Poda de hortênsias: regras básicas, tipos e tempos

poda de hortênsia A poda de hortênsias é uma das etapas importantes da tecnologia agrícola vegetal. Este procedimento deve ser realizado no outono e na primavera. Nesse caso, o momento exato é importante, pois eles afetam o crescimento e o desenvolvimento subsequente da cultura. Para realizar a poda de forma correta, é necessário saber que existem diferentes tipos de procedimentos, cada um com sua função própria e exigido pela planta em diferentes estágios de desenvolvimento.

Por que você precisa de poda de hortênsia

flor de hortênsia exuberante

Hydrangea pertence ao gênero de plantas com flores. A maioria das espécies dessa cultura são arbustos exuberantes de até 3 m de altura. Alguns deles são pequenas árvores. O resto pertence às vinhas, que, ao se desenvolverem, rastejam por entre as árvores, por vezes atingindo os 30 m. As hortênsias florescem durante toda a temporada, pelo que tem recebido o reconhecimento de muitos jardineiros que cultivam a cultura como planta ornamental.

Exuberante arbusto capaz de decorar qualquer área, principalmente durante o período de floração. Mas para isso ele precisa de podas regulares em um determinado momento. A poda da hortênsia é um procedimento importante, é um dos componentes do cuidado adequado das plantas.

É necessário nos seguintes casos:

  • dar a forma necessária ao arbusto e decoratividade;
  • obtendo flores maiores e floração mais longa;
  • prevenção de ataques de doenças e pragas;
  • removendo caules velhos, secos e podres.

A hortênsia costuma ter a forma de um tronco. Esta é uma verdadeira decoração para o site. Isso também requer uma poda adequada.

Tipos de corte

poda de hortênsia removendo flores secasExistem vários tipos de poda de hortênsia, cada um dos quais é necessário para a planta em seu próprio tempo e é produzido para fins específicos.

Entre eles, distinguem-se os seguintes tipos:

  • sanitário;
  • formativo;
  • regulatório;
  • anti-envelhecimento.

A poda sanitária é feita no outono, após a planta ter parado de florir. O principal objetivo e tarefa é libertar a cultura de ramos velhos, secos, quebrados, doentes ou podres, inflorescências. Às vezes, é necessária uma poda séria se a hortênsia estiver doente ou fortemente atacada por pragas.

Se a região de cultivo for bastante fria, então nos primeiros dois anos apenas a poda sanitária precisa ser feita, já que a cultura consome muita energia no período de inverno.

A poda anti-envelhecimento é igualmente importante. É necessário retirar ramos velhos que interferem no desenvolvimento de caules jovens e saudáveis. Se não for produzido, mais cedo ou mais tarde o arbusto parará de crescer correta e completamente, as placas das folhas serão esmagadas e a floração escasseará ou parará completamente.

A poda reguladora ou estimulante permite que a planta floresça linda e abundantemente e, o mais importante, agrade com inflorescências grandes por um longo período de tempo. Esse tipo de poda costuma ser combinado com o desbaste regular, que evita o espessamento excessivo, quanto mais a hortênsia está sujeita a isso.

A poda formativa é especialmente importante nos primeiros anos da cultura. Forma a coroa, dá-lhe a forma desejada. Durante o procedimento, é necessário prestar atenção especial aos ramos esqueléticos, que funcionam como suporte para a planta. Se o jardineiro não fizer este tipo de poda, então será observada a ausência de galhos fortes e o arbusto se desenvolve incorretamente.

Inicialmente, a poda é realizada durante o plantio da muda, retirando brotos frágeis e quebrados. Em seguida, você precisa dar à cultura uma oportunidade de crescer mais forte e criar raízes.Assim, a segunda poda deve ocorrer na primavera, antes do início do escoamento da seiva, por exemplo, em março.

Há algum tempo, muitos jardineiros consideravam eficaz podar uma muda sob um toco. Isso simplificou muito o procedimento, mas se refletiu negativamente no subsequente desenvolvimento e floração do arbusto. Por esse motivo, quase ninguém o produz agora.

A partir dos 3 anos de vida cultural, você pode usar tipos padrão de poda - estimulante, modeladora, rejuvenescedora.

Datas do procedimento

resultado de poda corretoA colheita da safra deve ser oportuna. As condições mais favoráveis ​​para o procedimento são na primavera e no outono. As qualidades decorativas e o estado do arbusto dependem do cumprimento da época.

Poda de primavera

hortênsia de poda de primaveraEm alguns casos, especialmente durante a poda formativa, o procedimento deve ser iniciado quando os botões já estão inchados - eles indicarão em que direção os ramos jovens estão crescendo. Até que este ponto fique claro, você não precisa iniciar a poda. Pois isso pode levar à formação inadequada da bucha. Porém, é importante não perder o momento, pois a época de floração mudará e no futuro a cultura não terá tempo de se preparar para o período de inverno.

É importante primeiro podar a hortênsia das árvores e depois panicular - é a mais resistente e menos sensível a este procedimento.

Poda de outono

poda de hortênsia no outonoÉ importante para uma hortênsia adulta podar no outono todos os anos. O procedimento deve ser iniciado após o final da floração, quando as inflorescências secam, as folhas caem. Começa com os ramos mais pequenos, avançando gradualmente para o interior do arbusto. Galhos velhos e quebrados são cortados quase até a base, os jovens não são afetados.

Recomenda-se podar radicalmente hortênsias de folhas grandes a cada 4 anos. Para fazer isso, em ângulos retos, você precisa cortar todos os galhos a uma altura de 45 cm do solo.

Na maioria das vezes, a poda é feita em outubro. É necessário que a temperatura seja mantida em torno de 5-10 ° C. Se falamos de hortênsia resistente ao gelo, o procedimento pode ser adiado para novembro. É importante levar em consideração o local de crescimento. Se a cultura cresce nas regiões do norte, a poda no outono deve ser mais suave. Hortênsia, que não é uma variedade resistente à geada, não reage bem ao frio, então ramos mais longos permanecerão protegidos durante o inverno. Em particular, isso se aplica a hortênsias de folhas grandes, pois é termofílica.

Jardineiros experientes, com poda adequada no outono, não precisam repetir este procedimento na primavera. Em casos raros, será necessário remover ramos danificados pelo gelo.

Características da poda de diferentes tipos de hortênsia

poda de hortênsias de diferentes tiposPanícula hortênsia é uma pequena árvore com uma copa espalhada. A planta jovem deve ter um formato adequado e a árvore madura e madura deve ser podada regularmente. Neste caso, você pode obter uma coroa decorativa. Ao aparar a hortênsia da panícula corretamente, você pode contar com a bela floração da planta. Requer poda sanitária obrigatória na primavera. Na maioria das vezes é realizada em março. Além de remover todos os ramos secos e danificados, os brotos anuais devem ser encurtados para que não permaneçam mais do que 3-5 botões. O arbusto é bem desbastado, evitando o engrossamento. É dada especial atenção a brotos fortes e saudáveis ​​- deve-se deixar 1-2 brotos neles. Geralmente, quanto mais forte o galho, mais botões ele deve manter. Durante a floração, são eles que proporcionarão floração de qualidade a todo o arbusto.

poda de hortênsia de folhas grandesPodar e modelar a hortênsia de folhas grandes é, antes de mais nada, que os rebentos não sejam muito encurtados. As únicas exceções são os espécimes congelados. A poda curta pode impedir a floração. Este tipo de hortênsia é um arbusto em que nenhum broto é formado anualmente e as crianças de 5 anos envelhecem. Os rebentos de floração são formados a partir dos botões superiores do ano passado.Por isso, no inverno, é importante preservar os galhos jovens, seus topos, que não floresceram no ano atual - eles se manifestarão no próximo.

corte a árvore de hortênsiaHortênsia semelhante a uma árvore é cortada de acordo com um esquema especial. No outono, apenas as inflorescências esféricas precisam ser cortadas, e na primavera, uma poda higiênica e rejuvenescedora será necessária. Para uma boa floração, é necessário encurtar os rebentos fortes em 4 pares de botões. Durante a poda de desbaste, é importante retirar todos os ramos fracos, incapazes de florir, bem como os zero que surgem nas laterais do arbusto. Isso é necessário para manter a forma e a força para o florescimento subsequente.

Iniciantes na horticultura são aconselhados a podar gradualmente, começando com a higiene e desbaste.

Formação do tronco

hortênsia em um troncoHortênsias em flor muitas vezes podem ser vistas em um tronco. Parece atraente - uma bola é formada em um longo tronco. Isso requer certas habilidades, mas não há dificuldades neste procedimento.

O algoritmo de trabalho é o seguinte:

  1. A partir do segundo ano, na primavera, você precisa escolher o broto mais forte e retirar o resto.
  2. Remova o broto para o botão mais forte, que já foi delineado.
  3. Essas ações devem ser continuadas até que o tiro tenha pelo menos 1 m de altura. Isso exigirá 2-3 cortes.
  4. Então você pode começar a formar a bola. Isso é fácil de fazer, deixando até os cinco brotos mais fortes. O resto deve ser removido.

No futuro, você precisa se certificar de que a futura árvore não cresça, beliscando o botão superior do tronco.

Cuidado depois da poda

cobertura morta

O cuidado competente com a hortênsia após o procedimento de poda é o seguinte:

  • alimentação oportuna;
  • soltar o solo e cobertura morta;
  • rega regular;
  • pulverização preventiva contra doenças e pragas.

A cobertura é importante para a correta formação de brotos fortes e uma lâmina foliar grande. A planta precisa de fertilizantes minerais e orgânicos. Ao usá-los, você precisa seguir as instruções, siga a dosagem recomendada.

No processo de cobertura do solo, deve-se ter em mente que a camada de cobertura morta deve ser de pelo menos 15 cm, sendo adequados palha, serragem, casca picada.

Quanto à irrigação, seu regime deve ser definido com base nas condições meteorológicas e climáticas. No entanto, você precisa ter em mente que a hortênsia adora regar abundantemente.

As nuances da poda e a necessidade de abrigo de inverno de diferentes tipos de hortênsias

Jardim

casa

Equipamento