Pragas perigosas comeram: conhecimento e métodos de controle

pragas perigosas comeram Para criar um projeto paisagístico espetacular, os jardineiros usam com sucesso coníferas... Infelizmente, várias pragas de abetos destroem essa beleza exuberante. Como resultado da invasão de insetos "invisíveis", a atratividade externa das árvores é perdida. E às vezes até leva à morte.

Plantas coníferas são usadas para enquadrar becos de jardim, sebes, fundo verde para escorregadores alpinos.

Pragas de abetos: características externas, sinais de aparência

lagarta batendo em abeto

"Toda a criação geme e sofre" de doenças. A humanidade tem observado esta verdade simples por cerca de 6 mil anos. Quão triste quando majestosas coníferas ou arbustos secam gradualmente, transformando-se em ídolos sem vida. Freqüentemente, a razão para esse resultado são as pragas do abeto que se instalam nele. No entanto, se você intervir na situação a tempo, a árvore pode ser salva, estendendo sua vida por dezenas de anos.

Para começar, é importante conhecer melhor os parasitas para ser o primeiro a desferir o golpe fatal. Na natureza, existem 3 tipos principais de pragas do abeto:

  • sucção;
  • agulhas de pinheiro;
  • tronco.

Cada um deles tem suas próprias características distintas, que é importante conhecer bem. Isso ajudará a identificar as pragas o mais cedo possível e começar a eliminá-las.

Parasitas sugadores "pequenos e remotos"

sugando pragasQuando uma guerra começa, cada lado escolhe sua própria estratégia de luta para derrotar o inimigo. Da mesma forma, há séculos, as pessoas lutam abertamente contra insetos que danificam os espaços verdes. Ao mesmo tempo, os parasitas se disfarçam habilmente, na esperança de vencer pelo menos uma batalha. Eles têm sucesso nisso? Nem sempre.

Os parasitas sugadores que infectam os abetos incluem:

Na maioria das vezes, eles atacam a planta não um por um, mas em colônias inteiras. Isso geralmente acontece despercebido. Primeiro, eles se estabelecem entre a vegetação e, em seguida, sugam os sucos vitais das partes principais da planta:

  • tronco;
  • agulhas;
  • rebentos jovens;
  • ramos seculares;
  • sistema radicular.

E se é praticamente invisível do lado dos insetos, sua presença é determinada pelas fezes pegajosas que aparecem nas agulhas.

Às vezes, o resultado da atividade de pragas são formações não naturais (galhas) que se assemelham a cones em miniatura.

Pulgão

pulgões em abetoO aparecimento de manchas amareladas no abeto indica a derrota da árvore pelas colônias de pulgões. Um inseto adulto cresce apenas até 2 mm, então um teste simples deve ser feito para ter certeza de que ele está presente. Uma folha de papel em branco é colocada sob o galho afetado. Após batidas leves, os insetos caem em sua superfície. detecção de pulgões em abetoTratar a árvore com água e sabão ajuda a livrar-se da praga. Nesse caso, é necessário cobrir as raízes da planta para que os produtos químicos não entrem lá.

Como os pulgões são criados por formigas vermelhas, você deve controlar sua aparência no jardim ou diretamente na árvore.

Comedor de agulha

comedor de agulhasA formação de uma teia de aranha na árvore indica danos à árvore pelo comedor de agulhas. Suas larvas, falando figurativamente, minam a base das agulhas. Portanto, com uma forte rajada de vento, eles saem facilmente, expondo o tiro. A praga pode ser detectada apenas pelo toque direto nos ramos da planta afetada.

Ácaro-aranha

ácaro-aranhaSe as mudas jovens de árvores coníferas não recebem os cuidados adequados, elas são afetadas pelos ácaros.Como resultado, as agulhas ficam cobertas de manchas amarelas, que ficam marrons e se desfazem com o tempo. O parasita é especialmente prejudicial às plantas que crescem em regiões áridas do país. Portanto, é importante saber bem como lidar com os ácaros-aranha dos abetos para prolongar a vida da árvore.

spruce tickO carrapato tem uma forma oval, 4 pares de patas e uma cor verde acinzentada. O tamanho máximo de um animal é de 0,4 mm. A larva amadurece em cerca de 15-20 dias. A fêmea produz até 5 gerações por temporada. Os ovos sobrevivem maravilhosamente ao inverno em velhos brotos da planta.

Apesar da viabilidade ativa da praga, é fácil eliminá-la com o auxílio de produtos químicos: Fitoverm, Agravertin, Neoron.

Essas substâncias matam adultos, larvas e ovos no local.

Escudo falso

escudo falsoOs principais sinais do aparecimento de uma falsa proteção em abeto manifestam-se na alteração da cor das agulhas. Primeiro, traços brilhantes se formam sobre eles, depois ficam marrons e, no final, caem. A praga fêmea e sua prole se alimentam da seiva de agulhas e brotos jovens, deixando para trás mel de melada. Atrai vários insetos para a planta, o que é um dos sinais de uma infestação de abetos com um escudo falso.

derrota do falso escudoExternamente, o parasita não se parece com um inseto, pois tem o corpo inchado e sem membros. A fêmea se prende à filmagem com sua tromba e passa a vida inteira ali. Tem uma cor castanha e uma superfície lisa e brilhante. Comprimento do corpo - 8 mm, largura - 7,5 mm.

Atenção - parasitas roedores de agulhas

parasitas comedores de pinheiros

Atenção especial deve ser dada às pragas que se alimentam de agulhas e comem botões. Os biólogos os agruparam em 3 grupos principais:

  • besouros;
  • borboletas;
  • borboletas.

A presença do inimigo pode ser identificada pelo aparecimento das agulhas. Se mudar de cor para castanho-avermelhado e não se desintegrar por muito tempo, significa que uma mosca-serra de abeto se instalou ali. Ele faz um ninho de teias de aranha e seus próprios excrementos e se alimenta de agulhas. Seu "amigo" próximo é a mosca-serra. Ele destrói os botões de abeto por dentro. E lá fora os gorgulhos estão roendo.

lagarta devoradora de agulhasDo final da primavera até meados do verão, as borboletas circulam em volta dos pinheiros. Eles põem ovos e, com o tempo, vermes ou lagartas gordas do morcego-malhado aparecem na árvore. Os insetos se alimentam ativamente de agulhas, o que causa doenças nas plantas. Produtos químicos especiais ajudam a neutralizar o "inimigo".

Para se livrar das lagartas de forma permanente, é aconselhável tratar o abeto com inseticidas várias vezes.

"Batedores" disfarçados

praga dentro do tronco do abetoAlém dos inimigos externos das árvores coníferas, existem as pragas do caule dos abetos. Eles invadem a casca das mudas jovens, destruindo a árvore por dentro. O topógrafo do besouro da casca se instala no tronco de uma árvore conífera. Libera um perfume que atrai insetos em um raio de 11 km. Este é o principal sintoma de uma praga. erroA derrota da planta se manifesta na desaceleração do crescimento dos brotos e na queda maciça de agulhas velhas. Os ramos secos geralmente permanecem na árvore, por isso ela perde seu efeito decorativo.

É necessário destruir o besouro antes que a descendência nasça.

besouroAs pragas perigosas do caule dos abetos são grandes escaravelhos, escaravelhos negros, que fazem muitos movimentos dentro da floresta. Como resultado, o desenvolvimento da planta é interrompido e ela fica doente.

Ataque de artilharia nos cones

saliências danificadasAs frutas exóticas são uma decoração especial das coníferas. E, claro, os insetos não os contornam. Uma borboleta única é considerada uma praga particularmente perigosa dos cones de abeto. Com o início do verão, ela põe ovos entre as escamas de pinhas jovens. Com o tempo, aparecem lagartas que destroem a fruta. Como resultado, a casca cai, a forma é distorcida e a cor muda.

PinhaFreqüentemente, a mariposa pineal não age sozinha. As lagartas do curuquerê, mariposa, comedores de sementes e mosquitos das galhas não são consideradas menos perigosas. Se você não lutar contra eles, na queda não haverá um único cone saudável na árvore. Isso significa que o abeto perderá sua atratividade.

Protegendo o abeto da lagarta - vídeo

Jardim

casa

Equipamento