Como cuidar do tomate em uma estufa?

tomates na estufa

O método de cultivo de tomates em estufa permite a colheita durante os períodos em que é impossível fazer isso ao ar livre. Usando um revestimento de policarbonato moderno, as plantas podem ser cultivadas no início da primavera sem aquecimento adicional. Considere o que inclui cuidar de tomates em uma estufa de policarbonato.

Plantando mudas de tomate

Cuidar dos tomates em uma estufa começa com o plantio de mudas preparadas em um local de crescimento constante.

O futuro desenvolvimento bem-sucedido de plantas adultas e a produção de frutos de tomate dependem da qualidade do plantio realizado no solo.

mudas de tomate

Para o plantio, as mudas de tomate devem ter os seguintes parâmetros:

  1. altura da planta 25-35 cm;
  2. a presença do primeiro botão (possivelmente a abertura da primeira flor);
  3. cor verde escura dos brotos e folhas;
  4. o diâmetro do caule principal na área do colo da raiz é de pelo menos 1 cm;
  5. a presença de pelo menos 7 folhas verdadeiras bem desenvolvidas;
  6. o sistema radicular envolve completamente a protuberância do substrato e possui apenas raízes brancas vivas.

pousar

É necessário plantar de acordo com um determinado esquema, que depende das características da variedade cultivada. Com o plantio engrossado, as plantas vão se sombreando, se alongando, o que vai levar a uma predisposição ao desenvolvimento de doenças e diminuição da produtividade. Com um arranjo de mudas muito esparso, a área de estufa não será aproveitada, o que levará a uma escassez da safra total.

Portanto, é necessário escolher o padrão de pouso ideal e é recomendado usar os seguintes parâmetros:

  1. Maduro precoce variedades determinantes com formação de 2-3 caules são plantados de acordo com o esquema 60x40 cm.
  2. Tomates determinantes com 1 haste principal são plantados mais densamente - 50x30 cm.
  3. Em tomates altos indeterminados, o padrão de plantio é esparso - 80x70 cm.

Copos com mudas de alta qualidade são plantados em buracos, aprofundando até 3-5 cm. Se as plantas estiverem crescidas demais, o caule do tomate pode ser colocado no solo a uma profundidade de pelo menos 10 cm, enquanto se abre uma vala. Raízes adicionais são facilmente formadas no caule, o que pode alimentar mais intensamente uma planta adulta.

Como cuidar do tomate na estufa após o transplante?

Muitos fatores afetam a taxa de sobrevivência das mudas e o crescimento posterior do tomate. Considere em detalhes os pontos importantes ao cuidar dos tomates.

Temperatura

tomates na estufa

Durante o período de adaptação das mudas em novas condições de estufa, a temperatura do ar deve ser mantida dentro da faixa ótima de +22 a +25 graus, enquanto o solo já deve aquecer acima de +15 graus. Sob tais condições, as plantas rapidamente dão novas raízes e começam a crescer intensamente.

Cuidar de tomates em uma estufa de policarbonato inclui a necessidade de monitorar constantemente a temperatura. O policarbonato tem altas propriedades de isolamento térmico e boa transmissão de luz, portanto, em tempo ensolarado, a temperatura do ar durante o dia pode aumentar acentuadamente e atingir o ponto crítico para as plantas (acima de +35 graus). Abrir portas e travessas reduzirá a temperatura.

Se não houver aquecimento constante na estufa, no caso de um provável início de geada, uma fonte de calor adicional deve ser instalada. Na sua capacidade, podem ser utilizados vários tipos de queimadores, pistolas de calor ou simplesmente lâmpadas a querosene.

Rega

tomate irrigação por gotejamento

Antes de plantar, é aconselhável não regar as mudas por 2 a 3 dias. Não será quebradiço e receberá endurecimento adicional.

Imediatamente após o plantio do tomate, é necessário regar em abundância. Esta é uma das regras importantes para cuidar do tomate em uma estufa. É necessário criar contato das raízes com o solo. Se isso não for feito, as plantas podem grudar e doer por muito tempo, o que acabará afetando negativamente o rendimento.

A rega posterior é realizada quando a camada superficial do solo seca. O nível de umidade é mantido em 85% da capacidade total de umidade. A maneira mais fácil de determinar é realizada apertando o solo em um punho de uma camada abaixo de 10 cm. Se após a abertura da palma, uma protuberância que não se espalha se forma e não mancha as mãos, então a umidade é ótima, quando o caroço se espalha, a rega é necessária.

Em dias quentes de verão, às vezes é necessário regar diariamente, ou mesmo duas vezes ao dia.

O transbordamento excessivo do solo é prejudicial para as raízes, portanto, em clima frio, a rega deve ser realizada no máximo uma vez a cada 3-4 dias.

Fertilizante

nitrato de potássio

Quando plantio de mudas fertilizante inicial deve ser derramado no fundo do buraco. Para fazer isso, use 20 g de nitroammophoska contendo N16P16K16. As raízes não devem entrar em contacto com os grânulos devido ao perigo de queimaduras, pelo que se misturam com o solo.

monofosfato de potássioA cobertura é uma das tarefas mais importantes no cuidado do tomate em estufa. São realizados semanalmente com regas subsequentes. Os tomates são muito exigentes quanto ao conteúdo de nutrientes do solo, especialmente o fósforo. No arsenal de um produtor de tomate, deve haver fosfato monopotássico e nitrato de potássio. Esses são dois fertilizantes de ação rápida que atenderão às necessidades de macronutrientes do tomateiro. Eles são tomados em 20 g de cada um, dissolvidos em um balde de dez litros de água e regados em pelo menos 10 arbustos.

Polinização

flores

Cuidar do tomate durante a abertura em massa dos botões inclui operações que melhoram a formação dos ovários. Os tomates têm flores autopolinizáveis. Para que o pólen se espalhe e atinja o pistilo, basta sacudir levemente o tomateiro. Esta operação é realizada pela manhã com tempo ensolarado.

tomates verdes

Durante a aeração, os insetos voam para a estufa, o que ajuda a polinizar as flores. As abelhas fazem isso muito bem. Você pode colocar uma colmeia com abelhas em uma estufa para aumentar a frutificação.

boa colheita de tomate

Observando todas as regras descritas para cuidar do tomate em uma estufa, você pode obter uma colheita abundante de tomates deliciosos.

Como cuidar do tomate em uma estufa (vídeo)

Comentários
  1. Albina Andreevna Knyazeva

    O artigo é interessante e informativo. Está tudo bem escrito, mas acrescentarei algumas dicas práticas, já que a estufa tem condições especiais de cultivo. Se na primavera e no outono é uma proteção, então no auge do verão, apesar da ventilação, faz calor ali.
    Aos poucos, a partir do momento em que o arbusto se enraíza, retiramos as folhas inferiores para organizar o aquecimento da terra na primavera, seguido da aeração. Se as chapas de folhas de dois arbustos estão lutando pela iluminação, devem ser cortadas ao meio. A uma temperatura na estufa acima de 35 graus, o pólen das flores é esterilizado e não haverá ovário. Neste momento, você precisa usar um estimulante de frutas para ajudar a definir a fruta mais rapidamente. Se está 30 graus lá fora, na estufa é cerca de 40 e você não pode fazer nada.
    É necessária alimentação foliar com microelementos na estufa. Pelas folhas a nutrição chegará em 3 dias, pelas raízes, o resultado é visível em 2 semanas para qualquer alimentação. Os tomates não podem ser regados todos os dias. A terra precisa ser saturada com água, coberta com cobertura morta e irrigada no máximo uma vez a cada 5 dias. Caso contrário, a requeima e a podridão das raízes são inevitáveis. Se a vermelhidão for retardada ou a coloração for irregular, será necessário aplicar um curativo de potássio com nitrato ou sal sulfato.

    • Svetlana

      Olá, diga-me, por favor, mas com que frequência você deve regar se só plantou mudas no solo (estufa)?

      • Natali

        Olá! A primeira rega deve ser abundante para que a planta crie raízes rapidamente.Além disso, conforme o solo seca. Os tomates não gostam de pântanos e não se dão bem em solo seco. Verifique o solo a uma profundidade de 10 cm. A frequência da rega depende da composição do solo e do clima da sua estufa. Em climas quentes, a rega deve ser feita com mais frequência.

  2. Alexei

    Coisas muito interessantes. Obrigada.

Jardim

casa

Equipamento