Raça suína Pietrain: um gigante da carne com caráter prejudicial

Raça de porco Pietrain A raça suína Pietrain é considerada a melhor entre as raças do pool genético mundial, em termos de propriedades da carne. Produz bacon de alta qualidade com finas camadas de gordura, muito indicado para os amantes de carnes magras. Portanto, na Europa, esse tipo de porco é muito popular.

A história da raça

resultado da seleção

Os porcos Pietrain devem seu nascimento a cientistas belgas. Foram eles que, no século XX, conseguiram criar este tipo de gado agrícola, cruzando três géneros já existentes: Yorkshire, large white e Berkshire pigs.

Para que a raça criada produza produtos de alta qualidade, os criadores frequentemente recorrem ao uso de formas de cruzamento de endogamia dentro da mesma população. Graças a isso, a taxa de mortalidade de animais tornou-se mínima.

Na década de 60 do século XX, os primeiros porcos da raça Pietrain foram trazidos para a Alemanha para fins de reprodução. O animal tolerou bem a aclimatação e se adaptou rapidamente ao novo terreno. E hoje esta raça se popularizou tanto que na Europa é utilizada tanto para a obtenção de carne de alta qualidade, como para melhorar as características produtivas de representantes de outras raças, por meio de cruzamentos.

A aparência e características do gado

Raça de porco Pietrain no pátioOs indivíduos da raça Pietrain podem orgulhar-se de formas grandes e de uma estrutura muscular em relevo. E a principal característica de seu corpo é um sacro anormalmente largo. Por ele, os porcos Pietrain podem ser reconhecidos entre outras raças da mesma população. O formato do corpo do gigante da carne é cilíndrico, como a maioria dos porcos. Mas sua cor é bastante original: pelo branco com manchas pretas caóticas.

A raça de porco Pietrain é caracterizada por orelhas eretas. Eles estão simplesmente batendo contra o fundo de uma cabeça de animal relativamente pequena.

As fêmeas adultas atingem uma massa de 220 kg, e os javalis, em média, são 30-40 kg mais pesados ​​que eles. Além disso, a maior parte desse peso é composta por músculos. O esqueleto do Pietrains é relativamente leve e praticamente não há gordura nas costas e nas costelas. Portanto, esta raça, de acordo com o tipo produtivo, pertence à carne ou ao bacon.

Entre os representantes da raça Pietrain, ocasionalmente encontram-se indivíduos com uma linha branca monocromática. Eles são mais usados ​​para abate. Para o cruzamento e reprodução, os porcos padrão são mais adequados, com um casaco de pele preto e branco.

Um indivíduo da raça Pietrain é capaz de produzir de 6 a 8 leitões por ninhada. A um custo de 2 - 2,5 unidades de grãos por 1 kg de ganho de peso, o porco ganhará até 500 g de peso por dia. Para obter produtos de carne e banha, o número de unidades de grãos por 1 kg de ganho de peso deve ser aumentado para 3 - 3,4.

No abate de animais de 100 kg, o rendimento de carne magra da carcaça será de pelo menos 72% - para uma raça normal, e até 80% - para suínos com capa branca pura. E, em média, não leva mais de 220 dias para que um porco cresça até um peso específico. Este é um excelente indicador.

Os leitões Pietrain têm uma forte imunidade ao circovírus - uma doença perigosa com consequências letais. Atualmente, o vírus não é bem compreendido, portanto, praticamente não há cura para ele.

Raça suína Pietrain: vantagens e desvantagens

raça de grande porteTendo pensado na criação profissional de porcos, é preciso primeiro pesar todos os aspectos positivos e negativos dessa direção.

Por exemplo, ao escolher a raça Pietrain para criação, você receberá os seguintes benefícios:

  1. Uma porcentagem insignificante de banha de 100 kg de carcaça. O físico dos indivíduos desta raça consiste principalmente em músculos. Esta característica estrutural se deve à sua mobilidade. Afinal, um estilo de vida ativo exclui a probabilidade de uma grande quantidade de gordura no animal. Pois bem, se houver necessidade de acumular gordura na pele e nas costelas de um porco, basta aumentar o volume das unidades de grãos em 1 kg de alimentos complementares.
  2. Muita carne. Os porcos da raça Pietrain pertencem aos tipos produtivos de carne e bacon. De um indivíduo adulto, são obtidos até 140 kg de volume líquido de produtos cárneos. Quase nenhuma outra raça pode se orgulhar de tal retorno.
  3. Imunidade estável. Os leitões com menos de 3 meses de idade são suscetíveis a um vírus DNA denominado "Circovírus". Mas os filhotes do gênero Pietrain desde o nascimento têm uma imunidade estável contra essa doença. Devido a esta característica, os leitões do "gigante da carne" morrem com muito menos frequência nos primeiros meses após o nascimento.
  4. Carnes de alta qualidade. Se o animal ganhou peso de forma natural, sem o uso de estimulantes de crescimento, sua carne será da mais alta qualidade e saborosa. Na ausência de cuidados adequados com a carcaça do porco, camadas de gordura podem ser observadas em locais onde não deveriam estar a priori. Isso estragará o sabor da carne: ela ficará azeda e seca.

Desvantagens da raça

recursos de alimentaçãoApesar das características positivas dos porcos Pietrain, muitos fazendeiros se recusam a criá-los.

A razão para isso são as deficiências identificadas dos animais:

  1. Requisitos especiais para alimentação. Porcos desta raça não podem se alimentar de resíduos ou colheitas puras. Eles precisam de vitaminas caras, com as quais o animal costuma ser exigente.
  2. Baixa fertilidade. A fêmea Pietrain cria até 8 leitões por ninhada. Mas, para toda a vida de um animal, pode haver 2 a 3 dessas crias.
  3. Requisitos rígidos para o habitat. Apesar de sua forte imunidade, os gigantes da carne não toleram muito frio extremo e calor abafado. Essas condições de vida podem contribuir para o desenvolvimento de processos inflamatórios no animal, que são acompanhados por um resultado letal.

Outra característica desagradável da raça Pietrain é sua baixa resistência ao estresse. O animal se acostuma por muito tempo às novas condições, o que afeta a perda de apetite e o enfraquecimento do sistema imunológico.

Dicas de cuidados e alimentação

cuidado de leitãoQuando criação de porcos Raça Pietrain atenção especial deve ser dada ao seu habitat. O chiqueiro, no qual o animal deverá ficar até 220 dias, deve ser bem isolado no inverno, e nele deverá ser pensado sistema de ventilação no verão. Caso contrário, há uma chance de criar um animal para abate, cuja massa será 30-40% menor que a de um Pietrain normal.

O regime de temperatura ideal para indivíduos desta raça varia de -5 a +23 graus.

O chão deve ser coberto com palha nova para boa ventilação. Se na mesma sala houver indivíduos de diferentes tipos (porcas prenhes, filhotes de engorda e varrascos para reprodução), é aconselhável mantê-los separadamente. As porcas, em preparação para o aparecimento da prole, geralmente são recomendadas para serem instaladas em um chiqueiro.

Caminhar não é necessário para porcos Pietrain. Na verdade, para seu descanso confortável, certas condições climáticas são necessárias. E nem sempre é possível alcançá-los em áreas abertas. Um vento frio banal pode provocar o desenvolvimento de processos inflamatórios em um animal, e a luz solar direta pode fornecer insolação.alimentação de porco

Recursos de alimentação:

  1. Se se pretende criar um javali com a tecnologia da carne, é necessário aumentar a massa muscular do animal com baixo custo de alimentação: de 2 a 2,5 unidades de grão por 2 dias (cerca de 1 kg de ganho de peso).
  2. Com a tecnologia de banha de carne, o consumo de ração aumenta para 3 - 3,4 unidades no mesmo período de tempo.
  3. O valor máximo não deve exceder 4 unidades de grãos por 100 kg de ganho de peso.

A raça de suínos Pietrain é caracterizada por uma alta taxa metabólica. Portanto, os animais devem ser alimentados estritamente no horário.

semear com ninhadaAo engordar animais jovens, a ração diária deve ser diluída com ração protéica. Podem ser produtos de carne, laticínios ou processamento de peixe, raízes de queijo ou batatas cozidas. Além disso, os complexos fortificados devem estar presentes na dieta do javali. Sem eles, o animal não ganhará mais do que 300 g de ganho de peso por dia.

Avaliações de criadores de gado

Javali PietrainAs avaliações sobre a raça Petren entre os criadores profissionais de gado são, em sua maioria, positivas. Os agricultores destacam a alta resistência dos suínos a doenças graves.

Mas, a partir das desvantagens comuns do Pietrains, os criadores de gado unanimemente destacam um caráter prejudicial. Além do fato de que os javalis são muito exigentes com a comida, eles também gostam de cavar pisos em um chiqueiro. Portanto, esteja preparado para mudanças frequentes de piso e seleção cuidadosa da ração diária do seu porco.

Raça de porcos Pietrain para uma ideia de negócio - vídeo

Jardim

casa

Equipamento