Características de plantio e cuidados, fotos de variedades da magnífica spirea japonesa

Plantando spirea japonesa A spirea japonesa é um arbusto muito popular entre os paisagistas e ganhou essa fama pelo fato de seu efeito decorativo ser preservado desde o início da primavera até as primeiras geadas. O preço do material de plantio não é alto e você pode comprá-lo em quase todos os viveiros.

Apesar de toda a sua beleza externa, a spirea japonesa é fácil de plantar e cuidar. A peculiaridade desta planta é que é muito resistente e pode se adaptar facilmente a várias condições naturais. No território do nosso país, ela é cultivada em quase toda parte, desde o litoral sul, até as regiões frias e áridas. No entanto, existem diversas variedades que podem congelar em condições rigorosas de inverno, necessitando de podas de primavera, realizadas para fins sanitários, após a qual o arbusto recupera e floresce no mesmo ano.

A spirea japonesa precisa de 3-4 horas de sol direto durante o dia, quando esse mínimo for atendido, o dono da planta poderá admirar não apenas o crescimento exuberante, mas também a floração abundante. Com luz solar constante, o arbusto será naturalmente ainda mais luxuoso.

Características agrotécnicas do cultivo de spirea japonesa

Spirea japonesa em paisagismo

A fertilidade do solo, a intensidade da rega, o método de abrigo no inverno - tudo isso não é tão importante para a spirea. É necessário regar a planta apenas durante o primeiro ano após o transplante. Não há recomendações especiais de poda, mas a copa da planta, sob mãos habilidosas, está perfeitamente formada. O arbusto pode crescer de 30 cm a um metro e meio, tudo depende da variedade adquirida. A forma da coroa pode ser caracterizada como esférica, em alguns casos - densa e espessa, em outros - esparsa e desgrenhada. A folhagem é excelente, mesmo perto do solo os troncos não aparecem.

Foto Spirea O japonês muitas vezes pode ser encontrado não apenas na Internet, mas também nas páginas de catálogos mensais com materiais de plantio, onde muitas variedades diferentes são oferecidas aos jardineiros. A floração começa em julho e vai até agosto. Apenas os brotos que apareceram na planta este ano prosperam. O período de amadurecimento das sementes é outubro. As plantas filhas criam raízes facilmente. Para um enraizamento bem-sucedido, você precisa cavar um buraco, cujo tamanho corresponderá às raízes. Se o solo for fértil, o plantio não exigirá alimentação adicional. fertilizantes... Este arbusto é frequentemente utilizado como sebe, para este fim, por exemplo, a variedade japonesa Spiraea "Goldflame" é adequada.

Decoração de um terreno pessoal usando plantações de spirea japonesas

Decoração do local com spireaO arbusto tem uma aparência brilhante o ano todo, por isso é muito conveniente para decorar jardins. Em sua beleza não há os chamados “fracassos” em uma determinada estação. As raízes da planta não se entrelaçam com as raízes das vizinhas, e o arbusto em si não difere em um grande número de tocos de raízes. A planta se dá bem com qualquer ambiente.

Recomendação: A spirea japonesa da variedade "Chrysla" pode ser usada para criar um grupo arbustivo-lenhoso, em que sua finalidade será mascarar os troncos abertos de representantes altos.

Tais como: laranja simulada, lilás, magnólia. A compactação do arbusto permite plantá-lo até em canteiros com bulbos e plantas anuais. Eles também podem ser usados ​​para decorar jardins ornamentais com plantas perenes de baixo crescimento.Spirea é indispensável onde é necessário criar uma única imagem viva, por exemplo, como uma sebe, uma divisa, no plantio de taludes.

Você precisa cortar as plantações de spirea uma vez por mês, mas a planta, é claro, não florescerá. Portanto, antes de plantar, é aconselhável decidir em que capacidade este arbusto será utilizado, como floração abundante ou como forma de folhagem decorativa. Presta-se ao corte perfeitamente, o arbusto é completamente frondoso e bem desenvolvido. Algumas plantas compactas produzem folhagem dourada maravilhosa, como a Spirea Goldmound japonesa.

A poda higiênica ou anti-envelhecimento é realizada de forma a não perturbar a simetria dos brotos. Apenas galhos quebrados e madeira morta são cortados. Os arbustos com mais de 4 anos passam por podas mais detalhadas, são retirados vários ramos deles até à base do tronco.

Variedades decorativas de spirea japonesa: características e desvantagens

A spirea japonesa, como o nome indica, foi trazida do Japão para nós, mas também é cultivada na China. Belo arbusto de rebentos tomentoso-pubescentes, folhas oblongas e suculentas, verdes na parte superior e cinzento-acinzentadas embaixo, que no outono se apresentam com vários tons de vermelho-laranja. A floração dura até 50 dias por ano. Este tipo de spirea tem muitas variedades, que diferem na intensidade de cor e floração, altura e formato da coroa. Em nosso país, as seguintes são consideradas as variedades mais comuns.

Variedade japonesa spirea "Princesinha"

Spirea Princesinha JaponesaA planta forma um arbusto bem cuidado de até 60 cm de altura, com uma copa compacta arredondada, folhagem verde-azulada em forma de elipse alongada. Flores de tonalidade rosa, reunidas em inflorescência de escamas. A floração ocorre no início do verão. O crescimento do arbusto é lento. Parece ótimo tanto em um único plantio, quanto ao ajardinar bordas de floresta, criando grupos de arbustos, em cerca... Entre as desvantagens da variedade, nota-se a rápida perda da intensidade da tonalidade pelas flores, que podem esmaecer com o sol forte.

Variedade japonesa Spirea "Shirobana"

Spirea Shirobana JaponesaUm arbusto que atinge uma altura de 80cm. Com folhas estreitas lanceoladas verde-escuras, com cerca de 2,5 cm de comprimento. A tonalidade das flores desta variedade pode ser branca ou rosa brilhante, e às vezes até vermelha. Tudo depende de quão iluminado o local onde o arbusto cresce. Floresce em julho e produz abundantemente novos caules de flores até meados de agosto. Esta variedade pode diversificar jardins de pedras, meios-fios baixos, composições de coníferas ou outros arbustos. A desvantagem da variedade é o desarranjo do arbusto, sem cortar a spirea, ela forma a copa caoticamente.

Variedade japonesa de spirea "Albiflora"

Spirea Japanese AlbifloraEla é uma spirea branca. A altura do arbusto é de 60 cm, e as próprias flores são brancas como a neve, o que é muito incomum para espíritos que florescem no verão. Durante a floração, um aroma indescritível, denso e rico paira sobre o arbusto. A folhagem da planta é verde, de forma oval, e contra seu fundo, as inflorescências brancas parecem especialmente surpreendentes. No entanto, na floração, a flor adquire tonalidade acastanhada e murcha, portanto, tais pedúnculos devem ser retirados em tempo hábil.

Variedade japonesa de spirea "Golden Princess"

Spirea Japanese Golden PrincessArbusto interessante, atingindo uma altura de 50-60 cm, vão do diâmetro da copa - 1 me um pouco mais. Na primavera, a folhagem adquire uma tonalidade amarela brilhante, no verão ela clareia e no outono as folhas tornam-se laranja, com tons suaves. A folha tem 7 a 8 cm de comprimento, a floração é abundante e começa no mês de junho. As flores em si são rosa ou vermelho-rosa, coletadas em uma escala de inflorescência, que pode ter até 5 cm de diâmetro. A planta atrai muitos insetos, por isso não é recomendável plantá-la em locais para caminhadas e recreação infantil.

A espirea é frequentemente usada como cobertura ornamental do solo, que se dá bem com outras plantas de baixo crescimento, como cinquefoil, lavanda, erva de São João, rudbeckia, mil-folhas e ervas do campo.Recentemente, este arbusto pode ser encontrado não só em jardins privados, mas também em parques da cidade.

Cortando spirea - vídeo

Jardim

casa

Equipamento