Como plantar e cuidar adequadamente de gladíolos em vasos

Gladíolos florescendo em Goshka A própria natureza depositou no homem o amor pelas plantas e flores. As pessoas ficam fascinadas com o plantio e o cuidado dos gladíolos em vasos, elas admiram as flores magníficas, inalam o perfume floral, observam seu crescimento e desenvolvimento. Mesmo dentro de casa, a pessoa tende a se cercar de belas plantas vivas. A flor de gladíolo, devido à sua raiz volumosa e longa, pertence às culturas hortícolas. Mas os criadores foram capazes de desenvolver variedades especiais de gladíolos adequados para o cultivo, tanto em casa quanto ao ar livre.

Regras para o plantio de gladíolos em vasos

germinação de tubérculos

A flor de gladíolo, devido ao seu esplendor e beleza, é chamada de "o sonho do gladiador". De acordo com uma antiga lenda, o gladíolo é considerado a flor dos gladiadores que não queriam lutar com seus rivais. Até agora, o gladíolo é um símbolo de amizade, nobreza e memória!

Como plantar gladíolos em um vaso:

  1. A escolha da capacidade de pouso Devem ser vasos, vasos de flores, floreiras ou recipientes grandes com um diâmetro de 20 a 30 cm e uma profundidade de 30-40 cm.
  2. A drenagem é necessária. O excesso de umidade é prejudicial aos gladíolos, portanto, o material de drenagem na base do recipiente e orifícios especiais no fundo do vaso são pré-requisitos para uma flor bonita e poderosa.
  3. Base do solo. Para plantar e cuidar de gladíolos em vasos, um solo arejado e estruturado é adequado. Para o crescimento de plantas de alta qualidade, a terra deve ser nutritiva e consumir umidade.
  4. Material de plantio. Para o plantio, escolha apenas bulbos inteiros sãos, variedades adequadas com altura do caule não superior a 50 cm (miniatura ou flor pequena).
  5. Tempo de entrega. O intervalo de tempo para o plantio de gladíolos é bastante amplo - do final de março a meados de maio.

plantando gladíolos em um vasoO plantio de gladíolos em vasos é feito em março, e o desembarque próximo ao verão não é proibido - em meados de abril e início de maio. O bulbo é aprofundado no solo de plantio em 10 ou 12 cm, enquanto a distância entre eles não deve exceder 5-6 cm. Após 2 ou 3 semanas você poderá desfrutar dos primeiros brotos. O local ideal para vasos com gladíolos é onde faz sol, faz sol e faz calor, onde a água da chuva não deve atingir as plantas. Para entender melhor a tecnologia, assista ao vídeo sobre o plantio de gladíolos em vasos.

Cultivo de gladíolos em casa e na rua

Gladiolus ColvileiO Gladiolus pertence à família da íris, existem cerca de 5000 variedades no mundo, variando em forma, aparência e cor. Uma característica distintiva dos gladíolos é um longo período de floração e uma longa vida após o corte.

Os gladíolos podem ser plantados em vasos? Sim, esta flor é ótima para o paisagismo de varandas e galerias, vasos de flores podem ser exibidos em caminhos no jardim e na casa de campo de verão, flores exuberantes podem transformar um apartamento e uma casa particular. Para cada jardineiro amador ou florista profissional, cultivar gladíolos será uma experiência interessante e excitante e, se você seguir todas as regras, poderá obter um efeito incrível - floração exuberante e de longo prazo até o outono.

A floração contínua de gladíolos é mantida plantando rizomas de sementes adicionais a cada 2 semanas em vasos, plantadores ou recipientes. Este método é ideal para variedades de gladíolo subdimensionado.

Flor de Gladiolus sem erros

brotos de gladíolos em uma panelaCultivo de gladíolos em vasos adequados para variedades de gladíolos anões, em miniatura, de flores pequenas e médias. Isso permite a uma pessoa decorar sua casa e varanda, criar belos gladíolos no campo e em um canteiro de flores, plantar flores em vasos suspensos e vasos de chão. As propriedades decorativas dos gladíolos são preservadas desde que o solo seja suficientemente úmido, o excesso de umidade pode destruir a planta. A rega em casa deve ser feita 3 vezes por semana. Em dias quentes ao ar livre, você precisa regar as flores duas vezes ao dia - de manhã e à noite. Será útil borrifar o solo com cobertura morta, que retém bem a umidade e protege contra o mofo.

A alimentação adequada é a chave para uma longa e bela floração de gladíolos.

Para isso, são adequadas misturas minerais à base de nitrogênio, fósforo e potássio, fertilizantes orgânicos e substâncias para estimular o crescimento. A primeira alimentação pode ser feita na fase de aparecimento da terceira folha, a segunda vez que a fertilização é aplicada quando a sexta folha cresce. Além disso, é aconselhável fertilizar durante a formação das inflorescências.

Gladíolos em vasos ao ar livre - requisitos:

  1. Treinamento... Os especialistas recomendam embeber o material da semente antes do plantio em uma solução de permanganato de potássio com concentração de 0,1% por meia hora.
  2. Pousar. As regras para o plantio em rua permanecem inalteradas: recipiente em largura e profundidade suficientes para o plantio, drenagem de drenagem para o fundo, solo fértil e solto. O plantio é permitido até uma profundidade de 10-12 cm do final de março ao final de maio, com pequeno intervalo entre os bulbos de gladíolo.
  3. Rega. O solo em recipientes seca mais rápido do que em terreno aberto, portanto, o solo em um vaso ou vaso de flores deve ser bem umedecido, mas sem excesso de umidade. Portanto, a rega das plantas deve ser baseada nas condições ambientais e na umidade do ar. O sistema radicular dos gladíolos necessita de afrouxamento sistemático do solo, a formação de uma crosta afeta negativamente o desenvolvimento da planta e a qualidade das flores.
  4. Top dress. Fertilizar gladíolos deve ser feito sob a raiz e fora do sistema radicular. Os fertilizantes minerais são aplicados 4 vezes - no 3º folheto, no 6º folheto, no seguinte - durante a floração e no início da floração. Substâncias orgânicas são introduzidas se necessário, duas vezes no verão, estimulantes de crescimento são introduzidos - estes podem ser preparados de Zircão e Epin.
  5. Proteção. As doenças geralmente atacam os gladíolos em vasos durante o plantio e o cuidado deles. A prevenção e a observação cuidadosa da flor evitarão a morte do gladíolo por pragas.
  6. Afrouxamento. Único flor de gladíolo adora solo leve e arejado. Quando uma crosta se forma na superfície, o processo de decomposição pode começar, como resultado, a planta morrerá ou perderá seu aspecto espetacular. É necessário afrouxar o solo ao redor do caule ao redor do perímetro do vaso.

Devido à semelhança externa das folhas de gladíolo com espadas, seu segundo nome é espada. Estas flores delicadas e graciosas são versáteis - podem ser cultivadas ao ar livre, na rua ou no jardim, bem como no interior de uma janela, varanda ou loggia. A incrível floração dos gladíolos pode ser preservada durante todo o verão até o mais frio, desde que cuidada de boa fé e sem erros.

Vídeo sobre gladíolos em um vaso de flores

Jardim

casa

Equipamento