Sintomas e tratamento da coccidiose em frangos

O agente causador da coccidiose é um gênero de protozoários Eimeria Doenças associadas à atividade patogênica de bactérias e protozoários são muito comuns em galinhas. A coccidiose em frangos está se tornando um problema sério em aviários, e todos os criadores de aves precisam conhecer os sintomas e o tratamento dessa doença. O agente causador da coccidiose é um gênero dos organismos mais simples Eimeria que entram no corpo de uma ave com água ou comida contaminada.

Para iniciar a coccidiose em frangos de corte, um número muito pequeno de patógenos ativos é suficiente. Ao mesmo tempo, vários tipos de microrganismos podem se instalar simultaneamente no intestino de uma ave.

A população avícola é afetada pela coccidiose

Todos eles no processo de atividade vital destroem a membrana epitelial dos órgãos digestivos, levando a:

  • perda de sangue;
  • a necrose de locais de tecido;
  • à intoxicação;
  • risco de propagação de infecções secundárias.

A doença causa danos especialmente graves aos animais jovens. Devido à indigestão, as galinhas sofrem de desnutrição. Se os sintomas da doença não forem levados em consideração, os pintos de corte podem morrer sem tratamento.

Sintomas de coccidiose em frangos de corte

Estrume de um pássaro com coccidioseUma característica perigosa desta doença nas aves é que na fase inicial, mesmo conhecendo todos os sinais da coccidiose, é quase impossível reconhecê-la. A doença prossegue sem sintomas visíveis:

  1. No entanto, se você observar as galinhas com atenção, verá que o apetite deles está reduzido, a plumagem assume uma aparência desgrenhada e desgrenhada.
  2. Na próxima etapa, o criador detecta uma mudança no tipo de esterco. Torna-se líquido com sangue e espuma fedorenta.
  3. O bócio do pássaro está inchado e uma sede incomum é observada.
  4. Jovem frangos parar de crescer, seu peso não aumenta.

Após a identificação dos sintomas característicos da doença, como na foto, o tratamento dos frangos de corte é iniciado imediatamente. O avicultor tem cerca de quatro dias para tomar medidas urgentes, caso contrário, galinhas jovens podem morrer no quinto dia.

Para confirmar o diagnóstico, a ave morta é dissecadaNos casos em que o infortúnio ocorreu, as galinhas mortas são abertas. Para estabelecer o diagnóstico de coccidiose em frangos de corte permite:

  • aparência azulada de uma carcaça depenada;
  • intestinos inchados, muitas vezes cheios de um fluido de mau cheiro;
  • pontos vermelhos nas fezes preservadas dentro da carcaça;
  • um fígado aumentado com manchas incomuns por toda parte.

Tratamento da coccidiose em frangos de corte

Nos primeiros sintomas da doença dos frangos, medicamentos especializados são usados ​​para tratar frangos que são ativos contra os agentes causadores da coccidiose.

Hoje, os avicultores têm à sua disposição diversos agentes que, quando adicionados à ração das aves, param rapidamente a reprodução dos coccídios. Ao prescrever a terapia, aderem ao fato de que o medicamento escolhido para o tratamento, prevenção e prevenção da morte de frangos de corte:

  • não deve se acumular no corpo das aves;
  • não pode ser tóxico para pássaros e humanos;
  • não tem um impacto negativo no desenvolvimento e crescimento dos animais jovens;
  • não causa vício no pássaro;
  • pode ser administrado com ração, mas não altera o sabor e não perde o efeito.

Para frangos de corte com coccidiose, prescreve-se coccidrodina, que destrói a estrutura do patógeno e interrompe o desenvolvimento de coccidia. Este medicamento é diluído em água de acordo com a dosagem indicada na anotação.As aves recebem bebida medicinal por dois dias e, em situações especialmente difíceis, depois de cinco dias, os frangos são novamente embriagados com água com coccprodina.

Em caso de doença, a ave é tratada com medicamentos especiaisO uso de Avatek 15% CC por pássaros também leva à morte de patógenos. A composição química não é absorvida pelo intestino e é excretada pelo corpo, agindo apenas nos protozoários nocivos. Portanto, Avatek é administrado praticamente desde os primeiros dias até os 4 meses de idade. Quando os sintomas de coccidiose são confirmados para o tratamento de frangos de corte, o medicamento é misturado com a comida na proporção de 5 gramas por 10 kg de mistura alimentar.

Um dos meios populares de combate à coccidiose e sua prevenção é Baycox... Este remédio também é administrado com água potável, acrescentando-se 1 ml por litro de líquido, e os frangos doentes são bebidos por dois dias. O curso é repetido em caso de doença grave.

Medicamentos eficazes contra a coccidiose em frangos, como Coccidiovit e Madikoks, também são adicionados à ração. O amprolium é 30% mais versátil e pode ser introduzido tanto na água quanto na ração para aves.

A prevenção oportuna ajudará a evitar doenças avícolasEm alguns casos, drogas de amplo espectro são usadas para tratar essa doença formidável. Um exemplo é o metronidazol adicionado à ração, sua dosagem para frangos de corte deve ser prescrita por um veterinário, pois, principalmente em idade precoce, o uso impensado do medicamento pode prejudicar a ave. Trichopolum tem um efeito amplo semelhante, que é mais conveniente para introduzir na bebida.

Infelizmente, com o uso repetido de fundos em coccídios, desenvolve-se imunidade às substâncias ativas. Para superar esse problema, os medicamentos são alternados de maneira especial.

Prevenção da coccidiose em frangos de corte

Alimentar frangos para prevenir doençasPara não enfrentar os sintomas da coccidiose em frangos de corte e seu tratamento para uma doença perigosa, às vezes fatal, é importante realizar um trabalho preventivo contínuo e intencional.

Medidas convencionais de desinfecção e baixas temperaturas não podem matar patógenos, portanto, no processamento de galinheiros, todos os equipamentos, paredes, poleiros e gaiolas são queimados com um maçarico.

O avicultor deve ter cuidado especial em clima chuvoso e quente, que promove a rápida multiplicação e maturação dos patógenos da coccidiose. Em condições de alta umidade, é útil trocar a roupa de cama com mais frequência e iniciar o uso profilático de medicamentos.

Um papel significativo na resistência à infecção é desempenhado pelo estado de imunidade da ave. Para que os pintinhos cresçam de forma constante e rápida, são oferecidas vitaminas para frangos de corte, além de cuidar de uma alimentação balanceada, qualidade da ração e água.

Prevenção de doenças de frangos de corte - vídeo

Jardim

casa

Equipamento