Propriedades úteis da manjerona e contra-indicações de uso

propriedades úteis da manjerona e contra-indicações Considerando as propriedades benéficas da manjerona e as contra-indicações, é possível se livrar de várias patologias. Os produtos à base de especiarias restauram rapidamente o brilho natural do cabelo e saturam a pele com todos os componentes necessários.

Composição de manjerona

óleo essencial de manjerona

A parte aérea da manjerona contém muitos óleos essenciais - cerca de 3,5%, devido ao qual seu aroma lembra tanto o tomilho quanto o cardamomo. Os terpenos estão mais presentes no óleo essencial. Os ésteres também contêm taninos, compostos fenólicos, pineno e borneol.

Uma grande quantidade de nutrientes acumula especiarias durante o período de floração.

A manjerona é uma erva única. Ela era amada não apenas pelos cozinheiros, mas também pelos insetos. Espalhando um aroma agradável, atrai abelhas para polinização. Leitura sobre a castanha!

O tempero é rico em:

  • vitaminas solúveis em água (C e B);
  • ácidos orgânicos;
  • substâncias de vitaminas lipossolúveis (retinol, vitamina K, tocoferóis);
  • compostos amargos e tânicos;
  • oligoelementos: sais de ferro, cobre e zinco, compostos de selênio, manganês;
  • macroelementos: sais de sódio e potássio, compostos de fósforo, cálcio, magnésio.

Também deve ser lembrado que 100 g da especiaria contém apenas 227 kcal. Ao mesmo tempo, existem 4 g de carboidratos na manjerona, 7 g de gordura e apenas 0,08 g de sódio.

Propriedades úteis da manjerona e contra-indicações de uso

folhas de manjerona como temperoAs propriedades benéficas da manjerona foram descobertas e usadas pelos antigos gregos. Foram eles que perceberam que comer as folhas da planta promove uma boa digestão dos alimentos ricos em gordura, ajuda a livrar-se da azia e dos arrotos. Os legionários usaram manjerona para levantar o moral, para fornecer uma onda de força e vigor.

Não apenas as folhas frescas e secas da manjerona encontraram seu caminho. Um óleo valioso é extraído da planta, que alivia dores de cabeça, enxaquecas, tem um efeito positivo no sistema nervoso e cura resfriados. Devido ao seu aroma agradável, o componente graxo da planta é incluído nas composições dos perfumes.comprimir com óleo de manjerona

A planta medicinal ocupa um lugar de destaque entre os fitoterapeutas. É usado no tratamento de muitas doenças, a saber:

  • convulsões;
  • insônia;
  • deslocamentos;
  • entorses;
  • artrite;
  • reumatismo.

luta contra reumatismoTambém é um remédio eficaz para fortes dores de cabeça e cólicas menstruais. A erva é usada para eliminar o inchaço como diurético. Ajuda com depressão e diabetes. Devido às suas propriedades bactericidas, alivia abcessos e reduz a inflamação da cavidade oral.

É proibido o uso de manjerona durante a gravidez.

Na dosagem correta e razoável, a manjerona não faz mal, apenas beneficia. Se os remédios com a planta forem usados ​​em excesso, pode causar dores de cabeça.do consumo excessivo de manjerona

Manjerona não é recomendada:

  • crianças menores de 6 anos;
  • hipotônico;
  • aqueles que são alérgicos a componentes vegetais, especialmente óleos essenciais;
  • durante a lactação.

Antes de iniciar o tratamento com ervas, deve-se fazer um teste de alergia. Para isso, aplique uma gota de gordura na pele e aguarde cerca de 15 minutos. Se não houver manifestações negativas (coceira, vermelhidão), a manjerona é bem tolerada. Uma leve sensação de queimação é uma reação natural aos óleos essenciais, e você não deve se intimidar com eles.

Manjerona: aplicação em cosmetologia, odontologia

óleo de manjerona em cosmetologiaDevido ao conteúdo de vários ácidos, a planta é um excelente agente bactericida. Aumenta a imunidade e atua como um produto preventivo contra tumores malignos. Isso exigirá folhagem de ervas secas. Para preparar uma infusão de cura, você precisa de 1 colher de sopa. eu. despeje 250 ml de água fervente. Deixe a mistura repousar por literalmente 5 minutos e coe. Esta infusão deve ser bebida 1-2 vezes ao dia.

O uso da erva manjerona em cosmetologia

decocção de manjeronaNão é por acaso que a manjerona pertence ao gênero orégano, é muito perfumada devido à alta concentração de óleos. Portanto, plantas e extratos frescos, bem como óleo puro, são comuns em cosmetologia. É adicionado a formulações cosméticas para cuidados com os cabelos, cremes e loções para a pele.

Para hidratar a pele das mãos, os banhos são uma excelente opção. Para preparar um caldo, adicione 2 colheres de sopa a um litro de água fervente. eu. caules e folhas secas e esmagadas de manjerona. Deixe a mistura repousar por 30 minutos. Esse tempo será suficiente para que a água fique saturada com todas as substâncias úteis. Em seguida, coar a infusão. Mantenha as mãos no líquido preparado por 15-20 minutos.

Na odontologia

manjerona para dentes saudáveisA planta também é usada na odontologia. Se você bebe regularmente chá feito de manjerona, pode fortalecer significativamente o esmalte dos dentes. Além disso, os óleos que estão na composição protegem sua superfície do escurecimento.

Se você der uma decocção às crianças enquanto seus dentes estão se formando, elas crescerão uniformes e fortes. A infusão também tem efeito antiinflamatório nas gengivas. Para preparar um enxágue, você precisará levar 30 g da planta seca e 1 litro de água fervente. Combine tudo e deixe por 20 minutos. Em seguida, coe e enxágue a boca.

Os motoristas e quem trabalha com mecanismos precisam ter cuidado com o uso da manjerona: a planta causa sonolência, enfraquece o estado de alerta.

O tempero de manjerona tem efeito analgésico nos dentes, pelo que também é valorizado na odontologia. Apenas algumas folhas da planta ajudam a aliviar a inflamação e a reduzir a dor.

O uso de manjerona na culinária

temperar manjeronaUma planta picante com aroma e sabor agradáveis ​​é adicionada a pratos em diferentes países. Esta planta é mais reverenciada na França. Adicione temperos à carne, peixe e sopas... A manjerona é usada para dar sabor a molhos e saladas. A especiaria é popular na produção de salsichas e vinificação.

Antes de usar manjerona, lembre-se de que ela pode substituir o orégano.

A manjerona é uma planta saudável e saborosa. Se tomado corretamente, você pode obter o resultado desejado. O principal é não abusar dele, especialmente para pessoas propensas a fortes flutuações de pressão.

Manjerona na horta - vídeo

Jardim

casa

Equipamento