Como escolher um laminado e o que procurar

como escolher um laminado Quando desejam trocar o revestimento do piso de um edifício residencial ou instituição pública, muitos consumidores escolhem o piso laminado. Ao planejar aprender como escolher um laminado, você precisa estudar em detalhes suas principais variedades, características e características.

Características e vantagens do material

laminado é como madeira

A popularidade do piso laminado se deve ao número impressionante de vantagens que o distinguem de uma série de outros revestimentos para piso. Em primeiro lugar, deve ser mencionado o seu excelente aspecto, capaz de imitar com precisão a madeira e outros materiais.

Outras vantagens também merecem destaque:

  • baixo custo, o que permite que você economize significativamente em reparos e acabamento, o que é especialmente importante se você tiver um orçamento limitado;
  • resistência a solicitações mecânicas, temperaturas extremas, abrasão, o que aumenta a vida útil do revestimento;
  • cuidado despretensioso;
  • segurança para a saúde humana.

O material não causa reações alérgicas, o que o torna a solução ideal para a decoração de quartos infantis.

Para ter certeza da longa vida útil do revestimento, você precisa saber escolher o laminado certo, além de estudar seus principais parâmetros.

Como escolher um laminado para certos parâmetros

escolha do laminadoNa hora de escolher você deve se guiar por vários parâmetros ao mesmo tempo, que o ajudarão a escolher um produto que atenda aos critérios necessários.

Dentre as características mais importantes do material, cabe destacar:

  • aula;
  • espessura;
  • o tipo de conexão do painel, e substratos.

Para saber se é um laminado com bisel ou sem - o que é melhor, é necessário familiarizar-se com as variedades de tais elementos, as suas características de funcionamento.

Classe material

material de alta resistência ao desgasteA classe do laminado é um indicador que pode ser usado para determinar a durabilidade de um produto. Ele determina em grande parte as propriedades do material e, portanto, é necessário prestar a devida atenção a ele na escolha.

O número corresponde ao número de revoluções durante a retificação, que continua até que o revestimento esteja completamente lixado. Ao estudar qual classe de laminado é melhor, deve-se lembrar que um material que pode suportar até 11 mil revoluções é marcado como classe 21-22. Variedades mais resistentes que podem suportar 11-15 mil pertencem às classes 23 e 31.

Os produtos das classes 32 e 33 são considerados os mais duráveis ​​e duráveis, pois podem suportar mais de 15 mil revoluções.

Cada uma das classes possui características próprias, bem como o escopo recomendado:

  • 21 - adequado para cargas leves, pode ser usado para um quarto, despensa;
  • 22 é uma excelente solução para um berçário ou sala de estar, bem como outros alojamentos;
  • 23 é outro tipo de laminado residencial usado em salas de alto tráfego, como um corredor ou cozinha;
  • 31 - versão comercial, adequada para instituições com carga moderada;
  • 32 - usado em salas de recepção, escritórios e outras instalações de alto tráfego;
  • 33 é uma variedade particularmente durável que pode durar mais de 6 anos. É utilizado em restaurantes, bares, lojas e outros estabelecimentos.

Para que o material atenda a todas as expectativas, é necessário ter certeza de que sua classe corresponde ao uso pretendido.

Espessura, tipo de substrato e conexões

espessura do laminadoOutro parâmetro importante a considerar na escolha de um bom revestimento é a espessura do laminado. Qual é o melhor para determinar é bastante simples, pois quanto maior este parâmetro, mais durável e resistente será o material selecionado. Para a maioria das tarefas, um revestimento com espessura de 8-12 mm será a solução ideal.

O tipo de conexão determina em grande parte o custo do material, bem como a facilidade de sua instalação.

Os profissionais costumam usar a variedade de cola, que é acessível, mas difícil de instalar. É caracterizado pela ausência de folgas entre os painéis, o que evita o inchaço do revestimento devido à umidade.

Ao descobrir como escolher um laminado para auto-instalação, você deverá dar uma olhada mais de perto nos produtos com instalação do tipo cadeado. Os painéis não são colados uns aos outros com cola, o que os torna adequados para reparos e fáceis de instalar. Ao mesmo tempo, são bastante susceptíveis à humidade, pelo que é altamente recomendável revestir as juntas dos painéis com cola para maior estanqueidade.

Recomendações sobre como escolher um laminado

cor laminadaNa hora de descobrir qual laminado é melhor, deve-se focar nos parâmetros do material, que estão sempre presentes em sua embalagem. Deve ser adequado para a finalidade de uso, bem como as tensões a que o piso é submetido em uma sala particular.

conformidade da classe de laminado e o tipo de salaDesignações adicionais tornam muito mais fácil selecionar uma opção de laminado adequada e também permitem que você aprenda sobre as propriedades incomuns de um produto específico. Um raio preto e branco indica que a superfície não atrairá poeira, facilitando a limpeza.

textura da superfície laminadaSe você tiver uma imagem de esfregão, pode ter certeza de que toda a manutenção necessária do revestimento se resume a uma limpeza úmida regular. Para maior segurança, recomenda-se dar preferência aos materiais que contenham a marca B1, que indica sua não inflamabilidade. Ao estudar a escolha de um laminado, é altamente recomendável dar preferência a fabricantes conhecidos que já fabricam produtos há muito tempo.resistência à abrasão

Particularmente notável é o laminado chanfrado, que o torna mais parecido com um produto de madeira natural.

seleção por classe de laminadoEsses modelos mascaram as lacunas, bem como as diferenças de altura entre as tiras individuais, e amortecem a superfície. A principal desvantagem de tais produtos é a baixa resistência à umidade, o que pode levar à deterioração.

classificação da força do laminadoA escolha do revestimento adequado é uma questão individual, pois tudo depende das características da sala em que a sua estrutura é planeada, bem como das condições de funcionamento. Para não se enganar na escolha, você precisará definir com antecedência a lista de requisitos que o produto deve atender.

Como escolher um laminado prático e de alta qualidade - vídeo

Jardim

casa

Equipamento