Como instalar um sistema de drenagem com suas próprias mãos

Instalação DIY do sistema de drenagem A cobertura do edifício foi projetada para protegê-lo da chuva. Mas ela mesma precisa de proteção. A umidade pode se acumular sobre ele em excesso, escorrer para as paredes e fundação, destruindo-os gradualmente. Como se costuma dizer, a água desgasta uma pedra. Para evitar que isso aconteça, instale você mesmo o sistema de drenagem.

Para executar um projeto com competência, você precisa saber o que é e quais são os tipos. Em suma, você precisa ter um certo conhecimento teórico para instalar com sucesso um ralo com suas próprias mãos.

Quais são as calhas

elementos de drenagem

A classificação dos tipos de calhas do telhado é baseada em duas características que determinam a natureza da tecnologia na instalação do sistema. A primeira característica é o método de fabricação. De acordo com isso, é feita uma distinção entre um sistema de drenagem de fabricação caseira e um de fabricação industrial.

Sistema de sarjeta caseiro

A vantagem de uma calha tipo "faça você mesmo" é a capacidade de prepará-la ao seu gosto. A natureza da implementação depende da imaginação criativa do dono da casa. Um sistema caseiro não tem custos significativos. Além disso, é permitido instalar o sistema de drenagem de acordo com o esquema que for mais conveniente para o proprietário de um imóvel suburbano e que leve em consideração todas as características dessa estrutura. As desvantagens desse projeto incluem controle aprimorado sobre a eficiência do trabalho.

Na maioria das vezes, são feitos de ferro galvanizado e esse material pode apodrecer. Durante a instalação de uma calha metálica para o telhado com as próprias mãos, surge o problema de ligação dos elementos estruturais, uma vez que o ferro não dobra bem. Além disso, a aparência de tais sistemas não é respeitável.

Sistema de calhas de fábrica

sistema de drenagem de fábricaO sistema de fábrica atende a todos os padrões e parâmetros. Mesmo ao usar elementos de fabricantes diferentes, não há problemas com a união. Dependendo do material utilizado, o sistema pode ser feito de plástico ou metal.

Drenos de chuva de plástico

sistema de calha de plásticoCalhas de telhado de plástico são convenientes para instalação DIY. São instalados com cola ou elásticos.

Drenos de chuva de plástico têm certas vantagens:

  1. Eles não têm medo da luz ultravioleta. Um dreno de plástico servirá regularmente durante toda a vida útil, mantendo suas qualidades e aparência.
  2. O plástico não está sujeito a processos corrosivos.
  3. Se a instalação do sistema de drenagem com as próprias mãos for realizada com ajuda de cola, essa estrutura não necessita de manutenção constante. A instalação usa "soldagem a frio", que ocorre em nível molecular.
  4. Os sistemas de resíduos plásticos são altamente duráveis.
  5. Eles são leves porque têm pouca massa.
  6. A operação é realizada em uma ampla gama de condições de temperatura. Isso permite que sejam usados ​​em diferentes zonas climáticas.
  7. A instalação "faça você mesmo" de um sistema de drenagem no telhado não está associada a dificuldades especiais.
  8. Os produtos acabados possuem uma rica paleta de cores.
  9. As estruturas de plástico são equipadas com uma grande variedade de elementos. Eles podem ser facilmente montados em um telhado inclinado. O próprio sistema completo pode ter uma configuração complexa.

elementos do sistema de drenagem

Como qualquer produto, tem suas desvantagens:

  1. O plástico não tem resistência suficiente ao estresse mecânico. Esses sistemas não são instalados em edifícios altos. Eles são aplicáveis ​​apenas para construção baixa.
  2. Se os sistemas de drenagem do telhado de plástico falharem, não podem ser reparados. O plástico destruído não é restaurado.
  3. Ao instalar uma estrutura de plástico sobre vedações de borracha, é necessária sua substituição constante. Isso é extremamente inconveniente, pois todo o sistema tem que ser desmontado e montado.
  4. O material possui um alto coeficiente de expansão linear.

Drenos de tempestade de metal

sistema de calha de metalOs ralos do telhado também são feitos de perfis metálicos. O cobre e o zinco são usados ​​como materiais para esse sistema. Existe uma opção com um revestimento de polímero. Eles diferem em custo e vida útil.

Os aspectos positivos da drenagem de metal são reduzidos às seguintes posições:

  1. Força suficiente do sistema.
  2. Tal dreno é confiável em operação.
  3. Uma calha de metal é capaz de suportar uma carga significativa de neve.
  4. Esse ralo não vai queimar se houver um incêndio.
  5. Vasta gama de parâmetros de temperatura.
  6. Essas estruturas são dimensionalmente estáveis.

As desvantagens incluem os seguintes pontos:

  • o sistema de drenagem é de alto custo;
  • tal dreno tem uma massa significativa;
  • o trabalho de instalação é de certa complexidade;
  • escolha insignificante de cores;
  • se a camada protetora estiver danificada, o tubo enferrujará.

É difícil determinar qual sistema é melhor. Tudo depende das condições específicas. A escolha também é influenciada pela região onde será operada.

Realizamos a instalação do sistema de drenagem com as próprias mãos

instalação do sistema de drenagemAntes de iniciar o trabalho, é recomendável ler as instruções de instalação detalhadamente.instalação faseada do sistema de drenagem

O esquema de instalação do sistema de drenagem inclui várias etapas:

  1. A ancoragem principal deve ser conectada ao telhado. Um grande número de fixadores está disponível para proteger a calha no telhado. É sempre necessário criar uma ligeira inclinação. Isso ajudará a drenar a água suavemente. O suporte de sarjeta mais comumente usado. É colocado a cada 50 cm.
  2. Nesse estágio, um funil é conectado ao tubo de drenagem. É um elo intermediário que conecta a calha e o cano. No caso de funil metálico, são utilizados dispositivos de fixação especiais. O funil de plástico é fixado com cola de construção.
  3. Além disso, a fixação da calha com as próprias mãos é realizada até o telhado. Ele se encaixa em suportes e é fixado com peças especiais.
  4. Para vedação, use bujões especiais. Esse produto tem vedações de borracha nas bordas. Se você executar a junta corretamente, a água não fluirá.
  5. A conexão de seções individuais da calha é realizada. Para isso, é utilizada uma tecnologia especial.
  6. O joelho se conecta ao funil.
  7. Canos de descida estão conectados. O cilindro oco é conectado ao joelho com uma braçadeira. Se for necessário alongar o leste, um tubo de menor diâmetro é inserido.
  8. Qual braçadeira será usada depende do material da parede da casa. Estruturalmente, parece um anel no qual dois parafusos estão localizados. O tubo é fixado em um lugar com uma braçadeira.
  9. O joelho mais próximo do solo é instalado. A distância ao solo é de 30 cm.

sistema de calha em operaçãoRecomenda-se instalar um dreno antes que o telhado seja coberto com o material de base. Mas você também pode fazer isso com um telhado acabado. Mas existem certas nuances. Se a linha inferior de telhas puder ser removida, não deverá haver problemas com a instalação.

É recomendável usar uma viga durante a instalação. Eles servem como um ponto de montagem para peças de produtos. Eles podem ser substituídos por uma placa frontal na qual o suporte é fixado.

instalação corretaQuando a calha é instalada, sua resistência é testada.Para fazer isso, encha com água. Se nenhuma falha for encontrada, isso indicará que tal sistema servirá ao proprietário por um longo tempo. Seu desempenho não dependerá da quantidade de precipitação.

Como escolher um sistema de águas pluviais

Para escolher a estrutura de calha certa, você deve levar em consideração:

  • a quantidade de precipitação em sua área;
  • Na área da maior inclinação do telhado, é nela que se determina o diâmetro da calha.

É aconselhável selecionar e instalar uma calha na fase de construção de uma casa.

Alguns tipos de sistemas de águas pluviais exigem torneamento. Depende do design telhados... Portanto, considere o esquema de instalação do sistema com antecedência.

A escolha do material para as águas pluviais não é afetada pelo tipo de telhado. Plástico ou metal, qualquer um é adequado tanto para um telhado com telhas naturais como coberto com telhas onduladas.

É fácil constatar que tendo certos conhecimentos e aptidões, o sistema de drenagem pode ser montado de forma totalmente independente, sem recorrer ao auxílio de especialistas externos.

Instalação do sistema de drenagem de A a Z - vídeo

Jardim

casa

Equipamento