Um gerânio de jardim perene veio da floresta para o canteiro de flores

Convidado da floresta em sua casa de verão Variedades selvagens de gerânios podem ser vistas em quase todas as regiões de clima temperado, subtropical e até tropical. O perene jardim gerânio foi introduzido na cultura pelos antigos gregos e, pela semelhança do fruto com longos bicos de pássaro, foi apelidado de gerânio, ou seja, o guindaste.

Gerânios no jardim: convidados da natureza

Flores de gerânio incomuns

Acredita-se que o nome tenha sido atribuído a plantas com folhagem perfurada e flores delicadas no século I dC, graças ao Dioscórides. Então, o gerânio de rua perene, que encontrou aplicação nos negócios domésticos e médicos, tornou-se popular na Europa desde a Idade Média. E na Rússia ele apareceu nos jardins frontais no século XVIII. A propagação e diversidade de espécies levaram ao fato de que o nome Geraniaceae recebeu uma família inteira, que incluía cerca de 400 espécies de gerânios e mais de 200 espécies de pelargônio sul-africano.

Na natureza, os gerânios preferem se estabelecer em prados, sob a sombra de florestas de coníferas e decíduas, nas montanhas e ao longo dos rios. Variedades culturais de gerânios perenes:

  • preservou a despretensão das plantas naturais, sua adaptabilidade a invernos rigorosos, verões secos;
  • tornaram-se mais decorativos e vibrantes, alguns deles florescem duas vezes por estação, eles se distinguem pela folhagem variegada e especialmente flores grandes.

Além das flores simples inerentes à grande maioria dos gerânios, o jardim, as variedades perenes e os híbridos podem deliciar o cultivador com flores terry, bem como sombras que não podem ser encontradas em um prado ou em uma clareira na floresta repleta de gerânios.

Os gerânios do jardim diferem no tamanho e na forma do arbusto, na variedade de cores, na cor e no tipo de folhagem. A maioria das plantas tem corolas planas ou em forma de concha com cinco pétalas com veios distintos. As folhas de gerânio não são menos bonitas do que suas flores. Dependendo do tipo, podem ser verdes ou de cores variadas, arredondados ou dissecados de maneira extravagante.

Reprodução de gerânio de rua perene

Quando são criadas condições de crescimento confortáveis, os frutos maduros da planta se abrem espontaneamente e as sementes se espalham pela vizinhança. E na primavera, as mudas são encontradas longe dos principais plantios de gerânios.

Por outro lado, a semeadura automática permite que você atualize e altere discretamente a aparência do jardim. Por outro lado, com o plantio regular, os gerânios que brotam de forma independente no jardim não são a surpresa mais agradável. Para evitar a auto-semeadura, é melhor remover os frutos verdes.

Gerânio de jardim se reproduz bem por sementesSe um agricultor vai usar suas próprias sementes para semear, ele tem uma tarefa difícil a resolver. A secagem de frutas maduras se abre instantaneamente e as sementes verdes podem não dar os brotos desejados. Portanto, antecipadamente, os topos dos pedúnculos com frutos são escondidos em saquinhos de lona e amarrados por baixo para que as sementes fiquem dentro.

Devido ao incômodo do processo e ao recebimento não garantido das mudas, raramente são utilizadas sementes para propagação de gerânios perenes de jardim. É muito mais eficiente e fácil obter uma nova planta dividindo um arbusto adulto.

Armazenamento e cuidado de gerânios antes do plantio no país na primavera

Para o inverno, os gerânios do jardim são transplantados para recipientes.Se um gerânio já disponível no jardim ou na rua for plantado, você pode dividir o arbusto e plantar suas partes no início do outono.Quando um rizoma com botões precisa ser comprado e não há como plantar gerânios no solo antes do início do frio, é importante manter o rizoma denso e viável.

É importante lembrar que os gerânios de rua perenes têm raízes periféricas bem desenvolvidas. No material de plantio, essa parte do sistema radicular deve ser preservada até o plantio, para posteriormente fornecer nutrição e umidade à planta.

Para isso, o rizoma é derramado turfa e colocado em um recipiente ou saco perfurado. Desta forma, os futuros gerânios de jardim devem estar a 1-4 ° C até o plantio. O substrato de turfa deve ser levemente umedecido, evitando que as raízes sequem ou apodreçam. O recipiente é escolhido de forma que as raízes fiquem totalmente cobertas com terra e não entrelaçadas.

Ao transplantar, as plantas com sistema radicular fechado criam raízes melhor.Se a planta, mesmo em um porão ou geladeira, começou a crescer, ela deve ser transferida para uma sala bem iluminada e fresca. Aqui, gerânios de jardim perenes serão plantados em recipientes profundos e solo leve e nutritivo e os cuidados usuais, que incluem hidratar o substrato.

A opção mais fácil e confiável para plantar e cuidar de gerânios de jardim perenes é comprar material de plantio com sistema de raiz fechado. Essas mudas criam raízes facilmente e podem ser transferidas para o solo em quase qualquer estação quente.

Quando você pode plantar gerânios fora? As plantas não sofrem muito com a geada e a maioria das espécies começa a crescer rapidamente em um novo local. Portanto, quando o solo aquece até 15–18 ° C, os rizomas podem ser transplantados para o campo aberto. Dependendo da região e das condições climáticas, essa época ocorre mais frequentemente na primeira quinzena de maio. Se houver risco de geadas noturnas, é melhor cobrir os gerânios não enraizados do jardim com material não tecido.

Plantar gerânios no jardim e cuidar da colheita

Para que os gerânios floresçam, você precisa escolher o lugar certoAs variedades ornamentais existentes hoje de cultivadores de gerânio de jardim devem o interesse nesta planta de criadores da Holanda e da Grã-Bretanha. Apesar de essas espécies cultivadas terem se tornado mais brilhantes, sua floração é mais abundante e mais longa, os gerânios no jardim exigem a seleção de condições próximas àquelas em que seus ancestrais selvagens cresceram.

Quando os gerânios são plantados em terreno aberto na primavera, o local de plantio é escolhido dependendo da variedade e do tipo:

  1. Gerânios de prados, Himalaias ou lindos gerânios ao ar livre irão crescer e florescer ativamente se as plantas estiverem no sol e forem regadas abundantemente.
  2. Nos recantos secos do jardim, onde há muito sol, as variedades de flores grandes e castanho-avermelhadas são insubstituíveis.
  3. Sobre slide alpino O gerânio georgiano parece bom.
  4. Se na cabana de verão houver um canto úmido à sombra das árvores, os gerânios do pântano crescerão lindamente aqui.
  5. Ao plantar e cuidar do gerânio dos Balcãs no país, o plantio tolera facilmente a seca e o sombreamento.

Com os devidos cuidados, os gerânios no jardim irão deliciá-lo com flores exuberantesTodos os gerânios têm raízes longas e ramificadas, que são extremamente difíceis de transplantar. Para reduzir o estresse desse procedimento e simplificar os cuidados subsequentes, um buraco de plantio bastante profundo é feito para o plantio de gerânios no jardim. Sua profundidade deve ser vários centímetros maior que o comprimento das raízes espalhadas sobre o solo nutriente no fundo da cova. Após o enchimento cuidadoso, o local de plantio é regado e o solo é coberto com cobertura morta.

Visto que a maioria das espécies cresce significativamente em alguns anos, deve haver pelo menos 20-30 cm entre os gerânios individuais no jardim.

Devido à densidade da copa e aos óleos essenciais secretados, as ervas daninhas relutam em se instalar ao lado dos gerânios e também nem todas as pragas podem prejudicar as culturas ornamentais.

E, no entanto, mesmo uma planta tão despretensiosa, capaz de se defender, precisa de apoio. Cuidar dos gerânios no jardim após o plantio consiste em:

  • na rega regular que atenda às necessidades de uma espécie de planta particular;
  • em curativos, sendo o primeiro realizado com o auxílio de infusão de composto e turfa imediatamente após o transplante;
  • na poda de outono da folhagem murcha e na remoção de inflorescências murchas no verão.

Flor de gerânio de jardimA primavera dos gerânios deve começar com a fertilização com nitrogênio. Isso levará a planta à formação de uma folhagem exuberante e, após um mês, um agente complexo é introduzido sob as plantas, que contém nitrogênio, fósforo, potássio e oligoelementos. As espécies que estão acostumadas a viver nas montanhas ou regiões áridas requerem menos fertilização do que as variedades planas.

O gerânio de jardim perene é uma decoração verde incomum, pouco exigente e muito atraente de qualquer local. A planta é versátil e pode ser utilizada com sucesso em plantios individuais e em grupo, sem a necessidade de cuidados especiais.

Gerânio no jardim e jardim - vídeo

Jardim

casa

Equipamento