Como prevenir uma epidemia: mixomatose em coelhos - tratamento domiciliar

Diga-me, quais são os sinais de uma doença como a mixomatose em coelhos, o tratamento em casa é possível? Nosso veterinário está no hospital, e não tem outro, nem sei o que fazer. Decidimos atualizar nossos animais e compramos um macho de amigos. Mas o marido não olhou e "caminhou" com uma de nossas mulheres. Portanto, temos filhos para o inverno. No começo estava tudo bem, mas um mês se passou e notei que os coelhos começaram a comer mal. E apenas alguns dias atrás, os olhos começaram a inchar e ficar juntos. Parece que tudo aponta para mixomatose, o que se pode beber com ou talvez olhos pingados?

mixomatose no tratamento de coelhos em casa Apesar de a carne de coelho ser considerada dietética, nem todos são criados, pois esses animais costumam adoecer. Algumas das doenças mais comuns são virais. O vírus mais imprevisível e perigoso é a mixomatose em coelhos, cujo tratamento doméstico é complicado pelo curso latente da doença na fase inicial. Na maioria das vezes, a doença já é notada quando aparecem sinais externos, algumas semanas após a infecção. Nesta fase, o tratamento já é muito mais difícil e nem sempre possível. Além disso, durante todo esse tempo, um animal doente é fonte de infecção para outros, levando a uma epidemia massiva. E mesmo após um tratamento bem-sucedido, os indivíduos ainda representam um perigo para seus parentes por algum tempo.

Sintomas de mixomatose

sintomas de mixomatose

A causa de uma doença infecciosa é o vírus da varíola. A mixomatose é caracterizada por um início latente, mas um curso agudo e prolongado da doença. O vírus não é sensível a baixas temperaturas, fatores ambientais e até mesmo a alguns desinfetantes (formalina, álcalis). Ele morre apenas em altas temperaturas (calor superior a 50 ° C).

Na maioria das vezes, os animais ficam doentes na primavera e no verão, pois os transmissores da infecção são principalmente insetos sugadores de sangue. Eles também podem ser infectados por pessoas doentes, alimentos, água ou equipamentos infectados com o vírus. Coelhos e animais enfraquecidos estão em risco.

Nos primeiros 5-14 dias, a infecção é assintomática, o que é especialmente arriscado e leva a uma epidemia. A mixomatose pode prosseguir na forma clássica, com edema, ou na forma nodular, com a formação de nódulos-espessamentos.

forma edematosa de mixomatoseÉ possível determinar que os coelhos estão doentes com mixomatose pelos seguintes sintomas:

  • conjuntivite;
  • inchaço e palidez das membranas mucosas;
  • casaco duro e desgrenhado que perdeu seu brilho;
  • temperatura até 42 ° C;
  • respiração difícil;
  • secreção do nariz, olhos;
  • falta de apetite;
  • manchas vermelhas, inchaços ou nódulos na face e no corpo.

Mixomatose em coelhos - tratamento domiciliar

esquema de vacinaçãoA terapia deve ser iniciada imediatamente, assim que os primeiros sinais forem encontrados. Caso contrário, os coelhos entram em coma e morrem. E o vírus se espalha rapidamente por todo o gado e leva à morte em massa.

A forma edemaciada clássica hoje é a mais perigosa e não pode ser tratada. Ainda não existem remédios eficazes, por isso é mais conveniente destruir imediatamente o indivíduo infectado para prevenir uma epidemia. Além disso, é necessário queimar a cama, os comedouros e a gaiola bem desinfetada.

Com a forma nodular da mixomatose, a taxa de mortalidade é de cerca de 50%, por isso faz sentido lutar pelos animais de estimação. Eles são imediatamente separados e o tratamento abrangente é realizado:

  • Curso de 7 dias de terapia antibiótica (Baytril);Bytril
  • imunomoduladores (Gamavit) - até a recuperação completa;gamavite
  • tratamento das áreas afetadas com iodo ou Fukortsin;fucorcina
  • instilação dos olhos (gotas de ofloxacina);ofloxacino
  • gotas nasais devido à rinite (Aquamaris).

Mesmo que seja possível derrotar o vírus, os coelhos o carregam por pelo menos 2 semanas. Portanto, eles são mantidos separadamente. A melhor solução para o problema é a sua prevenção - vacinação do orelhudo, a partir de 1,5 meses. A vacinação não proporcionará proteção completa, mas aumentará as chances de sucesso no tratamento da mixomatose.

Sintomas e tratamento da mixomatose em coelhos

Jardim

casa

Equipamento