Pinheiro bonsai - a arte de árvores únicas

pinheiro bonsai A cultura japonesa se expressa em melhorar e mudar o mundo ao seu redor. O pinheiro bonsai é o resultado da criação humana, expressa na arte de cultivar árvores em miniatura. A prática do bonsai apareceu pela primeira vez na China há mais de mil anos. Então, esse método chegou ao Japão, onde foi amplamente desenvolvido e espalhado por todo o mundo. As graciosas árvores bonsai são réplicas exatas de árvores reais que cresceram na natureza. O pinheiro despretensioso e perene é ideal para a criação de bonsai. Árvores de estilo bonsai chegaram aos jardins russos já no século XX. Jardineiros ficam felizes em moldar bonsai de pinho, conferindo-lhe formas originais e únicas. Leitura sobre a altura da sequóia.

O que você precisa saber sobre bonsai de pinho

pinheiro bonsai original

Para os japoneses, o cultivo do bonsai é toda uma filosofia que combina o lado espiritual e físico do processo. Para que uma pessoa comum alcance o sucesso, é necessário tratar esse negócio com amor e paciência. Você precisa ter algum conhecimento de como fazer bonsai de pinheiro. Cultivar bonsai por conta própria exigirá muito tempo e trabalho. Como resultado, uma planta incrível proporcionará alegria e beleza por muitos anos.

O bonsai tradicional deve atender às seguintes características:

  1. Tronco. Deve ser poderoso e forte, com uma base pronunciada e raízes salientes.
  2. Galhos. Existem poucos ramos, suas linhas devem ser harmoniosas e claramente visíveis. O tronco e os galhos do bonsai dão à árvore aquele visual único e caprichoso.
  3. A forma. O pinheiro bonsai japonês deve atender a uma das 15 classificações. Para ajudar um jardineiro iniciante ou experiente, desenhos, diagramas, fotografias ou suas próprias fantasias e desejos.
  4. O pinheiro em miniatura deve ser semelhante a uma árvore que cresce em condições naturais.

A principal tarefa ao criar bonsai é conseguir um crescimento lento da planta. Isso é conseguido de várias maneiras: por meio de poda frequente de raízes e brotos de árvores, contenção artificial do crescimento, uso de tipos especiais de solo, métodos especiais de cuidado e irrigação das árvores.

Como cultivar pinheiro bonsai ao ar livre

pinheiro bonsai em sua casa de verãoNo design paisagístico, o pinheiro bonsai ocupa um lugar de destaque. Suas vantagens óbvias são sua forma original, despretensão às condições de cultivo, resistência a baixas temperaturas e um alto nível de adaptação.

Observando certas condições, você pode cultivar esta árvore maravilhosa bem no solo:

  1. Seleção de mudas. Qualquer pinheiro que cresce e hiberna no solo em uma área aberta é adequado para o bonsai. O pinheiro em miniatura pode dar um sabor japonês especial ao jardim. A maneira mais fácil de recriar um bonsai é o pinheiro-da-montanha, devido à altura do arbusto e ao pequeno tamanho dos galhos.
  2. Tecnologia de pouso. As condições de vida de um bonsai de jardim devem ser o mais próximo possível das condições de vida de uma árvore em um recipiente. Para isso, a própria muda é encurtada para que adquira o tamanho anão necessário, e a parte central do rizoma é truncada. Para restringir o crescimento das raízes da árvore, uma laje de concreto ou uma pedra larga é colocada no fundo da cova de plantio. Para o crescimento do pinheiro bonsai, é usado solo escasso da loja ou solo natural leve infértil.Nos anos subsequentes, corte em quartos e raízes laterais ao redor do tronco com uma pá.pinheiro em miniatura
  3. Formação da coroa. A poda e a pinça são etapas críticas no processo de cultivo de uma árvore de bonsai. São eles que permitem ao jardineiro atingir a forma e a forma desejadas. A poda é feita uma vez por ano no final do inverno. Isso remove todos os ramos grandes que não se encaixam na aparência desejada do bonsai. O beliscão pode ser feito várias vezes durante o verão. Seu objetivo é conseguir o aparecimento de novos rebentos jovens e finos.formação de pinheiro bonsai

Um verdadeiro bonsai é uma árvore visualmente velha. O efeito de envelhecimento é obtido dobrando e pousando artificialmente os ramos com pesos e arame. Para a impressão de um pinheiro de crescimento longo, a casca é especialmente cortada em vários lugares com o gume de uma faca.

Formação de bonsai em pinheiro silvestre

ideias para pinheiros bonsaiO pinheiro silvestre pode ser uma excelente base para o autocultivo do bonsai. As coníferas diferem das árvores decíduas em dois estágios de crescimento por ano, o que deve ser levado em consideração ao criar o pinheiro como bonsai. A primeira onda de crescimento ocorre no final da primavera e se expressa no alongamento dos ramos. A segunda onda ocorre no final de agosto e é caracterizada pelo espessamento dos galhos.

Por vários anos, você pode cultivar bonsai de pinheiro silvestre com suas próprias mãos em um vaso:

  1. Primeiro ano. Quaisquer mudas de pinheiro são adequadas para bonsai - com agulhas curtas ou longas, trazidas da floresta, cultivadas independentemente ou compradas em um viveiro. A melhor época do ano para o transplante é o outono, quando o sistema radicular da árvore está se desenvolvendo intensamente. Para a próxima estação de crescimento, mudas de pinheiro são transplantadas para vasos de 12-15 cm de altura. No primeiro ano, a poda não é realizada, a superfície do solo coberto com serragem, o local deve ser bem iluminado e livre de correntes de ar.
  2. Segundo ano. No final de março, as mudas de pinheiro são cortadas com tesoura afiada em um ângulo de 45 ° a 7-12 cm para ativar o crescimento dos brotos laterais e engrossar o tronco. Ao mesmo tempo, é aplicada uma estrutura de arame, que permitirá dar ao tronco e ramos a forma desejada. Os vasos são colocados em um local ensolarado a uma altura de 30-40 cm do chão. No final do segundo ano, você deve ter pinheiros pequenos e densos.
  3. Terceiro ano. No mês de abril, as colheitas de pinheiros bonsai são transplantadas para vasos maiores. Para isso, é preparada uma terra especial na proporção 2: 2: 1 de areia, perlita e húmus, pode-se retirar da loja a terra para bonsai. A poda este ano é reduzida ao mínimo. A irrigação adequada e a fertilização dosada são os pré-requisitos para uma boa sobrevivência e maior fortalecimento das plantas. Antes do inverno, a copa é totalmente cortada na altura do galho mais próximo do tronco.
  4. Quarto ano. Os vasos de pinheiros devem estar próximos à luz, e a cobertura morta ajudará o solo a passar rapidamente a umidade para as raízes. Da copa cortada sairão novos ramos, aos quais este ano deve ser dada total liberdade de crescimento. Rastrear as linhas dos ramos irá sugerir naturalmente a forma de coroa desejada. No final da temporada de verão, todas as árvores de bonsai terão uma aparência diferente, terão uma silhueta e um tamanho individuais.tigela especial para pinheiro bonsai
  5. Outros anos de trabalho serão para consertar as linhas e formas das árvores. Neste momento, você pode se sentir um verdadeiro artista, cuja imaginação não tem limite. Deve-se notar que levará muitos anos para alcançar o pinheiro bonsai ideal a partir de desenhos prontos, esboços pessoais, fotografias ou direto da cabeça do jardineiro.

O bonsai de pinheiro silvestre deve ter uma estrutura radicular superficial forte e desenvolvida (nebari). O crescimento das raízes é alcançado por várias estações de crescimento, como resultado, a árvore deve se segurar com firmeza e confiança no solo.

Se você plantar árvores jovens em vasos em terreno aberto, poderá obter um bonsai de jardim com pinheiro silvestre. Isso é feito do quinto ao sexto ano de vida da planta.As vantagens de crescer no jardim são o rápido crescimento da força do tronco e a altura suficiente da árvore. Antes do transplante, a coroa e o tronco do bonsai devem estar totalmente formados, ou seja, suas proporções a esta altura já estão totalmente consistentes com o desejado.

decoração de pinheiro bonsaiA formação do bonsai a partir do pinheiro é um equilíbrio entre a criação da natureza e do homem. Para não atrapalhar a harmonia, vários bonsai de diferentes tipos de árvores podem ser plantados no jardim, rodeados por objetos e plantas que se aproximam em estilo e temperamento. Transformar uma árvore comum em uma bela contraparte anã é uma experiência divertida e interessante. O pinho bonsai será uma verdadeira decoração do jardim com contornos e linhas próprias.

Vídeo sobre como plantar pinheiros bonsai

Jardim

casa

Equipamento