Propriedades úteis do abrunheiro e contra-indicações ao seu uso

propriedades úteis de abrunheiro e contra-indicações Variedades de ameixas domésticas, chinesas e russas de grande frutificação e alto rendimento praticamente deslocaram os espinhos dos chalés de verão e dos jardins das aldeias. No entanto, as inúmeras propriedades úteis do abrunheiro bravo e as contra-indicações, das quais são muito poucas, não permitem que se esqueça da despretensiosa colheita de frutos.

Um arbusto ou árvores baixas com uma copa que se torna rapidamente espessa, galhos cobertos por espinhos poderosos e pequenos frutos azuis escuros podem ser vistos em várias partes da Rússia. Blackthorn ou ameixa espinhosa distingue-se por sua disposição despretensiosa, alta resistência à geada e excelente rendimento.

espinhos florescem

Pela primeira vez, as plantas florescem com a idade de dois a três anos. Na segunda metade da primavera, o espinho é coberto por uma nuvem de flores brancas de tamanho médio, e no outono seus ramos dobram-se sob o peso de pequenos frutos redondos ou ovais.

Ao contrário das ameixas varietais modernas, que são maiores e mais doces, os frutos de abrunheiro azul escuro têm um sabor ácido pronunciado.

Por se aderirem aos ramos, só a primeira geada ajuda o espinho a livrar-se da alta acidez e das notas adstringentes. A polpa verde, escondida sob a pele cinzenta da cobertura cerosa, amolece e adquire uma doçura moderada.

Como o espinho é útil para o corpo? Como uma planta que parece ser mais adequada para cerca ou fortalecendo as encostas, pode apoiar a saúde humana?

O conteúdo de nutrientes e conteúdo calórico do abrunheiro

espinho maduroMesmo frutas maduras de abrunheiro raramente são consumidas frescas. Mais frequentemente, eles se tornam matéria-prima para compotas, conservas e marmeladas, tinturas alcoólicas e licores. A abrunheira é usada para fazer vinagre e molhos de carne.

Apesar do gosto imperfeito, as frutas contêm muitas substâncias úteis, que incluem:

  • açúcares variando de 5,5 a 8,5%;
  • vitaminas E, B, PP e C, beta-caroteno;
  • ácidos, que respondem por até 2,5% do volume;
  • minerais,
  • ácido graxo;
  • Taninos de 1,5%;
  • glicosídeos;
  • flavonóides, cumarinas e catequinas;
  • 1% de pectina, que suporta um metabolismo saudável e níveis de colesterol;
  • fibra dietética que estimula os processos digestivos e o equilíbrio da microflora no intestino.

O teor calórico do espinho não ultrapassa 55 kcal por 100 g, referindo o produto à categoria de baixo teor calórico e até dietético. A lista de compostos minerais em espinho inclui sais de potássio e cálcio, ferro, iodo e cobalto, cobre, manganês, fósforo, zinco e outros elementos.sobremesa de abrunho

Em termos de conteúdo de vitaminas essenciais, as frutas azuis escuras são muito superiores às variedades cultivadas de ameixas.

A folhagem verde do arbusto contém o mesmo conjunto de vitaminas e minerais, flavonóides e ácidos orgânicos e pode ser usada para fazer chá e substitutos do café.

Por que o espinho é útil para o corpo

colheitaNo outono, quando os frutos nos espinhos adquirem uma cor azul profunda, são colhidos para conservação doméstica ou secagem. Quem deseja sentir os benefícios dos espinhos para o corpo deve estudar detalhadamente suas qualidades e efeitos.

A rica composição bioquímica dotou o espinho de propriedades adstringentes, antiinflamatórias, bactericidas, fixadoras e diuréticas. A alta concentração de vitaminas permite o uso de frutas para a prevenção e eliminação de carências vitamínicas, durante a recuperação de doenças graves. Um punhado de frutas ácidas aumenta efetivamente o apetite,

Curiosamente, o abrunheiro bravo é mais conhecido como um remédio natural para o tratamento do sistema digestivo, rins e fígado.

Frutas e produtos preparados a partir deles são recomendados para inúmeros problemas do trato gastrointestinal.

As qualidades adstringentes, antibacterianas, antiinflamatórias e antiespasmódicas do abrunheiro bravo são procuradas para doenças como:

  • disenteria;
  • dispepsia ou indigestão;
  • colite;
  • intoxicação alimentar;
  • doenças infecciosas do sistema digestivo.

decocção de espinhosSe não houver contra-indicações, as propriedades benéficas do abrunheiro-bravo em temperaturas elevadas ajudam a baixar a febre. Ao causar aumento da transpiração, este medicamento natural reduz suavemente a febre, remove toxinas e também combate a microflora bacteriana, que muitas vezes é a causa de complicações. Além de frutas, uma decocção da casca e raízes da planta tem essa capacidade.

Benefícios dos espinhos para beleza e saúde

tintura de espinhosO suco de Blackthorn pode ser usado externamente, para fazer compressas ou loções, adicioná-lo a cascas, loções e tônicos. Isso também se aplica à tintura alcoólica de abrunheiro.

Ácido málico em frutas combinado com vitaminas:

  • normaliza a microflora, ajuda a combater processos inflamatórios;
  • tonifica a pele;
  • esfolia suavemente as células mortas da pele, melhora, rejuvenesce a tez;
  • ilumina manchas senis;
  • ajuda a hidratar a pele;
  • estimula a regeneração.

Blackthorn normaliza o processo de digestão, remove toxinas. Os preparados à base dele podem ser incluídos na dieta de pessoas que desejam perder peso, baixar o colesterol no sangue e fortalecer a imunidade.

Loções com suco de frutas, decocção de flores de espinho auxiliam nas doenças de pele pustulosa e furunculose.

Propriedades úteis e usos de flores, folhas, cascas de espinhos

colheita de espinhosAlém das frutas, nutricionistas e médicos estudam cuidadosamente as folhas e flores do abrunheiro. As flores brancas colhidas na primavera têm propriedades diuréticas e diaforéticas. Ao contrário das frutas, que são fortificadas ativamente, os batedores são usados ​​para decocções laxativas. Eles podem até ser dados a crianças.

Esse produto não tem um sabor ácido acentuado, enquanto:

  • pára de vomitar;
  • quando tomado regularmente, melhora o metabolismo.
  • como gargarejo, alivia a inflamação na boca e na garganta.

Como a virada é útil para os homens? Para prostatite e adenoma de próstata, a medicina tradicional recomenda o uso de uma decocção das folhas ou flores do arbusto. Ele combate com sucesso a inflamação, previne complicações, elimina edema e espasmos e ativa o fluxo de urina.

Propriedades úteis tornam a infusão de frutas, flores ou folhas imprescindível no tratamento de cistites e urolitíase, diminuem as dores da menstruação.

O enxágue com uma infusão de folhas contendo uma quantidade recorde de ácido ascórbico e outros ingredientes ativos é recomendado para estomatite e doenças inflamatórias da nasofaringe.

Contra-indicações ao uso de espinhos

espinho não é útil para todosApesar da abundância de propriedades úteis, os espinhos têm contra-indicações, cuja negligência pode causar doenças graves.

Os ácidos, presentes em abundância nas frutas, irritam as mucosas, estimulam a produção de suco gástrico e podem levar à exacerbação de doenças do trato gastrointestinal.

O abuso de espinhos é especialmente perigoso para pessoas que sofrem de:

  • gastrite com alta acidez;
  • úlcera péptica na fase aguda;
  • de azia frequente e outras manifestações de acidez elevada.

Em algumas pessoas, comer espinhos causa uma reação alérgica, acompanhada por problemas dermatológicos, distúrbios digestivos e sintomas respiratórios. Se você tem alergias alimentares, doenças do aparelho digestivo, deve consultar o seu médico antes de usar o fruto do espinho na alimentação.

Mesmo para pessoas absolutamente saudáveis, os nutricionistas recomendam não comer mais de 100 gramas de frutas frescas de abrunheiro por dia.

Existem significativamente menos contra-indicações para a compota de abrunho e outros tipos de preparações caseiras. Se os espinhos coletados no local se tornarem deliciosas geleias, vinho, tintura ou compota, é preferível descascar a fruta ou retirar os bagos do produto acabado. O núcleo amargo sob uma casca forte contém substâncias específicas que se decompõem para formar ácido cianídrico.

Espinho na luta contra as doenças - vídeo

Jardim

casa

Equipamento