Como cuidar da begônia em casa

begônia na mesa Arbustos encantadores com folhas brilhantes esculpidas e botões delicados adornam os jardins da frente, canteiros de flores e varandas do final da primavera ao outono ameno. Estes são representantes principalmente tuberosos das espécies com flores visíveis volumosas. A begônia de interior pode deliciar o coração de um amante de plantas durante todo o ano. Uma grande variedade de espécies são plantadas em vasos.

Quais são as variedades?

Entre as plantas, também existem arbustos em miniatura com altura de até 5 cm e espécimes grandes de até 3 m, sendo classificados de diferentes maneiras.

Na interpretação popular, 4 tipos são mencionados, incluindo:

  1. florindo lindamente - se distingue por flores graciosas das mais diferentes cores, plenitude e forma;
  2. arbusto e semi-arbusto;
  3. Begônias tuberosas;
  4. decíduas decorativas - têm folhas coloridas características esculpidas.

Existem muitas variedades de belezas florescentes, mais de 1000. Tendo se espalhado desde as costas da Ásia e da África, bem como da América do Sul, tornou-se popular em todo o mundo.

lindas begônias

Regras para cuidar de begônia em casa

Depois de visitar uma exposição temática num jardim botânico ou numa estufa, vai sem dúvida querer realizar este milagre no seu apartamento. Mas como cuidar da begônia em casa para que ela não desapareça depois de uma breve floração? Suas condições são adequadas para ela?

  1. Primeiro, encontre um local onde uma linha reta de luz do sol não seja direcionada para a planta. Mas ao mesmo tempo deve haver muita luz, a aparência e a taxa de crescimento dependem disso. As espécies decíduas podem ser colocadas a alguma distância das janelas, mas também podem tolerar sombra parcial. Os especialistas recomendam colocar vasos de flores nos parapeitos das janelas norte e leste.
  2. Em segundo lugar, deve-se lembrar que a flor se sente confortável em um lugar. A mudança constante nas condições de iluminação e temperaturas pode arruiná-lo.
  3. Em terceiro lugar, é necessário proporcionar períodos de descanso entre as fases ativas de crescimento, durante os quais se acumula uma reserva de energia e força para uma nova floração.
  4. Em quarto lugar, tente criar condições de temperatura ideais na região de 18-22 ° C ao longo do ano, evitando a hipotermia no inverno e o ressecamento no verão.

Rega e umidade

O principal cuidado com a begônia no verão quente é a rega abundante e frequente com água suave e estável. Você será capaz de entender que outra umidificação é necessária se a camada de terra superior secou em 1 cm. Como o clima nativo para uma flor é tropical e subtropical, o ar seco é inaceitável para ela. Mas você não pode borrifar as folhas, porque manchas marrons feias podem aparecer nelas. Como proceder? Coloque a panela sobre um travesseiro de argila expandida e adicione água enquanto seca. Ao evaporar, saturará bem o ar com umidade.

Para fornecer cuidados de begônia de inverno de qualidade, é necessário reduzir a irrigação. Você também pode isolar um pouco o vaso para que o sistema radicular não seja afetado pelo frio. No meio do tempo frio, a planta congela em crescimento. Nesse período, não vale a pena fertilizar, replantar, virar ou rechear. É importante proporcionar-lhe a paz necessária.

Como e quando a begônia deve ser transplantada?

begônia internaVocê não deve transplantar um arbusto florido recém-adquirido. Tendo experimentado estresse após mudanças nas condições de cultivo, a planta pode ficar doente por um longo tempo, o período de floração diminuirá visivelmente.Chega a hora de trocar a embalagem de transporte por um vaso mais bonito e original, se não houver espaço suficiente para as raízes crescerem e elas começarem a olhar para os buracos de drenagem. Escolha um vaso de flores alguns centímetros maior do que o anterior.

O padrão de pouso é padrão:

  • uma camada de pequenas pedras é colocada no fundo;
  • a argila expandida é borrifada com solo adequado 1,5-2 cm;
  • tendo pressionado o vaso por todos os lados, um arbusto é cuidadosamente removido, tentando não danificar as raízes;
  • se necessário, desfaça a raiz com um pau de madeira, endireitando-a;
  • colocando a planta em um novo vaso, as raízes são gradualmente borrifadas com terra nova, batendo levemente;
  • então regado com água macia.

É melhor comprar solo pronto. Afinal, são impostos requisitos especiais: deve ter uma certa acidez, ser leve e solto, e ter propriedades nutricionais.

Fertilizando begônia de flores de interior

Para caules coloridos, fase de floração longa, botões grandes, a planta precisa de fertilização. As flores de begônia de interior, que são cuidadas sem alimentação regular, parecem fracas e emaciadas. Recomenda-se a introdução de misturas minerais complexas no período primavera-verão, quando se observa o crescimento ativo e os botões são colocados. Existem formulações especializadas projetadas especificamente para begônias em flor. Eles são usados ​​conforme as instruções - uma ou duas vezes por semana. Os suplementos devem ser usados ​​com sabedoria, não trarão benefícios excessivos. Se você é proprietário de uma begônia folhosa ornamental, precisa parar de fertilizar no outono. Se sua planta florescer por muito tempo no inverno, alimente-a até o final da floração.

flores de begônia

Não tenha medo de ter uma begônia encantadora. Se você puder proporcionar a ela um bom ambiente, ela agradecerá por sua beleza e longa floração.

Vídeo: cuidando da begônia do quarto

Comentários
  1. Albina Andreevna Knyazeva

    Gosto muito de begônia e já tentei muitas vezes crescer a partir de tubérculos e sementes, mas o resultado é zero. Obrigado pelo material postado. Agora vou levar em consideração todos os meus erros e cultivar a beleza primeiro no parapeito da janela e depois no jardim. Percebi que o principal é salvar o tubérculo da baía, principalmente do buraco, e tentei, ao contrário, umedecê-lo para não secar. Agora, graças à publicação, vamos criar beleza na vitrine.

  2. OlgaV

    Nenhum fertilizante para begônia foi nomeado. Não está claro o que fazer com isso. Agora temos o mês de julho. Tenho em cima da mesa, perto da janela, é leve, não quente, rego regularmente, mas dá folhagem, não quer florescer, embora quando comprei em loja floresceu magnificamente. Então peguei as camadas, coloquei na água e, quando dei as raízes, plantei 2-3 pedaços em vasos. Em um vaso, os brotos morreram e, no outro, apenas as verduras.

  3. Olga

    Nas begônias com floração jovem que são vendidas na loja, na maioria das vezes a floração é causada por artificialidade, já que normalmente a planta atinge a idade adequada para florir somente quando há pelo menos 5 anéis no caule principal. Suas mudas jovens não estão florescendo porque sua hora ainda não chegou.
    Quanto às begônias adultas, pode haver vários motivos. Se a flor tem luz, calor, umidade e água suficientes, talvez ela não tenha tido um período de dormência? Sem descanso entre a floração, a planta eventualmente se esgota e para de florescer. E a janela com o vaso por baixo não abre? Dos rascunhos, a begônia não apenas não floresce, mas também para de se desenvolver.
    A falta de nutrição também afeta o reflorescimento. Neste caso, é aconselhável mudar o terreno por um substrato fresco e nutritivo e alimentar a begônia com fertilizantes complexos para a floração. Seria inapropriado recomendar qualquer medicamento, tudo depende da disponibilidade daqueles nas floriculturas locais.Mas fertilizantes como Scotts Everris para begônias, Fertika-Lux e fertilizante líquido Biopon para begônias têm se mostrado muito bons.

Jardim

casa

Equipamento