Árvores frutíferas e arbustos para a horta

Jovem jardim em um terreno pessoal Ao adquirir árvores frutíferas e arbustos para uma horta, seu proprietário estabelece as bases para plantações verdadeiramente estratégicas. Por muitos anos, eles determinam a aparência do território adjacente à casa e, com os devidos cuidados, tornam-se a principal fonte de fruticultura.

Quais são as safras de frutas e bagas que mais interessam aos jardineiros? Como organizar as plantas que você gosta no local e encontrar o bairro certo para elas?

Árvores frutíferas e arbustos: fotos e nomes de culturas populares

Devido à extensão do país, que se estende por várias zonas naturais ao mesmo tempo, é quase impossível designar uma única lista de árvores e arbustos. E, no entanto, existem espécies para as quais os jardineiros certamente tentarão encontrar um lugar adequado. Fotos e nomes dessas árvores frutíferas e arbustos são bem conhecidos mesmo de quem está longe de fazer jardinagem.

A parte principal do jardim é ocupada por macieiras

Entre as árvores frutíferas, os líderes indiscutíveis são macieiras diferentes variedades e datas de amadurecimento. Seguem-se as peras e os frutos de caroço mais comuns: cerejas e ameixas.

Ameixas de diferentes variedades crescem em quase todos os jardins.Os arbustos de frutas e bagas, encontrados em quase toda parte, incluem framboesas, vários tipos de groselhas e groselhas. Hoje está ganhando popularidade ativamente:

  • curativo espinheiro-mar;
  • cereja de feltro;
  • cedo madressilva.

A popularidade do espinheiro-mar está aumentandoAs amoras mudam para o pomar, cada vez com mais frequência nos terrenos encontram-se chokeberry, irgu e outras culturas, que há algum tempo eram consideradas secundárias ou plantadas apenas para paisagismo.

A lista de arbustos para o jardim é muito mais ampla do que a lista de árvores acima. Não admira. Um pomar de frutas exclusivamente de árvores dará sua primeira colheita não antes de 5-7 anos, e os arbustos estão prontos para agradar o jardineiro já no segundo ou terceiro ano após o plantio.

A suculenta e deliciosa ameixa cereja é cultivada para compotas e compotasUma vantagem adicional dos arbustos é seu tamanho relativamente pequeno e menos trabalhoso no cuidado. No entanto, ninguém poderá substituir a pêra por groselha. Portanto, o jardim nunca estará completo sem árvores.

Acredita-se que, nas regiões do norte, os jardineiros são limitados em sua escolha pelo clima severo, mas quanto mais ao sul, mais diversificada é a população de canteiros.

Na verdade, a partir da região central da terra preta, nas fileiras das safras de frutas e bagas, não é incomum:

  • Damasco;
  • pluma de cereja;
  • amoreira;
  • diferentes tipos de nozes;
  • cereja e seu híbrido com cereja.

Você não pode ficar sem a cereja no jardimA lista de arbustos está crescendo uvas, yoshta, dogwood e vinhas perenes de frutificação.

Mas se até recentemente os jardineiros da via do meio e mais regiões do norte eram forçados a se contentar com uma lista muito modesta de safras de frutas e bagas, hoje as coisas estão mudando radicalmente.

Os viveiros há muito tempo oferecem árvores frutíferas e arbustos para a região de Moscou que antes não estavam disponíveis na região da Terra Não Negra. Os limites da distribuição das safras do sul mudaram seriamente para o norte, não apenas devido às mudanças climáticas, mas também graças ao trabalho direcionado dos criadores.

Bagas úteis de groselhaÉ nessa isca que se apaixonam os jardineiros inexperientes, que desejam, a todo custo, obter um "Jardim do Éden" em uma área limitada. Você pode entendê-los! Mas não basta comprar mudas, é importante plantar e cultivar corretamente, levando em consideração todas as solicitações das plantas e as características do território.

Regras para colocar árvores frutíferas e arbustos no jardim

A futura colheita da horta depende do correto planejamento dos plantios.As mudas plantadas no jardim aumentam seu crescimento ano após ano. Depois de alguns anos, quando chega o momento de frutificar, as copas crescem 1,5–2 metros. E as árvores maduras ocupam ainda mais espaço.

Não é suficiente escolher as variedades mais resistentes ao inverno e de alto rendimento, é necessário planejar com precisão o futuro pomar.

É melhor fazer isso em um pedaço de papel, com base nas medidas das distâncias da zona de plantio aos edifícios mais próximos, estradas, cercas de propriedades vizinhas. Ao plantar árvores frutíferas e arbustos em uma horta, é necessário levar em consideração não apenas as preferências estéticas do proprietário, mas também as normas obrigatórias. Eles regulam a distância de grandes fábricas a edifícios residenciais e comerciais, rotas de transporte, comunicações e a linha de fronteira que passa entre as seções.

Assim, por exemplo, de uma macieira ou pêra a um edifício residencial ou garagem deve ter pelo menos 3,5-4 metros. Esta distância se deve à operação segura do prédio e à necessidade de cuidados constantes com uma grande colheita hortícola. Para os arbustos, a distância é menor e é de um metro e meio, o que possibilita:

  • realizar a manutenção de paredes, janelas e outras estruturas e comunicações sem impedimentos;
  • não tenha medo da umidade excessiva em contato próximo com a vegetação;
  • cuidar da colheita de frutas e bagas, colher, cortar e replantar.

Tabela vitalícia de árvores e arbustosAlém das restrições obrigatórias, de bom senso e de segurança, existem outras regras que devem ser consideradas no planejamento de um pomar.

É extremamente importante respeitar a distância entre as mudas nas linhas, bem como levar em consideração o prazo de cultivo de uma determinada cultura em um local.

Bairro útil e prejudicial de árvores frutíferas e arbustos no jardim

Um jardim bem organizado sempre tem uma boa colheita de frutas e bagasO conhecimento das necessidades de certos tipos de plantas e suas características é de considerável importância para o plantio futuro:

  1. Algumas culturas preferem crescer ao sol, outras adaptam-se facilmente à sombra.
  2. Para algumas das árvores frutíferas e arbustos da área do jardim, um local aberto, soprado por todos os ventos, é adequado, e a outra terá que encontrar abrigo.
  3. As demandas das plantas por fertilidade e irrigação variam.

É improvável que na área limitada do local seja possível satisfazer todos os pedidos de animais de estimação verdes. Em um pequeno jardim rural, inevitavelmente alguns arbustos se encontram sob as copas das árvores em crescimento. Para que tal vizinhança não afete a produção, a meta para plantar árvores frutíferas e arbustos que gostam de sombra no jardim é determinada com antecedência.

Essas colheitas incluem groselha preta, madressilva, arbustos de frutos silvestres menores, como cranberries, blueberries e lingonberries. Se o canto sombreado do jardim for bem ventilado, o viburnum se estabelecerá bem aqui. Amoras e framboesas são cultivadas em sombra parcial.

Os jardineiros há muito perceberam que, mesmo em condições confortáveis, as plantas de jardim às vezes se recusam a dar frutos com força total, parecem deprimidas e crescem mal. Acontece que a razão para esse comportamento é a escolha errada do bairro. Como na natureza, em uma horta, árvores, arbustos e plantações herbáceas formam comunidades restritas. As opções acima para uma vizinhança perigosa e bem-sucedida de árvores frutíferas e arbustos na mesa ajudarão a criar as melhores condições para cada espécie e obter o máximo dela.

Tabela de compatibilidade de jardimVocê pode organizar as plantações de modo que plantas intimamente relacionadas fiquem próximas. Essa solução será extremamente útil, por exemplo, para cerejas e pecíolos, muitas variedades dos quais são autoférteis e precisam de um polinizador para fazer a colheita. Uma imagem semelhante é observada durante o cultivo de espinheiro-mar. É verdade que deve haver um arbusto macho para várias plantas fêmeas.

Encontre um lugar no jardim e para framboesasAlém disso, para o espinheiro-mar que se propaga voluntariamente por camadas de raízes, amoras e framboesas, é melhor encontrar um lugar longe do resto das plantações do jardim, caso contrário, os brotos poderosos dessas safras dominarão metade do jardim em um ano.

Árvores frutíferas e arbustos de bagas - vídeo

Comentários
  1. Ivan Sergeevich

    Olá. Sou novo em jardinagem. E eu tenho essa pergunta. Ano passado, no outono, plantei mudas diferentes, a maioria delas cresceu neste verão, tudo ficou verde, mas algumas mudas não criaram raízes, vale a pena deixar para o ano que vem na esperança de que ainda criem ou já precisa ser desenterrado e jogado fora e novos para serem plantados em seu lugar ... Obrigado.

    • Natali

      Reveja suas mudas para entender a causa do problema. Se a raiz e o tronco estiverem vivos, você pode tentar salvar as plantas (às vezes a natureza falha). Primeiro verifique o tronco e, se o resultado for positivo, prossiga para o sistema raiz. Se o resultado for positivo, refresque as pontas das fatias nas raízes, trate com raiz ou outro estimulante de crescimento de raízes, prepare uma mistura de nutrientes e plante uma muda. Melhor em outro lugar.

  2. Kate

    Moro na minha casa, tenho um pequeno jardim com árvores frutíferas. Algumas vantagens. E os frutos são sempre frescos, as árvores são despretensiosas e o local é enobrecido. A única dificuldade para mim foi encontrar onde comprar árvores frutíferas, pois já tinha ouvido falar de todos os tipos de horrores sobre mudas de baixa qualidade etc. Eu escolhi por um longo tempo, li os comentários e, eventualmente, comprei na loja online hoga.ru. Este é um viveiro de mudas na região de Moscou, onde você pode vir e escolher tudo de fato, ou você pode fazer um pedido via Internet. É muito conveniente e, o mais importante, as mudas criaram raízes bem.

Jardim

casa

Equipamento