O maiô é venenoso ou não? Vamos descobrir

o maiô é venenoso ou não Freqüentemente, ao redor dos reservatórios, você pode encontrar uma planta incomum para banhistas. Prestando atenção na beleza das flores alaranjadas e amarelas em forma de bola, é preciso saber se o maiô é venenoso ou não. Esta planta tem sido muito valorizada por curandeiros e curandeiros desde os tempos antigos, usada na medicina popular para tratar muitas doenças.

Descrição da planta

representante do maiô europeu botão de ouro

O banhista é um representante dos botões de ouro, uma erva perene que pode ser encontrada em condições naturais. O nome vem do habitat preferido - solo úmido. Às vezes, o maiô pode ser encontrado em prados, mas mais frequentemente nas margens de corpos d'água.

A altura de um caule uniforme é de ½ a 1 metro, a forma da planta é bastante compacta. As folhas têm garras, as flores são esféricas. O tamanho do copo de flores pode atingir até 10 cm de diâmetro.

maiô asiáticoExistem mais de 20 variedades que diferem na aparência, mas têm uma composição semelhante. A questão de saber se o maiô é venenoso ou não está relacionada ao conteúdo de toxinas da planta.

Você pode cultivar um maiô para fins decorativos, sem replantar de um lugar até 10 anos.

Quais são as propriedades de um maiô?

florescendo campo de maiô

O maiô contém substâncias tóxicas e úteis:

  • flavonóides;
  • ácidos fenolcarboxílicos;
  • saproninas;
  • vitamina C;
  • cumarinas;
  • óleos fixos;
  • lipase;
  • colina e outros.

A medicina oficial ainda não estudou totalmente as propriedades medicinais da planta. As pesquisas continuam na atualidade, principalmente em relação ao efeito antitumoral da planta.

O maiô é usado na medicina popular para as seguintes patologias:

  • diarréia;
  • doença hepática;
  • patologia renal;
  • furúnculos;
  • inchaço;
  • hidropisia;
  • epilepsia;
  • sarna;
  • irregularidades menstruais.

raízes de maiôDecocções, infusões e unguentos à base de maiô são usados ​​em receitas folclóricas. A erva também é usada na medicina veterinária.

O conteúdo de substâncias tóxicas nas raízes exige uma atitude cautelosa, pois o maiô pode afetar o sistema nervoso. A este respeito, a parte da raiz não está sujeita a colheita e uso.

Como o maiô é armazenado

maiô com estrutura vegetalO maiô é recolhido no ambiente natural ao longo das margens dos rios em regiões de clima temperado. A matéria-prima é colhida em meados do verão, época em que começa a floração do maiô. A coleta e o armazenamento adequados preservam as propriedades medicinais do maiô.

As folhas, caules e flores são colhidos. Não vale a pena colher raízes sem experiência no uso de grama.

Após a coleta da matéria-prima, ela deve ser seca. Para isso, as plantas são dispostas sobre um pano grosso ou papel. É ideal realizar a secagem de forma natural - ao ar livre.

tempo de preparação do collantUm maiô bem seco é colocado em caixas de papel ou sacos de tecido. Armazene grama seca com bom acesso de ar à sombra.

Algumas variedades de maiô estão listadas no Livro Vermelho e não podem ser colhidas.

Aplicação na medicina tradicional

A toxidade do maiô permite que a parte aérea da planta seja utilizada para fins medicinais, que devem ser devidamente coletados e secos. As receitas culinárias dependem da natureza da doença e do método de consumo.

Receita de hemorróida

maiô contra hemorróidasO uso de maiô asiático em casa para banhos e loções pode aliviar o estado do paciente.

Para preparar o caldo você precisa:

  1. Despeje 1 colher de sopa em um recipiente refratário. eu.componente seco.
  2. Despeje 1 xícara de água fervente.
  3. Continue fervendo por mais 5 minutos.
  4. Retire o caldo do fogo.
  5. Isole o recipiente com um cobertor ou toalha felpuda.
  6. Insista em 60 minutos.
  7. Tensão.

Depois que o caldo esfriar, ele pode ser usado de 3 a 4 vezes ao dia. A duração do tratamento é até que a exacerbação seja aliviada.

Para o tratamento de hemorróidas, também são utilizadas as propriedades medicinais da batata, calêndula e outras plantas

Receita para cicatrização de feridas

maiô secoPara o tratamento de feridas e abcessos no verão, é possível usar folhas de biquíni recém-cortadas. Em outras épocas do ano, você pode usar uma infusão de ervas secas.

Procedimento de cozimento:

  1. Despeje 1 colher de chá no recipiente preparado. ervas secas.
  2. Despeje em 1 copo de água fervida.
  3. Insista 2 horas.
  4. Tensão.
  5. Resfrie a temperatura quente.

Para aliviar a inflamação, é necessário aplicar tampões embebidos em caldo. Recomenda-se aplicar um curativo por cima. É melhor realizar a manipulação antes de dormir. Feridas com sangramento também são tratadas com folhas de bananeira, repolho.

Receita de cura para ferver

maiô para tratamento de fervuraCom um biquíni limpo, você também pode preparar uma pomada para furúnculos. Para isso, a grama picada é combinada em proporções iguais com a gordura. Além disso, a composição pode ser enriquecida com uma pequena quantidade de mel. Todos os componentes são cuidadosamente misturados e aplicados em forma de compressa.

Contra-indicações de uso

existem contra-indicações para uso

O uso de receitas folclóricas baseadas nesta planta tem uma série de contra-indicações:

  • gravidez;
  • amamentação;
  • intolerância individual;
  • alergia.

Se você estiver em dúvida se um maiô pode ser usado para o tratamento, consulte o seu médico.

maiô floridoAgora sabemos a resposta para a pergunta "O maiô é venenoso ou não?" Isso nos permite usar a planta corretamente para não prejudicar a nós mesmos e aos nossos entes queridos. Ao colher matérias-primas, você deve escolher apenas plantas saudáveis ​​e evitar que cavalos venenosos entrem na coleção.

O maiô da princesa da floresta - vídeo

Jardim

casa

Equipamento