Plantando madressilva em chalés de verão na Sibéria

Madressilva Kamchatka Uma saborosa baga cultivada em sua casa de verão é um verdadeiro luxo para muitos siberianos. Mas não para quem se dedica ao cultivo da madressilva e já conseguiu usufruir de todas as vantagens desta fragrante baga. Nas condições de chegada do final da primavera, ela amadurece em meados de junho, quando framboesas, morangos, groselhas estão apenas dando os botões.

Características do plantio de madressilva na Sibéria

Plantar madressilva no local

Por muito tempo, jardineiros céticos acreditaram que plantar madressilva na Sibéria em suas casas de verão era uma ideia vazia. Seu argumento vogal é que as espécies cultivadas desta planta morrerão no inverno frio e é melhor se contentar com as formas selvagens, que são comuns nas florestas siberianas. Bem, quem decidiu se arriscar e plantou madressilva da série siberiana no jardim pode confirmar com segurança que este arbusto pode suportar temperaturas de até -45-50 graus e praticamente não é danificado por geadas repetidas.

Para que uma planta se desenvolva e frutifique com sucesso em um clima frio da Sibéria, você precisa saber como plantar madressilvapara que ela se aclimate rapidamente:

  1. Escolha apenas variedades zoneadas que são desenvolvidas especificamente para a região da Sibéria.
  2. Para o plantio, arbustos de três anos em recipientes com sistema de raízes abertas são os mais adequados. São várias vezes mais caras do que as mudas anuais, mas são mais resistentes às condições climáticas, enraízam-se mais rápido após o transbordo e vão deliciar você com deliciosos frutos silvestres no primeiro ano.

Escolher a muda certa de qualidade saudável é uma arte. Mudas de madressilva forte de três anos devem ter de três a quatro ramos elásticos de até 40 cm e um sistema radicular bem ramificado com grande presença de pequenas raízes leves em torno de um coma de terra. Antes de comprar, é aconselhável jogar fora a planta do vaso e inspecionar o terreno. Se não houver cheiro desagradável de mofo, e o torrão de terra for segurado com segurança em torno das raízes, então essa planta foi bem cuidada no viveiro e vai criar raízes rapidamente.

  1. É melhor preparar covas para o plantio na primavera e enchê-las com fertilizantes minerais de longa duração, limpar o solo uma vez por mês. Recomenda-se plantar madressilva em local permanente um mês antes do início da geada. Se a planta tem um sistema radicular aberto, então é melhor realizar o trabalho de plantio no final da primavera ou início do verão, desde que o tempo esteja frio e chuvoso. Neste caso, os arbustos devem ser regados regularmente e a frutificação deve ser evitada.
  2. A cova de plantio deve ser volumosa e profunda (no mínimo 1 metro). Durante o verão, ele cede um pouco e se enche de composto solto. É conveniente plantar plantas em tal terreno, uma vez que já está preenchido com todos os nutrientes e oxigênio (sujeito a pá regular do solo). O sistema de drenagem é melhor feito de seixos ásperos ou paralelepípedos.
  3. O arbusto no buraco deve ser colocado de forma que o solo estique os galhos mais baixos da planta.
  4. Durante o plantio, é proibido aplicar fertilizantes sob as raízes.
  5. A terra ao redor da planta plantada é regada, bem socada e coberta com cobertura morta. Serragem, agulhas, composto são mais adequados como cobertura morta, turfa, grama recém-cortada. O musgo Sphagnum cresce nas florestas da Sibéria. É um mulch ideal para arbustos de baga.No verão ou no outono, a palha também pode ser usada, mas para o inverno é melhor substituí-la por ramos de pinheiro.
  6. Não abuse das plantações espessas. Uma distância de um metro e meio de largura entre os arbustos permitirá que a madressilva se desenvolva plenamente e dê frutos.
  7. É melhor começar a alimentar em um ano, em pequenas doses, após rega abundante.

Diversas variedades de madressilva em uma área podem aumentar significativamente o rendimento.

Mudas de madressilva prontas para transplanteApós o plantio, os cuidados posteriores com a madressilva consistem em capinar, regar, pois o solo seca e trabalhos preventivos. É importante não exagerar na fertilização. Isso pode levar à morte da planta ou exposição severa da parte inferior do tronco.

Segredos da madressilva: as sutilezas do cuidado e do inverno bem-sucedido

Primeiros frutosCuidar de madressilva na Sibéria não é muito diferente de um processo semelhante em outra região do país. Um ano após o plantio, os arbustos devem ser alimentados regularmente com fertilizantes complexos. Mas como o verão nesta região é curto, é melhor acelerar o fornecimento de nutrientes às raízes. Para fazer isso, furos profundos são feitos no círculo próximo ao caule do arbusto com um pé de cabra e uma solução com oligoelementos é despejada neles. É melhor usar fertilizantes de nitrogênio apenas no início da primavera em quantidades mínimas, já que a planta não terá tempo para absorvê-los completamente em um curto período vegetativo. A dose de nitrato de amônio não deve exceder 35 g por planta. Potássio e superfosfato aplicado na primavera e no outono à taxa de 30 g por arbusto.

A madressilva é uma planta simples e fácil de cuidar. Rapidamente se enraíza no site e felizmente dá seus frutos às pessoas. Jardineiros experientes há muito encontraram uma abordagem para esta planta e aprenderam os segredos da madressilva, o que facilitará o cuidado dos arbustos e ajudará a aumentar a produção:

  1. Aprenda a regar a madressilva corretamente. Esta planta não tolera o alagamento do solo, mas adora beber no calor. É importante não deixar de regar nos dois períodos de crescimento do arbusto: na floração e no início do amadurecimento em massa dos frutos. Se nesta época a planta sentir falta de umidade, pode perder 50% da colheita. Três grandes baldes de água serão suficientes para regar um arbusto adulto. Deve ser distribuído cuidadosa e uniformemente sobre a área do círculo do tronco. Ao irrigar, você não pode usar os poços para fertilizar. Nesse caso, a camada superior do solo e o sistema radicular lobular permanecerão secos e, acima de tudo, sofrerão de falta de umidade.
  2. A madressilva é uma planta de crescimento lento, e quantos fertilizantes e estimulantes de crescimento não foram aplicados sob ela, não haverá um maior crescimento do rebento de 5-6 cm por ano no clima da Sibéria. A planta reage bem aos fertilizantes orgânicos e, se possível, é melhor usá-los. A infusão de verbasco (aplicar apenas na primavera) ou de estrume de galinha tem um efeito benéfico no crescimento dos rebentos, na qualidade da colheita.
  3. Julho-outubro é a época em que você pode transplantar a madressilva para um novo lugar sem estresse para a planta. Antes do transplante, o solo ao redor do arbusto é regado, eles esperam que a umidade seja absorvida e só então começam a desenterrar a planta. É necessário agarrar o maior torrão de terra possível ao redor das raízes. Isso permitirá que a madressilva retome o crescimento mais rapidamente.
  4. É necessário controlar a formação da coroa da madressilva. O desbaste do arbusto e a retirada dos brotos velhos devem ser iniciados no terceiro ano após o plantio. Plantas espessadas perdem drasticamente seu rendimento e aparência decorativa. Para obter a melhor frutificação, vale encurtar os ramos da planta para 20 cm, sendo importante que a parte inferior do rebento fique o mais iluminada possível, visto que aí se depositam mais flores.

Arbusto de madressilvaAlgumas dicas simples podem às vezes, melhor do que fertilizantes e estimulantes, aumentar a frutificação e o crescimento da madressilva. Se você não souber como formar um arbusto e podar plantas, assistir a um vídeo sobre como plantar e cuidar da madressilva o ajudará a enfrentar a tarefa.

A preparação da madressilva para o inverno na Sibéria tem características próprias. É muito importante para um inverno bem-sucedido:

  • corte todos os brotos jovens e verdes da copa e remova os ramos velhos e doentes que servirão como fontes de infecção;
  • mulch o círculo do tronco da árvore do arbusto com ramos de abeto ou pinheiro, ramos coníferos são a melhor proteção contra roedores e boa alimentação orgânica;
  • os rebentos inferiores devem ser cobertos com terra.

Há uma resposta simples e eficaz para a questão de como preparar a madressilva para o inverno: a prevenção oportuna de doenças, o cuidado adequado fortalece o sistema imunológico da madressilva e ajuda-a a passar o inverno sem perdas e estresse.

Madressilva na Sibéria: as melhores variedades

Madressilva de altaiSe você escolher as variedades certas de madressilva em zonas confiáveis ​​para a Sibéria, o verão sempre começará com uma fruta deliciosa e aromática. Ao escolher, deve-se guiar-se por critérios como:

  • alta produtividade;
  • boa resistência de inverno;
  • frutificação precoce.

Altai e madressilva chinesa atendem a esses requisitos e são parentes próximos de muitas variedades valiosas lançadas na região da Sibéria.

A madressilva de Altai vive em toda a Rússia, espalhada nas florestas do Extremo Oriente, Sibéria, Urais, Altai. A planta cresce bem em lugares claros, encostas abertas. A frutificação do arbusto começa no início de junho e termina em setembro. Os bagos têm uma cor azul característica e um sabor amargo. Com base na madressilva de Altai, variedades como “Berel”, “Opala de fogo”, “Galochka, Selena”, “Sirius” foram criadas.

Variedade CinderelaA madressilva Kamchatka distingue-se pela maturidade precoce e pelo sabor bom e doce da fruta, que tende a derramar durante a maturação. O crescimento lento do arbusto e a entrada tardia na fase de frutificação é a principal desvantagem da planta, mas sua alta robustez invernal permitiu que os cientistas desenvolvessem em sua base variedades populares como “Blue Spindle”, “Cinderela”, “Blue Bird ”,“ Iliada ”.

Hoje, trabalhos benéficos de melhoramento estão em andamento nessa direção e o principal objetivo dos cientistas é criar variedades de madressilva com baixo índice de derramamento de frutos, alta produtividade e resistência às condições naturais.

Vídeos de madressilva

Jardim

casa

Equipamento