O que são aspargos, como crescem e para que serve

o que é espargos Os buquês de presentes costumam ser decorados com seus graciosos galhos e as iguarias são preparadas com brotos de elástico. O que é o aspargo que há séculos atrai a atenção dos jardineiros? Nos dias do Império Romano, a cultura era cultivada nos campos como um produto alimentar útil. Incluído em vários pratos que foram preparados para os reis franceses. Na Alemanha, o vegetal era servido com trufas, caviar vermelho e queijo de cabra. Os italianos modernos colocam aspargos na massa de frutos do mar. Não é de admirar por que é importante entender o que os espargos são para um jardineiro novato.

Características biológicas da cultura

características do aspargo

A planta é um arbusto herbáceo disseminado da família dos espargos. A altura máxima chega a 1,6 m. Os brotos elásticos consistem em muitos ramos. Todos eles são cobertos por uma folhagem verde, que lembra agulhas em miniatura, macia ao toque.

Na base da cultura está um poderoso rizoma, que se renova a cada temporada. Em sua área central, caules e botões vegetativos são "armazenados". No início da primavera, delicados brotos pintados de branco crescem deles. Com o tempo, eles ficam verdes e adquirem uma estrutura sólida. Neles aparecem pequenas folhagens e bagas vermelhas.

O nome científico do aspargo é aspargo. A planta é uma cultura dióica, pois possui botões heterossexuais. As flores masculinas são sinos amarelos. No interior existe um pistilo (subdesenvolvido) e estames, que estão dispostos em várias filas. Os botões femininos são de cor pálida, arredondados, com uma fileira de estames e um pistilo desenvolvido. O arbusto se sente bem em um local por 20 anos. Não tem medo de invernos rigorosos, suportando temperaturas de até 30 ° C.

O aspargo masculino produz ramos mais resistentes. A cultura feminina é rica em rebentos grossos de sabor delicado.

Descrição de espécies populares

aspargos comestíveisPara entender a aparência do aspargo, considere suas variedades. Os mais famosos são:

  • Arzhentelskaya;
  • Mary Washington;
  • Gainlim;
  • Cabeça de neve;
  • Tsarskaya;
  • Waldau;
  • Cumulus F

Cada espécie tem suas próprias vantagens em termos de rendimento, sabor, estrutura dos brotos.

Além disso, os jardineiros observam as seguintes opções para aspargos:

  • Branco;
  • verde;
  • lilás;
  • mar.

o que são espargos brancosOs espargos brancos são considerados uma iguaria especial. Seu valor não é inferior ao das alcachofras e trufas exóticas. Para obter hastes desta cor, a planta é abundantemente coberta com terra. Devido a isso, a clorofila não é produzida nos brotos. Eles têm um sabor muito delicado. O aspargo branco ganhou popularidade na Alemanha, onde chega às lojas no início da primavera.

o que são espargos verdesOs espargos verdes foram descobertos pela primeira vez nas regiões costeiras do Mediterrâneo. Hoje, suas brotações são muito procuradas pelos consumidores. Na Inglaterra, onde muitos aspargos são cultivados, os agricultores montam campos especiais. No início da primavera, as pessoas vão lá para cortar os brotos tenros por conta própria.

Em princípio, os aspargos verdes e brancos pertencem à mesma variedade de cultura. A principal diferença é o método de cultivo.

aspargos roxosO look roxo surgiu graças a uma tecnologia especial. Foi inventado por agrônomos franceses. Condições especiais de desenvolvimento são criadas para a planta: escuridão total alterna com iluminação brilhante. Como resultado, pigmentos roxos são formados dentro dos brotos. Esses caules têm um sabor ligeiramente amargo.No entanto, durante o tratamento térmico, eles ficam verdes.

espargos do marAspargos do mar crescem na costa reservatórios e em pântanos salgados. Na foto você pode ver como é essa cultura exótica. Tem um sabor salgado com notas de iodo, inerente aos frutos do mar.

Tabela de tipos de aspargos para cultivo na Rússia

Popular

visualizar

Período de maturação Região Indicadores de rendimento (de uma planta) Características da cultura
Espargos Argentel início da primavera sem restrições 250 g brotos A parte aérea das hastes é colorida de verde com uma tonalidade roxa. Os rebentos subterrâneos são brancos e ligeiramente rosados.
Mary Washington final de março, início de abril sulista 200-250 g As hastes acima do solo são verdes clássicas. Espécimes subterrâneos de cor creme com uma polpa branca pálida.
Tsarskaya período médio de maturação todas as áreas do país até 320 g A variedade é resistente à seca e geadas. A parte comestível é verde ou branca (subterrânea).
Waldau variedade madura precoce sem restrições especificadas máximo 350 g A variedade foi criada por criadores russos em 2017. Os rebentos do solo são verdes e os subterrâneos são ligeiramente amarelados. A estrutura interna do caule é bastante macia.
Cumulus F1 primeira década de março qualquer região da Rússia 300g Híbrido holandês projetado para o cultivo de espargos brancos.

Na Rússia, o aspargo cultivado começou a ser cultivado no século XVIII. Hoje a planta é encontrada não apenas em latitudes médias, mas também na Sibéria, bem como no Cáucaso.

O que é o aspargo na visão dos nutricionistas

o que é espargosA popularidade da cultura se deve à composição interna original.

Os cientistas observam que a planta contém vários componentes:

  • proteínas;
  • carboidratos;
  • gorduras;
  • vitamina A (retinol);
  • B1 (tiamina);
  • B2 (riboflavina);
  • B4 (colina);
  • B9 (ácido fólico);
  • B11 (carnitina);
  • C (ácido ascórbico);
  • vitamina E;
  • PP (ácido nicotínico)
  • provitamina A (beta-caroteno).

aspargos comestíveis

Como o aspargo é uma planta de amadurecimento precoce, é rico em oligoelementos:

  • ferro;
  • magnésio;
  • fósforo;
  • cálcio;
  • potássio;
  • selênio.

Cada um deles é um bloco de construção importante para o corpo. Portanto, o nutricionista é aconselhado a incluí-lo na dieta alimentar. São muitos os pratos fáceis de preparar em casa. Os rebentos de espargos verdes são utilizados em todos os tipos de saladas, acompanhamentos e sopas. Eles são assados ​​com vegetais, cogumelos, carne. O produto tem um sabor excelente não só quando frio, mas também como prato quente.

De acordo com a etiqueta geralmente aceita, os aspargos podem ser comidos à mão.

Para preparar adequadamente uma cultura, você precisa saber o que é - espargos e "com que se come". Os especialistas sugerem seguir regras simples:

  • retire a parte superior dos brotos de aspargos brancos;
  • junte-os em um pacote e amarre;
  • mergulhado em água fervente com sal misturada com óleo vegetal e suco de limão;
  • ferva por vários minutos;
  • o produto acabado é retirado da água;
  • deixe esfriar completamente;
  • usado para cozinhar.

Os espargos verdes são simplesmente lavados antes de cozinhar, as pontas grosseiras são cortadas. É fervido da maneira clássica e depois colocado em água gelada para preservar sua rica cor verde. adicionar à saladas de vegetais ou usado como acompanhamento.

espargos de sojaAtualmente, o aspargo de soja, que não tem nada a ver com uma planta tradicional, ganhou popularidade especial. Na verdade, o produto foi inventado por especialistas da culinária oriental e o chamou de "fuju". É feito de leite de soja. Primeiro, o líquido é fervido. Quando um filme gorduroso se forma na superfície, ele é cuidadosamente removido e completamente seco. Com o tempo, o produto adquire uma estrutura enrugada e é muito utilizado na culinária. Por sua aparência incomum na Rússia, é chamado de espargos de soja.

Fuzhu contém uma abundância de proteínas. É usado ativamente por atletas e vegetarianos para preparar refeições nutritivas.

Métodos de cultivo de plantas

crescendo aspargosDepois de descobrir um pouco o que é o aspargo, descobriremos o segredo de seu cultivo. Em primeiro lugar, a planta precisa criar condições adequadas para o crescimento. Adora áreas abertas e espaçosas onde há abundância de luz solar. É aconselhável plantar os aspargos em local protegido do vento. O solo deve ser fértil e livre de ervas daninhas. O solo arenoso é abundantemente fertilizado com húmus.

espargos para comidaMas como os aspargos crescem para a alimentação? Freqüentemente, é plantado no jardim no início da primavera, com mudas prontas. Os rebentos jovens são obtidos de forma tradicional, por exemplo, numa estufa. Jogue sementes no solo. A profundidade de semeadura é de cerca de 3 cm. O intervalo entre os futuros arbustos é de 30 cm. Os poços são fertilizados composto ou húmus. Quando os brotos aparecem, o solo é cuidadosamente removido. Água se necessário.

Para um crescimento eficaz da cultura, é aconselhável colocar as sementes em um pequeno recipiente com areia umedecida. Conservar no frio do outono à primavera.

Os espargos são propagados dividindo os arbustos ao longo da temporada. A planta não tem medo de transplantes frequentes, principalmente quando jovem. No outono, o rizoma é desenterrado, cortado em pedaços (cada um deve ter um botão) e colocado no solo. Se necessário, cubra com cuidado para o inverno. Na primavera, é feita uma depressão de cerca de 25 cm no canteiro e plantados rizomas. Os arbustos são colocados a uma distância de cerca de 45 cm um do outro, sendo o solo periodicamente capinado, regado e fertilizado. Em seguida, eles observam com alegria como os aspargos crescem no quintal.

Colheita e armazenamento

colhendo aspargosCom os devidos cuidados, os aspargos dão frutos todos os anos. No início da primavera, os caules jovens são cuidadosamente cortados à medida que emergem. Após cada procedimento, o solo é cuidadosamente removido e os arbustos empilhados. No final da colheita, pelo menos cinco brotos fortes permanecem na cultura. Neles crescerão novos caules, que contêm uma abundância de componentes úteis.

armazenando aspargosGuarde os aspargos na geladeira ou freezer. Todas as cabeças devem ser fechadas. É melhor não usar espécimes germinados para alimentação e armazenamento. Escolha espargos verdes com pelo menos 8 cm de comprimento. Os brotos brancos são muito grossos. Coloque os aspargos em um recipiente ou frasco espaçoso e seco com tampa.

A aparência de uma superfície leve ou enrugada indica a vida útil máxima do produto.

O valor do produto para a saúde

o que são espargos para humanosA grande quantidade de minerais, vitaminas e ácidos tornou a cultura um ingrediente e remédio popular. É de fácil digestão e também de sabor requintado. Considere como os aspargos são úteis para o corpo como um todo.

aspargos na cozinhaO uso regular do produto na dieta ajuda a manter a vitalidade física. Afinal, a planta contém carboidratos em abundância. Graças aos sais de potássio, a função renal é estimulada. O excesso de líquido é excretado do corpo. A grande quantidade de fibra encontrada na polpa dos brotos melhora o processo de digestão.

Bebida de EspargosA presença de ácido nicotínico ajuda a combater a hepatite e a aterosclerose. O zinco acelera a cicatrização de feridas abertas. O cálcio é usado como material de construção para o tecido ósseo. O suco de aspargos é dominado por uma grande quantidade de antioxidantes, portanto, é eficaz em cosmetologia. O produto é misturado com mel, pepino triturado ou azeite. O resultado são máscaras nutritivas para a pele do rosto, pescoço e cabeça. Tintura de rizoma de espargos é usada para dores na bexiga, hidropisia, artrite e reumatismo. O caldo fresco ajuda a tratar a diarreia e a disenteria. O principal é ouvir os conselhos de um médico e de uma nutricionista.

É impossível aprender tudo sobre os aspargos de uma vez. No entanto, mesmo o primeiro contato com a cultura é de interesse. As características biológicas mostram a aparência. As muitas variedades indicam a popularidade da cultura. Os nutricionistas indicam o conteúdo de componentes valiosos. Os chefs oferecem refeições deliciosas. Os agrônomos ensinam como cultivar aspargos no local, colher e armazenar as colheitas. E o valor de um produto o coloca no nível de um medicamento.Como cultivar e incluir espargos verdes, brancos e roxos com sabedoria.

Por que os espargos são úteis - vídeo

Jardim

casa

Equipamento