O porão ou adega de uma casa particular atende a essas condições da melhor maneira. Ao mesmo tempo, a estrutura precisa de preparação e equipamentos cuidadosos. Recomenda-se inicialmente fazer a desinfecção: limpar da sujeira, borrifar com solução de sulfato, caiar paredes e teto ou tratar com sulfato de cobre. Após o processamento, todas as portas e janelas são fechadas por dois dias e, em seguida, secas com ventilação.

É necessário um termômetro para controlar a temperatura e recomenda-se manter a umidade por meio de irrigação ou de umidificador.

Se a umidade for alta o suficiente, a água não deve se acumular nas superfícies, caso contrário, pode aparecer um fungo que terá um efeito negativo na colheita.

Outra condição importante é evitar que insetos voadores entrem na sala, portanto, todas as aberturas de ventilação devem ser equipadas com uma rede mosquiteira.

Ao cultivar cogumelos ostra em casa, não é necessária iluminação forte, apenas uma lâmpada de 50 watts ou lâmpada fluorescente por metro quadrado é suficiente.

O cultivo de cogumelos ostra requer uma temperatura constante, portanto, um pequeno aquecedor é necessário no inverno.

Processo de crescimento

cultivo de cogumelos ostra em sacosA maneira mais fácil para iniciantes aprenderem a cultivar cogumelos ostra em sacos. Além deste método, existem outros, por exemplo, em tocos, em recipientes, em potes de vidro. Com o tempo, novas opções aparecem, pois a imaginação dos nossos residentes de verão não tem fim. A tecnologia oferecida aqui para o cultivo de cogumelos ostra em casa é considerada a mais acessível.

A próxima etapa é preparar os blocos. Os blocos são geralmente sacos de polietileno (outros recipientes também são possíveis) preenchidos com uma mistura compactada de substrato e micélio. Recomenda-se que os sacos sejam desinfetados em uma solução de água sanitária a um por cento.

Como plantar micélio de cogumelo ostra em sacos? A semeadura do micélio é feita em sala limpa, que é pré-pulverizada com peróxido de hidrogênio e a seguir ventilada. A roupa também deve estar limpa, é necessário chapéu e luvas. Antes de misturar com o substrato, o micélio é amassado em grãos separados. Nesse caso, a cor branca desaparece, mas não é preciso ter medo disso - o micélio permanecerá. A agitação é realizada em uma mesa ou em um recipiente.

A quantidade de micélio necessária por saco depende do tamanho do saco. A largura ideal do saco é de 35 cm, vai levar 300 gramas de micélio. A densidade de embalagem recomendada é de 400 a 500 gramas de substrato por litro de volume de saco.

Após o enchimento, o saco é amarrado - o bloco para o cultivo de cogumelos ostra em casa está pronto.

bolsas penduradasOs blocos são colocados na sala de várias maneiras, sendo a mais conveniente pendurada em cordas, a instalação vertical ou horizontal em racks também é permitida. O principal é que os sacos devem ser instalados de forma estável e não podem cair. Além disso, você deve evitar colocar os blocos muito apertados para que o ar possa circular livremente entre eles.

Estágios e modos de crescimento

preparação de substrato com micélioO período de incubação dura duas semanas:

  • a temperatura do cultivo de cogumelos ostra durante este período é mantida na faixa de 19 - 23 ° С;
  • a umidade do ar deve ser 90 - 95%;
  • nenhuma iluminação é necessária nesta fase;
  • arejar neste momento também não deve ser, porque o dióxido de carbono liberado pelos cogumelos é necessário para o seu desenvolvimento.

Após 4 a 5 dias, um micélio deve aparecer na forma de um canhão branco. Após mais 4 dias, sua cor mudará para marrom, o que indica a maturação do micélio. Isso encherá todo o saco com fios brancos.

Na próxima fase de cultivo de cogumelos ostra em casa, você precisa de uma temperatura de 10 a 16 ° e iluminação por pelo menos 8 horas por dia. Furos são feitos nos sacos para crescimento em cada quadrado. m um por um. Diâmetro do furo até 5 cm.

primeira colheitaCuidado adicional é regar os sacos com água morna uma vez por dia e ventilar regularmente. Para manter a alta umidade do ambiente, além da rega, recomenda-se borrifar as paredes e o piso com água de pulverizador.

Por quantos dias o cogumelo ostra cresce? Do final do período de incubação até a primeira colheita, decorrem 10 dias. Um pouco de clareamento dos chapéus fala sobre a prontidão dos cogumelos ostra para a coleta. Após outras três semanas, a segunda frutificação começa, mas é significativamente inferior à primeira.

Se você seguir todas as recomendações para o cultivo de cogumelos ostra em casa, poderá coletar até 45 kg de cogumelos por 100 kg de substrato em dois períodos.

Como cultivar cogumelos ostra em serragem

cultivo de cogumelos ostra em serragemO cultivo de cogumelos ostra em sacos de serragem é um método mais complicado, mas também mais eficaz. O frescor da serragem é de grande importância, uma vez que microorganismos patogênicos podem se desenvolver em velhos.

A serragem de árvores coníferas não é adequada para o substrato do cogumelo ostra.

A serragem deve ser seca até um nível de umidade de 7 a 10%, enquanto ela deve ser leve, fluir livremente e seca ao toque. A serragem tem poucos nutrientes e é recomendável aumentar o seu conteúdo adicionando mosto de cerveja. Você pode comprá-lo em uma cervejaria ou fazer o seu próprio.

Preparação do substrato

Os grãos de trigo ou cevada, lavados em água corrente, enchem algum tipo de prato, como uma assadeira, com uma camada não mais espessa do que dois centímetros. Esta camada é coberta com água fria e deixada por um dia e meio. Depois disso, o líquido é drenado e o grão inchado é coberto com um pano de algodão. O tecido é mantido úmido, regado periodicamente. Depois de dois dias, o grão germinará. Quando os brotos atingem 8 mm de comprimento, os grãos são secos na estufa a 60 ° C. Você pode secá-lo simplesmente espalhando os grãos sobre a superfície da mesa em temperatura normal.

O malte seco é moído até a consistência de café moído. Diluir com água na proporção de uma parte do pó, cinco partes de água. Essa mistura é cozida no vapor em banho-maria por uma hora e meia, mexendo ocasionalmente. Depois de cozida no vapor, a mistura é filtrada com gaze. O mosto resultante contém muito açúcar, é rico em vitaminas e aminoácidos.

Nós iniciamos o processo

Antes de encher os sacos com serragem, é necessária a pasteurização. É realizado da seguinte forma:

  1. A serragem é colocada em uma tigela, derramada com água fervente com mosto na proporção de 200 g por 1 litro de água. O líquido deve ser três vezes maior que a serragem.
  2. Os pratos são cuidadosamente tapados e deixados por 8 a 10 horas. Em seguida, o excesso de líquido é drenado.

O substrato resfriado e o micélio são compactados em sacos em camadas.

O substrato e o micélio devem estar à mesma temperatura para evitar a vaporização do micélio.

Após 45 dias, a bolsa é aberta, são feitos cortes em forma de cruz nas laterais.Após o aparecimento dos rudimentos de cogumelos, inicia-se a rega e a iluminação é ligada 8 horas por dia.

primeiros cogumelosOs cogumelos prontos para a coleta são torcidos, deixando o cânhamo. As ranhuras devem ser seladas com fita para que a umidade nos sacos não evapore, aguardando o aparecimento do micélio. Então vem a segunda e depois a terceira onda de frutificação.

À primeira vista, o cultivo de cogumelos ostra em casa pode parecer uma tarefa difícil. Mas depois de estudar cuidadosamente todas as recomendações e realizar este procedimento pela primeira vez levando-as em consideração, você ganhará uma experiência valiosa. No futuro, todas as ações já se tornarão familiares e não causarão dificuldades. A colheita resultante não só beneficiará e economizará o orçamento familiar, mas também lhe dará a oportunidade de ter um orgulho merecido de seu trabalho.

Vídeo sobre o cultivo de cogumelos ostra em casa

Jardim

casa

Equipamento