Toda a diversão sobre o kombuchá

kombucha em casa

O Kombuchá é uma fonte natural de saúde e longevidade. Os especialistas consideram um verdadeiro milagre, pois até agora não conseguiram estabelecer a época e o local de sua origem, compreender as peculiaridades do desenvolvimento e explicar as propriedades benéficas. Com a ajuda dessa planta, as pessoas preparam uma bebida especial com gosto de kvass, que pode ser consumida fria, morna e quente.

Leia também o artigo: são fungos parasitas - exemplos com descrições e fotos!

Kombuchá - o que é?

bebida kombuchá saudável

O corpo do Kombuchá parece uma água-viva, a cor pode ser amarelo claro ou marrom escuro. De cima é liso e denso, e de dentro é estratificado e não homogêneo. No estágio inicial de formação, é uma fina película de muco flutuando na superfície de um meio nutriente líquido. A cultura cresce e se desenvolve rapidamente, preenchendo todo o espaço livre. Há casos em que o kombuchá se originava em grandes barris e chegava a pesar cem quilos.

Kombuchá é um substrato biológico que existe devido à simbiose mútua de numerosas colônias de fungos de levedura e bactérias do ácido acético.

O líquido ao redor do cogumelo se transforma em uma bebida azeda, ligeiramente carbonatada - kombuchá. Eles bebem em sua forma pura, adicionando lima ou limão, com mel e açúcar, misturados com água ou outras bebidas - chá, suco, leite, infusões de ervas e decocções. A substância encontrou uso na medicina caseira, cosmetologia e culinária. A cultura recebeu suas propriedades únicas devido à atividade vital e produtos de excreção de microorganismos benéficos. O cogumelo é considerado medicinal e é usado no tratamento de muitas doenças.

Os benefícios e malefícios do kombuchá

kombuchá saudávelKombuchá tem um nome científico oficial - água-viva, dado a ele em 1913 pelo cientista-micologista G. Lindau. No processo de atividade vital, ele libera muitas substâncias biologicamente ativas. Estes são ácidos orgânicos, polissacarídeos, vitaminas, álcoois e ésteres, proteínas, oligoelementos, antibióticos e enzimas. Juntos, esses componentes têm um efeito positivo sobre o bem-estar e a saúde humana.

A bebida obtida com o auxílio do kombuchá não contém cafeína, portanto está aprovada para uso em alta e baixa pressão. Mate bem a sede, tonifica e embota a sensação de fome.

Propriedades úteis do kombuchá:

  • normalização do metabolismo;
  • rejuvenescimento e restauração do corpo;
  • aceleração de processos regenerativos;
  • melhoria da microflora;
  • efeito antibiótico;
  • fortalecimento da imunidade;
  • efeito antioxidante;
  • promove perda de peso;
  • diurético leve;
  • reposição de vitaminas e minerais;
  • eliminação de substâncias nocivas e tóxicas.

Os benefícios do kombuchá o tornam um medicamento natural seguro. Limpa o corpo de toxinas, protege contra vírus e infecções, reduz a pressão arterial, normaliza o colesterol, melhora o funcionamento do estômago e intestinos, melhora o sono, alivia a tensão nervosa e alivia a dor. O alto efeito terapêutico tornou possível o uso do cogumelo não apenas na vida cotidiana, mas também em escala industrial - farmacêutica, restauração, cosmetologia.

Com suas muitas propriedades benéficas, o Kombuchá tem contra-indicações:

  • a presença de doenças fúngicas;
  • acidez aumentada, não permitida para uso em erosões e úlceras estomacais;
  • gota e diabetes;
  • reação alérgica e intolerância individual.

Tecnologia em crescimento

crescendo kombuchá do zeroPara criar kombuchá, você precisará dos itens mais simples - um frasco de três litros, de preferência com gargalo largo, um pedaço de gaze ou um guardanapo especial, açúcar branco ou marrom, chá verde ou preto, decocção de rosa mosqueta ou chá de ervas. É inaceitável usar adoçantes em vez de açúcar.

Como Cultivar Kombuchá do zero:

  1. Para crescer do zero, você vai precisar de um chá acabado de fazer, de força média no volume de um litro e meio.
  2. Dissolva cerca de 100-120 gramas de açúcar no chá, esfrie a bebida e despeje em uma jarra de três litros.
  3. Para evitar que sujeira e insetos entrem no pote, o pescoço deve ser coberto com gaze ou um guardanapo respirável especial. O tecido deve ser preso com um barbante ou elástico.
  4. O frasco é melhor colocado em sombra parcial, onde a temperatura do ar varia de 22 a 26 °.

O Kombuchá não gosta de escuridão e luz solar direta; em condições frias, o processo de crescimento diminui um pouco.

Com o tempo, uma fina película escura se forma na superfície do chá - este é o início do desenvolvimento do fungo. Em dois ou três meses, ele crescerá o suficiente e você pode usar sua infusão. A prontidão do líquido para o consumo pode ser determinada pela espessura do cogumelo (pelo menos 2-3 mm) e um agradável cheiro agridoce.

Dividindo e crescendo o kombuchá

Transplante de kombucháQuando o cogumelo atinge uma espessura de 4-5 centímetros, você pode começar a dividi-lo com segurança e movê-lo para outro recipiente com um meio nutriente. Para o transplante, é retirada a camada superior, que é cuidadosamente separada, lavada e transferida para um novo frasco de três litros. Kombuchá multi-camadas pronto para dividirNo cogumelo, que está pronto para divisão, as camadas são bem visíveis, que, mesmo com um leve impacto, se destacam independentemente da base-mãe. As mais produtivas e úteis são as camadas inferiores, elas são mais escuras na cor e mais soltas na densidade.

A concentração máxima de substâncias úteis e nutritivas está contida na infusão, cuja idade não excede um mês. A infusão de um cogumelo maduro é imprópria para consumo.

compartilhe o kombucháVocê também pode cultivar um novo cogumelo com base em uma infusão pronta para comer. A bebida, preparada por 5 a 6 dias, é colocada em um recipiente limpo e seco, coberto com gaze e assim permanece por uma semana. Após alguns dias, um novo organismo se forma na superfície do meio nutriente. Para acelerar o processo, é recomendado adicionar 1-2 colheres de sopa à solução base vinagre de maçã.

Cuidado e doença do Kombuchá

cultivo adequado de kombucháA cada 3-5 dias, chá kvass pronto é derramado e, em vez disso, é adicionada água fervida adocicada em temperatura ambiente. A quantidade de açúcar é de 100 gramas por 1 litro de água. A água é fervida, o açúcar é dissolvido nela, resfriado e só então colocado no recipiente onde mora o kombuchá. É indesejável o uso de água crua, pois contém muitos sais e impurezas que prejudicam o sabor da bebida e precipitam.

O chá muito forte tem um efeito negativo sobre o estado do cogumelo. Se o açúcar for adicionado diretamente ao frasco, ele pode queimar e morrer.

Como cuidar do kombuchá:

  1. A cada 3-5 dias é necessário drenar a infusão e encher o recipiente com meio nutriente fresco.
  2. Para manter o cogumelo saudável e útil, ele deve ser enxaguado em água a cada 2-3 meses.
  3. Uma infusão turva é um mau sinal, as impurezas prejudiciais reduzem a qualidade e as propriedades medicinais da bebida.
  4. O fungo deve permanecer sempre na superfície. Se o cogumelo escureceu fortemente e afundou, significa que está doente e pode morrer.
  5. As regras de tratamento são simples - são limpeza e bom atendimento. O líquido nutritivo no frasco pode chegar a 2/3 do volume total para que o cogumelo tenha a oportunidade de se desenvolver e crescer.

bebida kombuchá naturalSabendo como cultivar um kombuchá corretamente, você poderá desfrutar todos os dias de uma bebida natural que combina altos benefícios, qualidade e sabor!

Vídeo sobre o cultivo do kombuchá em casa

Jardim

casa

Equipamento