Ervas úteis no jardim - aromáticas, saborosas e medicinais

ervas úteis no jardim As ervas saudáveis ​​no jardim não são um saber-fazer, mas uma tradição milenar. Hoje está se tornando moda plantar especiarias e safras medicinais em seu site. Lugares ensolarados são selecionados para eles. Então, sob a influência do calor, uma fragrância agradável emanará da plantação. Canteiros luxuosos, bordas ou canteiros de flores são criados a partir de um jardim tão picante, que se encaixam perfeitamente no interior da paisagem. Agora vale a pena decidir o que plantar, onde e como.

Na casa de campo de verão, essas plantas parecem ótimas. Além disso, exalam um aroma agradável, protegendo a propriedade de pragas e doenças. Além disso, não precisam de cuidados especiais.

Ervas úteis no jardim - o melhor em todos os sonhos

uma cama com ervas úteis

Se o jardineiro tem um canto vazio, não há necessidade de desistir dessa ideia. Pelo contrário, vale a pena fazer todo o esforço para semear especiarias no jardim. Eles não só melhoram o sabor dos pratos ou a preservação, mas também têm um efeito benéfico nas plantas vizinhas:

  • Yarrow dá às cenouras uma doçura especial;
  • uma borda inteligente de cebolinhas protege morangos / flores de oídio e podridão cinza;
  • o absinto, o nivyaniki e a tanásia balsâmica melhoram a palatabilidade de várias frutas em crescimento;
  • o aroma de cominho afugenta lesmas e caracóis;
  • Camomila de farmácia satura nabo, salsa e cenoura com óleos essenciais.

Entre outras coisas, as ervas aromáticas atraem muitos insetos. E eles, por sua vez, polinizam toda a plantação. Não é nenhum segredo que este ano muitos enfrentaram um problema sério - cabeças de repolho milho estavam meio vazios. Mas se houvesse ervas-especiarias no jardim, tais excessos não teriam acontecido. No entanto, o sucesso de tal empreendimento depende de uma boa organização empresarial.

Recomenda-se expandir constantemente a coleção selecionada de especiarias. Ao mesmo tempo, é importante aderir à tecnologia de rotação de culturas - mudar o local de plantio a cada 4 anos.

Desenvolvimento de esquemas de semeadura

esquema de semeadura de ervasO primeiro passo é escolher uma área bem iluminada. Não deve haver rascunhos. Além disso, a forma da futura horta é determinada:

  • triângulo;
  • quadrado;
  • um círculo;
  • ziguezague;
  • opção combinada.

distribuição de variedades de ervasAs variedades de plantas agora estão corretamente distribuídas. O esquema de plantio para um jardim de ervas é bastante complexo, pois geralmente consiste em várias partes. O jardim central da frente pode ser assim:

  1. No meio, sálvia roxa e cravo são plantados. Faça a forma na forma de um sinal yin-yang.
  2. Salsa e várias camomilas de farmácia são trazidas à tona.
  3. No verso (ao pé do banco) são colocados alecrim e manjerona dourada, que crescerá em forma de arbusto.
  4. Separe o canteiro de flores acompanhar de cascalho.

Um suporte para colheitas altas é construído com hastes ou arame para que não obscureçam outras. Eles seguem uma regra simples: espécies pequenas são agrupadas em torno de espécies altas.

A passarela (de um lado) é emoldurada por um canteiro de flores de lavanda e bergamota. Uma fonte com água ou uma tigela decorativa é instalada no canto. A segunda metade do canteiro de flores é semeada com calêndula, bem como erva-cidreira variegada. A borda de uma obra-prima é um arco skorodin. As ervas perfumadas ficarão em segundo plano. É melhor organizá-los na seguinte ordem:

  • angélica;
  • tansy;
  • preguiça;
  • funcho;
  • digital.

O ponto de gordura nesta linha será colocado pela pulmão. O muro para tal empresa será: uma plantação de madressilva e marshmallow.

Há um lugar especial para os anuários na cama de especiarias. Recomenda-se semear com endro, manjericão, mostarda decídua ou cerefólio. A gama de variedades selecionadas depende muito dos gostos e preferências dos proprietários.

Opções para criar um canteiro de flores original

opções para camas medicinaisNo projeto paisagístico, projetos extraordinários são freqüentemente usados. Os especialistas criam jardins de ervas incríveis desde o final da casa. Eles podem ter 3 variações de execução:

  1. Desembarques em ilhas. Quatro jardins frontais redondos são dispostos de acordo com o princípio do losango. Semeia-se sálvia no canto extremo e manjericão e alho nos cantos vizinhos. O último canteiro de flores vem com hortelã, emoldurado com tomilho.
  2. Na forma de um naipe cruzado. Ervas picantes são semeadas apenas em torno do perímetro. O primeiro plano consiste em 2 variedades de manjericão (verde e roxo), seguidos de cebolinhas e alho-poró misturados com salada. Mais adiante na linha, estragão, borago, sálvia, pimenta e alho são colocados, e a última "pétala" da estrutura é retirada com hortelã crespa.
  3. Slide alpino em miniatura. A linha central inclui salgados, sálvia, manjericão e lesma. Haverá salsa na frente e 2-3 variedades de cebolas (schmitt e slime) junto com erva-cidreira na parte de trás.

A foto dada de ervas picantes com nomes mostra o resultado final, pois as plantas aparecem na hora da floração violenta. Mas esses são apenas esboços padrão. Portanto, a localização das plantações pode ser alterada dependendo dos desejos e objetivos do jardineiro.

Algumas pessoas praticam imediatamente o plantio de sementes em terreno aberto. Outros aconselham o uso de mudas, pois facilita a visualização da imagem final.

Escolha difícil de safras

Agora é importante considerar com mais detalhes quais ervas picantes podem ser cultivadas no jardim para serem bonitas e práticas. Uma breve visão geral de cada um deles ajudará a determinar a escolha das cópias adequadas.

hortelã

hortelãOs arbustos compactos emitem um aroma inebriante, saturando o ar com o frescor do mentol. Essas propriedades são possuídas por 4 variedades principais de hortelã:

  • encaracolado verde;
  • limão (erva-cidreira);
  • maçã;
  • apimentado.

Todas essas variedades crescem bem em áreas sombreadas e ensolaradas. Terra solta e, mais importante, terra fértil é adequada para cultura. Regue as verduras duas vezes por mês. Caso contrário, a água não terá tempo de secar, o que levará à estagnação.

As folhas da planta perfumada são presas às têmporas quando a cabeça dói. Para alguns, ajuda mesmo durante as crises de enxaqueca.

Alecrim

AlecrimNa aparência e no cheiro, lembra agulhas de pinheiro. No entanto, os ramos aromáticos conferem aos pratos um ligeiro amargor. No jardim, a grama picante cresce maravilhosamente se o solo for de calcário. Um local para ele é selecionado sem correntes de ar e com iluminação suficiente. A cultura precisa de rega regular, mas moderada. Se você encher um canteiro de jardim, o rizoma simplesmente ficará infeccionado. Existem também 3 regras para um atendimento bem-sucedido:

  • realizar podas de modelagem na primavera;
  • cubra com material denso para o inverno;
  • a cada 7-8 anos, reduza o arbusto a nada, como um rejuvenescimento.

É necessário colher e secar essas ervas condimentadas perenes no país no início do verão, até que estejam velhas. Na maioria dos casos, eles são usados ​​como tempero, bem como para criar produtos médicos e cosméticos.

Tomilho

TomilhoA altura deste meio-arbusto é de 40 cm e seu caule ramificado é ascendente ou rasteiro. Folhas ásperas têm forma arredondada e às vezes oblonga. O tomilho tem um aroma maravilhoso de limão e um gosto amargo e pungente. O arbusto precisa de cuidados fáceis:

  • mantenha o solo úmido, mas não molhado;
  • evite qualquer sombreamento;
  • solte o solo, que não deve ser ácido;
  • na primavera, corte os brotos para formar uma crosta rígida.

Tradicionalmente, o pé é decorado com uma planta perfumada slides alpinos e jardins ornamentais. As folhas frescas e secas são utilizadas em sopas de vegetais e pratos de feijão, bem como na medicina popular.

O tomilho tempera a carne frita gordurosa.Para realçar o aroma, é adicionado a produtos de panificação: tortas ou tortas. Essa erva útil é necessária no jardim, uma vez que é usada para conservar pepinos, tomates e abobrinhas, bem como para defumar peixes / carne.

Manjericão

manjericãoMuitos se deparam com o fato de que muitas vezes não surgem especiarias aromáticas. Portanto, recomenda-se que o tempero seja semeado nas mudas 2 meses antes do plantio no solo, ou seja, no final de março. Para isso, os containers são preparados com:

  • terreno do jardim;
  • húmus;
  • turfa.

Todos os componentes são considerados igualmente. No início de junho, as mudas são transferidas para o local. Os exemplares são plantados a uma distância de 20 cm, deixando 30 cm para o corredor.Graças a esses parâmetros, as mudas terão luz e ar suficiente para não embolorarem.

Após o plantio, o canteiro é coberto com cobertura morta e regado em abundância. À noite, o manjericão é coberto com papel alumínio para enraizar com segurança.

Verdes

verdesÉ imperativo semear verduras saudáveis ​​no jardim. Claro, esta coleção inclui os três primeiros:

  • aneto;
  • salsinha;
  • coentro.

No entanto, eles estão sempre diluídos com algo novo. Recentemente, a rúcula conquistou a simpatia do público. No entanto, para seu cultivo bem-sucedido, é importante considerar as seguintes características:

  • o regime de temperatura é de + 16 ° C, portanto, no início da primavera, o jardim é coberto;
  • a acidez do solo deve ser a mais baixa ou neutra;
  • profundidade de toque 10-15 mm;
  • espaçamento entre filas de até 15 cm.

colher ervas antes da floraçãoCorte a folhagem quando atingir os 10 cm. A rúcula pode ser acompanhada por um dos tipos de salada. Complemente a composição com erva-doce, que é semelhante ao endro. Em uma temporada, pode ser semeada 3 vezes.

A peculiaridade da erva-doce é que tanto as folhas com sementes quanto um bulbo falso são adequadas para alimentação. Todas as partes da planta conferem aos pratos uma doçura agradável.

Canto de cura

Toda dona de casa atenciosa entende que é simplesmente impossível passar sem ervas medicinais no país (fotos e nomes são dados abaixo). É uma contribuição inestimável para a saúde e o bem-estar da família. Ainda é importante escolher as melhores variedades:

  1. O orégano é conhecido como orégano. A erva é usada para fazer chá ou adicioná-la a pratos de carne. Ajuda com tosse, doenças de pele, distúrbios gastrointestinais e insônia.orégano
  2. Estragão ou estragão. Confere sabor agradável a carnes, peixes, marinadas e picles. Útil para doenças cardiovasculares.estragão
  3. Menta e erva-cidreira. Enriquece bebidas quentes e frias com um aroma original. Tem efeito sedativo, analgésico, transpirante e diurético e antiinflamatório.hortelã e erva-cidreira
  4. Sábio. Devido às propriedades antibacterianas, as infusões são utilizadas no tratamento de amigdalites e doenças da cavidade oral. A cultura vem crescendo há 8 anos.sábio

Deve-se ter em mente que algumas das culturas mencionadas estão crescendo e, eventualmente, excluindo as vizinhas. Portanto, é recomendável podá-los a tempo.

O cultivo de ervas na horta não exige muito esforço, além de encontrar uma área ensolarada para elas que precise ser capinada e regada. Algumas plantas ainda precisarão ser podadas, enquanto outras precisarão ser cobertas e alimentadas. Ao mesmo tempo, muitas pessoas constroem um jardim frontal simples ou cobrem com terra uma roda comum de um carro. No entanto, o resultado vale a pena, pois as ervas saudáveis ​​do jardim são aromáticas, saborosas e medicinais.

Um canteiro de flores com ervas picantes - vídeo

Jardim

casa

Equipamento