Maneiras de fazer e consumir chá de gengibre

Gengibre para fazer chá pode ser comprado na loja ou no mercado Ramificadas como as raízes com chifres de gengibre são ricas em vitaminas, óleos essenciais e outras substâncias que têm um efeito positivo no corpo. Uma decocção das raízes de uma planta ou chá de gengibre tem merecido reconhecimento em todo o mundo.

O gengibre fresco pode ser facilmente encontrado nas prateleiras das lojas nas filas de vegetais. Se não há muito tempo sua aparência causou perplexidade entre conhecedores de culinária e entusiastas do cultivo de plantas, hoje a cultura tropical se enraizou com segurança nas cozinhas dos russos, em vasos nas janelas e até mesmo em parcelas pessoais.

Leia também o artigo: propriedades úteis do gengibre!

Os benefícios e malefícios do chá de gengibre

Beber muito chá de gengibre não é recomendado

O sabor picante e escaldante da raiz combina bem com pratos de carne, vegetais e peixes, sopas quentes e bolos doces. Mas a fama dos benefícios da suculenta raiz se espalhou graças ao chá com gengibre. Com apenas um gole, você pode apreciar o gosto incomum e picante da bebida, que no calor pode refrescar e matar a sede rapidamente, e em tempo frio se tornará o melhor remédio para calafrios e resfriados.

A popularidade do chá de gengibre deve-se à medicina tradicional dos povos do Oriente, onde a planta pode ser encontrada na natureza, e suas propriedades benéficas são conhecidas há mais de mil anos.

A medicina oficial também reconhece o direito de ser chamada de matéria-prima medicinal da raiz “chifruda”. Mas, ao mesmo tempo, os médicos lembram incansavelmente que os benefícios do chá com gengibre e os malefícios da bebida são vizinhos. Basta se deixar levar por uma bebida bioativa ou esquecer as contra-indicações existentes, e corre-se o risco de conhecer de perto os efeitos colaterais de tomar um remédio popular.

O consumo excessivo de chá de gengibre pode causar crises de vômito, febre e pressão arterial, indigestão e reações alérgicas aos componentes ativos da planta. As consequências mais graves de sua imprudência podem ser sentidas por pessoas que sofrem:

  • doenças crônicas da vesícula biliar;
  • úlcera péptica ou gastrite na fase aguda;
  • arritmia;
  • hipertensão;
  • diabetes mellitus.

Sem a permissão do médico, grávidas e mulheres que amamentam não devem se deixar levar pelo chá com gengibre.

Durante a gravidez, o chá de gengibre traz benefícios reais, fortalecendo o sistema imunológico, combatendo a constipação e os cuidados, removendo toxinas do corpo e ajudando no enfrentamento da intoxicação. Mas em fases posteriores, às vezes se transforma em uma ameaça à saúde da mãe e do filho, causando um aumento no tônus ​​do útero, provocando um aumento na temperatura corporal e aumentando o risco de sangramento.

O consumo moderado de chá de gengibre ajudará a resolver muitos problemasE ainda, os benefícios de uma bebida de gengibre são significativamente maiores do que o dano potencial. Em termos da força de seu efeito no corpo, a raiz de gengibre só pode ser comparada a plantas medicinais como alho ou ginseng. É verdade que com o caldo de gengibre a gama de problemas cobertos é muito mais ampla.

O chá de gengibre tem um excelente efeito anti-frio. Combate a microflora nociva, desinfeta as membranas mucosas, torna a respiração mais fácil e, ao aumentar a transpiração, força as toxinas a deixarem o corpo.

Quente - é uma excelente profilaxia contra doenças respiratórias e virais, infecções da cavidade oral, órgãos respiratórios e nasofaringe.

Chá de gengibre com limão e mel vai acelerar o metabolismoO chá de gengibre preparado de acordo com qualquer uma das inúmeras receitas previne o desenvolvimento de veias varicosas, previne a formação de coágulos sanguíneos, estimula a digestão e acelera o metabolismo. Como o alho, esta bebida também pode ser usada para fins antiparasitários.

Como fazer chá de gengibre?

Hoje existem muitas receitas interessantes de chá de gengibre à disposição das pessoas que desejam melhorar sua saúde e dos amantes da brilhante cozinha exótica. O revigorante sabor picante do gengibre vai bem com chá preto e verde, limão e outras frutas cítricas, especiarias e mel, com ervas e frutas vermelhas.

Mas antes de fazer chá de gengibre, rizomas suculentos e elásticos são bem lavados e limpos de pele clara, esmagados com uma faca ou um ralador grosso.

Para que o buquê de nutrientes mais completo passe para uma bebida de gengibre, você deve escolher rizomas jovens e lisos com uma superfície perfurada por unhas e um pequeno número de áreas endurecidas. Se o gengibre comprado murchar um pouco durante o armazenamento, uma noite passada em água morna ajudará a restaurar sua suculência.

Como fazer chá de gengibre? A composição da infusão pode incluir uma variedade de ingredientes. Sua seleção depende do resultado que a pessoa deseja alcançar, bem como de suas preferências de sabor. Mas a base do chá é moída fresca Ruivo.

Você precisa de raiz de gengibre fresco para fazer cháNo caso mais simples, coloque uma colher de chá de polpa em um copo de água fervente. A bebida é infundida por 5 a 10 minutos e depois bebida fria ou quente. Para ajudar a suprimir o apetite e estimular a digestão, o chá de gengibre é mais consumido entre as refeições. Antes de ir para a cama, é melhor evitar essa bebida. Uma infusão revigorante pode deixar um gourmet sem dormir ou adiar o descanso noturno por várias horas.

A receita do chá de gengibre com limão e mel é uma das mais populares e famosas. Além da raiz de gengibre triturada, uma colher de mel de abelha e uma rodela de limão dão o sabor da bebida. Limão antes de enviar para a infusão, certifique-se de lavar em água quente corrente.

Às vezes, tentando obter o máximo de benefícios possível da bebida, os adeptos de um estilo de vida saudável não colocam uma fina fatia de limão no chá, mas espremem o suco de quase toda a fruta. Não vale a pena fazer isso. O chá de gengibre excessivamente ácido não é tão saboroso, e o aumento da acidez pode ser prejudicial, causando azia.

Limão e mel são adicionados a uma infusão já preparada, pouco antes de usar. A alta temperatura da água fervente destrói as vitaminas e altera as propriedades do mel, o que é totalmente indesejável quando se trata de uma bebida para a saúde.

O chá gelado com gengibre, hortelã fresca e uma pitada de noz-moscada é saboroso e saudável. Essa bebida saciará perfeitamente a sua sede, mas, além disso, ajudará a acalmar, fortalecer e promover a eliminação de toxinas.

Nesse caso, o gengibre picado é infundido com hortelã e noz-moscada esmagada na ponta de uma faca. Após meia hora, o líquido é filtrado e resfriado. Quando servido, suco fresco de toranja, laranja ou limão é adicionado ao chá a gosto.

O chá de gengibre pode ser consumido quente e frioSe tiver tosse, pode usar a receita do chá de gengibre, segundo a qual, junto com a raiz triturada, as sementes de anis são infundidas em água fervente. Os frutos secos, para melhorar a extração, são moídos antes de serem colocados em água fervente. Um copo de água requer uma colher de chá de sementes e um terço de uma colher de massa de gengibre. Após 10 minutos de infusão, a bebida é filtrada e bebida morna várias vezes ao dia.

No inverno frio, chá de gengibre com canela e cravo vai aquecer vocêDurante a gravidez, o chá de gengibre ajuda a aliviar os enjoos matinais, o inchaço e a digestão lenta. Uma bebida à base de uma decocção doce de gengibre e água mineral sem gás ajudará a aliviar o mal-estar. Um copo de água requer um terço de um copo de raízes de gengibre cortadas em pedaços e uma colher de sopa de açúcar. Os ingredientes são aquecidos e deixados ferver durante pelo menos 5 minutos.Para tornar a bebida transparente, é útil remover a espuma que se forma ao ser aquecida. Em seguida, o xarope de gengibre é retirado do fogo e resfriado. Antes de usar, adicione suco de limão e água mineral ao xarope a gosto.

Chá picante com canela e cravo aquece rapidamente e evita que adoeça nos dias mais frios. Como fazer chá de gengibre com especiarias? Em um copo de água fervente, tome uma colher de chá de raiz de gengibre ralado, vários cravos, um pau de canela e as raspas de um limão ou laranja. Despeje temperos e pedaços de gengibre com água, leve a mistura para ferver e deixe em fogo baixo por no máximo 5 minutos. Em seguida, o líquido é filtrado, derramado em círculos e bebido morno.

Vídeo sobre os benefícios do chá de gengibre

Jardim

casa

Equipamento