Exaustores de cozinha - "auxiliares" de valor inestimável do apartamento

exaustores de cozinha O "trabalho" estreito de umidade, gordura e temperatura leva à formação de fungos nocivos e fuligem gordurosa nas paredes. Exaustores de cozinha, que coletam todos os vapores desnecessários com o tempo, ajudam a prevenir o aparecimento de uma placa terrível. Como a área da área de trabalho é diferente para cada cozinha, você precisa escolher o equipamento com os parâmetros adequados. Como você faz isso e o que você precisa saber sobre essas instalações?

capô da ilha

De acordo com os padrões sanitários, a unidade de ventilação deve filtrar o ar a cada hora até 10-12 vezes. Este é considerado o melhor indicador do desempenho dos sistemas de ventilação.

Exaustores: como funcionam

como funciona o exaustorDurante o cozimento, há fumaça, fuligem gordurosa e odores desagradáveis ​​no ar. Quando tudo isso se instala nos móveis e nas paredes, forma uma camada pegajosa horrível. Portanto, um bom sistema de ventilação é essencial para qualquer cozinha.

A maioria dos modelos de coifas elétricas tem uma estrutura padrão:

  • a parte inferior do corpo é um sistema de filtros que coleta vários contaminantes;
  • ventiladores potentes são integrados ao coração da unidade (acionados por um motor);
  • a estrutura é coroada por um duto de ar que sai ou vai até o duto de ventilação.

armadilha de gorduraVários modelos desta técnica são equipados com acessórios adicionais. Para uma limpeza mais potente, são equipados com coletores de gordura. Ao mesmo tempo, lâmpadas incandescentes ou de baixo consumo são instaladas no painel. Os sistemas de LED não são usados ​​nesses dispositivos, pois criam um efeito de oscilação, que é prejudicial à saúde. Os dutos de ar são corrugados ou em forma de tubo quadrado.duto corrugado

O corpo do equipamento é feito de finas camadas de metal ou material composto. Não há diferença significativa entre eles, então você pode escolher qualquer um.

Tipos de exaustores de cozinha: 3 opções para escolher

tipos de exaustores de cozinhaDependendo da disposição da cozinha e do seu interior, as estruturas de exaustão são de 4 tipos: embutidas, em cúpula, articuladas (parede) e de canto. Em alguns casos, modelos de ilha do tipo T são instalados. A eficácia do exaustor na cozinha depende da sua potência e da forma de purificação do ar. Existem 3 tipos de tais instalações no total:

  1. Fluindo. As unidades absorvem os vapores contaminados, purificam-nos e descarregam-nos através de uma conduta de ar exterior ou numa conduta de ventilação.exaustor com limpeza de fluxo
  2. Recirculando. Dispositivos compactos filtram o ar e, em seguida, o devolvem à sala como purificado. A limpeza inclui 2 etapas: primeiro, as partículas pesadas são coletadas e, na etapa final, as partículas de carvão.purificação de recirculação de ar
  3. Combinado. A técnica pode funcionar simultaneamente em 2 modos. O programa necessário é definido usando um interruptor especial.purificação de ar combinada

Os fabricantes oferecem duas opções para filtros de gordura: simples e reutilizáveis. Os modelos mais recentes são feitos de aço inoxidável e devem ser limpos regularmente. Filtros descartáveis ​​não podem ser lavados, eles devem ser reciclados.

Modelos caros de exaustores recirculantes de cozinha são equipados com um sistema de limpeza profunda. Eles possuem filtros de carbono instalados em cassetes especiais. Eles absorvem não apenas os vapores, mas também todos os odores pungentes. Para alterá-los, você precisa seguir as instruções.

esquema de operação de fluxo e capela de circulaçãoA potência do exaustor deve ser máxima para que a cada 5 minutos o técnico possa limpar o ar da sala. Apesar de sua facilidade de uso e disponibilidade, as plantas de recirculação são menos eficientes. Qual modelo de estruturas de ventilação é adequado para uma cozinha específica?

Cálculo do desempenho de um exaustor: "a fórmula no estúdio"

fórmula de cálculo de potênciaO principal papel na instalação é desempenhado pelo motor, que aciona o mecanismo de limpeza. O resultado da operação do dispositivo depende diretamente de sua potência. Para maximizar o potencial da tecnologia, é necessário fazer o cálculo correto do desempenho do exaustor da cozinha.

Existem 3 fórmulas simples para esses cálculos:

  • o coeficiente 10 ou 12 (número de limpezas por hora) é multiplicado pela área da cozinha (S) e a altura do teto (h);
  • todos os valores anteriores são multiplicados por 1,3 ou 1,6 (o coeficiente de perda de produtividade associado às características estruturais do edifício e da conduta);
  • 15% também são somados ao total, levando-se em consideração que o aparelho não funcionará em plena capacidade.

Os modernos sistemas de exaustão são capazes de filtrar de 180 a 700 m³ / hora. Podem funcionar em 2 ou 4 programas, o que simplifica muito a escolha de um exaustor de acordo com os parâmetros sugeridos pelo fabricante.

opçõesO valor resultante é o valor máximo de quanto ar o sistema pode purificar por unidade de tempo (m³ / hora). No entanto, deve-se ter em mente que também há móveis na sala, que ocupam a maior parte do espaço. Portanto, este indicador é apenas relativo. Além disso, o tamanho da sala também afeta o cálculo do exaustor da cozinha. Em apartamentos pequenos, todos os tipos de odores se espalham 3 vezes mais rápido do que em apartamentos mais espaçosos. Isso significa que o técnico terá que usar todo o seu poder para lidar com esse fluxo de ar. Portanto, é melhor usar modelos mais potentes em pequenas cozinhas.

poder de extração dependendo da área e altura da cozinhaÀ questão de como escolher o desempenho do exaustor para cozinha, é necessário acrescentar mais alguns pontos. Ao escolher os modelos de fluxo contínuo, a capacidade de fluxo dos dutos de ventilação desempenha um papel importante. Um motor elétrico mais potente é necessário para expelir o ar por aberturas estreitas e sujas.

Outras características técnicas dos exaustores de cozinha: o que procurar

capô planoTendo considerado a configuração e o desempenho do equipamento, também é necessário levar em consideração suas outras características. O indicador de silêncio deve ficar na faixa de 40 a 45 dB, caso contrário prejudicará a saúde da hospedeira. Para facilidade de uso, painéis de controle de toque, slide e botão são freqüentemente instalados no gabinete.

Ao mesmo tempo, o tamanho do exaustor e sua instalação devem obedecer a certos padrões:

  • a unidade de exaustão e a placa são escolhidas com as mesmas dimensões;
  • a distância da superfície de trabalho ao equipamento é de no mínimo 75-85 cm, para fogões elétricos - 65-70 cm;
  • o duto é montado com um número mínimo de curvas e cotovelos, pois cada uma dessas formações reduz a produtividade em 5%.

duto

Ao escolher um exaustor, é necessário ter em consideração a concepção do conjunto de cozinha. Modelos de ilhas, bem como estruturas embutidas, se encaixam perfeitamente no estilo de alta tecnologia. Para a Provença e o campo, os designs tipo cúpula são adequados.

cozinha no mesmo estiloPara aumentar a permeabilidade do ar pela chaminé, as paredes devem ser lisas e o diâmetro do furo deve ser máximo. Infelizmente, produtos corrugados com sua superfície nervurada atrasam significativamente a taxa de fluxo. As características técnicas listadas para exaustores de cozinha irão ajudá-lo a fazer a escolha certa. No entanto, os vendedores podem aconselhar a instalação de uma válvula anti-retorno na cozinha. O que é e é necessário?

Força maior ou por que você precisa de uma válvula anti-retorno

válvula anti-retornoEsta parte está disponível na forma de uma treliça ou de uma borboleta giratória. Pode ser de metal ou plástico.Uma válvula anti-retorno é instalada dentro do duto de ar, que é montado no duto de ventilação ou na janela.

Por que é necessário? Há momentos em que o fluxo de ar muda de direção abruptamente e a corrente de ar vai para dentro do apartamento, e não dele. Isso se deve principalmente ao forte vento rajada. Nessas situações de força maior, a válvula anti-retorno do escapamento é acionada e direciona o fluxo na direção desejada. Ele também neutraliza todos os odores desagradáveis ​​que vêm da rua e protege a cozinha do vento gelado.

Existem 3 tipos de tais dispositivos:

  1. Membrana. Graças a um filme especial, o ar só pode fluir em uma direção.válvula de diafragma anti-retorno
  2. Lobado (borboleta). Eles são apresentados na forma de 2 asas. Quando as massas de ar se movem, elas abrem ou fecham.válvula de pá
  3. Em forma de persianas. Este elemento consiste em várias placas. Quando ocorre o empuxo reverso, eles se movem de abertos para fechados, bloqueando o movimento descontrolado do vento.válvula antirretorno veneziana

Esses dispositivos criam uma purificação de ar adicional e mais eficiente na cozinha. Por esse motivo, ao adquirir sistemas de exaustão, alguns optam por uma válvula anti-retorno eficaz.

Agora os usuários sabem exatamente o que seu exaustor deve ser. Podem calcular facilmente o seu desempenho, levando em consideração a área e a altura do forro, bem como o coeficiente de padrões sanitários (10-12). Ao fazê-lo, devem levar em consideração as dimensões do aparelho e do fogão a gás / elétrico. Levando tudo isso em consideração, o comprador fará uma escolha da qual não se arrependerá mais tarde.

Escolhendo um exaustor - vídeo

Jardim

casa

Equipamento