Paisagismo com salgueiro esférico

salgueiro esférico na paisagem Devido à sua beleza e aparência incomum, o salgueiro esférico é muito popular nos parques e jardins do nosso país. Mesmo plantando apenas este tipo decorativo, você pode criar composições muito originais e jardins inteiros. Essas árvores se prestam bem ao corte dos cacheados, são tradicionalmente utilizadas em plantios individuais ou em grupo e como cerca.

Salgueiro esférico em paisagismo

salgueiro esférico no parque

Algumas pessoas que trabalham com paisagismo tendem a comprar apenas plantas ornamentais exóticas. E eles se esquecem completamente das árvores mais simples e despretensiosas, que de forma alguma são inferiores em beleza às suas irmãs do sul. Essas árvores incluem o frágil salgueiro esférico, que cresce em toda a Rússia.

composição esférica de salgueiroPara decorar o local, basta encontrar esta árvore na primavera. Corte alguns galhos e plante-os no solo. E na próxima temporada você terá uma obra-prima decorativa esférica crescendo. Para maior clareza, anexamos uma foto de um salgueiro esférico no projeto paisagístico de um terreno de jardim.

salgueiro frágil esféricoO frágil salgueiro cresce até 15 - 20 m, seus ramos com folhas estão concentrados no topo da copa e dão à árvore um aspecto muito atraente. Apresenta folhas largas, lanceoladas, com pequenos serrilhados nos rebordos, sendo a parte superior verde e a inferior azulada. No outono, a folhagem fica verde-amarelada. A floração esférica do salgueiro começa em maio e coincide com a floração. Os rebentos brilhantes são verdes azeitona e enraízam muito bem quando plantados.

A árvore é despretensiosa, resistente à geada e tolera bem a poda. Este tipo de salgueiro parece muito pitoresco em plantio individual e em grupo de 3-4 unidades. E também parece espetacular em combinação com bétulas e abetos em grandes áreas.

esférico salgueiro damascoO salgueiro frágil tem uma variedade chamada salgueiro esférico Bulat. A árvore tem altura média, cerca de 7 m, embora às vezes cresça até 15 m. E a largura de sua copa pode chegar a 8 m. A copa da árvore é muito densa, bonita, regular esférica às vezes em forma de cúpula. As folhas alongadas e pontiagudas verde-escuras estão concentradas no topo da copa. Os rebentos são verde azeitona.

Bulata é despretensioso, resistente aos ventos. Não congela mesmo em geadas severas, resiste até -50 graus.

A principal vantagem deste salgueiro é que é ideal para modelagem. Com a ajuda da poda, você pode fazer qualquer formato ou altura da planta. Mais frequentemente usado para criar composições junto com árvores ornamentais grandes e altas. Um ou dois salgueiros ou várias dessas árvores parecem especialmente pitorescos na margem do lago, eles também podem ser usados ​​como sebes.

salgueiro anão esférico perto da lagoaComo resultado do trabalho do criador dos Urais Shaburov, outra variedade decorativa resistente ao gelo foi criada - o salgueiro esférico anão. Esta bola pode ter até 3 m de diâmetro e torna-se mais densa com podas frequentes. Os rebentos anuais são de cor avermelhada. As folhas são pequenas, 5-10 mm, com pequenas serrilhas ao longo das bordas e leve pubescência em ambos os lados.

É caracterizada por alta robustez invernal, resistência a pragas e infecções, tolera perfeitamente a poda. Ideal para cobertura e jardinagem bonsai.

Características do plantio de salgueiro esférico

salgueiro esférico no berçárioNo plantio e cuidado, o salgueiro esférico é completamente despretensioso. Mas certifique-se de levar em consideração as recomendações gerais.

O local de pouso deve estar totalmente aberto.A árvore pode crescer em quase todos os tipos de solo, exceto em solo arenoso seco demais. Mas o melhor para ele é um solo argiloso fértil, onde há muita umidade.

muda de salgueiro esférica quebradiçaO plantio é aconselhável na primavera (abril-maio), quando o solo ainda está úmido. Além disso, esse tempo coincide com a poda, portanto, ramos cortados podem ser usados ​​para propagação.

O salgueiro esférico é facilmente propagado por estacas. Vamos ver o que precisa ser feito para isso.

  1. Na primavera, você precisa escolher os brotos anuais da árvore, que são fáceis de reconhecer pela presença de botões.
  2. Os rebentos devem ser cortados em estacas de 20 a 30 cm, certifique-se de que deixa 5 a 7 botões no topo.
  3. Em seguida, selecione as estacas mais grossas e plante a metade do comprimento no solo.
  4. O solo deve estar úmido e em contato direto com as mudas, para que após o plantio elas sejam regadas abundantemente.
  5. Após cerca de algumas semanas, a planta criará raízes fortes. Todo esse tempo precisa de uma boa rega.

Os brotos devem ser cortados no início da primavera, antes que os botões se abram. Caso contrário, o enraizamento será muito pior ou não será. Enquanto o corte oportuno dá raízes perfeitamente, mesmo sem estimulantes especiais.

Variedades seletivas, como o salgueiro anão esférico de Shaburova, são imersas no solo junto com o substrato. Nesse caso, as mudas devem ser retiradas com cuidado dos recipientes e plantadas em uma vala a uma distância de 50 cm entre os arbustos.

É aconselhável enraizar as estacas não na água, mas imediatamente no solo. Apesar de as mudas criarem raízes mais rápido em um copo d'água, podem surgir problemas durante o plantio. Muitas vezes, esse procedimento simples pode levar à morte.

Cuidado e poda de salgueiro esférico

salgueiro esférico no jardimPara que as árvores cresçam bem, elas precisam de cuidados, rega e reposição adequados.

Esta planta gosta muito de umidade, portanto, no primeiro ano após o plantio, o salgueiro esférico precisa de rega abundante. E na estação quente do verão, uma árvore adulta requer irrigação adicional da copa.

Todos os anos, no início da primavera, o solo ao redor das plantas jovens deve ser solto e aplicado fertilizantes complexos... No final do verão, é aconselhável fertilizar o solo com superfosfato e sulfato de potássio.

salgueiro esférico em plantio únicoO salgueiro esférico no projeto paisagístico do local requer necessariamente modelagem. É melhor não cortar a árvore nos primeiros anos após o plantio. E quando atingirem a altura de 1 m, você precisa começar a aparar.

coroa esférica de salgueiroQual é esse procedimento? No início da primavera, os rebentos devem ser cortados em 15-20 cm, deixando os botões nas pontas dos ramos. É necessário cortar os brotos em ângulo para que a água não fique estagnada na superfície de corte. Isso pode causar o apodrecimento da madeira.

É necessário manter a distância ideal entre o corte e o rim mais próximo. Se você cortar perto do botão, há o risco de secar ou congelar. Se a distância for muito grande, então um coto é formado, onde a infecção pode penetrar.

Alguns jardineiros novatos têm medo de podar os brotos para não prejudicá-los. Porém, sem poda, o aspecto decorativo não terá uma coroa espessa e bonita.

Vídeo sobre salgueiro frágil esférico

Jardim

casa

Equipamento