Como cultivar tomates hidroponicamente - instruções com dicas e truques

hidroponia de tomate Os tomates hidropônicos aromáticos e saborosos não são de forma alguma inferiores em qualidade aos cultivados no solo. Ao mesmo tempo, soltar o solo, fertilizar, aplicar cobertura morta e tratar pragas substitui a introdução de nutrientes na água e controla alguns indicadores da solução acabada. O solo usual é substituído por líquido tanto em estufas quanto em casa.

Sistemas para hidroponia

sistema hidropônico

Para o passo a passo do cultivo do tomate em hidroponia, é utilizado um sistema de contêineres interligados com equipamentos adicionais. São adquiridos em lojas especializadas ou confeccionados por conta própria.

As instalações hidropônicas são organizadas de acordo com o mesmo princípio: as mudas são colocadas no recipiente de plantio e a solução nutritiva é despejada no reservatório abaixo dele. Dependendo de como vai às raízes, distinguem-se 5 tipos de atitudes.

O sistema hidropônico mais simples é o pavio. O pavio, bem absorvido, atua como condutor do líquido até as raízes.

O resto das instalações funcionam segundo o princípio da injeção forçada da solução por uma bomba:

  1. Instalação de cultura em alto mar - através dos furos na tampa do sistema, as raízes das mudas são totalmente imersas em água.
  2. Sistema de irrigação por gotejamento. - a solução flui lentamente para as plantas através do sistema de mangueiras. Passando pelo substrato, ele flui para o reservatório inferior.
  3. Instalação de camada de nutrientes - envolve o fornecimento de líquido a um recipiente inclinado com mudas. Lava as raízes e, sob a influência da gravidade, volta a cair no reservatório.
  4. Sistema aeropônico - a nutrição das plantas ocorre pulverizando a solução nas raízes suspensas no ar.

Como funciona uma planta hidropônica

hidroponia em operaçãoO sistema de pavio hidropônico de tomate é uma opção fácil de instalar e manter. No entanto, não é adequado para o cultivo de plantas grandes e obtenção de uma colheita abundante. O uso da instalação é muito mais eficiente irrigação por gotejamento, cultura do mar profundo. Além disso, sua instalação e manutenção são mais complicadas.

Para o jardim no peitoril da janela, as instalações hidropônicas são feitas manualmente. O princípio da irrigação por gotejamento é tomado como base. Para isso, é necessário um recipiente de plástico de volume adequado, uma bomba de baixa potência, um sistema de tubos de plástico com orifícios. Um exemplo é o uso de tubos plásticos com plugues como reservatório de solução.

Substrato de tomate - qual escolher

argila expandida como substratoPara retenção em recipientes, um substrato para tomates é usado - cascalho cuidadosamente processado, uma mistura de perlita e vermiculita, musgo, argila expandida, fibra de coco.

Cada um desses enchimentos de recipientes de plantio tem vantagens e desvantagens:

  1. O cascalho fornece oxigênio às raízes, é adequado para uso repetido, mas seca rapidamente.
  2. A argila expandida é um material leve e barato para reter a umidade em um recipiente e aerar eficazmente as raízes.
  3. A fibra de coco é um substrato respirável ecologicamente correto. Fornece um suprimento equilibrado de nutrientes às mudas. A desvantagem é o alto custo.
  4. O musgo não é o principal, mas um componente adicional na fabricação do substrato. É apreciado por sua capacidade de reter umidade. A desvantagem é a fragilidade, já que o musgo se desfaz ao secar.
  5. Uma mistura de perlita e vermiculita - proporciona aeração da zona radicular, distribuição efetiva de umidade.Devido à sua estabilidade física, a mistura é usada várias vezes. A desvantagem é o baixo peso das frações e sua lavagem em instalações hidropônicas de escoamento.

 Esse tipo de substrato para tomate, como o hidrogel, merece atenção especial. Os grânulos de copolímero individuais, quando umedecidos, formam uma massa viscosa. Este meio estéril para o sistema radicular garante a retenção da umidade e, em caso de superumedecimento, a sua remoção. O hidrogel puro raramente é usado; mais frequentemente, é misturado com outro material.

Se o sistema de hidroponia do tomate não envolve a colocação das raízes no substrato, os caules das mudas são fixados com grampos com almofadas macias.

Soluções para o cultivo de tomates

soluções para o cultivo de vegetaisA solução nutritiva para tomates cultivados hidroponicamente está disponível na loja. Às vezes, é criado de forma independente, mas isso requer certo conhecimento e escalas eletrônicas de alta precisão.

Em cada estágio de crescimento da muda, a solução é alterada. Isso se deve às necessidades das plantas por certas substâncias na fase de crescimento ativo, floração e frutificação. Primeiro, os tomates são ativamente alimentados azoto, então fósforo e potássio. Além disso, o conjunto padrão de oligoelementos de que precisam inclui ferro, cálcio, magnésio, zinco.

A quantidade de solução nutritiva para o tomate hidropônico é determinada de acordo com as instruções do fabricante.

Para não queimar as raízes das mudas jovens, uma solução fraca é usada nas primeiras duas semanas após o plantio em uma instalação hidropônica. É diluído em água, reduzindo a concentração das substâncias pela metade.

Para cultivar tomates hidroponicamente, você precisa monitorar cuidadosamente a acidez (pH) e a condutividade elétrica do líquido do qual as raízes recebem oligoelementos. A acidez normal do meio líquido é 6-6,3, os limites permitidos de condutividade elétrica são 1,5-3 mS. No primeiro caso, é utilizado um papel de tornassol para as medições e, no segundo, um dispositivo eletrônico (condômetro).

Tomates hidropônicos - instruções passo a passo para o cultivo

O cultivo hidropônico de tomates é uma série de ações cuidadosamente consideradas, apoiadas pelas soluções nutritivas certas.

De sementes a mudas

lã de rocha para plantio de mudasTodas as variedades de tomates são cultivadas hidroponicamente, mas é mais fácil cuidar das variedades padrão de tamanho baixo ou médio.

As sementes adquiridas são embebidas em solução de permanganato de potássio a 1% por 20-25 minutos. Os flutuantes são jogados fora, os demais são lavados com água limpa e semeados em gaze embebida em solução. Após o aparecimento de raízes com 0,5 cm de comprimento, são colocadas em lã mineral umedecida.

Na fase de formação do primeiro par de folhas normais, as mudas são transplantadas para esponjas de espuma ou cubos de lã de rocha. Lá eles crescem por mais 3-4 semanas.

Para que as esponjas com sistema radicular não sequem, são impregnadas com solução hidropônica 1 vez em 2 dias.

Condições de germinação de sementes e primeiros dias de vida das mudas:

  • temperatura do ar - 22-27 ° C;
  • duração do dia - pelo menos 10 horas;
  • O pH da solução é de 5,5.

Depois que o quarto par de folhas aparece, as mudas estão prontas para serem plantadas em uma planta hidropônica.

Plantar tomates para hidroponia e cuidar deles

plantando tomates para hidroponiaAntes do último plantio, é preparada uma composição para hidroponia para o tomate, os recipientes são desinfetados com cloro e, se necessário, são instalados fitolampos para iluminação adicional das plantas.

Depois disso, os recipientes de plantio são ½ preenchidos com o substrato selecionado. As mudas são colocadas nele e o espaço restante no recipiente é preenchido com o substrato. Tudo é feito com cuidado para não danificar o sistema radicular do tomate.

Para que cada planta se desenvolva totalmente, ela precisa de pelo menos 0,9 sq. área m.

O cuidado hidropônico do tomate consiste em uma série de atividades:

  1. Quando a muda atinge a altura de 18-20 cm, é amarrada a um suporte. Sem solo, as raízes não seguram a planta em posição vertical, e o substrato é muito frouxo e leve para isso.
  2. Na fase de floração, a polinização artificial é realizada.Para fazer isso, toque em cada flor com um pincel ou cotonete.
  3. Manter a temperatura do ar entre 24-28 ° C. Um aumento no valor máximo geralmente leva à esterilidade das flores e à ausência de um ovário.
  4. Controle a acidez da solução nutritiva.

Cultivar tomates hidroponicamente é divertido, mas requer precisão, tempo e cuidado. No entanto, se todas as condições forem satisfeitas, as variedades de tomate com amadurecimento precoce se deliciarão com os frutos já no 85º dia após a germinação.

Tomates frutíferos em hidroponia - vídeo

Jardim

casa

Equipamento