Características de plantio, cultivo e coleta de ameixas em seu jardim - recomendações de jardineiros estrangeiros

ameixas no seu jardim As ameixas são uma boa escolha para jardineiros iniciantes que procuram cultivar árvores frutíferas. Adaptam-se perfeitamente ao ambiente, são mais compactos e requerem menos manutenção do que outras frutas. Além do sabor das ameixas, suas árvores decoram seu jardim sozinhas.

As ameixas, junto com os pêssegos e as nectarinas, são frutas de caroço.

Pousar

plantando uma muda de ameixa

Espere plantar mais de uma variedade de ameixeiras, pois muitas delas requerem polinização cruzada para o crescimento dos frutos, embora existam algumas variedades autoférteis.

Também é muito importante escolher a variedade que vai crescer na sua região. Veremos três tipos de ameixeiras:

  • Europeu;
  • Japonês;
  • híbrido.

A resistente ameixa europeia cresce bem na maior parte dos Estados Unidos. O japonês dá frutos onde os pessegueiros florescem. Os americanos desenvolveram híbridos que podem crescer em áreas onde as ameixas européias e japonesas não sobrevivem.

Plante ameixas em uma área ensolarada com solo fértil e bem drenado. Evite plantar em áreas baixas, onde a árvore pode sofrer danos de geada. Se possível, escolha um local onde o dreno seja protegido do vento do sul ou do oeste. Isso ajudará a fruta a crescer.

As mudas cultivadas em recipientes devem ser retiradas do vaso e com tesoura remova as raízes circulares emaranhadas na bola principal de raízes.

No plantio de árvores enxertadas, a junção do porta-enxerto com a muda deve ficar a uma altura de cerca de 3 cm do solo.

Cave um buraco com 10 cm de diâmetro e 10 cm mais profundo do que a raiz. Coloque a árvore no centro do buraco e faça um pequeno monte ao redor do tronco. Certifique-se de que as raízes estão abertas para os lados, mas não dobre muito.

Coloque árvores grandes a uma distância de 6 a 7 metros umas das outras. Plante os anões a 4-6 metros de distância.

Cuidado

formação de esqueleto de árvoreA poda das ameixeiras é importante para evitar a quebra do excesso de peso. Se isso acontecer, corte a seção danificada do galho completamente. Idealmente, é melhor cortá-lo rente ao ramo principal.

Regue as árvores jovens abundantemente todas as semanas durante a primeira estação de crescimento para estimular o crescimento. Em seguida, mude para a rega regular. É melhor umedecer o solo próximo ao tronco, deixar secar e adicionar mais água.

rega regular de ameixasÉ especialmente importante garantir uma boa rega em meados de outubro para dar à árvore umidade suficiente para o inverno.

Não fertilize árvores frutíferas jovens até que sejam colhidas. Depois disso, o crescimento dos frutos exigirá fertilização regular ao longo do ano. Se for esperado um grande crescimento de frutos, adicione 450 g de nitrato de cálcio por árvore. No outono e no inverno, exclua a fertilização com nitrogênio para evitar o estímulo de um novo crescimento durante essas estações.

No outono, remova e descarte todos os detritos e detritos

A poda no início da primavera ou no meio do verão para proteger sua planta de doenças. A poda de primavera é melhor para ameixas jovens e a poda de verão para as já estabelecidas. Nunca podar árvores frutíferas no outono ou inverno, pois galhos danificados são facilmente infestados.

tratamento de ameixas de pragasSe você tiver problemas com pragas de insetos, faz sentido considerar o uso de inseticidas.

Para proteger a ameixa dos danos do inverno (especialmente uma árvore jovem), construa uma cerca ao redor do caule. Observe também a condição da casca na parte inferior do tronco. Se houver sinais de lebres ou ratos, tome cuidado com a cerca de arame.

Poda de ameixas japonesas

o início da poda na copa em forma de leque da árvoreSe você tem uma ameixa japonesa crescendo, é melhor fazer um molde com o centro aberto. No primeiro verão, podar os brotos fortes para formar uma futura coroa de 2-3 ramos. Verifique a árvore em cerca de um mês. Depois de ter três ramos de grande angular igualmente espaçados, apare o resto. Isso lhe dará branches mestre.

continuou a poda com uma copa de árvore em forma de lequeNo segundo ano, no início do verão, corte os galhos no meio da árvore e remova quaisquer brotos que se desenvolvam sob os três galhos principais. No verão do terceiro ano, corte todos os brotos no centro do tronco para manter a forma da árvore.

Flores de ameixa japonesaA ameixa japonesa precisa de uma poda forte para manter e produzir bons frutos. O desbaste de frutas também é útil. As ameixas devem crescer 7-10 cm entre si.

Poda de ameixa europeia

moldando a coroa de uma ameixa no jardimPara uma ameixeira europeia, é melhor escolher o tipo de líder da forma de ramo esquelético. Com essa poda, os galhos se afastam do tronco a cada 12-20 cm, criando uma espiral em que cada novo nível de galhos deve ser deslocado verticalmente em relação ao anterior.

Comece esta poda no início do verão do primeiro ano da árvore. Durante este período, todos os brotos devem ser cortados a meio metro do solo. O resultado final deve ser como uma árvore de Natal.

A ameixa européia não requer desbaste, pois não produz tantos frutos quanto a japonesa. No entanto, a distância entre as ameixas deve ser de cerca de 5 cm em cada galho.

Lembre-se de podar suas árvores frutíferas para um controle eficaz de pragas e doenças. Você pode usar cobertura morta para lutar contra ervas daninhas na primavera, mas lembre-se de removê-la no final do outono para que não abrigue parasitas no inverno. Também é útil soltar um pouco o solo ao redor do tronco no final da primavera para procurar possíveis pragas.

Pragas e doenças

A ameixa pode ser atacada pelas seguintes doenças e parasitas:

  • brilho leitoso;
  • fungo tinder;
  • câncer bacteriano;
  • doença de bolso;
  • Besouros japoneses;
  • pulgão do lírio d'água;
  • ameixa mariposa.

Coleta e armazenamento

colheita de ameixasPara obter o melhor sabor, deixe a colheita amadurecer na árvore. Você pode verificar a prontidão pressionando levemente as paredes do ralo. Se a pele for macia ao toque, é hora de colher os frutos. A fruta deve estar livre para se separar dos galhos com um leve toque.

Infelizmente, as ameixas não são armazenadas por muito tempo, então é melhor comê-las imediatamente ou enlatadas. Você também pode colher os frutos um pouco mais cedo, enquanto ainda estão fortes, e deixar amadurecer em local fresco.

É melhor guardar as ameixas no refrigerador a 0 ° C e com cerca de 90-95% de umidade. Nessas condições, a fruta não estragará por 2 a 4 semanas.

As ameixas fazem deliciosas geléias ou geléias. Eles também podem ser congelados ou secos (então as ameixas sairão).

Variedades recomendadas

Satsumu de ameixa japonesaPara ameixas japonesas, experimente Satsuma. Produz frutos grandes, de cor vermelha escura. Eles têm um sabor muito doce e são adequados para consumo fresco e enlatados.

Ameixa europeia stanleyUma excelente variedade de ameixa europeia é "Stanley". É comum nas regiões leste e noroeste dos Estados Unidos. Esta ameixeira auto-fértil não necessita de polinizadores e produz frutos de tamanho médio, mas muito saborosos.

vereador de ameixaEntre os híbridos americanos, destacam-se o "Alderman" e o "Superior". Combinam o sabor das ameixas japonesas com a robustez das variedades europeias. Ótimo para regiões com clima variável.

Vídeo sobre plantio e fertilização de ameixas

Jardim

casa

Equipamento