Colheita o ano todo: como fazer arcos para uma estufa com as próprias mãos?

como fazer arcos para uma estufa Uma estufa é um tipo de estufa para canteiros baixos. As mudas cultivadas nessas condições germinam e sobrevivem melhor. Após o transplante, as plantas endurecem rapidamente e se acostumam com o novo solo - muitos jardineiros estão pensando em organizar sua própria estufa. No entanto, o custo de estufas prontas é muito alto, por isso a questão está se formando, como fazer arcos para uma estufa?

Requisitos de projeto para estufas

projetos de estufa simples e leves

As pequenas estufas são projetadas para uso sazonal. Os materiais da estrutura (arco) devem ser:

  • pulmões;
  • durável;
  • Fácil de instalar e manter.

Os arcos podem ser redondos, ovais, retangulares e até triangulares. O que pode ser usado para fazer arcos para uma estufa: plástico, metal ou madeira. Cada uma das opções tem vantagens e desvantagens.

Ao montar uma estufa, você precisa entender que ela precisa de um sistema de ventilação. A abundância de umidade criará um ambiente para o desenvolvimento de bactérias e o excesso de calor aquecerá os brotos. A altura da estufa deve ser 2/3 da largura.dimensões do arco

Você pode calcular o arco para a estufa usando a tabela:

Tipo de arco: Altura (cm): Largura (cm): Comprimento (cm):
Redondo e oval 60-80 120 600
2 nucleares 90 220 600
3 nucleares 90 440 600

Um quadro confiável servirá o residente de verão por um ano. O número de arcos é calculado com base no comprimento da estufa - deve haver uma distância de pelo menos 50 cm entre as seções.

Ferramentas e materiais para o trabalho

instalação de arcosOs agricultores até usam galhos de salgueiro como base da estrutura. Às vezes, são usados ​​caixilhos de madeira para janelas, mangueiras de PVC, tubos. Os arcos são feitos de fio de metal ou tubo, ângulo. O plástico é usado como molde, o mesmo fio - tudo que seja fácil de dobrar e manter sua forma. O contorno é desenhado mesmo no solo ou asfalto.conjunto de fixadores para arcos

Se os arcos serão feitos de um perfil de PVC denso, então, para dobrar, prepare:

  • construção secador de cabelo;
  • conectando cantos;
  • parafusos;
  • cantos para juntas;
  • parafusos auto-roscantes;
  • lavadoras térmicas;
  • cruzes.

processo de junção de arco

Antes de fazer arcos para a estufa, você precisa preparar os materiais:

  • arruelas, porcas e parafusos;
  • parafusos;
  • cantos;
  • pratos;
  • ferramenta de corte de metal;
  • dobrador de tubos, queimador ou outras ferramentas que permitem obter a forma desejada a partir das conexões.

fechosAs estufas, independentemente do tipo e forma, exigem um filme plástico - ele coleta o calor, retém a umidade e cria seu próprio clima interno. É permitido puxar a agrofibra pela base.

Arcos de plástico

como fazer arcos para uma estufa com tubos de plásticoEsta é a maneira mais fácil e econômica de instalar uma estufa. Os arcos de plástico para estufas são duráveis ​​e leves, de instalação rápida e longa vida útil. O material não prejudica as plantas devido à segurança ambiental.

No entanto, o peso leve é ​​uma vantagem e uma desvantagem. Fortes rajadas de vento podem destruir a estufa e danificar as mudas. O plástico não é tão forte quanto o metal - pode ser facilmente danificado.

Processo de manufatura:

  1. Na área preparada, os pinos são cravados no solo - eles estão localizados paralelos entre si a uma distância de 50 cm. Eles devem subir 15-20 cm acima da superfície. Recomenda-se preparar pinos de 50-60 cm de antecedência .
  2. As extremidades dos arcos de plástico são colocadas nos pinos (em cada um dos lados). Como base podem ser usados ​​varas de madeira, estacas, ferragens ou os mesmos perfis de PVC, apenas de menor diâmetro.
  3. O número e o comprimento dos tubos são calculados antecipadamente.É mais fácil pegar um gabarito pronto, mas se necessário, não é difícil fazer você mesmo um escaneamento de seção. O número de ramos é calculado a partir da regra - não mais do que 50 cm de distância entre eles.
  4. Para aumentar a estabilidade da base, um tubo é amarrado ao longo de todo o comprimento (no topo dos arcos) da estufa. Para o mesmo propósito, você pode instalar jumpers transversais (de fixadores e grampos). Isso aumentará a resistência, mas a estrutura não será tão fácil de instalar - esta é a principal vantagem das estufas de plástico.

Se, no entanto, houver necessidade de obter a máxima estabilidade do quadro (ele é instalado de forma permanente, em uma região ventosa), então você terá que comprar arcos de plástico muito grossos.

Para dobrá-los, você precisa de um secador de cabelo para edifícios - os tubos são aquecidos para dar a forma desejada. Temperatura - 170 graus Celsius. Quando o plástico esfria, os arcos não perdem a forma, mas são fixos.

Arcos de madeira

como fazer arcos para uma estufa de madeiraÉ permitido tomar uma árvore como base. Os ramos de salgueiro ou nogueira são adequados para o trabalho - são suficientemente fortes e dobram-se bem. Entre as vantagens de usar uma árvore estão a facilidade de montagem, a compatibilidade com o meio ambiente dos materiais e o custo (geralmente os residentes de verão encontram galhos em seu local e não gastam dinheiro com eles).

Desvantagens:

  • a madeira desmorona rapidamente em um ambiente úmido;
  • água e calor se acumulam dentro da estufa;
  • roedores e insetos não desconsiderarão o material.

Os arcos de madeira são fáceis de fazer: as pontas dos galhos são dobradas e cravadas no solo, e uma tela (filme ou fibra) é puxada de cima para baixo. O material é fixado com pesos (pedras pesadas ou tijolos são colocados nas bordas).

Antes de começar a dobrar galhos de madeira, é recomendável colocá-los na água por um dia. Isso lhes dará elasticidade e simplificará o processo.

Se você planeja fazer uma grande estufa fixa, é melhor levar barras ou tábuas para a base. Não será supérfluo montar uma palete sob a estufa. Os caixilhos são feitos de vigas (seção 50x50 e acima), o caixilho será retangular. Os elementos são fixados uns aos outros por meio de parafusos ou um canto.

Uma placa comum é útil no papel de uma conexão - pelo menos 20-25 mm de espessura. A distância entre as seções não muda (50 cm). As armações são fixadas longitudinalmente por meio de vigas de secção semelhante ou tábuas (20-25 mm). Recomenda-se tratar o material com uma mistura de insetos, verniz ou tinta antes da montagem final. Levará mais tempo para montar uma estrutura de madeira, mas fornecerá resistência e confiabilidade por até 10-15 anos.

Arcos de metal

como fazer arcos de metal para uma estufaOs arcos de metal "faça você mesmo" para uma estufa são considerados os mais duráveis. Eles podem ser feitos de arame rígido (no mínimo 4 mm de diâmetro), tubo, faixa, ângulo ou perfil. A principal característica do metal é sua alta resistência e capacidade de suportar cargas pesadas, vida útil estendida e facilidade de manutenção.

A estufa pode ser de qualquer tamanho e complexidade de montagem - especialmente se for instalada permanentemente. Os pontos fracos incluem a dificuldade de produção, o risco de revestimento do metal com ferrugem devido à umidade.

Processo de manufatura:

  1. É necessário usar um método experimental para calcular o comprimento da metade do arco.
  2. Pegue um cachimbo com o dobro do tamanho obtido anteriormente, corte-o em dois comprimentos iguais.
  3. As camisetas são soldadas ao tubo horizontal, que precisa ser colocado no topo, nas bordas e em todo o comprimento - cruzes (com vãos de meio metro).
  4. As peças cortadas são soldadas à cruz no tubo superior.
  5. No último trecho, onde será montada a porta, são fixados mais 2 tês - de forma que os terceiros furos fiquem voltados para baixo, na mesma distância um do outro. Em seguida, um rack será soldado a eles para fixar a porta ou janela de ventilação.
  6. A estrutura pode ser fixada às paredes da estufa, exceto para os elementos extremos.
  7. A estufa é soldada em todo o seu comprimento e conectada com um tubo transversal - 2 tees para umbrais foram previamente fixados nela.

Resta apenas cobrir a moldura com polietileno e pronto. Outra maneira fácil de fazer uma estufa é cortar o arame em pedaços e dobrá-los à mão. Fazer uma estufa resistente com tubos ou perfis exigirá uma técnica especial - provavelmente até soldagem.

Os arcos são dobrados de acordo com o padrão, independentemente do tipo de construção. A estufa deve ter a mesma altura e comprimento. É razoável usar metal se o residente de verão planeja montar uma estufa fixa por muitos anos. Para conexão, você pode usar laços, cantos, placas.

Arcos feitos de reforço de fibra de vidro

como fazer arcos para uma estufa com reforço de fibra de vidroO material composto não serve pior do que o metal. Os tubos de fibra de vidro são mais leves, dobram mais facilmente e não enferrujam. De fraquezas - devido ao baixo peso da estrutura estufa pode ser expulso por uma forte rajada de vento.

Os arcos são fáceis de obter: basta cortar o reforço em pedaços com o comprimento necessário. Os parâmetros são obtidos de um modelo obtido anteriormente. Não é recomendado cavar as pontas do reforço no solo - é melhor fazer uma maca com tábuas de madeira ou barras grossas (25-50 mm). Os furos profundos são feitos na árvore 2/3 de toda a largura.

Os arcos feitos de reforço de fibra de vidro dobram facilmente: uma parte é instalada na estrutura e a força é aplicada na outra extremidade.

Se for necessária uma maior rigidez da base, o feixe deve ser montado ao longo de todo o comprimento. Para isso, é útil um perfil de PVC com orifícios pré-perfurados.

Arcos de mangueiras de resíduos

Um método muito barato, mas temporário, é usar uma mangueira velha, que não serve mais para regar as camas. A estrutura ganha rigidez devido aos galhos de madeira flexíveis (é melhor usar salgueiro).

A mangueira é cortada em um comprimento específico. Os ramos são enfiados no interior. Os arcos são dobrados e enterrados no solo. A distância entre os compartimentos é padrão - 50 cm, então a película protetora é esticada e a estufa está pronta. A opção é adequada apenas para organizar pequenas estufas para o cultivo de mudas e sementes.

Se não estiver claro como consertar os arcos para a estufa, então, para uma fixação confiável, eles podem ser cavados no solo. As pontas são fixadas em uma bandeja de sujeira pré-fabricada. A fixação ocorre devido a parafusos autoatarraxantes. Seu comprimento é 10-15% maior que o comprimento do reforço e do palete. Se a estrutura for fixada com parafusos e porcas, suas dimensões são calculadas levando em consideração a arruela sob a cabeça ou a cabeça do parafuso.

Antes de fazer arcos para a estufa, prepare todos os materiais, processe o solo e calcule o gabarito. Só falta coletar a estufa e plantar as mudas.

Como fazer arcos para uma estufa a partir de materiais simples - vídeo

Jardim

casa

Equipamento