Usamos as propriedades medicinais das sementes de endro

Sementes de endro curando Nem uma única cabana de verão está completa sem uma cama de endro. O verde desta cultura é amado por muitas donas de casa. Ao mesmo tempo, muitas vezes se ouvem reclamações dos jardineiros de que, sem ter tempo para mimar os residentes de verão com folhagens perfumadas, o endro lançou hastes de flores. Depois que flores amarelas imperceptíveis caem de grandes guarda-chuvas em julho ou agosto, aneto sementes aparecem. São eles os mais apreciados na planta, tanto pela medicina oficial quanto pelos curandeiros tradicionais.

E embora, na culinária, as sementes ovais achatadas sejam usadas com mais frequência apenas para assar e conservar, esse é um verdadeiro depósito de substâncias úteis. Quais são as propriedades benéficas das sementes de endro, quando é melhor colhê-las e como usá-las?

Leia também o artigo: benefício do ruibarbo e dano ao corpo humano!

Quais são os benefícios das sementes de endro?

Todas as partes da planta do endro, dos rizomas ao caule, são ricas em nutrientes. As sementes da cultura contêm quantidades recordes de macro e microelementos, substâncias ativas, ácidos essenciais e óleos essenciais.

Estrutura da semente de endro

Por quilograma de sementes secas existem:

  • 10,8 g de potássio;
  • 4,4 g de fósforo;
  • 9,6 g de cálcio;
  • 0,65 g de sódio, bem como manganês, zinco, cobre, ferro, molibdênio e outros oligoelementos igualmente valiosos.

Durante o amadurecimento, valorizado na medicina popular, as sementes de endro acumulam não só elementos úteis para o homem, proteínas e vitaminas, mas também flavonóides e fitoncidas. Na parte aérea da planta e em suas raízes, o teor de óleo não ultrapassa 3,8%. As frutas representam 14,65% deste produto indispensável na indústria alimentícia, farmacêutica e de sabão, do que as sementes de endro são as mais úteis.

O óleo de endro tem 65,5% de ácido palmítico, 25,3% de ácido petroselínico e 6% de ácido linoléico. A composição bioquímica da cultura do jardim e as propriedades benéficas das sementes de endro foram estudadas há relativamente pouco tempo. No entanto, muitos milhares de anos atrás, representantes das civilizações mais antigas tinham um interesse genuíno na planta. Isso foi facilitado por sua despretensão e sua ampla distribuição do Norte da Europa ao Mediterrâneo.

Sementes de endro na medicina popular

Usando sementes de endro para tratar várias doençasMesmo na Roma Antiga, o endro era considerado uma planta que podia aliviar dores de cabeça, despertar o interesse pela vida e pelo sexo oposto. Talvez por isso o jovem pudesse presentear a garota de quem gostasse uma coroa de flores ou um buquê de hastes coroadas com inflorescências em forma de guarda-chuva. Capítulos sobre endro são encontrados nos trabalhos científicos de Dioscórides e Galeno. Dioscorides, em particular, propôs endro como um medicamento para doenças oculares. E o representante da escola científica oriental Avicena considerou as ervas aromáticas e as sementes um remédio indispensável para uma variedade de doenças. Para que servem as sementes de endro?

Foi em seus tratados que um meio para aumentar a lactação para enfermeiras foi mencionado pela primeira vez. Esse cientista é dono da autoria do meio, hoje conhecido como medicina tradicional, onde as sementes aliviam os soluços e o peso do estômago. Para dores de estômago, Avicena sugeriu o uso de enemas com decocção de endro. Sementes e folhas da planta cozidas no vapor são aplicadas nas hemorróidas para aliviar a dor e prevenir sangramentos. As propriedades calmantes e tônicas das sementes de endro e ervas também foram observadas por este antigo estudioso.

Os médicos medievais seguiam amplamente os conselhos dos antigos e usavam o endro para curar pacientes com doenças intestinais, inflamatórias, de pele e dos olhos. Hoje, quando a composição das matérias-primas vegetais foi bem estudada, a área de aplicação e as propriedades úteis da semente de endro se expandiram, e é possível colher frutos medicinais em um canteiro pessoal.

Como coletar sementes de endro?

Boas sementes de endro são boas para a curaPara usar sementes de endro para fins medicinais, é importante coletá-las e preservá-las com cuidado. A maneira mais fácil de fazer isso é:

  • no início do amadurecimento das sementes, corte as pontas dos caules junto com os guarda-chuvas;
  • mergulhe matérias-primas frescas em sacos de papel com guarda-chuvas no fundo;
  • fixar as bolsas nas hastes com fio e elástico;
  • pendure pacotes por uma semana em uma sala seca e ventilada.

Nesse período, as sementes secam, amadurecem e naturalmente caem para o fundo do saco.

Para preservar todas as propriedades benéficas das sementes de endro, elas são armazenadas sob uma tampa em um recipiente de vidro ou cerâmica lacrado. Ao secar e armazenar, é importante não permitir que as sementes fiquem em um local bem iluminado ou úmido.

Antes de coletar as sementes de endro, certifique-se de que não estejam infestadas de pragas, de que não haja sinais de mofo ou outras doenças nos guarda-chuvas. Se as matérias-primas forem armazenadas corretamente, não perderão sua qualidade por até cinco anos. Em casa, as sementes de endro são um remédio simples e eficaz para aliviar os gases e estimular a digestão. Decocções diuréticas e antiinflamatórias são preparadas a partir de sementes, loções são feitas para abcessos na pele e irritações nos olhos.

Mas, apesar de todas as propriedades medicinais, as sementes de endro também têm contra-indicações, por isso pode ser perigoso envolver-se na automedicação neste caso.

Propriedades úteis de sementes de endro

Sementes de endro são usadas para fazer infusõesÓleos essenciais e fitoncidas, vitaminas contidas nas sementes. Proteínas e oligoelementos têm um efeito benéfico em muitos sistemas e órgãos internos de uma pessoa. As propriedades benéficas da semente de endro são usadas para:

  • ativação de processos digestivos e produção de bile;
  • desinfecção e remoção de inflamação durante processos purulentos na pele, na esfera geniturinária e órgãos respiratórios;
  • normalização da pressão;
  • melhorando o funcionamento do sistema cardiovascular;
  • aliviando a fadiga e a excitação nervosa.

Hoje, as sementes de endro, reconhecidas pela medicina popular, são utilizadas pela ciência oficial. A anetina, uma substância que ajuda a aliviar espasmos em caso de dores no coração, ataques de angina de peito e cólicas em pacientes com gastrite, foi isolada de materiais vegetais.

E decocções e infusões de sementes trituradas são recomendadas como um agente de suporte para o tratamento dos estágios iniciais da hipertensão. Graças às substâncias ativas contidas no endro, as preparações à base de plantas têm um efeito benéfico no estado das paredes dos vasos sanguíneos, evitando o desenvolvimento da aterosclerose e da insuficiência coronária. Por que as sementes de endro ainda são úteis? O efeito positivo das sementes de endro na esfera geniturinária, assim como o estado do fígado e a capacidade de trabalho dos intestinos, é confirmado, conforme descrito por Avicena. O chá de endro das sementes desta planta é eficaz para a colite, sensação de peso no estômago e aumento da produção de gases.

Para preparar uma infusão de 4 colheres de sopa de sementes trituradas, tome 500 ml de água quente. O produto é mantido por 60 minutos, após os quais é filtrado e bebido de manhã e à noite, 100-150 ml cada. Para constipação, a infusão de sementes de endro antes das refeições é feita três vezes ao dia, 80-100 ml. Devido às suas propriedades anti-espasmódicas, as sementes de endro em uma decocção podem aliviar as dores de estômago regulares.

O remédio tradicional para cólicas infantis é água de endro, que é fácil de fazer em casa com sementes de endro ou funcho.

É essa planta que hoje faz parte do acervo da farmácia. A infusão para crianças é preparada com uma colher de sementes secas e um copo de água fervida quente. O bebê recebe uma colher de chá antes de cada mamada.Ao mesmo tempo, a água não deve ser armazenada por mais de um dia.

Sementes de endro amadurecemComo diurético natural, é usada uma infusão aquosa de sementes de endro, que são trituradas ou moídas antes do uso. 250 ml de água fervente são usados ​​para uma colher de sopa de frutas. Após uma infusão de 15 minutos, a bebida é filtrada e resfriada. A infusão da bebida deve ser de 50 ml até 6 vezes ao dia ou três vezes 100 ml antes de comer.

As propriedades benéficas da semente de endro, neste caso, anestesiam suavemente, aliviam a inflamação e os espasmos na nefrite, urolitíase e outras doenças dos rins e ureteres.

Uma infusão de 2 colheres de sopa de sementes e um copo de água ajudará a lidar com a enurese noturna. O instrumento é infundido em garrafa térmica por 12 horas, após o que é administrado em 80 ml pela manhã. O curso do tratamento é de 10 dias. Muitas gerações de mulheres testaram em si mesmas a utilidade das sementes de endro para aumentar a produção de leite. A eficácia do produto também é comprovada pela medicina oficial, que aprovou a inclusão da semente de endro na composição de chás especializados para ativar a lactação. As mães jovens devem beber a infusão meio copo duas vezes ao dia.

Semente de endro melhora bem a lactaçãoPara anemia, superexcitação nervosa ou insônia, sementes de endro fervidas em leite são úteis. Para isso, tome um copo de leite sobre uma colher de sopa de frutas e deixe a mistura em fogo baixo por 10 minutos. Quando o líquido esfria, ele é filtrado e bebido três vezes ao dia. O mesmo remédio tem um efeito benéfico sobre o estado de pacientes com tuberculose, pessoas que sofrem de tosse obsessiva, bronquite e faringite.

Se o paciente for intolerante à lactose, uma colher de sementes trituradas ajudará a aliviar a tensão nervosa, acalmar e dormir bem. O pó é tomado três vezes ao dia antes das refeições.

Uma nova decocção de semente de endro é usada para a conjuntivite, desconforto e fadiga dos órgãos da visão. Neste caso, guardanapos de gaze são impregnados com o agente e compressas quentes por 10 minutos. Uma infusão forte também pode ser usada para lavar os olhos.

Contra-indicações ao tomar sementes de endro

Sementes de endro são colhidas sob supervisão médicaDevido às suas propriedades medicinais e disponibilidade na medicina oficial e popular, as sementes de endro são muito valorizadas e amplamente utilizadas. Decocções, pós e infusões deste material vegetal podem ajudar no tratamento de muitas doenças graves e atuam suavemente e com pouca ou nenhuma consequência negativa ou efeitos colaterais.

Mas por mais úteis que sejam as sementes de endro, elas só podem ser usadas para fins medicinais após consulta a um especialista, com a certeza de que nada ameaça o corpo. Além da intolerância individual a certas substâncias na composição do endro e suas sementes, existem outras contra-indicações que podem superar as propriedades benéficas da semente de endro.

Com doses excessivamente grandes, o endro pode dilatar os vasos sanguíneos, o que afeta negativamente o bem-estar das pessoas com pressão arterial baixa.

Em tais pacientes, a preparação de sementes de endro pode causar fraqueza, deficiência visual, desmaios e fraqueza muscular. Se você cancelar a recepção de uma decocção ou infusão, a condição voltará ao normal rapidamente. Mas para mulheres grávidas e pessoas que sofrem de atonia intestinal, é melhor evitar o uso de sementes de endro.

Endro para limpar o corpo - vídeo

Jardim

casa

Equipamento